OS APÓSTOLOS DE JESUS CRISTO







Mateus 5:44 - Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;


Apóstolo é uma palavra derivada do grego que significa ENVIADO. 

Jesus escolheu doze apóstolos e os enviou para diversos lugares para pregarem a chegada da Boa Nova ou do Evangelho
Jesus também tinha, além dos doze apóstolos, cerca de 70 discípulos, palavra derivada do latim que significa aluno. 
São estes os apóstolos :

Simão chamado Pedro,
André,  irmão de Pedro
João, o apóstolo mais amado
Tiago, o Maior, irmão de João
Filipe, o místico helenista
Bartolomeu, o viajante
Tomé, o ascético
Mateus ou Levi, o publicano
Tiago, o Menor irmão de Jesus Cristo
Judas Tadeu, o primo de Jesus
Simão, o Zelota ou o Cananeu
Judas Iscariotes, o traidor

Após a traição de Iscariotes, Matias foi escolhido pelos demais para ocupar seu lugar.

 Outro famoso apóstolo, Paulo de Tarso, o apóstolo dos gentios, não foi testemunha ocular de Jesus Cristo, mas sim convertido através de visão de Jesus ressuscitado.


Enquanto estavam na companhia de Jesus, durante seu ministério, mostravam-se desconhecedores da grandeza e da importância    de
seu mestre.
Quando da morte de Jesus, ficaram amedrontados,  mas obedeceram à instrução dada por Ele, que permanecessem em Jerusalém, até que fossem batizados com o Espírito consolador, o Espírito Santo de Deus.
Após o dia de Pentecostes, quando desceram línguas de fogo do céu, os apóstolos foram transformados pela sabedoria, pela glória de Deus.
A partir daí, fizeram curas, libertações, milagres e todos os sinais que Jesus Cristo fizera, bem como tornaram-se doutores da Palavra de Deus.
Pregaram o evangelho e a ressurreição de Cristo por todas as suas vidas,
por boa parte do mundo conhecido naquela época.

Como Jesus arregimentou seus discípulos?

Começou assim,

Mateus 4:18 - E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores;
Mateus 4:19 - E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
Mateus 4:20 - Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.
Mateus 4:21 - E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes;
Mateus 4:22 - E chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no.

Mateus 9:9 - E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.

Quanto aos demais, não temos detalhes, mas sabemos que formou uma equipe com os doze discípulos principais e os enviou para pregar a chegada do reino dos céus.

E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.
Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;
Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu;
Simão, o Cananita, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. (Mateus 10:1-5).



Qual o Critério de Escolha utilizou Jesus Cristo?

Ao selecionar seus apóstolos Jesus não visou se cercar de pessoas de destaque, ou ricas ou famosas. Nos apóstolos, o que se destaca é serem pessoas simples. Jesus não escolheu doutores da Lei de Deus, nem Escribas, nem sacerdotes, nem príncipes.

Ele escolheu pessoas simples que tinham temor de Deus em seus corações.

O único elo fraco em sua corrente foi Judas Iscariotes, que sendo mais ligado no mundo que no reino dos céus, vendeu nosso eterno mestre para Caifás e seus seguidores do Sinédrio, aqueles que não queriam mudanças na situação da religiosidade de aparência que o povo Israelita vivia na época.

Tiveram um longo aprendizado com Jesus e posteriormente com o Espírito Santo, que os guiou após a ascensão de Jesus ao reino de Deus.

Em Atos dos apóstolos e por toda a sequência dos livros do Novo Testamento, até o Apocalipse de João, temos o relato de como os apóstolos se dedicaram na obra de Deus, na pregação do Evangelho, na formação e no crescimento da Igreja Primitiva de Cristo.

Devemos destacar que a escolha dos apóstolos sempre foi de Jesus. Houve a escolha de Matias, por parte dos apóstolos, mas Jesus escolheu Paulo, ao qual sustentou em todo o seu maravilhoso ministério de pregação aos gentios e na formação das igrejas de Cristo na Ásia em Roma.

Então, na verdade, quando relacionamos quais foram os apóstolos de Jesus, no que concerne ao trabalho de divulgação do evangelho, devemos colocar Paulo e retirar Judas Iscariotes. O traidor morreu antes da crucificação e ressurreição de Jesus. Paulo foi escolha de Jesus Cristo, já na glória, e fez um ótimo trabalho de divulgação do evangelho.

Para finalizar, devemos destacar que todos os apóstolos morreram martirizados. Foram mortos pelas autoridades romanas, mas não negaram o nome de Jesus Cristo, nem sua fé.

  “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Desde já me está reservada a coroa da justiça, que o SENHOR, justo juiz, me dará o Senhor naquele Dia, e não somente a mim mas a todos os que tiverem esperado com amor a sua Aparição” (2 Tim 4,7-8) 

 Missionário Virtual Geraldo de Deus            2012novembro,15















Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?