EVANGELIZAR, COMO ENSINOU JESUS?







Lucas 10:2 - E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara.

Caríssimos,


Jesus Cristo foi o precursor na organização da evangelização missionária, como não poderia deixar de ser, para nos mostrar que fazer missões e ganhar almas não depende de riquezas, mas somente de empenho, disposição e fé.

PRIMEIRA EQUIPE MISSIONÁRIA ORGANIZADA POR JESUS CRISTO:


E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades.
E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos.
E disse-lhes: Nada leveis convosco para o caminho, nem bordões, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem tenhais duas túnicas.
E em qualquer casa em que entrardes, ficai ali, e de lá saireis.
E se em qualquer cidade vos não receberem, saindo vós dali, sacudi o pó dos vossos pés, em testemunho contra eles.
E, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte.(
Lucas 9:1-6).



SEGUNDA EQUIPE MISSIONÁRIA ORGANIZADA POR JESUS CRISTO:

Lucas 10:
 1 E depois disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir.
2 E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara.
3 Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.
4 Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho.
5 E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa.
6 E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós.
7 E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa.
8 E, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que vos for oferecido.
9 E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: É chegado a vós o reino de Deus.

Obreiros do Senhor,

Estamos nos aproximando do ano de 2017. 
Já se passaram quase vinte séculos desde o nascimento, ministério, crucificação, morte, ressurreição e ascensão do nosso eterno mestre JESUS CRISTO.

Ele, com tão pouco tempo de ministério que lhe foi concedido aqui na Terra, causou uma revolução tão fantástica na humanidade que não há um só que venha a conhecê-lo e não tome uma posição favorável ou contrária à sua doutrina de vida e vida após morte. 

Jesus é assim, ou você o adora ou você o odeia. 

Para aqueles que anseiam ter uma oportunidade de conhecer e se aproximar do Deus Eterno, Jesus se torna motivo de adoração, pois Ele é "o Caminho, a Verdade e a Vida. E ninguém chega até ao Pai nem ao reino dos céus senão através dele (JESUS CRISTO).

Para aqueles que não suportam ouvir falar em Deus, aqueles que só acreditam no que os seus sentidos corporais podem detectar (materialistas, ateus) o nome de nosso eterno mestre Jesus Cristo causa todo tipo de rejeição. 

Não suportam ouvir falar em alguém que prega o amor, que prega o perdão, que pode mover o sobrenatural e realizar milagres. 
Nem mesmo quando Deus move o sobrenatural e faz coisas maravilhosas e impossíveis acontecerem ao seu redor, à sua vista, ele crê. 
De tudo duvida, pois seu coração e sua alma estão corrompidos e cheios de maldição, está escravizado pelas forças das trevas e da perdição.

IDE E PREGAI...

Uma das ordenanças mais importantes que Jesus nos legou em seu evangelho foi o de "ir por todo o mundo e pregar as boas novas do reino de Deus, a todas as criaturas".

Isto é o que se chama evangelização. 

É fazer com que se conheça o nome de Jesus aos pecadores e com que estes venham a fazer a escolha fundamental de suas vidas: ser de JESUS, ou não ser de JESUS.

Evangelizar é isto. Como o fez João Batista em pleno deserto, nas margens do rio Jordão. Ele exortava o povo a se converter de seus maus caminhos, a se arrependerem de seus pecados, a tomarem novo rumo e nova atitude de vida, pois "eis que é chegado o reino de Deus" - dizia JOÃO BATISTA.

Jesus Cristo evangelizou, desde os trinta anos até os trinta e três anos e meio, em vida. 

Depois, ao ressuscitar, continuou sua obra evangelizadora junto aos seus apóstolos e discípulos por mais quarenta dias. 

Durante sua vida, ainda organizou duas grandes evangelizações ao criar uma equipe de missionários formada primeiro pelos seus doze apóstolos, conforme lemos em LUCAS 9:1-6 e, posteriormente uma segunda equipe, agora formada por setenta de seus discípulos.

Jesus foi bem específico em qual seria sua atuação junto aos pecadores visitados: 

 "deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades.E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos".

Detalhando: JESUS lhes deu VIRTUDE E PODER, capacitando-os para:

1 - Expulsar encostos e demônios:
2 - Curar enfermidades;
3 - Pregar o reino de Deus.


Amados irmãos em Cristo, 

A simplicidade é a característica mais marcante de nosso eterno mestre. 

Quando capacitou seus missionários e os enviou para o campo em busca de anunciar sua doutrina, resumiu em três tópicos apenas o que deveriam fazer: expulsar demônios, curar enfermidades, pregar o reino de Deus. 

De uma forma um pouco figurada, Ele ordena que primeiro eles façam as obras (sinais, milagres, mover o sobrenatural), mas que não deixem de pregar o reino de Deus.

Se abrirmos o terceiro item, vamos ter a pregação da Palavra.

Ainda hoje, ao sairmos em busca de almas, ao nos prontificarmos a ganhar almas para Deus, estes três tópicos são os principais a serem executados.

Quando um homem de Deus entra numa casa de pessoas que ainda não conhecem Jesus, ele deve primeiramente dar a PAZ DE CRISTO, em seguida, pedir autorização para orar. 

Nesta oração deve repreender toda obra oriunda do diabo (macumbaria, encostos, demônios, amarrações, obras de feitiçaria, etc), deve repreender toda enfermidade e profetizar cura. 

Caso haja algum doente crônico ou que sofra de mal incurável, o ideal é que seja feita oração específica para este enfermo. Se, no momento da oração o homem de Deus sentir ou ouvir o ESPÍRITO SANTO determinando que ele pronuncie palavras de cura, que obedeça. E que fale aquilo que Deus mandou. 
Dai pode acontecer alguma cura milagrosa.

Entretanto, o homem de Deus deve ter em sua mente e em sua maneira de agir, a humildade de saber que somente Deus pode curar, somente Deus pode operar maravilhas.

Que ele, como profeta e evangelizador pode ser usado por Deus como canal de milagre e bênção, e não o contrário.

Não adianta o evangelizador querer, pelo seu poder e entendimento, fazer com que Deus o obedeça e realize milagres. 
Deus é soberano, somente Ele tem o poder, a honra, a glória e o domínio. 

Aleluia!

Em seguida às orações, deve-se pedir a atenção das pessoas e fazer uma breve mas eficaz pregação da Palavra, ouvindo do ESPÍRITO SANTO qual seja a necessidade daqueles que ali estão, ou, o que Deus quer que se diga àquelas pessoas. 

No mais, a obrigação do evangelizador é conseguir que o pecador aceite Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador. 

A transformação e as mudanças estruturais naquela família e naquela casa acontecerão aos poucos, conforme o agir do Espírito Santo, independente da vontade de qualquer homem de Deus. 

Cada alma que aceita Jesus Cristo é um galardão para o evangelizador, acontece festa no céu por cada vitória obtida.


CUIDANDO DOS NOVOS CONVERTIDOS

Não adianta, contudo, evangelizar e não pastorear. 

As ovelhas e os cordeiros devem ser cuidados até que estejam prontos para dar continuidade à obra de Deus, até que venham a dar frutos espirituais.

É importante cadastrar cada novo convertido, anotando alguns dados básicos tais como :
- Nome (no caso de visita familiar, anotar o nome dos adultos) 
- Idade (dos adultos) 
- Endereço
- Religião 
- Profissão
-Condição e necessidades (se necessita de alguma assistência tal como doação de cestas básicas, de auxílio médico, de auxílio psicológico, se há alcoólatras, se ali existem viciados em droga, se há desemprego, etc), 
- Informações gerais sobre a família (quantos são os membros da família, quantos são menores de idade, quantos estão estudando, se há algum fora da escola, se há alguma grávida, se há algum recém nascidos, etc).
- Data da visita e avaliação da receptividade
- Agendamento de nova visita e observações gerais.

O ideal é que o evangelizador tenha um caderno ou agenda onde faça suas anotações. 

Este deve sempre estar com ele, disponível para consultas, devendo estar sempre atualizado quanto a visitas realizadas e agendamento de novas visitas, para que seu desempenho vá bem.

 Deve-se incentivar o culto nos lares, sempre que possível. 
O culto no lar tem melhor penetração tanto na casa onde é realizado, no convite a vizinhos e parentes e até mesmo na comunidade. 
Mesmo que o objetivo seja que aqueles novos convertidos frequentem alguma igreja onde esteja ligado este missionário evangelizador, o culto no lar não deve ser nunca descartado.

Na igreja é importante ter um acompanhamento diferenciado aos novos convertidos. Eles devem ser melhor instruídos e assistidos, em todos os sentidos.




CONCLUINDO

Evangelizar não é bicho de sete cabeças, não é algo impossível. 

É preciso que se inicie o processo e que se dê continuidade, para não frustrar aqueles que contavam com o evangelizador, mas que este não compareceu ao compromisso firmado, ou que não veio na visita agendada.

O evangelizador deve ter o bom senso de evitar certos ambientes hostis, para a própria autopreservação. 

Temos conhecimento de fato acontecido recentemente e noticiado nas redes sociais e na imprensa, onde um certo pastor foi morto a tiros por um certo traficante de drogas, numa favela, onde ele havia evangelizado o seu assassino. 
É uma notícia triste. E, ao se ler tal fato, fica ainda na cabeça das pessoas a dúvida: será que aquele pastor estava ali realmente para evangelizar? Será que ele tinha algum envolvimento escuso com seu assassino? Será que havia algum motivo oculto para ele ter sido assassinado?

Faço estas colocações para que sirva de exemplo para o evangelizador ou missionário. 

Ele deve saber bem onde vai, e deve sempre ir acompanhado pelo menos de mais uma pessoa que o assista. 

Deve-se evitar atitudes aventureiras, como a de comparecer em pontos de venda de drogas a fim de evangelizar os traficantes, visitar ruas e lugares suspeitos e perigosos onde haja ladrões e assassinos. Evitar bordéis e locais de prostituição.

Você pode me perguntar PORQUÊ?

Para preservar sua dignidade, sua honra e sua vida.

Então devemos discriminar e rejeitar pessoas que vivem nestes lugares?

Não. Basta que se faça uma equipe formada por várias pessoas e que se visite estes locais em dias pré determinados, em horário comercial, com muito tato e com muito cuidado.

Que haja um contato rápido com estas pessoas, que se faça um convite para comparecer na igreja para um culto, que se distribua algum tipo de panfleto, que se oferte bíblias.  E... tchau. 

Que se evite permanecer em locais perigosos sem necessidade.

Existem bolsões de pobreza em todos os municípios, e existem os bairros rurais, existem os moradores que residem no campo longe de aglomerados. 

Estes devem ser os alvos prioritários para evangelização. 

Também os asilos, os orfanatos, os hospitais, os lixões... 

Existe toda uma população que necessita da presença de um evangelista, que necessita conhecer JESUS CRISTO e aprender a conviver com Ele e com sua doutrina.

Tem chamado missionário ou evangelístico?  mãos à obra, saia em busca de almas para JESUS. Agora! 

Mas antes, busque se encher do Espírito Santo e peça em oração que JESUS CRISTO esteja acompanhando-o e capacitando-o. 

PAZ DE CRISTO,

Missionário Virtual Geraldo de Deus    2016 novembro, 28






Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?