NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE MUNDO






Salmos 33:11. “Muitos propósitos há no coração do homem, mas o conselho de Deus permanecerá”.


Em nosso Deus não há mudança de caráter.

Deus não muda, Deus não modifica seus propósitos nem suas prerrogativas. 
Deus não retrocede em seus princípios, que são firmes, retos e constantes, nem muda a direção de sua justiça.

Toda criatura e toda criação está sujeita a mudanças, mas não o Criador. 
Ele não muda porque Ele é o começo e o fim, Ele é perfeito, não necessita se aperfeiçoar.

A Palavra de Deus, à qual temos acesso na bíblia sagrada, é imutável e eterna. 
Nada do que o SENHOR fez ou falou se modificou. 

Claro que Ele fez a natureza e as criaturas de forma a se adaptarem às contingências relacionadas com o clima, com o relevo, com a capacidade de sobrevivência. Mas isto também é determinação do Criador, que as coisas sejam assim.

Ao meditarmos em como nosso mundo está tomado pela maldade, pela crueldade, pela idolatria, pela hipocrisia e a iniquidade, ficamos muitas vezes pensando, “como é que pode existir tanta coisa ruim no nosso mundo"? 
Como Deus permite isso? 
De onde veio todo este mal?

Entretanto, se estivermos ligados na Palavra de Deus, conhecendo-a e também buscando outros esclarecimentos em documentos dignos de credibilidade, entendemos como até mesmo o Todo Poderoso tem que ser longânime para fazer sua obra em conformidade com seus propósitos eternos.

Conforme está na bíblia, se fizermos uma retrospectiva até os tempos da criação, em Gênesis, teremos a revelação de um local paradisíaco, onde Deus criou um homem à sua imagem e semelhança, Adão.  Da costela de Adão, o SENHOR criou uma companheira para ser sua ajudadora, Eva.

No breve relato sobre o paraíso vemos Deus falando diretamente com Adão, vemos Deus colocando todas as coisas sob o domínio deste homem, tanto os vegetais quanto os animais.  
Deus diz que tudo aquilo deveria ser utilizado em seu benefício, que o homem deveria dominar sobre todos os outros seres viventes. 

O homem e a mulher viviam no Jardim das Delícias, junto e na presença de Deus, sem dores, sem doenças, sem sofrimento, sem culpa.

Então, iniciou-se a era do pecado e da culpa, causados pela DESOBEDIÊNCIA à direção de Deus. 
Desobedeceram a ordem de Deus, para que não comessem de um determinado fruto de uma determinada árvore.

Quando Eva deu ouvidos à serpente o mal invadiu a existência do casal e os fez se esconderem da presença de Deus.
Gênesis 3:13 - E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

Assim também acontece nos dias de hoje às pessoas que não vigiam e dão ouvidos à voz do diabo que fica rondando-as. 
As pessoas levam suas vidas descuidadamente, sem sentimentos de culpa, mas quando estão sob a orientação de Deus, quando adquirem a noção do certo e do errado, então elas ficam conscientes daquilo que Deus não quer que elas façam, se conscientizam do pecado, fugindo da presença de Deus quando sabem que estão contaminadas pela iniquidade. 

Se esquecem que o salário do pecado é a morte e persistem em pecar contra Deus e contra seus iguais.

Se esquecem da parábola do filho pródigo, onde Jesus nos mostra que Deus é como o Pai que está sempre pronto a perdoar e receber com festa o filho que peca e foge de sua presença, mas que volta arrependido, pedindo perdão.
Deus é este Pai amoroso, zeloso dos seus filhos, longânime, a todo tempo pronto a perdoar e galardoar.

Se você está em culpa, se está em pecado, não fuja de diante da face de nosso JESUS CRISTO não, fique diante dele, humilhe-se, peça perdão, arrependa-se verdadeiramente de seus pecados e se reconcilie com o Salvador. 

A todos JESUS dá sempre mais uma chance. 
Não corra da face de Deus, corra para os braços protetores e invencíveis do Deus vivo, JESUS CRISTO.

Gênesis 3:23 - O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.

Voltando a Adão e Eva, sabemos que eles foram então expulsos daquele paraíso no qual viviam e receberam de Deus uma maldição, que se estenderia a toda a descendência humana advinda de Adão. 

A partir daquele momento, o homem (e a mulher) viveria um certo tempo neste plano material e depois morreria, sendo que seu corpo voltaria ao pó de onde fora tirado. 
Para sobreviver o homem teria que arrancar seu sustento da terra, a custa de muito suor. 
A mulher, além disso, teria dores ao dar à luz.

Deus os expulsou do Éden e colocou um anjo com uma espada de fogo para evitar que para ali regressassem.

Então, a seguir temos o acontecimento da primeira morte violenta narrada na bíblia, onde o filho mais velho, Caim, matou seu irmão mais novo, Abel. Foi a primeira contenda humana por motivo de fé ou religião, como queiram.

Deus se agradou de Abel, mas não aceitou a oferta que veio de Caim, não pela oferta em si, mas devido ao coração de Caim estar dominado pela maldade, pelo desejo daquilo que desagrada a Deus
.
Gênesis 4:6 - o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
Gênesis 4:7 - Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.

Irmãos, esta passagem acima nos mostra como Deus não olha o exterior das coisas, Ele vasculha o coração de seus filhos. 

Não se pode enganar Deus, nem devemos intentar cobrir nossos pecados com dízimos e ofertas. 

Uma coisa é ser contribuinte na obra de Deus, outra coisa é ser agradável a Deus e andar na sua presença maravilhosa. 

Contribuir com coração pesado, em pecado, crendo que está sendo agradável ao SENHOR,é tolice.

Para modificar a situação ruim em que está vivendo, o cristã tem que pedir perdão a Deus, se encher de amor. 
Amor a Deus, primeiramente, no nome de JESUS CRISTO. E amor ao próximo, sem acepção de pessoas.
.
JÓ 23:13 - Mas, se ele resolveu alguma coisa, quem então o desviará? O que a sua alma quiser,  isso fará.

Jó nos adverte, “quem poderá contender com Deus?” – A resposta, claro, é ninguém. 

Nenhuma força ou potência conhecida tem a capacidade de tentar medir forças com o Criador de todas as coisas, o qual tem todo o domínio sobre o plano material e o espiritual.

Tolo é todo aquele que se faz indiferente a Deus, que o rejeita, que escarnece dele, que nega que Ele exista.

Para Deus não há alteração alguma no fato de alguém crer nele ou o negar. Não afeta seu poder nem seu domínio.

Operando Deus, quem impedirá?

Entretanto,

Este ONIPOTENTE E ETERNO  DEUS nos ama de uma forma inexplicável, e a cada um de nós deseja levar para viver junto de si.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho Unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16).

Aleluia!

Deus é fiel a cada um de seus filhos, a cada uma de suas criaturas. De todos Ele cuida com o mesmo amor e dedicação.


CONCLUINDO

Desde o momento da criação dos Céus e da Terra, desde quando Deus criou o ser humano, este tem lhe dado tristezas e decepções, por ser desobediente e contrário aos desígnios do Criador.

É difícil ao homem se encurvar diante de Deus, por ser Ele invisível aos nossos sentidos físicos. 

Então, o homem fica criando deuses falsos, fazendo estátuas para adorar, imagens para venerar, ou então adora ao deus dinheiro e ouro, crendo que tem domínio sobre o mundo, se esquecendo que daqui nada levará ao ser apagado deste plano material como se apaga a chama de uma vela.

Agora ele existe e acha que está brilhando, exalta a si mesmo e se acha poderoso, mas no momento seguinte se apaga e só acha trevas, trevas eternas.

Deus já deu uma chance para a humanidade, quando fez aliança com Noé, eternizada na forma do arco íris. 
Pelos pecados e maldades que corromperam toda a carne, como diz o SENHOR, ainda nos primórdios da humanidade, algumas poucas gerações após Adão e Eva, "Eu exterminarei com toda carne e toda vida sobre a Terra, mas em Noé haverá um remanescente".

Deus se colocou contra a humanidade que estava ligada no mundo e nas coisas pecaminosas (Enoque nos diz que a humanidade foi contaminada pelos anjos chamados sentinelas, que deixaram sua divindade e tomaram para si mulheres humanas (Os filhos dos céus tomaram para si as filhas dos homens), gerando gigantes vorazes e selvagens, insaciáveis e destruidores. 

Ainda, para conquistar as  mulheres, os anjos ensinaram aos humanos diversas coisas que só eram conhecidas nos céus (fazer armas de aço, fazer armaduras, fazer guerra ,adivinhações, feitiçarias, astrologia, etc).

Temos aí que Adão desagradou a Deus por desobediência, tendo sido expulso do paraíso. Sua posteridade desagradou ainda mais a Deus por se contaminar com as coisas que eram proibidas por Deus e não deviam ser reveladas para a humanidade.
Que os anjos rebelados, os sentinelas,  contribuíram para tornar a humanidade em abominação para o PAI ETERNO. 

Tanto que Ele decidiu exterminar com toda a vida sobre a Terra, entretanto, por ENOQUE ser agradável a Deus, por Enoque ser fiel a Deus e ter AMOR por Deus e pelas coisas de Deus, o SENHOR lhe deu um descendente, NOÉ, o qual deveria sobreviver a toda destruição causada pelo dilúvio e repovoar a terra. 

Noé e sua família, bem como os animais que salvaria usando da arca que deveria construir (conforme a determinação e direção de Deus).

Temos aqui mais uma condição de obediência.
Enoque viveu na era da abominação mas não se deixou contaminar pelas coisas do mundo de então. Permaneceu ligado na Palavra e na direção de Deus. 

Ele não se fez amigo do mundo, não se conformou com as coisas do mundo onde vivia, antes, se apegou a Deus e andou pelo caminho que o SENHOR lhe determinou.
E teve concretizada a única ameaça que paira sobre todo aquele que anda constantemente na presença de Deus: FOI ARREBATADO EM VIDA PARA O REINO DO SENHOR NOSSO DEUS!
Aleluias!

Vale aqui então, também desde os primórdios a Palavra de Deus, que nos diz,
ROMANOS 12:2 - Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.

Vejam, caros leitores, a sabedoria de Deus contida neste versículo constante em Rom 12:;2,  onde somos orientados a não nos conformarmos com este mundo de maldade, de pecados, de corrupção, de contaminação da humanidade com o pecado. Ele nos diz “transformai-vos”, “renovando a maneira de pensar e julgar”, para fazer a vontade de Deus, para ser agradável a Deus!

Acorda, povo de Deus! Não deixe que o mundo dite as regras de sua vida, de seu proceder, de seu falar, de se vestir, de andar em retidão diante de nosso eterno mestre JESUS CRISTO!
No tempo de Noé todo o povo escarnecia dele, por estar obedecendo a Deus, por ouvir a voz de Deus e construir um “trambolho” enorme durante cerca de cem anos! Ele fazendo a vontade de Deus, obedecendo a Deus e sendo ridicularizado pelos conhecidos, pelos vizinhos, pelos estranhos... Mas Noé não deu ouvidos ao mundo e não desanimou, não desobedeceu ao nosso Deus. Então, no momento em que começou a chover, ele e sua família se salvaram da destruição, mas o povo, que antes se alegrava e o ridicularizava, este povo, todo este povo que vivia conforme o mundo e fazia a vontade do mundo, pereceu. Foi exterminado.
Não vos conformeis com este mundo, trate de fazer a vontade de Deus, e salvar a sua alma.  No dia do juízo os escarnecedores vão arder nas chamas do fogo eterno, enquanto os justos de Deus vão ser levados para a presença maravilhosa de Jesus Cristo, nosso Salvador e redentor.

Aleluias!

Jesus está voltando

Os filhos de Deus vão subir para os ares e serem arrebatados nas nuvens, mas o mundo que escarnece de Deus, este vai ficar entregue ao diabo e à grande tribulação, até que venha o juízo final.

Que o Senhor, por compaixão, venha a falar mais e melhor em vossos corações.
Glórias a Deus.

Missionário Virtual Geraldo de Deus                           2016 novembro, 07

Revisado em 2020março, 03.
Adendo:



Amém?


Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?