CHAMADO DE DEUS E A ATITUDE DO ESCOLHIDO










E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus,
E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.

E, andando junto do mar da Galiléia, viu Simão, e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores.
E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens.

Caríssimos,
Quando lemos em Marcos 1 sobre o chamado de Jesus para com os seus discípulos (depois chamados apóstolos), pode causar ao menos avisado alguma estranheza.
Imagine, você está no barco de pesca onde trabalha com seu irmão, pescando. É o que fazem para pagar as contas, comprar alimentos, manter toda a despesa da família. É seu trabalho e o barco e as redes são suas ferramentas. Você está ali, na beira da praia, dentro do mar raso, lavando as redes de pesca, então de repente lá na areia da praia você vê um homem. Pelo seu jeito, pelo seu vestir, pelo seu semblante e pela sua voz, se você tivesse tido ocasião de observá-lo bem, poderia crer que era um profeta, um homem de Deus.
Mas, você está ali, lavando as redes, ocupado em sua lida rotineira e repentinamente ouve a voz de um estranho na praia dizendo para você e para seu irmão, “: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens”.
Qual seria sua reação?
Será que você iria atrás daquele desconhecido, sem saber para onde ou para que finalidade?
Será que você esqueceria que tinha contas a pagar, compromissos a cumprir, deixaria tudo e seguiria aquele homem desconhecido? Pois bem, aqueles dois pescadores deixaram tudo para trás e seguiram aquele estranho.
Marcos 1:18 - E, deixando logo as suas redes, o seguiram.
Algo surpreendente, sem dúvida.
Mas o fato se repete logo adiante, onde Jesus chama outros dois pescadores para deixarem tudo e o seguirem. Estes estavam na companhia de seu pai e de outros pescadores.
Marcos 1:19 - E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes,
Marcos 1:20 - E logo os chamou. E eles, deixando o seu pai Zebedeu no barco com os jornaleiros, foram após ele.
Também estes dois deixaram a lida, deixaram os compromissos, deixaram o pai e os colegas de trabalho e seguiram após Jesus.
É realmente algo surpreendente.
Como alguém larga tudo e segue um homem desconhecido ao ser chamado por ele?
Ao meditarmos nestas passagens das sagradas escrituras, tendo o auxílio precioso do Espírito Santo, este vem nos revelar muito sobre chamado de Deus, sobre ser escolhido por Deus.
Em primeiro lugar, nem aqueles pescadores eram desconhecidos para Jesus, muito menos Jesus era desconhecido para eles.
Não haviam se conhecido como pessoas, mas no campo espiritual houve uma sintonia entre eles.
Aqueles homens decerto não eram pessoas vazias nem religiosas como os fariseus, os que adoram Deus somente na aparência, somente da boca para fora.
Aqueles homens eram: Simão, depois chamado Pedro, André, João e Tiago.
Quando Jesus passou ali na beira do mar, sentindo talvez as marolas das ondas molharem seus pés, olhando para um certo barco de pesca viu dois homens e sentiu neles arder a vontade de estarem verdadeiramente na presença de Deus. Sentiu que as almas daqueles pescadores almejavam mais que o ensinamento que ouviam dos escribas e fariseus no templo. Queriam não a religião, mas o próprio Deus com eles.
O mesmo ocorreu logo adiante, onde em outro barco de pesca havia muitos homens, mas somente em dois deles (João e Tiago) o Senhor sentiu aquele mesmo fogo ardendo na alma, aquela necessidade de ir além do que a religião natural daquele povo lhes oferecia.
Eles viviam num vale de ossos secos, mas seus olhos iam além, buscando algo que lhes desse renovo de vida.
Eles tinham o sonho de conhecer um verdadeiro homem de Deus, afinal, faziam já mais de trezentos anos que Jeová não levantava um verdadeiro profeta no meio do povo judeu. Havia muitos séculos que Deus já não se manifestava mais e aqueles homens tinham a esperança de ver o Messias prometido, como todo o povo almejava, mas eles tinham em si algo que muitos outros não tinham, atitude.
A atitude de receber o chamado de Deus e deixar as coisas seculares de lado, partir no encalço de Jesus e se colocar à sua disposição, pronto a ouví-lo e obedecê-lo.
Aqui o Espírito Santo nos mostra como acontece o chamado do escolhido.
Deus vê nele uma pessoa que tem em si o desejo de ir além da religião normal, que deseja ser um servo fiel e trabalhar na obra do reino de Deus. Aconteceu quando Jesus esteve aqui na Terra e continua a acontecer todo o tempo.
Deus escolhe os obreiros que preenchem estes quesitos, aqueles que sentem arder dentro de si a vontade de serem úteis na obra do reino de Deus, na edificação dos santos, na evangelização, na caridade e conversão de pecadores.
Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava.
E maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas.

Depois destes acontecimentos, vemos a trajetória de Jesus fazendo milagres, curando enfermos, libertando endemoninhados e sempre pregando a chegada do reino de Deus. Temos o Sermão da Montanha, depois a libertação do gadarenho ensandecido, dominado por uma legião de demônios, sendo que antes na travessia do mar Jesus repreende a tempestade.
Retornou a Cafarnaum e continuava a fazer curas nos sábados, o que era motivo de ira por parte dos maiorais dos sacerdotes, dos doutores da lei, dos escribas e dos fariseus.
Curou a sogra de Pedro e como a casa estava cercada por uma multidão muito grande de pessoas que o seguiam, desceram um paralítico pelo telhado, sendo que Ele o curou. Somente então, ao sair pela cidade é que Jesus encontra o quinto discípulo que se tornaria um apóstolo. Ele era publicano, cobrador de impostos a serviço de Roma, pessoa desprezada pelos judeus.

MATEUS 9 : 9 -E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na recebedoria um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.
Também neste caso se repete o chamado de Deus e o escolhido seguir prontamente, tomar a atitude de ser servo fiel e disponível. No presente caso, o escolhido deixa uma carreira onde certamente seria muito rico e poderoso. Abre mão das concupiscências do mundo, do deus dinheiro, e se coloca sob o jugo suave de Jesus Cristo.
Ao ser criticado pelos religiosos e patrulheiros da fé de plantão, Jesus respondeu dando um grande ensinamento,
Mateus 9 : 13Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.
Notemos a autoridade de Jesus, Ele diz, Misericórdia EU QUERO, EU NÃO VIM CHAMAR OS JUSTOS. Ele enfatiza bem que ELE, DEUS, DETERMINA, EXIGE, ORDENA.

Deus não divide sua glória nem sua autoridade nem seu domínio. Ele quer, Ele exige que seja como Ele determina.
Cabe a nós cristãos sermos servos obedientes e fiéis, sem murmurar, afinal, a Ele pertence todo poder, glória, domínio e honra, eternamente.

Mateus (MT) 10 : 1E, CHAMANDO os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.

Em seguida, as escrituras nos mostram a equipe de doze discípulos selecionados por Jesus, estes foram chamados apóstolos. Não temos detalhes da escolha dos demais, mas Deus sabe todas as coisas.
Deus age de forma miraculosa, pois o que para o homem é improvável ou impossível, para Deus é possível e normal. Deus age no sobrenatural.
CONCLUSÃO parcial
O Senhor nos revela que quando alguém é escolhido por Ele e chamado para fazer a obra de Deus, deve continuar seguindo os passos de Jesus, obedecendo suas ordens, fazendo aquilo que lhe for ordenado, afinal, somos servos do Messias. Um servo só tem serventia quando faz exatamente o que lhe é ordenado pelo seu amo.
Todo cristão tem um Senhor, um mestre eterno, um sumo sacerdote puro, eterno, chamado JESUS CRISTO. A Ele devemos ser obedientes e fiéis, ou seremos servos inúteis.
O Senhor nos chama e nos capacita para fazer o que Ele ordena, não o que achamos ser o certo ou errado. Temos que ser servos que sabem ouvir a voz do mestre. Um servo surdo tem pouca serventia. Por isto o Senhor nos adverte muitas vezes no evangelho “Quem tem ouvidos ouça o que o ESPÍRITO diz à igreja”.

CONCLUINDO

 

 Mateus (MT)

6 : 31Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
6 : 32(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
6 : 33Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
6 : 34Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

O nosso Deus nos exorta a não colocar as coisas do mundo antes das coisas de Deus, de não nos afligirmos temendo pelo que comer, vestir ou beber. Pois “o justo viverá pela fé”.
Sendo cristão fiel, seremos achados justificados diante do Pai pelo nosso JESUS CRISTO. E Davi já nos ensinava,

Salmos 37 - Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.

Se você tem um chamado de Deus para fazer a obra do reino dos céus, não hesite, não vire as costas para Deus, não fique postergando, o tempo passa muito depressa e amanhã já pode ser tarde demais para atender ao chamado do eterno mestre JESUS CRISTO.

Demonstre ser merecedor da confiança de Deus, seja servo fiel e amoroso, conquiste a promessa de vida eterna no reino de Deus.

Confia no Senhor, espera n’Ele e Ele tudo fará.


Missionário Virtual Geraldo de Deus    2015 setembro, 30

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?