O FERMENTO DOS FARISEUS








Mateus (MT)16 : 6   “    E Jesus disse-lhes: Adverti, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus.




Quando nosso amado eterno mestre nos fala do FERMENTO dos fariseus e dos saduceus, importa meditarmos profundamente  nesta palavra.
Investiguemos estes dois grupos religiosos que eram contrários a Jesus  Cristo:



FARISEUS
(A palavra Fariseu tem o significado de "separados", " a verdadeira comunidade de Israel", "santos").
Era  um grupo de judeus  partidários da mais importante escola judaica, devotos à Torá,  surgiram cerca de 150 anos antes do nascimento de Jesus Cristo.  Criaram a instituição da sinagoga.
Diferenciavam-se dos demais judeus pelo rigoroso apego ao cumprimento dos rituais, no exercício de uma religiosidade apenas exterior.
 Além da Lei escrita, professavam uma Lei Oral, baseada em recomendações passadas pelos ancestrais (seus antepassados).
Criam que esmolas, jejuns e confissões - além de outras práticas - eram suficientes para obterem o perdão dos seus pecados.
 Foram severamente repreendidos por Jesus, que os chamou de:"hipócritas", "insensatos", "condutores de cegos", "sepulcros  caiados", "serpentes", e "raça de víboras". (Mt 23.1-39).
Com a destruição da cidade de Davi (Jerusalém) em   setenta d.C. e a queda do poder dos saduceus, cresceu sua influência dentro da comunidade judaica e se tornaram os precursores do  judaís mo.


SADUCEUS
Reconheciam a santidade do templo e do código de Moisés, e observavam os ritos fundamentais do judaísmo . mas  rejeitavam a Lei Oral  ensinada pelos fariseus,  por não fazerem parte ou não constarem na palavra escrita, ou nas leis de Moisés .

Principais características dos Saduceus:
Aristocráticos:
Era um grupo de procedência aristocrática, durante todo século I ªC e uma boa parte do século I d. C., eram recrutados de preferência na casta sacerdotal. No tempo de Jesus, eles controlavam a administração e o culto do templo 

Rejeição da doutrina da imortalidade:
Para os saduceus, a crença dos fariseus com respeito a imortalidade era fruto de influência da filosofia grega.
Ensinavam eles que as almas morrem com os corpos. A única coisa que se é obrigado a fazer é observar a Lei.

Aceitação apenas do Velho Testamento:
Não aceitavam tradições orais dos antepassados, por não fazerem parte ou não constarem na palavra escrita, ou nas leis de Moisés.

Extremo rigor judicial:
Contrariamente aos fariseus, colocavam o estado à frente da religião, e eram favorecidos pelo rei e pela corte .

As Escrituras:
A primeira coisa que o Senhor Jesus deixa evidente acerca dos saduceus é que estes são ignorantes com relação à própria Escritura. A doutrina da ressurreição não é algo que se originou na mente humana.
Não é feito da imaginação humana.
Tal doutrina fundamenta-se nas Escrituras, e especialmente o Senhor cita o corpo das Escrituras, ao qual os saduceus se apegam. 
Quanto à ressurreição dos mortos, não lestes o que Deus “vos declarou”; Eu sou o Deus de Abrão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó? Ora ele não é Deus de mortos, mas sim de vivos". (Mateus, 22.31,32.) cf. Êxodo, 3.6).
.

Meditando
Como podemos  ver, baseados na Torá,  as seitas estavam com raízes fincadas dentro do judaísmo.
Os líderes religiosos daquele tempo  desfiguravam a Lei de Moisés,  com interpretações diferentes e controversas .
Moldavam os ensinamentos de Deus conforme  suas  necessidades, para tirar proveito sobre a massa de fiéis.
Criavam obrigações, impunham ritos, furtavam os órfãos e as viúvas,  mas não viviam o que professavam, viviam somente da aparência. Negavam a vida após a morte, aniquilando a esperança na ressurreição.
Tudo em nome da vontade de Deus,  usavam Deus como baluarte.
Jesus Cristo chegou com um evangelho renovado no amor e no perdão, mostrou os erros, as falsidades ideológicas, o vazio da observância de preceitos sem relevância para Deus, como o “guardar o sábado”.
Em todas suas pregações mostrava que Deus não queria uma religião de mortos espirituais.
Na bíblia temos quatro livros que retratam o ministério de Jesus (Mateus, Marcos, Lucas e João).  Após sua ressurreição e ascensão  aos céus,  temos os registros do livro de Atos dos Apóstolos com a ocorrência do batismo no Espírito Santo, no dia de Pentecostes e a permanente atuação deste Espírito de Deus realizando milagres e  maravilhas. Temos ainda vasto material escrito sobre os acontecimentos durante a vida destes companheiros de Jesus Cristo em diversos livros do novo testamento.  Até mesmo a revelação sobre o fim dos tempos, dos adventos do juízo final Cristo revelou ao apóstolo João registrado no livro do APOCALIPSE.
No novo testamento  temos a Palavra de Deus, anunciada, examinada, explicada, exemplificada.
Então, acabou-se o reinado dos fariseus e dos saduceus?
Infelizmente não.
Sobre a Palavra Revelada por Jesus Cristo surgiram centenas de Teólogos de plantão, interpretando as  sagradas  escrituras, cada um com entendimento  diferente,  criando várias doutrinas, seitas e movimentos, cada um com um nome diferente.
Infelizmente, isto traz divisão ao rebanho de Jesus Cristo.
Nosso Mestre eterno já previa tal ocorrência, tanto que nos exorta  pelo apóstolo Paulo:

1 Coríntios (1CO) 12 : 5  “E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.


Através desta palavra, entendemos que Jesus Cristo releva certos  dogmas e ritos criados pelo homem ao denominarem suas igrejas cada uma com um nome diferente e forma de atuação diferenciada.
O que o Senhor exige, é que as igrejas estejam firmadas na rocha, na PALAVRA DO SENHOR,  na  VERDADE.
Jesus  nos  diz:

João (JO) 14 : 6  ”Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.


Assim, concluímos que , mesmo havendo divergências rituais ou dogmáticas, desde que a igreja esteja firme no Evangelho  de  Cristo, então, não estamos  no erro,
Estamos em acordo com o Senhor.

No entanto, se não  estivermos embasados  na  PALAVRA DE DEUS,  NA VERDADE, estamos sendo contrários ao  ensinamento de nosso eterno mestre Jesus Cristo, pois este nos adverte:
“... Guardai-vos do fermento dos fariseus e saduceus”!
Adoremos ao Senhor, em espírito e verdade, com reverência e humildade de coração.

Paz do Senhor,

Missionário Virtual  Geraldo de Deus

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?