NÃO ADORAR IMAGENS - MANDAMENTO DE DEUS

Visão da praia da Enseada - GUARUJÁ - SP.





TODAS AS MARAVILHAS DA NATUREZA TESTIFICAM DA PERFEIÇÃO DE NOSSO DEUS, O CRIADOR DE TODAS AS COISAS E DE TODAS AS CRIATURAS. MAS DEVEMOS ADORAR AO CRIADOR E NÃO A CRIATURA OU A COISA CRIADA.


Êxodo20 : 5Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.


Quando Deus mandou Moisés reunir o povo que Ele resgatou do Egito, junto ao monte Sinai, para que ouvissem-no, foi tão grande o terror que se apossou daquela gente diante da glória do Senhor, que eles fugiram em pânico. 


E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial.
E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.
E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.
E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta.
Êxodo 19:16-19

E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe.
E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos.
E disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis.
Êxodo 20:18-20



Pediram então a Moisés que não os obrigassem a ficar diante da presença de um Deus tão poderoso, que os livrassem de experiência tão terrível.

Então Moisés subiu ao Monte Sinai em companhia de Josué e ali ficou diante da face de Deus por quarenta dias e quarenta noites, ouvindo os estatutos e as leis que Deus lhe ditava.Durante este tempo, aquele povo que não quis ouvir a voz de Deus nem ficar diante de sua presença, por temer o estrondo de sua voz quando Ele falava, estando na ausência de Moisés que subira no monte, e estando junto de Aarão, irmão de Moisés, convenceram-no a lhes fazer um ídolo de ouro, na forma de um bezerro, para que eles o adorassem como sendo seu deus.
E, não se pode entender bem porque, Aarão concordou com tal coisa, para desespero de Moisés ao descer do monte e se reencontrar com aquele povo que temia a gloria de Deus, mas que persistia em adorar ídolos e imagens.
Ëxodo24: 18 E Moisés entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites.
Ëxodo31:
18 E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

O PRIMEIRO  MANDAMENTOS DAS DUAS TÁBUAS DE PEDRA




Êxodo 20 : 1ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:

Êxodo20 : 2Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

Êxodo20 : 3Não terás outros deuses diante de mim.

Êxodo20 : 4Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

Êxodo20 : 5Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

Êxodo20 : 6E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.



Ëxodo 32

1 Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.
2 E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos.
3 Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão.
4 E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.
5 E Arão, vendo isto, edificou um altar diante dele; e apregoou Arão, e disse: Amanhã será festa ao Senhor.
6 E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantou-se a folgar.

Desta forma agiu o povo que Deus mandou Moisés resgatar do Egito, livrando-o da escravidão e dos maus tratos. Preferiram adorar uma imagem de ouro com a forma de um bezerro do que esperarem pela volta do homem de Deus que estava tendo um encontro com o Todo Poderoso no alto do monte Sinai, bem próximo deles. Não conseguiram se manter fiéis ao Deus que lhes dera livramento, antes adoraram uma imagem sem vida e declararam "este é o nosso Deus, o deus de Israel, que nos tirou da terra do Egito". 
Blasfemia, pura blasfemia.  Desprezaram o Deus Vivo e se encurvaram diante de uma escultura na forma de uma criatura irracional.
Entretanto, trazendo esta situação para os dias de hoje, podemos afirmar sem cisma de erro que muitos são os pecadores aos quais o Senhor guarda, dá livramento, cuida e sustenta, mas que agem desta forma, comendo e bebendo, folgando, enquanto adoram as coisas do mundo e se esquecem de Deus, até mesmo muitas vezes o rejeitando.

Ao ver o povo hebreu adorando aquele ídolo, o SENHOR já ordenou a Moisés,
  
ÊXODO 32 :
7 Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido,

8 E depressa se tem desviado do caminho que eu lhe tinha ordenado; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: Este é o teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.

Deus diz a Moisés que aquele povo se corrompeu e estava em idolatria.
Vamos novamente salientar aqui, Deus não tolera a idolatria. O primeiro de seus mandamentos é não adorar, não se encurvar diante de ídolos, de imagens.  Diz que as pessoas não devem fazer ídolos para si. Isto significa que não devemos adorar nada a não ser o nosso Deus, PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO, no nome de nosso Salvador e eterno mestre JESUS CRISTO.

Êxodo20 : 5Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

Prestem bem atenção ao que Deus diz sobre quem adora imagens, quem pratica a idolatria: 
"Não te encurvarás diante delas nem as servirás!"
"Sou Deus zeloso"
"Que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam"
Deus persegue, Deus coloca maldição não só no iníquo, mas também em sua família, atingindo com maldição os filhos, netos, bisnetos e tataranetos!
Coisa terrível é sofrer a mão de Deus sobre si para o mal, coisa terrível é quando Deus sonda o coração de um pecador e acha nele ódio ou desprezo pelo Criador.
Quando falamos em quebra de maldição as pessoas não entendem, pensam que estão sendo prejudicadas pelo diabo e em muitas situações, a maldição que pesa sobre suas vidas vem do próprio Deus. Talvez um avô ou um bisavô foi alvo de maldição por parte de Deus e a pessoa, descendente deste amaldiçoado, fica sofrendo, enfrenta provações, enfrenta destruição, enfrenta enfermidades contínuas na família, enfrenta todo tipo de acidentes e incidentes e não sabe que está sendo perseguida pelo próprio Deus, por uma falta cometida lá atrás.
Você pode achar que estou errado, que estou falando fábulas, mas não sou eu quem estou dizendo, apenas estou transcrevendo e ilustrando o que está na PALAVRA DE DEUS, na palavra imutável de Deus, na PALAVRA QUE NÃO VOLTA SEM TRANSFORMAÇÃO.
E esta transformação pode ser para o bem do cristão fiel, sem dúvida, mas também pode ser para punição do iníquo e de seus descendentes.
Tem quem acredita que Deus não castiga um filho ou um neto por um erro cometido por alguém.
Então, vamos ter que apagar o que está escrito em Ëxodo 20:5?
Não podemos negar a PALAVRA DE DEUS.
Quando Deus fala, ele age. E agindo Deus, para o bem ou para o mau do ser humano, quem o impedirá?
Então, para quem gosta de adorar alguma imagem de santo ou de anjo, fica aí o aviso bem claro, Deus não se agrada disso. Não se engane, você não está agradando a Deus quando fica rezando para alguma imagem ou acendendo vela para ela.
Isto é abominação para Deus e só atrai maldição sobre quem faz isto e para seus descendentes.
Em seguida Deus determina que Moisés seja obediente e fiel a Ele e aos mandamentos que lhe foram dados. Deus lhe promete a companhia de um anjo que o acompanharia e o guardaria por todo seu caminho. Deus manda que Moisés ouça e obedeça a voz do anjo do Senhor, o qual não perdoará rebeldia.
Assim, irmãos, continua sendo ainda hoje. Não é porque aceitamos Jesus Cristo como nosso único e suficiente salvador que podemos nos tornar iníquos, blasfemos, pecadores constantes e repetitivos diante da face do nosso PAI ETERNO.
Jesus nos justifica e perdoa nossos pecados, desde que nos arrependamos deles, os confessemos e não fiquemos repetindo os mesmos erros. Jesus não apoia nem protege aos rebeldes, pois devemos imitá-lo e Ele sempre foi humilde, obediente e fiel ao PAI ETERNO.
 Êxodo 23:20 .Eis que eu envio um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado.
Êxodo 23:21 Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebeldia; porque o meu nome está nele.

Em seguida, a promessa de Deus, promessa de bem aventurança e proteção para quem é obediente e fiel às suas ordens,
Êxodo 23:22 Mas se diligentemente ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários.

Deus deixa bem claro a condição para o ser humano conseguir sua bênção:

"Se diligentemente ouvires a MINHA VOZ, e fizeres TUDO o que Eu disser".
Deus deixa bem claro que devemos ser fiéis ao que nos ordena e que devemos ser obedientes em tudo.
E, diligentes, ou seja, rápidos em cumprir suas ordens, sem postergar, sem deixar para depois, sem fazer corpo mole.
Deus quer atitude, atitude de servo obediente e fiel.
O Senhor nos coloca uma promessa maravilhosa em Exódo 23:25,
25 E servireis ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades.Êxodo 23:25

Aí está a condição que devemos gravar em nosso coração. Sermos servos fieis para com nosso Deus, para com nosso ministério, para com o comando do Espírito Santo.
Para quem é servo fiel e amoroso, para quem faz a obra de Deus com amor e boa vontade, Deus promete prosperidade (abençoar o pão e a água) e saúde (tirarei do meio de vós as enfermidades).
Aleluias!
Nosso Deus é maravilhoso e todo poderoso, justo mas amoroso e longânime.
Aleluias!

ABAIXO UMA CONSTATAÇÃO QUE FIZ E QUE JÁ REGISTREI ANTES NESTE BLOG, MAS QUE GOSTO SEMPRE DE FRISAR E REPETIR,
Tenho viajado pelas cidades de Minas e tenho observado algo que muitas vezes nos passa despercebido: Como somos idólatras, meu Deus!
A IDOLATRIA ESTÁ ESTAMPADA EM CADA PRAÇA, EM CADA RUA, EM CADA ENTRADA DE CIDADE EM NOSSO PAÍS. MISERICÓRDIA!
Quase todas as cidades levam o nome de algum "santo".  Isso é idolatria.
Nas entradas das cidades são erguidas estátuas enormes desses "santos".
Misericórdia, Senhor.
Ainda bem que Deus sonda os corações, pois se Ele nos visse pela ótica humana nos consideraria extremamente idólatras, sem conserto, sem esperança.
Misericórdia, meu Deus.

Fica aqui o registro para meditarmos.  É o fruto da colonização da igreja católica no nosso país. Santos e mais santos, imagens e mais imagens.  Pura idolatria.


PAZ DE CRISTO A TODOS.

Missionário Virtual Geraldo de Deus                    2016 setembro, 28
    

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?