MISERICÓRDIA DE DEUS





Jeremias 3: 1-18,
3 : 1EU sou aquele homem que viu a aflição pela vara do seu furor.
3 : 2Ele me guiou e me fez andar em trevas e não na luz.
3 : 3Deveras fez virar e revirar a sua mão contra mim o dia todo.
3 : 4Fez envelhecer a minha carne e a minha pele, quebrou os meus ossos.
3 : 5Edificou contra mim, e me cercou de fel e trabalho.
3 : 6Assentou-me em lugares tenebrosos, como os que estavam mortos há muito.
3 : 7Cercou-me de uma sebe, e não posso sair; agravou os meus grilhões.
3 : 8Ainda quando clamo e grito, ele exclui a minha oração.
3 : 9Fechou os meus caminhos com pedras lavradas, fez tortuosas as minhas veredas.
3 : 10Fez-se-me como urso de emboscada, um leão em esconderijos
3 : 11Desviou os meus caminhos, e fez-me em pedaços; deixou-me assolado.
3 : 12Armou o seu arco, e me pôs como alvo à flecha.
3 : 13Fez entrar nos meus rins as flechas da sua aljava.
3 : 14Fui feito um objeto de escárnio para todo o meu povo, e a sua canção todo o dia.
3 : 15Fartou-me de amarguras, embriagou-me de absinto.
3 : 16Quebrou com cascalho os meus dentes, abaixou-me na cinza.
3 : 17E afastaste da paz a minha alma; esqueci-me do bem.
3 : 18Então disse eu: Já pereceu a minha força, como também a minha esperança no SENHOR.


AMADOS IRMÃOS EM CRISTO JESUS,

Quando o Senhor nos leva a meditar em Lamentações de Jeremias, pode nos parecer que estaremos somente em tristezas, cercados apenas de dores e lágrimas. Porém, não é bem assim, pois como nos ensina PAULO,
ROMANOS 5:20 - Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;


A sabedoria de Deus nos deixa sempre impactados quando achamos as conexões entre o que se passou no antigo testamento e como Jesus Cristo nos ensina a não repetir os mesmos erros nem nos posicionarmos no passado, pois, como Ele disse, todas essas coisas já se passaram e tudo se faz novo em nosso Salvador,
MATEUS 11:12 - E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.
MATEUS 11:13 - Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.


Como está escrito, todos os profetas e a lei profetizaram até João, e a profecia era a vinda do Messias. A partir do advento da doutrina de Jesus Cristo, todas as profecias se cumpriram. Eis que Ele veio, eis que Ele ensinou, curou, expulsou demônios, ensinou como adorar a Deus, nos ensinou quem é o nosso Deus e nos deixou o Espírito Santo e nos mostrou como chegar até a salvação de nossa alma e ao reino de Deus, onde viveremos eternamente em sua presença, na presença de nosso Deus PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO.
Se antes haviam sumos sacerdotes e se era praticado o holocausto para se perdoar pecados, agora quando de sua vinda, morte e ressurreição, tudo mudou. Ele, JESUS CRISTO, o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo nos colocou sob a dispensação da Graça. 
E nos ensina que nenhuma condenação há para quem está em Cristo Jesus, em comunhão e obediência.
Entretanto, assim como foi no tempo de Jeremias, ainda hoje devemos nos arrepender de nossos pecados, devemos colocar os joelhos no chão e nos prostrarmos com o rosto no pó para nos humilharmos diante de nosso Deus.
O temor de Deus e a busca do reino de Deus, este deve ser o lema do cristão. O TEMOR DE DEUS É O PRINCÍPIO DE TODA SABEDORIA , 
e,
Jesus Cristo nos ensina a buscar em primeiro lugar o reino de Deus.

Quando meditamos em Jeremias, capítulo 3, temos o testemunho de alguém que foi grandemente castigado por Deus. Do versículo 1 ao 18 temos uma lista de sofrimentos que tanto tocam o corpo quanto a alma daquele pecador. O profeta inicia assim este capítulo 3,

Jeremias 3:1  -  EU sou aquele homem que viu a aflição pela vara do seu furor.
Jeremias 3 : 2 - Ele me guiou e me fez andar em trevas e não na luz.

E nos afirma que Deus o fez andar em trevas, o deixou na escuridão onde não havia luz.
Isto pode parecer crueldade da parte de Deus, mas não nos esqueçamos que nosso Criador é amor, mas também é justiça, justiça firme e inabalável, imutável.
Daí dizemos que O TEMOR DE DEUS É O PRINCÍPIO DE TODA SABEDORIA, pois quem não teme a Deus é néscio, é tolo, é alienado da realidade.
Deus tem todo o poder e "agindo Deus, quem impedirá?".
É maravilhoso estar sob a poderosa mão de Deus quando nos é favorável, mas se causamos a ira de Deus, sua mão será muito pesada e não haverá quem a possa retirar nem impedir o seu agir.
No tempo de Jeremias ainda não havia a justificação que Cristo nos dá hoje.
A misericórdia de Deus já existia, mas ela se fez constante para a humanidade quando nasceu nosso eterno mestre Jesus Cristo, o qual é todo amor e misericórdias. Ele justifica o pecador e impede que este seja castigado pela justiça de Deus, mas não eternamente, pois haverá o dia do juízo, o dia da ira do Cordeiro.
Jesus Cristo nos deu seu evangelho, nos deu o tempo da dispensação da graça para que o busquemos e o aceitemos como nosso único e suficiente Salvador. Ele nos deu o caminho para o reino de Deus: o batismo nas águas e no Espírito Santo. Ele nos ensinou a persistir em obediência e amor, sempre ouvindo sua Palavra e a direção do Espírito Santo.
MAS, 
quem perder esta oportunidade de se concertar com Deus, no nome de JESUS CRISTO, no dia do juízo, verá diante de si um Jesus Cristo que não será mais o advogado que o justifica diante do PAI, mas um juiz severo que aplicará a JUSTIÇA IMUTÁVEL DE DEUS.
Este será o dia da ira do Cordeiro, não se enganem, busquem a salvação enquanto é tempo.

Jeremias 3 : 32 - Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias.
Jeremias 3 : 33 - Porque não aflige nem entristece de bom grado aos filhos dos homens.

Temos nos versículos 32 e 33 a certeza do homem que ama a Deus, mesmo estando em pecado ele sabe que Deus não é um carrasco, mas sim um PAI  que corrige aqueles que ama. Deus não castiga ao homem por maldade, mas para que este mude sua forma de agir, para que este deixe o caminho da perdição e fique em obediência ao TODO PODEROSO.

Deus tem amor pelas suas criaturas, mesmo daqueles que são pecadores, entretanto, há uma situação em que Deus demonstra compaixão pelo transgressor, é quando Ele sonda o coração deste e ali encontra aquele amor verdadeiro. É quando Deus sonda o coração do pecador e ali Ele encontra verdadeiro amor deste para com Deus.
O amor que o ser humano tem em si com relação ao nosso Deus, o temor que carrega em sua alma, a vontade de agradar ao Pai, a capacidade de reconhecer que é fraco e pecador, mas que não consegue sequer imaginar se afastar do Todo Poderoso, aquela determinação em continuar a buscar a face do Todo Poderoso, essa postura toca fundo no coração de nosso PAI ETERNO.
Quando Deus encontra no ser humano o verdadeiro amor deste para com Ele, "o espírito de Deus se comove".
Davi foi o maior exemplo de um pecador que sempre teve o coração e a alma cheia de amor por Deus. Não era perfeito, mas seu amor por Deus e sua humildade diante do EU SOU o fez ser "um homem segundo o coração de Deus".
Ele pecou muitas vezes, mas sempre se arrependia e confessava a Deus seu pecado, pedindo perdão e adorando ao Senhor.
Assim devemos agir.
Em Jeremias 3:29, temos um conselho de como alcançar o perdão de Deus: "Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança".
É verdade, este é o início do concerto do pecador com Deus, se humilhar, se mostrar dependente de Deus em todos os sentidos. MAS,
o SENHOR JESUS CRISTO vem nos revelar que de nada adianta se encurvar diante de Deus somente em aparência, da boca para fora, como faziam os fariseus.
Deus sonda os corações.
Se encurvar, se ajoelhar diante de Deus e colocar a face no solo, a boca no pó, é uma atitude que deve ser acompanhada da verdadeira humildade que deve vir de dentro do coração, do fundo da alma do pecador.
Devemos demonstrar arrependimento, humildade, submissão. Mas também devemos ter AMOR e REVERÊNCIA pelo nosso Deus.
Se Deus sondar o coração do pecador que se curva diante dele e ali não encontrar AMOR e TEMOR, ou se ali encontrar murmuração e insatisfação ou mágoa, nada acontecerá.

Jeremias 3:57 - Tu te aproximaste no dia em que te invoquei; disseste: Não temas.

Quando agimos assim, clamando a Deus cheios de arrependimento, cheios de temor e reverência, cheios  de arrependimento verdadeiro, mas sempre adorando a Deus, no nome de Jesus Cristo, então o Senhor nos responde: 
"Filho, aqui estou contigo, NÃO TEMAS!
ALELUIAS!

Quando você está na presença de Deus, você está diante daquele que tudo criou, daquele é o começo e o fim de todas as coisas, daquele que ninguém pode contender. Quando você está na presença de Deus, nada pode lhe resistir, força nenhuma pode te enfrentar.
Pelo simples fato de você invocar o nome de Jesus Cristo e este te dizer : "NÃO TEMAS", já todas as cadeias caíram por terra, o inimigo já bateu em retirada, as portas se abalaram e abriram...
Aleluias!

Creia, a simples presença de Jesus Cristo na sua vida é capaz de mover o sobrenatural e tudo aquilo que é trevas vai fugir diante de ti.
JESUS CRISTO É O SENHOR.

O evangelho de Cristo é simples, claro, transparente. Ele é destinado aos homens simples de coração e tementes a Deus. Deus mandou Jesus Cristo para salvar os pecadores, que somos todos nós.

MATEUS 11:25 - Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.


ABAIXO, O CAPÍTULO COMPLETO DE LAMENTAÇÕES DE  JEREMIAS 3. 
Vale a pena ler e meditar.


 JEREMIAS 3:
3 : 1EU sou aquele homem que viu a aflição pela vara do seu furor.
3 : 2Ele me guiou e me fez andar em trevas e não na luz.
3 : 3Deveras fez virar e revirar a sua mão contra mim o dia todo.
3 : 4Fez envelhecer a minha carne e a minha pele, quebrou os meus ossos.
3 : 5Edificou contra mim, e me cercou de fel e trabalho.
3 : 6Assentou-me em lugares tenebrosos, como os que estavam mortos há muito.
3 : 7Cercou-me de uma sebe, e não posso sair; agravou os meus grilhões.
3 : 8Ainda quando clamo e grito, ele exclui a minha oração.
3 : 9Fechou os meus caminhos com pedras lavradas, fez tortuosas as minhas veredas.
3 : 10Fez-se-me como urso de emboscada, um leão em esconderijos
3 : 11Desviou os meus caminhos, e fez-me em pedaços; deixou-me assolado.
3 : 12Armou o seu arco, e me pôs como alvo à flecha.
3 : 13Fez entrar nos meus rins as flechas da sua aljava.
3 : 14Fui feito um objeto de escárnio para todo o meu povo, e a sua canção todo o dia.
3 : 15Fartou-me de amarguras, embriagou-me de absinto.
3 : 16Quebrou com cascalho os meus dentes, abaixou-me na cinza.
3 : 17E afastaste da paz a minha alma; esqueci-me do bem.
3 : 18Então disse eu: Já pereceu a minha força, como também a minha esperança no SENHOR.
3 : 19Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel.
3 : 21Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei.
3 : 22As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
3 : 23Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
3 : 24A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele.
3 : 25Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
3 : 26Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.
3 : 27Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.
3 : 28Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto Deus o pôs sobre ele.
3 : 29Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança.
3 : 30Dê a sua face ao que o fere; farte-se de afronta.
3 : 31Pois o Senhor não rejeitará para sempre.
3 : 32Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias.
3 : 33Porque não aflige nem entristece de bom grado aos filhos dos homens.
3 : 34Pisar debaixo dos seus pés a todos os presos da terra,
3 : 35Perverter o direito do homem perante a face do Altíssimo;
3 : 36Subverter ao homem no seu pleito, não o veria o Senhor?
3 : 37Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande?
3 : 38Porventura da boca do Altíssimo não sai tanto o mal como o bem?
3 : 39De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.
3 : 40Esquadrinhemos os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o SENHOR.
3 : 41Levantemos os nossos corações com as mãos para Deus nos céus, dizendo:
3 : 42Nós transgredimos, e fomos rebeldes; por isso tu não perdoaste.
3 : 43Cobriste-te de ira, e nos perseguiste; mataste, não perdoaste.
3 : 44Cobriste-te de nuvens, para que não passe a nossa oração.
3 : 45Como escória e refugo nos puseste no meio dos povos.
3 : 46Todos os nossos inimigos abriram contra nós a sua boca.
3 : 47Temor e laço vieram sobre nós, assolação e destruição.
3 : 48Torrentes de água derramaram os meus olhos, por causa da destruição da filha do meu povo.
3 : 49Os meus olhos choram, e não cessam, porque não há descanso,
3 : 50Até que o SENHOR atente e veja desde os céus.
 3 : 51Os meus olhos entristecem a minha alma, por causa de todas as filhas da minha cidade.
3 : 52Como ave me caçam os que, sem causa, são meus inimigos.
3 : 53Cortaram-me a vida na masmorra, e lançaram pedras sobre mim.
3 : 54Águas correram sobre a minha cabeça; eu disse: Estou cortado.
3 : 55Invoquei o teu nome, SENHOR, desde a mais profunda masmorra.
3 : 56Ouviste a minha voz; não escondas o teu ouvido ao meu suspiro, ao meu clamor.
3 : 57Tu te aproximaste no dia em que te invoquei; disseste: Não temas.
3 : 58Pleiteaste, Senhor, as causas da minha alma, remiste a minha vida.
3 : 59Viste, SENHOR, a injustiça que me fizeram; julga a minha causa.
3 : 60Viste toda a sua vingança, todos os seus pensamentos contra mim
3 : 61Ouviste a sua afronta, SENHOR, todos os seus pensamentos contra mim,
3 : 62Os lábios dos que se levantam contra mim e os seus desígnios me são contrários todo o dia.
3 : 63Observa-os ao assentarem-se e ao levantarem-se; eu sou a sua música.
3 : 64Tu lhes darás recompensa, SENHOR, conforme a obra das suas mãos.
3 : 65Tu lhes darás ânsia de coração, maldição tua sobre eles.
3 : 66Na tua ira os perseguirás, e os destruirás de debaixo dos céus do SENHOR.


CONCLUSÃO

O amor de Deus pelas suas criaturas é inexplicável e está sempre nos impactando. Fique sempre na luz de Cristo, a que afastas as trevas e os filhos das trevas.
JESUS CRISTO, O VERDADEIRO AMIGO.

PAZ A TODOS.

Missionário Virtual Geraldo de Deus            2016 setembro,04                                

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?