profetas e profecias




Jeremias 23 : 21- Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, contudo eles profetizaram.



DESVENDANDO  PROFETAS E PROFECIAS



INTRODUÇÃO


Quando vemos tantas placas diferentes para uma mesma igreja de Cristo, causa-nos estranheza. Isso é de Deus? Ou apenas da soberba e da vaidade humana?

A divisão religiosa em si já é algo reprovado pelo Senhor. Não existem duas verdades, como também não existem dois caminhos que nos levam à salvação.

Em todas as épocas, o Senhor sempre escolheu o povo que O representasse. Hoje não é diferente, Deus quer os verdadeiros adoradores, os obedientes, os que se moldam à sua Palavra (Escritura sagrada e revelações do Espírito Santo).

Acompanhando todo esta confusão, este engodo religioso, surgiram os que querem fazer-­se passar por profetas, e muitos são aqueles que os defendem e aceitam-nos.


Cremos fielmente no dom e no espírito de profecia, mas segundo os ditames da Palavra do Senhor.

O Espírito de Profecia (Apoc 19:10) é a própria Escrituras pois esta é a Sua Palavra revelada (II Tim 3:16).



MEDITEMOS

1. Que teste bíblico podemos aplicar nos profetas de nossos dias? Devemos crer em qualquer espírito que se apresenta como de Deus?

Buscando credibilidade, os profetas modernos envolvem-se em previsões e marcações de datas.
 Na maioria das vezes, ocorre exatamente o contrário do que profetizam.

Precisamos, não apenas conferir se suas profecias cumprem-se, mas verificarmos onde nos querem levar tais profetas.
Somos orientados a provar os espíritos e a não temer os que usam falsamente o nome do Senhor  (I Jo 4:1).

O cumprimento de uma ou mais predições não é suficiente para que o profeta seja considerado como inspirado pelo Espírito Santo.

Normalmente eles aproveitam-se de uma ou outra predição bem sucedida para, após adquirir credibilidade, colocar suas falsas doutrinas  (Dt 13:1-3; 18:21,22).

Temos que prová-los pelos seus ensinos e basta uma predição falsa, para concluirmos que são falsos. O nosso Deus não mente nem se engana. (Tg 1:17).

OBS.: O teste maior, de acordo com Isaías é:  Não contradizer as Escrituras (Is 28:20).
Veja outras formas de conhecer o verdadeiro profeta de DEUS: Jr 28:9;  Dt 13:1-3;  Jr 14:14;  II Pd 1:21 e  I Jo 4:1-3.


2. Que exemplos bíblicos podemos citar, de que falsos profetas buscam credibilidade e procuram firmar-se como mensageiros do Senhor?

Zedequias ilustrou sua profecia com uns chifres de ferro e tentou persuadir o profeta Micaías a dizer boas coisas ao rei.

Hananias, quebrando um jugo de madeira que estava no pescoço de Jeremias, tentava convencer o povo de Judá que, dentro de dois anos, traria de volta o rei Jeconias e os vasos da casa do Senhor que estavam na Babilônia, pondo fim ao cativeiro.

Esta mensagem contrariava a Jeremias, que anunciava um cativeiro de setenta anos (I Rs 22:1-14; Jr 27:2; 28:1-4, 10-17; 25:11,12).



3. Entre os falsos profetas atuais, o que podemos dizer de William Branham?

Nasceu nos Estados Unidos em 1909 e morreu em 1965. Fundou a seita "Tabernáculo da Fé" e considerava-se como o profeta Elias, vindo a preparar a Igreja para a volta de o Messias. Pregou que Caim era filho natural de Eva e a serpente, pois no seu entender, o pecado de Eva foi ter relações com o diabo.

Em seu livro "A Dispensação da Era de Laodicéia", págs. 6-9, afirma junto com a inspiração divina", que o Milênio deveria começar em 1977. Na verdade, a expressão bíblica "filhos do diabo", se refere aos homens que, por livre vontade estão no pecado. o Messias assim classificou alguns judeus que O queriam matar, não em função da genealogia deles, pois eram descendentes de Abraão, mas de suas atitudes homicidas (Jo 8:37-44).



4. O fundador do MORMONISMO, foi considerado como um profeta? Que informações temos sobre ele?

Joseph Smith Jr., de família metodista, nasceu em Sharon (EUA) em 1805, e foi linchado e assassinado em 1844 por uma multidão de Nauvoo-Illinois, EUA, que invadiu a prisão e o matou.

Sua morte está relacionada à doutrina da poligamia (casamento de um homem com várias mulheres - doutrina mantida no mormonismo até 1889 - abolida mediante lei do governo americano).

Fundou a seita em 1830, afirmando ter recebido, em placas de metal, a mensagem a ser pregada. Diz-se que o sucessor de Smith, Brighan Young, ao morrer deixou 17 viúvas e 56 filhos.

Uma grande blasfêmia mórmon:

"Yaohushua (Jesus Cristo) foi polígamo: Marta e Maria, irmãs de Lázaro, eram suas esposas pluralistas, e Maria Madalena era outra.
Também, a festa nupcial de Caná da Galiléia, onde o Messias transformou a água em vinho, foi por ocasião de um de seus próprios casamentos". (Brighan Young em Wife n° 19, capo XXXV).



5. TESTEMUNHAS DE JEOVÁ 

  O que dizer de Russel e sua seita? Que sérios enganos permeiam o movimento russelita?

Charles Taze Russel fundou a seita hoje conhecida como "Testemunhas de Jeová". A princípio não usavam este nome, mas eram conhecidos por: Aurora Milenar, Auroristas Mileristas, Sociedade Panfletária Atalaia de Sião, A Sociedade Bíblica e Panfletária Atalaia, Associação Púlpito do Povo e Associação Internacional dos Estudiosos da Escrituras.

O nome "Testemunhas de Jeová" só passou a ser usado a partir de 1931. A seita ensina que o Messias está reinando desde 1914 e que o reino é na terra, todavia um grupo menor, composto de 144 mil, começou a subir ao céu, ressuscitados espiritualmente a partir de 1918. Os adeptos esperavam para 1975, o fim dos sistemas do mundo, com a guerra do Armagedom.
 Outro grave erro do jeovismo é negar a ressurreição de Cristo, ao dizer que Seu corpo terreno desapareceu da sepultura e que o corpo no qual Ele apresentou-se posteriormente, era outro (espiritual). A Escrituras diz que Ele não se corrompeu na sepultura (At 2:27, 31).



6.IGREJA ADVENTISTA
 Podemos acreditar em Ellen White? Que provas temos de que suas visões e revelações não são do Espírito Santo de Deus?

Como dissemos, basta um erro para que o profeta seja falso. Analisemos uma de suas visões: "Em 1847, enquanto os irmãos estavam reunidos no sábado em Topsham, Maine,  Nova Inglaterra, o Senhor deu-me a seguinte visão: Sentíamos um incomum espírito de oração .... Estávamos muito felizes. Logo perdi de vista as coisas terrestres e fui arrebatada em visão da glória do ETERNO.

Vi um anjo que voava ligeiro para mim. Rápido levou-me da Terra para a Cidade Santa. Na cidade vi um templo no qual entrei." (Ellen White, Primeiros Escritos, pág 32; 3ª Ed.

Há templo na cidade? Leia Ap 21:22. 
 (Apocalipse 21 : 22E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.)
Fonte: Curso de Investigação Bíblica Interdenominacional

CONCLUSÃO

O nosso amado Jesus Cristo nos ensina " Conhecereis a verdade e a verdade vos Libertará".

Se nos mantivermos conscientes de nossas limitações, como seres humanos  fracos, pecadores, corruptíveis e fracos, e se conservarmos nossa humildade, não permitindo que nosso Eu  cresça, não permitindo que nossa soberba inche;

Se buscarmos comunhão com o Espírito Santo e nos mantivermos alertas vigiando  e orando;
Se assim procedermos, não cairemos nas ciladas do Cão, que aproveita as brechas dos filhos de Deus para ministrar falsas profecias e falsas doutrinas,  as quais, depois de algum tempo se mostram inóquas, levando aqueles que se dizem profetas e seus seguidores a cairem no ridículo e, por fim, abandonarem os caminhos da salvação e do evangelho de N.S.Jesus Cristo. 
Toda e qualquer palavra, expressão ou frase que contradiga o que está escrito no Evangelho, nas sagradas escrituras, deve ser desprezada, é anátema ou seja, maldição.
O que provem do trono de Deus, a sabedoria que vem do Senhor, esta permanece para sempre, mas o que é do homem,  em breve fenece, como uma flor arrancada e jogada ao vento.
Saiba dizer não ao que é falso, ao que é hipócrita e herético. 
Saiba dizer não a tudo que é falsa doutrina e idolatria.
Saiba diferenciar o que é de Deus e o que é do homem ou do diabo.
Muitos líderes religiosos bem intencionados são enredados no fanatismo, que só destroi, sendo arma poderosa para os demônios.
VIGIAI  e  ORAI, sempre, incessantemente.

Paz do Senhor


Missionário virtual   Geraldo de Deus 08.11.2012 (Revisto em abril 2014, 28


Revisto em 04032016.
Deus vem nos falar de profecias, Deus vem nos falar em nos tornarmos ousados em conhecê-lo, mas nunca em contradizer seu evangelho nem sua doutrina.
Provavelmente dia 05-03 estarei publicando a mensagem sobre ousadia do Cristão que busca conhecer mais a fundo o seu Deus e dele ter revelações.
M.V. Geraldo de Deus.
Revisto em 19-11-2016: Temos que ser cristãos ligados no Espírito Santo, focados na Palavra de Deus conforme o evangelho de Cristo. O que fugir disto não é de Deus, não nos leva para a salvação eterna, não nos conduz para o reino de Deus.
Aleluias.
João 14:6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.






Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?