Paulo e os milagres





Atos 14:15 - E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles;


Amados em Cristo Jesus,


Nós cristãos somos filhos de Deus, Filhos de Elohym, por adoção, através da graça de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, eterno mestre.

Porque Deus escolheu o povo da descendência de Abraão como seu povo ungido e escolhido. Contudo, Jesus Cristo, o Filho Unigênito do SENHOR, estendeu a salvação eterna a todos os povos do mundo.




Deus nos enviou seu Filho amado com o propósito de estabelecer uma nova aliança entre o reino dos céus e a humanidade. A nova aliança, a Aliança do Sangue do Cordeiro, abriu o reino de Deus a toda criatura humana que verdadeiramente creia e dê testemunho que Jesus Cristo, YEOSHUA, é o Messias prometido por Elohym, e que ressuscitou dos mortos e foi elevado aos céus.

Assim, pela fé em Jesus Cristo somos aceitos como Filhos de Deus, e temos nossos nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro.

Aleluia!

Entretanto, para que o evangelho fosse anunciado fora da nação de Israel fez-se necessário muito trabalho, dedicação, sacrifício e dores por parte de Paulo, o apóstolo dos gentios, e seus ajudadores, tais como: Barnabé, Silas, Marcos, Felipe, entre outros. Paulo teve que viajar por mar e terra, por meses, anos a fio.

AS VIAGENS MISSIONÁRIAS DE PAULO, em imagens



















Com um pouco de paciência e observação podemos imaginar o quanto Paulo teve que viajar para cumprir a missão que Cristo lhe destinou, de levar o evangelho a todos os cantos do mundo.
Paulo foi o maior missionário de Cristo, em todos os tempos. 

Paulo escreveu cartas (Epístolas) abertas às igrejas e a alguns missionários de Cristo, seus cooperadores, as quais são comprovadamente documentos importantes nas sagradas escrituras,



As epístolas de Paulo serviram para orientar a igreja primitiva e continua a nos orientar para que sejamos verdadeiros discípulos e cooperadores de Cristo na obra do reino de Deus.


_________________________________________________________________________________


LOUVE AO SENHOR COM O CORAÇÃO
Divino Companheiro, com Harpa.

_____________________________________________________________________________


Ouve-se muito falar em Paulo pregando, em Paulo escrevendo epístolas, em Paulo comandando os destinos das igrejas de Cristo na Ásia, em Paulo abrindo comunidades cristãs e igrejas... Mas será que Paulo fez milagres?



A CURA DE UM COXO EM LISTRA

E estava assentado em Listra certo homem leso dos pés, coxo desde o ventre de sua mãe, o qual nunca tinha andado.
Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos, e vendo que tinha fé para ser curado,
Disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou.
E as multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a sua voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens, e desceram até nós.
E chamavam Júpiter a Barnabé, e Mercúrio a Paulo; porque este era o que falava.(
Atos 14:8-12).

Eis uma prova inquestionável da presença do Espírito Santo junto do apóstolo Paulo. Ninguém cura um coxo de nascença por si mesmo, mas somente Deus tem este poder.
Paulo viveu o evangelho de Cristo revestido do poder e da unção do Espírito Santo, não há dúvidas.




MILAGRES REALIZADOS PELO APÓSTOLO PAULO,

A cegueira de Elimas (Atos 13:8-11): 
Elimas, o encantador, era um homem que estava tentando apartar da fé o procônsul Sérgio Paulo. Então o apóstolo Paulo, repleto do Espírito Santo, lhe disse que como castigo por “perturbar os retos caminhos do Senhor“, 
ele ficaria cego por um tempo.

A cura de um coxo (Atos 14:8-10):
um homem que era paralítico de nascença foi curado durante o período em que o apóstolo Paulo estava evangelizando em Listra e Derbe, cidades da Licaônica.

A expulsão de demônio de uma jovem (Atos 16:16-18): 
Paulo expulsou um espírito de adivinhação de uma jovem. 
Como as adivinhações gerava lucro aos senhores da jovem, 
estes prenderam Paulo e Silas.

A ressurreição de Eutico (Atos 20:9,10): 
Eutico foi um jovem que acabou dormindo enquanto Paulo fazia um extenso discurso no cenáculo onde estavam. Eutico estava assentado numa janela, e caiu do terceiro andar. Como resultado, ele acabou caindo da janela e morreu. 
O apóstolo Paulo foi até ele, o abraçou e disse: “Não vos perturbeis, que a sua alma nele está“. Eutico foi ressuscitado.

A picada de uma víbora não causa dano em Paulo (Atos 28:3-5): 
após um naufrágio, Paulo e outros prisioneiros conseguiram se abrigar na ilha de Malta. Ao juntar madeira para fazer uma fogueira, o apóstolo foi picado na mão por uma víbora. Paulo então sacudiu a víbora no fogo e não sofreu dano algum.

O pai de Públio e outros habitantes de Malta são curados (Atos 28:7-9): Paulo foi hospedado durante três dias por um homem chamado Públio, o principal da ilha. O pai desse homem estava enfermo em uma cama, e, tendo Paulo orado, pôs as mãos sobre ele e ele foi curado.


OUTRO ACONTECIMENTO SOBRENATURAL
o terremoto que houve enquanto Paulo e Silas estavam presos (At 16:25-26), e a própria libertação miraculosa dos apóstolos à noite (At 5:19) 


Certamente muitos outros milagres ocorreram em decorrência da pregação do Evangelho no período apostólico da Igreja Primitiva, tanto por intermédio dos apóstolos do Senhor, como por intermédio do ministério de homens como o diácono Estevão, Barnabé e Filipe, o evangelista (Atos 2:43; 5:12; 6:8; 8:6,7,13), os quais não estão registrados.


Quero salientar aqui que o apóstolo Paulo foi um homem tão poderosamente usado pelo Espírito Santo tendo mesmo ressuscitado um morto. Eutico caiu e morreu, caiu da alta janela de onde ouvia a pregação de Paulo, e veio a falecer. Certamente Paulo deve ter rogado a Jesus para que não permitisse tal acontecimento ocorrer em sua presença, ainda mais quando ele estava levando palavras de vida e salvação. Deus permitiu que Paulo ressuscitasse aquele homem, acrescentando assim mais um sinal de sua ação sobrenatural e da virtude que concedia àquele apóstolo.
Jesus assim estava confirmando sua glória e domínio, ao mesmo tempo em que demonstrava a todos que Paulo realmente estava caminhando de acordo com sua vontade, coberto pelo Espírito Santo.

Amém? 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

Paulo, ousadamente viajou por diversas nações pagãs levando o evangelho de Cristo, fazendo curas e milagres, expulsando demônios e ganhando almas para o Senhor.

Notamos que onde havia judeus, estes se revoltavam contra o evangelho e procuravam matar tanto Paulo quanto aqueles que o acompanhavam em suas missões de evangelização.

Quando voltava a Jerusalém apresentava-se a Pedro, João e Tiago, que comandavam a igreja primitiva em Israel, dando-lhes conhecimento de tudo o que fizera e também das maravilhas e dos sinais maravilhosos que o Espírito Santo realizara.

Quanto à circuncisão, que era uma exigência do judaísmo, fez questão de convencer a seus pares, os outros apóstolos, que tal prática deveria ser abolida pelos gentios, que estes deveriam ser dispensados deste procedimento, que não foi mandamento de Jesus Cristo. 
Também quanto aos rituais do judaísmo, que estes não se aplicavam ao evangelho de Cristo, bem como a obrigação de guardar o sábado, pois Jesus nunca o fez. Jesus se dizia senhor até do sábado. Portando, limitaram ao máximo as exigências que deveriam ser aplicadas aos seguidores de Cristo em outras nações.
Assim, esta foi a orientação que a igreja primitiva comunicou aos gentios, novos convertidos ao cristianismo,


Atos 15:19 - Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.
Atos 15:20 - Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado e do sangue.


Portanto, mediante a orientação do Espírito Santo, determinaram que o cristão não deve se contaminar com ídolos, não se deve praticar a idolatria nem comer ou beber nada que tenha sido dedicado a eles.
Que o cristão não deve praticar a fornicação.




O cristão também não deveria jamais comer carne com sangue, nem sangue.
Portanto, não impõe aos cristãos seguir o costume de guardar o sábado, nem de fazer a circuncisão, muito menos oferecer sacrifícios e holocaustos como no judaísmo, ao nosso Deus.

Também Paulo nos ensina em sua epístola, do valor de se obter o revestimento, o batismo, no Espírito Santo, 

 2 Timóteo 1:7- Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.

Paulo nos diz que recebeu o evangelho do próprio Cristo, e nos deixou ensinamentos muito importantes, que não encontramos em nenhuma outra parte do evangelho, senão em suas epístolas, inspiradas pelo Espírito Santo.

É ele quem nos ensina a nos fortalecermos em Cristo e nos revestirmos da armadura de Deus. A estarmos em constante adoração a Deus e em oração constante, sem nos esquecermos de interceder por todos os santos(cristãos).

Pouco antes de sua morte, decretada e executada pelo imperador romano Nero,



Em sua epístola 2Timóteo, a qual escreveu pouco antes de ser morto, nos ensina, que estava certo de ter cumprido com sua missão, de ter executado-a conforme a vontade de Jesus Cristo, e sem desapego algum nos parece pronto para ir de encontro ao eterno mestre,

2 Timóteo 4:6 - Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.
2 Timóteo 4:6 - Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
2 Timóteo 4:7 - Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
Paulo tem a certeza que está salvo em Cristo, a quem serviu com correção, dedicação e fidelidade, desde que teve seu encontro com o eterno mestre, na estrada de Damasco. Desde então devotou sua vida a Jesus Cristo e à divulgação do evangelho.

Será que temos estas certeza de termos feito tudo o que Cristo espera ou esperou de nós?
Será que podemos dizer com certeza que combatemos o bom combate, que completamos nossa carreira como discípulos fiéis, que realmente guardamos a fé?

Jesus nos dirá, naquele dia, no dia do julgamento final, no dia da IRA DO CORDEIRO.

Aleluia!

CONCLUINDO


Eis o que Paulo aconselha Timóteo a fazer, e também a todos nós que somos discípulos e ministros de Cristo neste mundo conturbado,

Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,
Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
(2 Timóteo 4:1-5).


Eis a profecia de Paulo, que se cumpre agora, nestes nossos dias do século XXI, onde estamos vivendo tempos de uma igreja de Cristo dispersa, dividida, invadida por seitas demoníacas, por falsos profetas, por falsos pregadores da Palavra, por mercenários que ocupam altares e desviam o povo da sã doutrina de nosso eterno mestre, onde não se pode pregar contra o pecado, onde não se pode exortar os crentes para que se concertem de seus maus caminhos...

Então, ele nos diz que devemos perseverar em PREGAR A PALAVRA, REDARGUIR, REPREENDER, EXORTAR, COM TODA LONGANIMIDADE E DOUTRINA DE CRISTO.

O verdadeiro missionário de Cristo, o evangelizador genuíno e fiel, deve focar a Palavra de Deus conforme está no evangelho de Cristo, sem se desviar para direita nem para a esquerda, mas sempre na direção do alvo, que é a promessa de ressurreição e vida eterna.

Temos, então, em Paulo, um poderoso aliado a nos mostrar a direção que leva ao reino dos céus.

Devemos, ainda, nos apegar ao Espírito Santo, o qual nos convence do pecado e nos dá força para seguir os passos de nosso Salvador Jesus Cristo.

Não nos esquecendo de estar todo o tempo em consagração e oração ao nosso Deus, no nome de Jesus Cristo.



Paulo tem a certeza da proteção de Cristo sobre sua vida, devido à sua fidelidade em vida e também porque o Espírito Santo que em seu coração habitava assim lhe afirmava.

Que nós, cristãos, plenos na presença do Espírito Santo, possamos adquirir esta certeza, a qual nos dará mansidão para enfrentar qualquer tempestade, qualquer investida do inimigo ou qualquer vento contrário.
Quem faz como Paulo e combate o bom combate servindo a Cristo verdadeiramente em fidelidade e obediência, também será por Cristo livre de toda má obra e guardado para o reino dos céus. Creia! 

A Paz de Cristo seja sobre todos vós, agora e sempre.

Amém?

Missionário Virtual Geraldo de Deus            2019julho,29












  



Comments

Popular posts from this blog

Fanatismo

SERÁ MESMO?