PARA ONDE VAMOS APÓS A MORTE ? 2





Apocalipse 21:1 - E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
Apocalipse 21:2 - E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.



Esse assunto sempre foi  ponto de debate entre muitos teólogos e  grupos cristãos e  permanecerá assim até que o Espírito Santo fale melhor em nossos corações. 

 Para onde vamos após morrermos? 

Dormiremos até que Jesus  volte para nos despertar do sono da morte? 

Ou contrariamente, será que estaremos vivos e conscientes?

Ou seja,  estaremos  afastados de nosso salvador, inconscientes?

Ou contrariamente, teremos consciência de estar na  Sua presença? 

Como será isto?  mistério dos mistérios.

Alguns grupos teoricamente cristãos,  acreditam na doutrina do SONO DA ALMA.

uma heresia antiga que, ao longo do tempo assumiu várias designações, negando a consciência da alma depois da morte. Essa teoria afirma que, depois da morte, a alma continua a existir como um ser espiritual individual, mas num estado de repouso inconsciente. 

Tal doutrina afirma que quando o corpo morre, a alma entra num estado de sono, período em que fica inconsciente e permanece nesse estado até à ressurreição.

Quando a Bíblia diz que uma pessoa está "dormindo" em relação à morte (Lucas 8:52; 1 Coríntios 15:6), não significa um “sono” literal. 
Dormir é uma forma de descrever a morte, isso porque um corpo morto aparenta estar dormindo.

A Bíblia nos diz que no momento que morremos, somos levados ao céu ou ao inferno, dependendo de termos ou não colocado nossa fé em Cristo para a nossa salvação.

O fato de que a alma dos cristãos vai imediatamente para a presença de Deus (Filipenses 1.23) mostra que a doutrina do sono da alma está equivocada. 

Filipenses 1:23 - Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.

Para os Cristãos, estar ausente do corpo é estar presente com o Senhor (2 Coríntios 5:6-8; Filipenses 1:23). 

Para os incrédulos, a morte significa punição eterna no inferno (Lucas 16:22-23). No momento que morremos, temos que encarar o julgamento de Deus (Hebreus 9:27).

Até à ressurreição, no entanto, há um céu temporário chamado de “Paraíso” (Lucas 23:43; 2 Coríntios 12:4) e um inferno temporário chamado no grego de “Hades” (Apocalipse 1:18; 20:13-14).

A Bíblia mostra que as almas dos cristãos vão imediatamente à presença de Deus e, ai, desfrutam da comunhão com Ele (IICo 5.8; Fp 1.23 e Hb. 12:23).

Jesus não disse: “Hoje já não terás mais consciência de nada que esta acontecendo”, mas sim “Hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc. 23:43). 

Certamente o conceito de paraíso naquela época não era de existência inconsciente, mas sim de existência de grande bênção e de regozijo na presença de Deus. 

Paulo não disse: “Tenho o desejo de partir e ficar inconsciente por muito tempo”, mas sim “tenho o desejo de partir e estar com Cristo” (Fp. 1.23) — e sem dúvida ele sabia que Cristo não era um Salvador inconsciente, adormecido, mas sim alguém que está vivo, ativo e reinando no céu. 

Estar com Cristo era desfrutar a bênção da comunhão da sua presença, e é essa a razão por que partir e estar com ele seria  incomparavelmente melhor. 

Foi por isso que ele disse: “Preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor” (II Co 5.8).

Foi a má interpretação do texto que trouxe essa confusão. De certa forma, o corpo de uma pessoa está “dormindo” (porém, o "dormindo" à que Deus se refere, é como um sono, na representação de que é um estágio temporário e que terá fim - com a vinda de Cristo).


Esses serão os dois destinos finais de todas as pessoas – baseado completamente em se aquela pessoa confiou apenas em Jesus Cristo para a salvação de seus pecados ou não.

A Bíblia atesta que nosso espírito (ou alma) estarão ativos e conscientes, seja no Paraíso ou no Hades. 

Veja alguns dos versículos que mostram essa verdade:
"Tu me farás ver a vida; na tua presença há plenitude de alegria; na tua destra, delícias perpetuamente." Salmos 16:11 - (Não pode haver plenitude de alegria e delícias perpetuamente para uma alma dormente ou liquidada).

"E o pó volte à terra, como era, e o espírito volte a Deus que o deu." Eclesiastes 12.7 - (Se volta a Deus, não fica dormindo " no leito" do corpo dissolvido).

"Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher. Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor." Filipenses 1.22-23.

Aqui, Paulo diz que tem desejo de partir para ficar ao lado de Cristo. Ora, se ao morrer (e isso antes da segunda vinda de Cristo) vamos à presença de Deus, então como é que ficamos adormecidos, inconscientes em lugar aguardando a volta de Cristo?



Vídeo para ilustrar a parábola
sobre Lázaro e o Homem rico


Outra prova bem clara está na Parábola do Rico e Lázaro, contada por Jesus e registrada em Lucas 16:19-31.

Aqui há um diálogo entre Abraão e o Rico. Após morrerem - o Rico e Lázaro - e serem separados - O Rico no Inferno (Hades) e Lázaro no Paraíso.

O  Rico roga a Abraão que Lázaro molhe a ponta de seu dedo e para que refresque a sua língua. 

Abraão nega e também avisa que há um abismo que os separa (não podendo ele passar para lá nem o Rico passar para o outro lado).

O Rico então pede que mande a Lázaro à casa de seus familiares para que lhes dê o testemunho e para que se arrependam. 

Abraão nega novamente e diz que "Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos" (v. 31). 

A prova está no diálogo entre Abraão e o Rico, sendo ele impossível se o Rico estivesse dormindo, esperando o Dia do Juízo.


Nada, segura e indiscutivelmente, há no Novo Testamento sobre: dormência da alma, inexistência do inferno; extinção dos ímpios.

Crendo que a Palavra de Deus constante na  Escritura é a única regra de fé e todo o seu conteúdo é verdadeiro, não contendo um único resquício de engano ou mentira, é  bom que nos alarmemos e tomemos cuidado com algumas heresias que são pregadas, sendo prudentes com tudo que ouvimos, analisando e tirando nossas dúvidas sempre pela Palavra de Deus.



CONCLUSÃO

Concluímos então que baseados na bíblia sagrada, após a morte, vamos para um lugar de bem aventurança destinado aos seguidores dos mandamentos de Deus e também os salvos em Cristo pela fé; ou para o inferno, (lugar de tormentos, de sofrimentos,sem sombra de dúvidas.

Paz do Senhor 

Missionário virtual  Geraldo de Deus    2012novembro,12

E.T.:  Esta conclusão pode ser contestada, desde que você, meu irmão em Cristo, ou minha irmã em Cristo apresente uma análise, baseada na Palavra de Deus onde os resultados sejam outros.  Dê sua opinião, crítica ou sugestão.

Adendo 2020fevereiro,16

No Livro de Enoch, quando Ele é levado por um anjo para conhecer os céus, o reino dos céus composto por diversos círculos espirituais, nos descreve ele que havia um lugar de tormento e dores para as almas malditas e um lugar de bem aventurança e paz para a almas abençoadas.

CAP 22:5Seu período escolhido será longo, mesmo até o grande julgamento. E vi os espíritos  dos filhos dos homens que estão mortos; e suas vozes rompem o céu, enquanto eles são acusados.
6Então inquiri de Rafael, o anjo que estava comigo, e disse: Que espírito é aquele, a voz do qual alcança o céu, e acusa?
7Ele respondeu, dizendo: Este é o espírito de Abel o qual foi morto por Caim seu irmão; o qual acusará aquele irmão, até que sua semente seja destruída da face da terra;
8Até que sua semente desapareça da semente da raça humana.
9 Naquele tempo portanto eu inquiri a respeito dele, e a respeito do julgamento 
geral, dizendo: Por que um está separado ou outro? Ele respondeu: Três separações foram feitas entre os espíritos dos mortos, e assim os espíritos dos justos foram separados...

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?