CONTROLE E DOMÍNIO


Grande parte da humanidade hoje cultua somente o "deus dinheiro".


Lucas 14:33 - Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo. 

CONTROLE E DOMÍNIO
O Senhor vem me falando sobre controle e domínio.
Eis um dos motivos pelos quais as pessoas muitas vezes fogem da presença de nosso Deus.
As pessoas querem ter o controle de sua vida, da vida de seus filhos, dos que convivem com elas. Em suma, as pessoas, de um modo geral, tendem a ser controladoras, querem ter o domínio sobre tudo e todos.
 Então, quando você chega para um pecador que ainda não conhece nosso Deus, que ainda não ouviu falar detalhadamente de Jesus Cristo e de seu evangelho, e se você lhe diz que “Deus está no controle de todas as coisas”, ele já pensa imediatamente, menos da minha vida, nela quem manda sou eu, eu faço o meu destino.
Este pecador pode nem retrucar, mas vai continuar insistindo para si mesmo que somente ele tem o controle da própria vida e daqueles que dependem dele, direta ou indiretamente.
É difícil para quem se crê autossuficiente ceder o próprio controle de sua vida ao nosso salvador JESUS CRISTO.

Nosso eterno mestre nos ensina que devemos negar a nós mesmos e segui-lo.

Mateus (MT)
16 : 24Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me.

Renunciar é negar a si mesmo aquilo que se quer em função de atender outras prioridades.
Mas, falando baseado na realidade do mundo, quem aprende a renunciar?
Qual o pai ou mãe que ensina a seu filho a renunciar? E algo muito raro alguém ensinar a renúncia.
Somos todos educados a competir e ser vencedores, a estar sempre em primeiro lugar, sempre em evidencia, até mesmo dentro de nossas igrejas cristãs existe este incentivo, talvez até inconsciente, mas todos são exortados a serem melhores, a serem mais, a produzir mais, a buscar mais, a contribuir com mais... Somos incentivados a nos exaltarmos todo o tempo!
Não há espaço para a renúncia. Alguém já viu um pastor renunciar de seu posto em favor de um presbítero cheio da unção do Espírito Santo? Um dos motivos da permanência de profetas velhos no comando das igrejas é exatamente o orgulho próprio, a auto exaltação. Ninguém quer reconhecer que existem obreiros mais jovens com maior capacitação que eles que já estão a mais tempo na função.
Acham que seria vergonhoso, desonroso abrir mão de sua posição de comando (leia-se CONTROLE) em favor de obreiros com menos tempo na obra do Senhor.
Então, irmãos, quando o Senhor nos fala em controle, Ele está se referindo ao ser humano se humilhar diante de sua onipotência.
Quando nos diz que devemos renunciar a nós mesmos, tomar nossa cruz e o seguir, devemos entender que quando somos chamados pelo nosso Deus para fazer a obra do reino dos céus, devemos negar a nós mesmos no sentido de nos colocarmos na dependência de nosso Senhor JESUS CRISTO, de nos colocarmos sob a custódia e direção do ESPÍRITO SANTO.
Renunciar ao nosso conhecimento, nossa vontade, nossa força própria, nosso entendimento, nossas emoções. Renunciar a tudo que não seja oriundo de Deus.
Não tentar fazer a obra de Deus com nosso braço de carne, não tentar fazer a obra de Deus com nossos sentimentos e nossa sabedoria tão limitada, não tentar fazer a obra de Deus com nossa visão limitada...
Mas, em tudo buscar a direção do nosso Deus. Em toda ação colocar Deus na frente. Saber que se estivermos tomando nossa cruz (missão, ministério) e seguindo os passos de JESUS, estaremos na direção certa e fazendo a vontade do Altíssimo PAI ETERNO.
Assim também é, ou deveria ser, a forma de agir de quem aceita JESUS CRISTO como seu único e suficiente Salvador: Se colocar na dependencia total da direção de Deus.
Voltando ao fato do ser humano querer ter o controle, o domínio de tudo e de todos, salientamos este aspecto como um inibidor daqueles que se acham auto suficientes, dos que se acham muito poderosos ou muito ricos em aceitarem as ordenanças de nosso eterno mestre JESUS CRISTO.
Lembremos o homem rico que não quis abrir mão de seus bens materiais para seguir Jesus Cristo.
Marcos (MC)
10 : 17E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
10 : 18E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.
10 : 19Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.
10 : 20Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade.

 10 : 21E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.

10 : 22Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.
10 : 23Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
10 : 24E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus!
10 : 25É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.

Quem tem a sensação de poder, domínio, controle, não quer abrir mão disso, não quer deixar algo que acha ser real por algo que ele acha ser irreal, no caso a ressurreição e vida eterna.
Entretanto, quando vamos vivendo e adquirindo experiencia de vida, aprendemos a duras penas que nada no mundo pode ser realmente controlado pelo homem, que o controle é algo frágil e fugidio, quase abstrato.
Aprendemos, também, que nada que adquirimos de material é realmente nosso. Nem ouro, nem dinheiro, nem carros, nem imóveis, nada que seja material pertence realmente a quem o adquire ou tenta guardar e acumular grande quantidade para si. Claro, tem pessoas que renunciam a viver para adquirir bens materiais, para acumular ouro e riquezas, mas logo morrem e tudo aquilo que ajuntaram com tanto sacrifício é dividido pelos herdeiros e logo esbanjado, acabando-se em nada. E o pior, aquele que ajuntou nem pode usufruir do que acumulou, morreu, partiu para o além sem nada levar, nem mesmo teve tempo de se voltar para Deus e buscar sua salvação. Perdeu sua vida e sua alma.

Outra grande ilusão dos homens e mulheres é o poder. Quem alcança uma posição de destaque onde tem o domínio sobre outras pessoas não admite a palavra renunciar em sua vida. Ele sempre lutará com unhas e dentes para se manter no poder, mesmo que para isso perca tudo, até mesmo a família. Seu alvo é o poder, o domínio.  Fale para uma pessoas destas que Deus tem todo o poder e domínio e ela vai rir, vai escarnecer de nosso Deus, vai negar nosso Deus.

Contudo, existe ainda uma classe de pessoas que não aceitam Deus por não admitirem que possa existir uma potencia tão grande , um ser tão poderoso do qual eles não conseguem obter provas concretas, palpáveis. São os pseudo intelectuais.
São aqueles que o Senhor nos diz que sabem somente das coisas dos homens, mas não conseguem entender nada das coisas de Deus.

1 Coríntios  2 : 14Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.


O homem natural acha loucura a forma de agir de Deus, simplesmente porque não consegue colocar o agir de Deus dentro da lógica humana. Buscam na filosofia a resposta para suas dúvidas, buscam no conhecimento do homem a resposta para questões que não cabem na lógica humana, buscam na mente limitada de homens da antiguidade as respostas para as grandes questões de Deus.
Logicamente, nada acham que satisfaçam suas inquietações, então, num ato desesperado, passam a negar Deus. Como se dissessem para si mesmos “aquilo que eu não entendo não pode existir”.
Mas, são apenas tolos fazendo tolices, ou falando tolices, ou pior, inventando teorias que arrancam de dentro de suas mentes limitadas e impondo tais teorias como verdades absolutas ao resto da humanidade. Apenas tolice sem duração. A mentira é desmascarada por si mesma.


Apocalipse 5:13 E ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que estão no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.






Tudo o que vem de Deus é eterno e imutável.
Já o que provém do homem, é de curta existência e está sempre sendo modificado pelo próprio homem.
Então, quando a pessoa não tem humildade para se submeter aa vontade de Deus, quando não aceita se humilhar diante do poder e domínio de Deus, ela simplesmente se afasta do SENHOR.
Devemos semear a Palavra de Deus sem distinguir as pessoas, sem fazer acepção, mas devemos também ter o entendimento de que nem todos vão aceitar nosso JESUS CRISTO como seu único e suficiente Salvador por se acharem boas demais, ou poderosas demais para se submeterem ao PODER ONIPOTENTE DE DEUS.
Acham que estão de posse de poder e domínio e que isto lhes basta, não querem mudar de atitude nem de status de vida.
Não devemos desanimar em anunciar as boas novas. Semeemos. Se a semente achar terra boa, dará frutos, caso contrário, não é motivo para desanimo, vamos em frente.

Esta palavra do nosso Jesus Cristo, quando nos revela sobre CONTROLE, também tem muito a ver com o fato de tantos obreiros de Deus esfriarem na fé e se afastarem da obra de Deus, muitas vezes até abandonando a igreja de Cristo. Deixam sua cruz, viram as costas para nosso Salvador e se voltam para as coisas do mundo. São como aqueles hebreus que seguiram Moisés, atravessaram o mar Vermelho, comeram do maná, andaram na presença de Deus (nuvem e coluna de fogo), testemunharam as pragas que Deus mandou sobre os egípcios, mas murmuravam contra as ordens de Deus e sonhavam em voltar para o Egito.

Assim são os obreiros que abandonam a obra de Deus, abandonam a igreja de Cristo e voltam para a concupiscência do mundo. São ímpios buscando seu próprio infortúnio. Mas porque tantos caem neste erro?
Dizem que existia um anjo que servia diante do trono de Deus. Diziam que ele era tão próximo de Deus que refletia a imagem de Deus em si. Então, este anjo se achou muito belo e poderoso. Se achou tão belo e tão poderoso que almejou ocupar o lugar de Deus em seu trono. E em seu engodo arrastou consigo um terço de todos os anjos que serviam ao SENHOR.
Entretanto, quando tentou ocupar o trono de Deus foi derrotado pelo onipotente e seus anjos fiéis. Foi então este anjo, cujo nome é Lúcifer, arrojado dos altos céus para a terra. Ao ver sua imagem, agora longe do trono da glória, não achou em si qualquer beleza nem brilho. Então, ao invés de entender que o brilho e a beleza que via em si mesmo quando estava próximo do trono de Deus não era senão o reflexo do TODO PODEROSO, irou-se, revoltou-se e quer arrastar quantas almas humanas possa para a destruição que lhe está reservada no juízo final.

Não se assemelham a este Lúcifer os obreiros de Deus que se acham tão poderosos que não aceitam obedecer ao Senhor e querem fazer a obra de Deus com se próprio entendimento, com seus próprios desígnios e em seu próprio proveito?
Se acham tão “fortes”, tão “poderosos”, tão “acima dos outros obreiros”, tão “maiores que a Palavra de Deus”, que acabam se perdendo, perdendo o alvo, perdendo a unção, perdendo a própria salvação.

Jesus nos diz “O inimigo não vem senão para roubar, matar e destruir...”
E completa “eu vim para tenham vida e vida em abundancia (ou em plenitude).
Aleluias!

Devemos entender que somos todos pecadores e que nossa salvação não está em nosso poder, mas que até a nossa salvação está na dependencia do nosso Deus. Quem está em fidelidade e comunhão com a trindade de Deus, no nome de JESUS CRISTO, recebe de Deus o livramento que precisa, tanto nas coisas materiais quanto no que tange a salvação da própria alma.

2 PEDRO 2 : 9 - Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;

Esta Palavra que encontramos em 2 Pedro 2:9 merece toda nossa atençao. Ela nos explica porque Davi, sendo pecador foi considerado “um homem segundo o coração de Deus”.
Assim como Davi errou, nós erramos. Assim como Davi pecou, nós pecamos.
Davi tinha verdadeira adoração por Deus, pelas coisas de Deus, pela presença de Deus. Esta amor verdadeiro, esta adoração verdadeira foi o que fez de Davi um homem tão amado por Deus.
Porque “Assim sabe o nosso Deus livrar da tentação os piedosos...”
Aleluias! Glórias ao nosso Deus!
Que o Espírito Santo possa colocar mais entendimento no coração de cada um, para que todos entendam que só Deus tem o poder, o domínio e a glória, agora e eternamente.

Missionário Virtual Geraldo de Deus                      2016 setembro, 21




















Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?