DÍZIMO DAR OU NÃO DAR, EIS A QUESTÃO





João 3 : 27João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.


João 3:28 - Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele.



Dízimo:

Em hebraico, no Antigo Testamento, a palavra usada para indicar dízimo era "ma‘aser", que significa ‘décima parte’. 
O grego usa a palavra dekate, que tem o mesmo significado. 

Normalmente se usa o verbo apodekato, ou seja ‘dar a décima parte’.

Textos importantes, no Novo Testamento, são Mateus 23,23, Lucas 11,42; 18,12 e Hebreus 7,5.

Vejamos os versículos citados:

Mateus 23:23 - 
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.

Lucas 11:42 - Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras.


Lucas 18 e o contexto, para ser bem entendido:

E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:
Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.
(Lucas 18:9-14).



Hebreus 7:5 - E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.

O que se pode entender dos versículos acima, que fazem referência à prática de dizimar, é que o dízimo não salva ninguém, não justifica ninguém. 
Dizimar é um ato de solidariedade do congregante para com a sua igreja, a fim de cobrir os custos ou despesas que esta tenha que arcar para funcionar corretamente ou para algum investimento nesta.

Jesus Cristo nunca ordenou que seus seguidores lhe dessem qualquer tipo de contribuição, a todos atendia de graça e assim continua até hoje, pois vivemos sob sua GRAÇA.

No Novo Testamento não existe um texto que fala do dízimo, de uma taxa dada à igreja, exceto quando em Atos relata que todos os que faziam parte da igreja primitiva viviam em união e harmonia, sendo que todos vendiam seus bens e se ajuntavam para viverem em comunidade e comunhão, arcando com as despesas desta comunidade. Não consta que Pedro ou João, ou Tiago, ou qualquer outro apóstolo exigisse que lhe dessem dez por cento de seus ganhos para que estes administrassem ou guardassem este valor consigo mesmos.

Portanto, quem diz que o dízimo é um mandamento bíblico está extrapolando, está em desacordo com Jesus Cristo.  

Dízimo é uma necessidade da igreja e do pastor, não um mandamento bíblico de Jesus Cristo, como querem fazer crer aos cristãos nestes nossos dias, sendo que muitos são os espertalhões que roubam e exploram aqueles que os seguem crendo serem líderes escolhidos por Jesus, mas que na verdade são lobos em pele de cordeiro. São falsos sacerdotes, são filhos do diabo explorando a fé alheia e cavando sua própria perdição.



Os aspectos concretos do dízimo no Antigo Testamento são regulamentados em Levíticos 27. 

A décima parte dos grãos, dos frutos e do gado devem ser consagradas ao Senhor. 
Os grãos e frutos podiam ser dados em forma material, mas também podiam ser convertidos em dinheiro e entregues em dinheiro, mas neste caso o valor devia ser aumentado de um quinto (Levíticos 27,31).

É importante falar do aspecto teológico do dízimo.


Com o dízimo se exprime a convicção que tudo aquilo que se possuiu é fruto da bondade divina.

O texto de Lucas 18,9-14, onde Jesus conta uma parábola que fala do dízimo praticado pelos fariseus , que era meramente uma prática, sem nenhuma espiritualidade. 

O dízimo em si não é importante, mas significa uma das expressões possíveis do reconhecimento da existência de Deus nas nossas vidas.


Além do mais Jesus nos ensina que o fundamental da Lei transmitida no Antigo Testamento é a Justiça, a misericórdia e a fidelidade.

E diz isso exatamente falando do dízimo em  Mt.23:23,

Mateus 23:23 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, que pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas omitis as coisas mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Importava praticar estas coisas, mas sem omitir aquelas.


Precisamos aprender  que,  o que agrada a Deus são os atos de justiça, é o coração humilde, é o coração quebrantado; e não necessariamente a prática de cerimônias e sacrifícios.


Foi isso que Ele revelou ao seu povo, por intermédio do profeta Oséias: Pois misericórdia quero, e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos [Oséias 6]. 

Oséias 6:6 Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.Oséias 6:7 - Mas eles transgrediram a aliança, como Adão; eles se portaram aleivosamente contra mim.

Quando Deus se refere à transgressão da Aliança, como o fez Adão, devemos mais uma vez ratificar como Deus dá importância ao ato de obediência à sua vontade. Adão transgrediu ao desobedecer a ordem expressa de Deus para que não comesse do fruto daquela árvore proibida. 

Deus colocou todo o Éden a disposição de Adão, exceto aquela árvore.  E foi exatamente onde Adão pecou ao não obedecer a Deus, ao tomar do fruto e comer, através da insistência de sua mulher Eva.
Então, não tem justificativa alguém dizer que pecou por influência de outro. Deus cobra o pecado do pecador e não de quem o levou a pecar.
Porque a salvação é individual, desde o momento em que Jesus morreu na cruz e que o véu do santo dos santos se rasgou abriu-se este canal de comunicação entre o ser humano e Deus. 
Não há necessidade de um sacerdote humano, de um sumo sacerdote humano  que interceda junto a Deus por mim ou por você, pois Jesus Cristo é este eterno sumo sacerdote e com ele podemos manter contato o tempo todo, sem intermediário algum.

Deus valoriza aquele que segue as ordenanças de Cristo:
1 - Amar a Deus acima de tudo, sobre todas as coisas, e à sua justiça;
2 - Amar ao próximo como a ti mesmo.

O próprio Senhor Jesus confirma-nos em pelo menos duas ocasiões:
    Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e, sim, pecadores [Mateus 9]. 
    Mas se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios, não teríeis condenado a inocentes [Mateus 12].

Jesus disse: "... mais bem aventurada coisa é dar do que receber".


O que preferes: Dar ou pedir?




CONCLUSÃO 


O dízimo é um assunto polêmico e controverso.


Aqueles cristãos que não tiveram um particular com Deus, que não tiveram ainda experiência com o Espírito Santo, ficam perdidos em meio a tantas opiniões contraditórias.

No entanto, aqueles cristãos que estão em comunhão com o Espírito Santo  e vivem pela FÉ,  estes têm experiência  com Jesus Cristo. 


Como são direcionados pela fé e guiados pelo Espírito Santo, devolvem 10% de tudo o que o Senhor coloca em suas mãos fiéis e testemunham a ação de Deus em suas vidas através do aumento em seus ganhos, através da fartura em sua despensa, através da paz em sua vida.

Aquele que age com fidelidade devolvendo o dízimo  corretamente, é grandemente abençoado.

Ele está comprando Deus com seu dinheiro doado? De forma alguma, apenas ele está sendo fiel ao Senhor, demonstrando sua fé na divina providência.

Isto não significa vender carro, casa, bens da família e doar o dinheiro para a igreja. 

Jesus, nosso bom pastor, não exige estas coisas de suas ovelhas. 

Deus não exige sacrifícios ostensivos, prejudiciais ao seu crente fiel e à família deste, apenas quer a fidelidade e sua fé inabalável.

Jesus nos ensina: 

Mateus (MT) 6 : 33Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.



JESUS CRISTO, O SUMO SACERDOTE ETERNO 

Hebreus 7:26  - Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;

Hebreus 7:27 - Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.

Hebreus 7:28 - Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.

Jesus Cristo é o Senhor, vamos nos espelhar nele e seremos seu reflexo neste mundo de trevas, iluminando a igreja de Cristo.


Paz do Senhor


Missionário virtual Geraldo de Deus                 2012novembro,14



Dê sua opinião, crítica ou sugestão.  Participe!








Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?