A MÃO DE DEUS



Provérbios 16:3 - Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.
Provérbios 16:4 - O Senhor fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal.
Provérbios 16:5 - Abominação é ao Senhor todo o altivo de coração; não ficará impune mesmo de mãos postas.

Abençoado povo de Deus,

Estamos em 2017, pela misericórdia e graça de nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo.
Se volvermos o olhar para o mundo ao derredor, se lermos os noticiários recentes, veremos muitos relatos de tragédia, dor, perda e morte. Mas, se estamos vivos e sãos, intocados, não é senão pela constante atuação de nosso protetor e Criador, o qual é nosso Redentor e Salvador.
No último dia do ano de 2016, em nosso último culto da passagem do ano no dia 31 de dezembro, tivemos o testemunho de muitos irmãos da igreja, cada um relatando as vitórias que obteve no ano que se encerrava, o ano da crise terrível no nosso país. 
Mesmo assim, em meio à crise, muitos foram os que testemunharam as vitórias que Deus lhes permitiu obter, tanto em seus negócios particulares quanto em seu ministério e ainda em relação à própria família.
Pudemos confirmar que Deus dá livramento e prosperidade aos seus.

Tivemos ainda a boa notícia da paz negociada na síria (cessar-fogo), e temos tido notícias pela imprensa, de uma mudança de atitude dos europeus em relação aos imigrantes ilegais que fogem das áreas de conflito e aportam em suas fronteiras. 
Tivemos notícias de uma ação pioneira da França, de assistir, triar e encaminhar estes desterrados com mais humanidade e melhor disposição.
Tudo isto nos confirma que nossas orações chegaram ao trono de Deus e que Ele tem tido piedade de nosso conturbado mundo. Que Ele tem agido para auxiliar e dar livramentos a todos os povos.

Em meu “ecossistema”, ou seja, no meu ambiente de vida, que envolve a família, os conhecidos, os irmãos da igreja e todos os pecadores ao redor, pude aprender muito também, pois enxerguei e comprovei a mão de Deus atuando sobre bons e maus, sobre os convertidos e sobre os pecadores. 

Pude ainda ver que Deus faz aquilo que Ele acha ser o correto, e não o que cada uma de suas criaturas ou filhos acham ser o certo. Deus tem sua vontade e seu agir soberanos, independente de nossas ações e de nossas vontades.

Pude ver muitos evangélicos que tentaram escapar da crise financeira e com o intuito de galgar cargos de poder, muitos que se candidataram na eleição passada para vereador e prefeito. Dos que se candidataram, poucos foram os que se elegeram. Será que Deus é mau e não quis ajudá-los?

Eu entendo exatamente o contrário disto, eu vejo em Deus um pai tão bom que os livrou de se misturarem ao lamaçal de corrupção que norteia a política, em todos os níveis, desde o municipal até o federal.
 Não permitir que eles se elegessem foi um excelente livramento que Deus lhes deu. Quantos homens de Deus não se deixariam ofuscar pelo deus dinheiro, ou pelo deus poder e viraria as costas para o nosso eterno mestre JESUS CRISTO, perdendo sua coroa e sua salvação?

Pude ver e testemunhar pessoas que agiram de forma errada, sem consultar Deus, tentando escapar de situações difíceis de convivência familiar, ou por rebeldia com os pais e que Deus fez com que fossem humilhados e retornassem ao lar. Ou a esposa e mãe que deixa o marido e filhos, por se sentir maltratada pelo cônjuge e tenta se unir a um terceiro. Alguns meses depois dá testemunho de que saiu de uma situação ruim para uma ainda pior. 

Faltou a estes buscar a ajuda de Deus, faltou crer na providência divina e esperar no nosso eterno mestre JESUS CRISTO, crendo que Ele tudo pode, que Ele é quem dá livramento e abençoa de forma harmoniosa.

Em minha própria vida no meio evangélico pude ver a atuação constante de Deus, quando Ele me levou lugares onde eu não conhecia, onde Ele me ordenou frequentar no anonimato mas que logo fui escolhido pelo dirigente local para ter uma participação mais efetiva, mesmo eu usando sempre de humildade e simplicidade.

Deus me levou a algumas igrejas pequenas, onde levei mensagens e onde Ele me fez ver erros de atuação dos obreiros e dirigentes, bem como a forma equivocada de agir dos frequentadores, (Em duas destas igrejas, logo depois que eu estive nelas, fecharam suas portas, encerraram suas atividades). Numa outra em que eu fui, Deus me mostrou como os jovens que ali frequentavam não tinham em si o espírito cristão, mas que eram dominados por sentimentos de promiscuidade mundana, (Nesta, o pastor e a sua esposa são pessoas muito agradáveis a Deus e cheios de boas intenções, extremamente dedicados ao Senhor.).
Voltando um pouco no tempo, em 2015, também pude ver o agir de Deus.

Aconteceu assim, em outra igreja, a qual o Senhor me levou e me ordenou frequentar por alguns meses, por misericórdia de Cristo, pela força da oração e da intercessão por aquela pequena igreja e pela vida do obreiro e dos que a frequentavam, pelo fato de semear a Palavra pura e sem contaminação, pude ver como Deus agiu favoravelmente.

Quando eu ali fui pela primeira vez, encontrei um pastor com sua esposa, um levita que o auxiliava e que também pregava a PALAVRA, tendo a igreja uma média de apenas quinze membros, todos crentes já bem antigos e dormentes na fé.
Depois de cerca de dois meses, a igreja começou a se encher e sinais aconteciam, testemunhos de vitória dos congregantes eram constantes. Mas, eu sentia que havia algo em oculto, algo que não estava correto.  Então, pouco tempo depois, apareceu um casal de obreiros vindos da “igreja mundial da graça de Deus”. Como nossa igreja era firmada na Palavra e no evangelho de Cristo, pensei que o pastor,ao aceitá-los como obreiros, ia fazer com que mudassem sua forma de atuar, que deixassem a doutrina da prosperidade de onde vieram e aprendessem a ser pentecostais.

Infelizmente foi o contrário, o pastor se deixou contaminar pelo erro do sincretismo religioso e da ganância pelo dízimo e ofertas com campanhas e mais campanhas onde se distribuía botijas de azeite ungido,e também se  distribuía envelopes para contribuição.
Deus protestou bem dentro de meu coração e eu fui contra aquela situação. Tentei fazê-lo ver seu erro, com humildade e reverência pelo seu cargo de anjo da igreja, mas ele se fez de desentendido. Deus então me deu a dura palavra que está em 

Oséias 4:6 “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”.

Diante desta atitude errada do Pastor dirigente,e de sua persistência no erro, pedi ao Senhor para me permitir sair dali, ir congregar em outro local. O Senhor me ordenou ficar ainda mais algum tempo ali, até que tudo se consumasse. 

Eu, então, continuei frequentando aquela igreja, mas já não sentia mais prazer em estar ali pois sentia que algo ruim iria ocorrer. Ficava indignado com a distribuição de óleo ungido no monte e da prática de se pedir contribuição em troca. 

Como não podia deixar de ser, a igreja voltou a se esvaziar, sendo que aqueles crentes que haviam surgido ali e que congregavam conosco deixaram de comparecer. A igreja chegou a ter cerca de oitenta membros naquele curto espaço de tempo, mesmo sendo pequena, simples e estando situada num local muito ruim devido aos vários pontos de venda de droga em seu derredor. Como Deus havia trazido membros, assim os levou e a igreja  foi se esvaziando. 

Eu já quase não pregava mais a Palavra ali, pois o clima entre eu e os obreiros (Pastor, presbíteros e diáconos) era bem tenso por minha recusa em aceitar a prática que faziam para arrecadar contribuições e pelas campanhas constantes. 

Numa de minhas últimas pregações ali, falei bem claramente que aquele modelo de atuação, com campanha após campanha estava fadado ao fracasso, pois se a pessoa que ali ia em função da campanha alcançasse obter o que viera buscar da parte de Deus, ela não tinha mais motivo para voltar e continuar contribuindo. 
Outros, se não conseguissem obter a bênção que necessitavam, após algumas campanhas sem resultado, também não voltariam mais ali. E reiterei a PALAVRA em Oseias 4:6. Ainda assim o Pastor se fez de desentendido.

Por ordem de Deus continuei frequentando aquela igreja condenada ao fracasso, não pela falta da presença de Deus, mas pela ganância dos obreiros e pela sua falta de visão espiritual, pois sabemos que o SENHOR condena as práticas que lesam os frequentadores e também toda forma de sincretismo religioso.

Cerca de um mês depois, estando eu em constante oração para que o Senhor me permitisse encontrar outro local para congregar, o obreiro que havia vindo da igreja mundial foi escolhido pelo pastor para pregar a Palavra e falou sobre Moisés. 

Deus havia me dito que quando eu visse algo que fosse blasfemo sobre o altar, eu estaria liberado de meu compromisso com aquela igreja. O irmão então, ao pregar sobre Moisés foi logo dizendo “vou falar hoje sobre três ações erradas que não devemos praticar, três erros cometidos por Moisés...” –  Aquilo já me pareceu blasfêmia, pois Moisés sempre foi um grande herói da fé e realmente, durante sua infeliz explanação, ele só fez denegrir a imagem de Moisés. Para mim estava claro que havia sido uma pregação blasfema. Pensei, agora o pastor vai dizer algo em contrário, ao encerrar o culto, pois esta Palavra é totalmente errada e ímpia. Para minha surpresa, o pastor disse que aquela palavra era boa e digna de aceitação.

Ali se comprovou para mim que a blasfêmia dominara aquele altar e aquela equipe de obreiros. Foi a última vez que ali congreguei.

Deus, então, me levou até uma igreja Assembléia de Deus, de um pastor conhecido que estivera fora e que voltara para nossa cidade há poucos meses. Ali encontrei também muitos irmãos conhecidos. Foi onde Deus me colocou e onde continuo até agora, início de 2017. (Também nesta igreja o Senhor tem agido e tem me usado como seu profeta, mas esse assunto fica para uma outra oportunidade).

Porém, cerca de quarenta dias depois de eu ter saído daquela igreja onde se praticava o sincretismo e a blasfêmia, fui surpreendido pela notícia que o pastor, aquele a quem o Senhor me mandara falar sobre Oseias 4:6, havia fugido às pressas de nossa cidade, indo para Varginha, onde fica a sede regional daquela igreja. Saiu por ter sido acusado de adultério,  e soube ainda que havia sido abandonado pela esposa, que voltara para sua cidade natal.
Eu ainda não sei detalhes do caso até hoje, pois também não me interessa, cabe a Deus julgar e dar a sentença a cada um de nós pecadores. 
A referida igreja onde ele era o pastor ficou algum tempo sob os cuidados de um outro pastor da mesma nomenclatura, mas faz já algum tempo que está fechada, infelizmente. Daquela igreja o Senhor me permitiu convidar vários irmãos a virem congregar conosco na nossa igreja atual, mas destes apenas um casal, que eram os líderes do grupo de louvor aceitaram o convite e estão conosco até hoje, para honra e glória de nosso Deus.

Deus age assim, a cada um dá conforme cada um planta. Cada escolha que fazemos pesa em nossa vida e em nossa relação com nosso Deus.

Jesus é amor, mas não abandona nunca a justiça de Deus.

Tenho aprendido com nosso Deus, tenho procurado ser obediente, tenho sido humilde diante de meu Jesus Cristo e tenho persistido em andar em Sua maravilhosa presença. E, em tudo tenho sido mais que abençoado.


CONCLUINDO

2 CORÍNTIOS 12:10 - Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.

De tudo isto, o que posso concluir é que Deus sabe qual deve ser nosso modo de agir para contribuir com a edificação de sua obra e para a purificação dos cristãos. Nós, por mais que estejamos aprendendo, somos sempre impactados pela forma como Deus nos surpreende em seu agir.

Então, devemos estar em comunhão com o Espírito Santo, ligados na presença de Cristo, envolvidos com a Trindade de Deus em todo momento, em espírito de oraçaõ e em vigilância, sem deixar que o pecado nos afaste de Deus. E estar sempre de ouvidos bem atentos e sensíveis à voz do Espírito Santo.

Como disse Paulo, “quando estou fraco é que sou forte”.

Aleluia!

Feliz 2017 a todos, na presença gloriosa e viva de JESUS CRISTO.
AMÉM.

Missionário Virtual Geraldo de Deus                    2017, janeiro, 02  


Observações; 31 12 2019

Olhando para trás, nesta postagem de primeiro de janeiro de 2017, três anos atrás, entendo que devo melhorar, que devo me dedicar mais em orações e intercessão.
Peço que cada leitor amigo faça esta retrospectiva em sua vida e veja o que mudou para melhor e para pior. O que você pode fazer para estar mais perto de Jesus Cristo, mais cheio da presença do Espírito Santo.

Vamos nos examinar a nós mesmos para não cairmos em erro, para não perder a salvação.

Jesus está voltando, fique preparado.



  

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?