DEUS Usa o Pequeno Para Envergonhar o Grande



Isaias 42:8 -Eu Sou Yahweh, o SENHOR; este é o meu Nome! Não dividirei a minha glória a nenhum outro ser, tampouco entregarei o meu louvor às imagens esculpidas.



I Samuel 17:51 - Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram.


Amados,

Nosso eterno mestre Jesus Cristo vem nos falar da necessidade do cristão estar preparado, a todo momento para ser usado por Deus como ferramenta eficaz. 

O cristão fiel deve estar como a bala no gatilho, pronta para ser disparada, não quando ele tiver vontade, mas sempre que Deus lhe ordenar. 


Êxodo 3:15 - Disse Deus ainda mais a Moisés: “Assim dirás aos filhos de Israel: ‘Yahweh, o Deus de vossos antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó me enviou até vós. Esse, pois, é o meu Nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração! 



Assim fez Moisés, o homem de Deus. Obedeceu à ordem de YHWH.

No tempo e no querer de Deus.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Louve ao nosso Salvador!


Por onde eu passar, abençoado serei,
Quando eu atentamente ouvir e obedecer a Deus!
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Meditando no Livro de Enoch

Peço que os irmãos me perdoem por estar citando um livro que não está  na bíblia, entretanto, como o Senhor falou comigo citando estas passagens, sou obrigado a mostrá-las para que possa ser entendido por todos que leem esta postagem.

Lembro ainda que Jesus cita Enoque, além de ser também citado por Tiago e Judas.


Pode ser que alguém questione a tradução do Livro de Enoch, pode ser que digam que não está entre os canônicos, tudo bem, não vamos discutir estas posições. 

O importante é que Enoch existiu, foi fiel a Deus, andou sempre na presença de Deus, foi usado por Deus como profeta no seu tempo, foi enviado por Deus para repreender os Sentinelas por seus pecados e crimes, foi arrebatado em vida por Deus, foi quem anunciou primeiro que haveria o dilúvio.



Por várias vezes contínuas, quando estou estudando o Livro de Enoque, o Senhor tem me levado num capítulo onde o homem de Deus (Enoch ou Enoque) declara que foi até os Sentinelas e os exortou, como ordenara YHWH, declarando-lhes todos os seus erros e as consequências destes erros.


**************************************************************************




(Livro apócrifo de Enoch,
Capítulo 12,
5Então o YHWH disse-me: Enoque, escriba da retidão, vai e dize às Sentinelas dos céus, os quais desertaram o alto céu e seu santo e eterno estado, os quais foram contaminados com mulheres.
6E fizeram como os filhos dos homens fazem, tomando para si esposas, e os quais têm sido
grandemente corrompidos na terra;
7Que na terra eles nunca obterão paz e remissão de pecados. Pois eles não se regozijarão em sua descendência; eles verão a matança dos seus bem-amados; lamentarão a destruição dos seus filhos e farão petição para sempre; mas não obterão misericórdia e paz.

Capítulo 13
1Então Enoque, passando ali, disse a Azazyel: Tu não obterás paz. Uma grande sentença há contra
ti. Ele te amarrará;
2Socorro, misericórdia e súplica não estarão contigo por causa da opressão que tens ensinado;
3E por causa de todo ato de blasfêmia, tirania e pecado que tens descoberto aos filhos dos homens.
4Então partindo dele, falei a eles todos juntos;)

************************************************************

Nosso eterno mestre Jesus Cristo, como eu citei anteriormente, tem me levado diversas vezes neste capítulo deste livro. 

Não atentei para o fato, até que Ele me alertou acerca disto. 

Ele me perguntou como eu agiria no lugar de Enoch, se eu o ouviria e me apresentaria diante daqueles seres tão poderosos e mortais, corrompidos e aparentemente sem temor a Deus, ou se eu arrumaria algum pretexto e não obedeceria tal ordem.

Este é o ponto da questão, ouvir a voz de Deus e 

estar pronto ou não estar pronto a obedecer. 

Independente da situação ou da condição do momento.

Eu fiquei mudo, sem resposta. 

Fiz uma auto análise rápida e fiquei na dúvida, afinal, eles eram muitos (cerca de duzentos), eram seres cruéis, sem escrúpulos e nem temor a Deus.

Trazendo a exortação do Senhor para outras passagens da Palavra de Deus constantes na bíblia sagrada, Enoque seria Davi e os Sentinelas seriam muitos golias. 

Enoque era um homem comum, exceto pelo fato de ter sido separado como profeta pelo SENHOR.  

Davi, no entanto, já havia sido ungido pelo Espírito Santo, já havia enfrentado urso, lobo e leão, tendo saído vitorioso, mas não Enoque. 

Não consta que ele fosse homem de guerra, “apenas” um escriba.

Nesta comparação entre Davi e Enoque, o que liga os dois personagens tão distantes um do outro no tempo, é o fato de ambos serem:

. Homens agradáveis a Deus,
. Homens fiéis a Deus,
. Homens que colocaram toda sua confiança em Deus,
. Homens que se sabiam pequenos, mas que andavam na presença de um Deus Gigantesco, Imenso, Onipotente, Invencível.

Quando analisamos como Deus escolhe os humildes e os pequeninos para derrotar os grandes e poderosos, especificamente no caso de Davi, devemos considerar alguns aspectos que nos servem de exemplo da forma como o homem que anda na presença de Deus deve se comportar.

I Samuel 17:4 - Então saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo (*)

(*cerca de 3 m de altura).

I Samuel 17:10 - Disse mais o filisteu: Hoje desafio as companhias de Israel, dizendo: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos.

I Samuel 17:11 - Ouvindo então Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se, e temeram muito.

Deus estava sendo escarnecido por um exército inimigo, os filisteus. 
Este exército confiava na força de um gigante chamado Golias, grande e forte, mas apenas uma criatura.

Deus havia escolhido Saul para ser o rei de seu povo, por diversos motivos, inclusive na Palavra se registra que ele era bem mais alto que todos os outros homens de Israel, e mais belo. 
Então, mediante os homens, deveria ser o “gigante” de Israel, o ungido de Deus, o escolhido de Deus. 

Entretanto, este homem chamado Saul, tão exaltado por Deus, se acovardou diante do gigante filisteu. 
Ficou tão atemorizado que todo seu exército também ficou amedrontado. 
Em momento algum ele buscou a ajuda preciosa de Deus. 
Ele se mediu com o gigante filisteu e se achou incapaz de enfrentá-lo.

Então, Deus providencia um gigante muito mais poderoso para enfrentar  Golias. 
Contrariando a lógica do mundo, o SENHOR não mandou um anjo com uma espada de fogo para decepar a cabeça do incircunciso, nem um enxame de vespões para os atacar, nem colocou neles uma epidemia de doença mortal... 

Nada disso. 



Deus buscou num pequenino, chamado Davi, o menor na casa de Jessé o seu instrumento eficaz que iria destruir não só o gigante filisteu, mas também levar humilhação tanto para o exército inimigo quanto para o seu ungido que se acovardara e todos os seus ditos “valentes”, inclusive três irmãos mais velhos de Davi.

I Samuel 17:13 - Foram-se os três filhos mais velhos de Jessé, e seguiram a Saul à guerra; e eram os nomes de seus três filhos, que se foram à guerra, Eliabe, o primogênito, e o segundo Abinadabe, e o terceiro Sama.

Estes o humilhavam, se achando muito importantes e poderosos por estarem no exército de Saul, enquanto desprezavam Davi, por ele ficar junto do pai cuidando de “suas poucas ovelhas”. 

Desprezavam Davi por ele ser  de pequena estatura, por ele ser ruivo, por ele estar sempre carregando aquela harpa com a qual salmodiava a Deus, com a qual adorava o SENHOR DOS EXÉRCITOS. 

Ou seja, eles o viam como o povo do mundo vê os crentes evangélicos ou protestantes: “é só mais um crentinho, um chato que só fala de Deus, que não ri de uma piada suja, que não se embriaga, que não tem o prazer nos pecados, quer tudo muito certinho, não gosta das coisas modernas, não segue os costumes que todo mundo segue... É uma companhia muito chata, só sabe falar em Deus e ficar corrigindo os que estão fora da vontade de seu Deus”.

Davi não era agradável aos irmãos mais velhos, inclusive eles tentam enxotá-lo de volta para casa sem que tivesse a oportunidade de falar com o rei Saul.

I Samuel 17:28 - E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja.

Mas, voltando a analisar como age o nosso Deus, Ele não mandou um mensageiro dizer a Davi algo como “Toma de uma arma, se prepare, que eu tenho uma missão muito importante que só você, meu escolhido, pode executar. 
Você vai enfrentar um gigante que está escarnecendo do teu Deus, desafiando o exército de Israel, atemorizando Saul e todos os soldados. 



Vai, Davi, que eu o entregarei nas tuas mãos”.

Não houve uma preparação de Deus para com Davi, que nem sabia da existência de um gigante filisteu. 

Por outro lado, temos em Davi o exemplo do filho que ama a Deus e ao seus pai, sendo obediente e prestativo.

I Samuel 17:18 - Porém estes dez queijos de leite leva ao capitão de mil; e visitarás a teus irmãos, a ver se vão bem; e tomarás o seu penhor.

Jessé mandou que ele fosse até onde estava acampado o exército de Saul, para levar alguns queijos ao comandante e saber notícias de seus irmãos (que o desprezavam).

Ele obedeceu prontamente, sem contestar. 

Fez o que seu pai lhe ordenara, sem saber que aquela ordem era uma inspiração de Deus, objetivando-o a concretizar um dos feitos mais memoráveis da história do povo hebreu, qual seja o fato de um garoto pequenino matar um guerreiro gigantesco. Chegou ao campo de batalha quando o exército de Saul se preparava para enfrentar o exército dos filisteus.

E os israelitas e filisteus se puseram em ordem, fileira contra fileira.
E Davi deixou a carga que trouxera na mão do guarda da bagagem, e correu à batalha; e, chegando, perguntou a seus irmãos se estavam bem.
E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu.
Porém todos os homens em Israel, vendo aquele homem, fugiram de diante dele, e temiam grandemente.(1 Samuel 17:21-24)


Chegando onde Saul e seu exército estava acampado, mas amedrontados por causa do gigante Golias, e sabendo do que estava ocorrendo, Davi conseguiu chegar até o rei Saul e se prontificar a enfrentar o iníquo blasfemador, o qual desafiava o ungido de Deus e escarnecia do Senhor dos Exércitos.

I Samuel 17:32 - E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.

Houve alguma resistência de Saul, por Davi ser apenas um garoto, ou ser raquítico, ou por não conseguir sequer carregar a armadura de Saul. 

Depois, concordou e permitiu que Davi representasse o povo hebreu diante do inimigo filisteu, que fosse o guerreiro de Israel a enfrentar Golias.

E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça.
E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si.(1 Samuel 17:38,39).


Saul tentou ainda revestir Davi com sua armadura, para o proteger na batalha, mas esta não serviu para Davi, sabem porque?
Porque a armadura do homem de Deus, do guerreiro de Deus, é a unção do Espírito Santo!
Não há nenhuma armadura de metal ou de qualquer outro material que possa nos proteger como a armadura de Deus!
Arrancando de si aquela armadura terrena, Davi resolveu enfrentar a batalha com a couraça que só Deus pode dar, Só a couraça do Espírito santo pode nos proteger verdadeiramente.

Aleluia!

Por isso ficamos impactados pela ação de Deus. 

Ele age como um louco para o pensamento humano, para a lógica humana.

Ele tomou o homem menos qualificado para tal embate, não o avisou do desafio que viria pela frente, o mandou até o local onde deveria executar sua missão, deixou que sofresse enfrentamento por parte de seus próprios irmãos de sangue com palavras desagradáveis, deixou que o rei Saul duvidasse de sua capacidade. 
Não ofereceu nada de especial ao seu guerreiro escolhido, nem armas nem motivação.

Deus se calou naquele momento tão inesperado. 

Davi teve que agir pela fé. 

Ele se encheu da fé e do amor que tinha pelo seu Deus.

Ele confiou totalmente que o seu Deus YHWH não o deixaria enfrentar tal situação sozinho. 

Ele confiou que Deus iria colocar sua mão poderosa a  seu favor e contra o inimigo.

Entretanto, uma vez mais ele foi desprezado tendo de ouvir palavras que tentavam fazê-lo desistir, palavras ameaçadoras e humilhantes proferidas pelo ser gigantesco, que se achava invencível por sua estatura elevada e por ser um exímio guerreiro, além de estar paramentado para a guerra com armadura, lança e escudo. 

Até amaldiçoou a Davi.

I Samuel 17:42 - E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto.
I Samuel 17:43 - Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi.
I Samuel 17:44 - Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.

Se Davi estivesse confiando somente em si mesmo, teria desistido, teria se amedrontado como se amedrontou Saul, mas ele estava revestido da unção e da presença de Deus. Davi estava cheio do Espírito Santo! 
Sem temor ele retrucou ao gigante prepotente,


I Samuel 17:45 - Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
I Samuel 17:46 - Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;

Davi foi amaldiçoado pelo gigante filisteu, mediante seus deuses e retrucou sem temor, profetizando que o Deus vivo era quem iria derrotar seu oponente, e não ele. 

Profetizou com fé inabalável sua vitória, não para sua exaltação, mas para que fosse feito justiça contra um blasfemador que ousava enfrentar e escarnecer do Deus Todo Poderoso. 

Profetizou ainda, “e toda a terra saberá que há Deus em Israel”!

Aleluia.


Concluímos esta meditação sobre a forma como Deus faz, usando dos pequenos para humilhar os que se acham poderosos.
Ressaltando que Davi foi exaltado, que Davi exaltou o nome de Deus, que Davi não esperava ter que lutar aquela batalha mas que se colocou prontamente a serviço de Deus quando se fez necessário.

Como quem diz “Envia a mim, Senhor”.

Que Davi agiu por fé e pela fé ele foi vencedor. 

Que Deus não abandona um de seus escolhidos nem o deixa entregue a própria sorte. 

Que Deus honra aos que confiam nele.

Aleluia!

Que por esta ação Davi causou humilhação em Saul, em seu exército, em seus irmãos mais velhos, no gigante ímpio e no arraial dos filisteus.

Que, estando cheio da presença e da unção de Deus, Davi foi vitorioso, uma vez mais.

Que, por confiar em si mesmo e em sua própria força, além de seguirem deuses falsos, foi derrotado o gigante Golias e todos os filisteus.

Glórias a Deus, Aleluia!

Voltando a Enoque,

Neste comparativo de Enoch e Davi, temos então dois homens escolhidos por Deus, que não vacilaram em confiar na proteção de Deus, mesmo em condições adversas e contra seres muito mais poderosos que eles.

Assim deve agir o cristão cheio da unção de Deus: estar pronto para fazer o que Deus ordena e o que é preciso fazer para não deixar que o nome de nosso Deus, PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO, seja escarnecido nem blasfemado.  

Deve agir pela fé em nosso Deus vivo, o qual chamamos de JESUS CRISTO, nosso Salvador.

Deus poderia ter mandado fogo do céu e destruído os Sentinelas quando desertaram de seus postos, quando se envolveram com as filhas dos homens. 

Deus poderia ter mandado um anjo com espada de fogo decepar a cabeça de Golias quando este blasfemava contra seu nome.

Mas Deus não age como agiria um homem poderoso.

Os sentinelas se sentiram poderosos durante algum tempo. 
Acharam que Deus poderia relevar o que fizeram, que poderia perdoar toda iniquidade que cometeram. 
Até pediram ao homem de Deus, Enoch, que intercedesse em seu favor junto ao SENHOR.


No caso dos filisteus, durante quarenta dias eles se sentiram vencedores ao assistirem seu guerreiro poderoso, Golias, desafiar um Saul acovardado com seu exército também atemorizado. 

Golias se sentia imbatível.

Entretanto, nem em um caso nem no  outro, Deus não se dignou sequer a olhar para tais “vermes”. 

Deus não se deu ao trabalho de se fazer ouvir por esses escarnecedores, por estes infiéis. 

Eles não tiveram a honra sequer de ouvir Deus se irar contra eles. 

Deus os desprezou como o NADA que eram, foram e se tornaram. 

Duzentos anjos rebelados que levaram a humanidade a se corromper diante de Deus receberam apenas um enviado de Deus que disse que eles tinham sido considerados culpados pelo Deus Vivo.

Um homem que lhes trouxe a sentença do Criador, dizendo que eles seriam encerrados em prisões até o fim dos tempos, que ficariam em trevas, que não ascenderiam jamais aos céus, que seus filhos amados gerados pelas filhas dos homens seriam todos exterminados. 

Não tiveram nem a honra de Deus esbravejar contra eles. Deus escolheu um homem fiel e o enviou.

No caso dos filisteus, durante aqueles quarenta dias em que o Golias ficava blasfemando contra os hebreus e contra o Deus dos hebreus, talvez algum dos filisteus ficasse olhando temeroso para o céu, temendo que houvesse um sinal da ira do Deus poderoso dos hebreus e que este de alguma forma se manifestasse contra tais ofensas. 

Mas nada acontecia. 

Os dias iam se passando e nada. 

Então, todos os filisteus foram crescendo em auto confiança, foram crendo que seus deuses eram poderosos, que o Deus de Israel era uma farsa. 

De repente, um garoto raquítico aparece diante deles e profetiza que está ali em nome de seu Deus, que este Deus, o qual eles ofenderam e acreditavam não ter nenhum poder, entregaria todos eles, inclusive seu campeão Golias, em suas mãos desarmadas, sem espada, sem escudo. 

Um garoto que corria em direção ao gigante sem sequer um capacete, mas que tinha nas mãos uma funda com uma pequena pedra e na outra um cajado de pastor.

 Então, para sua surpresa, o pequeno garoto hebreu derruba Golias, pega aquela espada tão grande e pesada com facilidade e lhe corta a cabeça fora do corpo.

I Samuel 17:49 - E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.
I Samuel 17:50 - Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.

Naquele momento, sabendo que iriam ser perseguidos e mortos pelos hebreus, ficaram ainda mais impactados pelo fato de ver como o Deus de Israel os derrotara com tanta simplicidade e rusticidade. 

Bastou um pequeno garoto e uma pequenina pedra para destruir todas as suas esperanças de vitória. 

O qual lhes disse que seu Deus é a guerra, o próprio Deus dos hebreus é quem luta pelos seus.

I Samuel 17:47 - E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.

Deus vence o inimigo usando de um homem ou uma mulher que lhe seja fiel. 

Ele capacita este escolhido e o faz imbatível. 

Deus torna seus escolhidos fiéis em guerreiros invencíveis.

Se você está agindo em conformidade com a determinação de Deus, você é imbatível. 

Deus vai te usar para impactar o inimigo enquanto te exalta e te prospera.

Creia. 

Deus age de forma diferente do homem. 

Deus não precisa de armas para vencer o inimigo, apenas de um cristão fiel e obediente, cheio de fé e ao qual Deus queira honrar.

Aleluia!

Voltando à pergunta que o Senhor me fez, “Ele me perguntou como eu agiria no lugar de Enoch, se eu o ouviria e me apresentaria diante daqueles seres tão poderosos e mortais, corrompidos e aparentemente sem temor a Deus, ou se eu arrumaria algum pretexto e não obedeceria tal ordem”.

Eu fiquei mudo, então, o próprio Senhor me consolou com sua confiança em mim, que supera em muito a minha, me dizendo: 

“Você já passou pela fase da hesitação, nos últimos tempos o filho não tem deixado de ir até os gigantes e enfrentá-los mediante as minhas instruções”. 

Então eu me lembrei das últimas vezes em que o Senhor me falou poderosamente contra certos pastores, ou contra a forma destes pastores agirem. 

Eu realmente fui obediente no falar da forma como me foi ordenado, independente da reação que viria destes. 

Ou seja, naquelas oportunidades eu era o pequeno lutando contra os gigantes, numa forma ilustrativa, claro
.
O nosso eterno mestre Jesus Cristo sempre está nos impactando, não só pelas maravilhas e pelo impossível que faz acontecer em nossas vidas, mas também pela demonstração de confiança que coloca em cada um de nós, seus escolhidos para serem seus atalaias, seus porta-vozes.  



Aleluia!

Assim como o Senhor tem sido comigo, assim como Ele me fala e confia que eu obedecerei com fidelidade, também desta forma Ele age com cada um de seus escolhidos em cada canto desta nossa Terra reta. 

Os cristãos são o corpo de Cristo, pois são na verdade a Igreja do Senhor. 

Através da ação consoladora do Espírito santo, Ele habita dentro de cada coração cristão e nos faz seus membros, enquanto Ele é a cabeça da sabedoria e da virtude, da perfeição, do amor sem limites.

Glórias a Deus!
.
Seja vaso de honra para nosso Pai Eterno, seja UM com a Trindade de Deus, no nome de Jesus Cristo.

Seja um instrumento pronto a ser usado pelo eterno mestre Jesus Cristo. 

Ouça e obedeça. Se Deus ordenou, vá. Ele te dará a vitória.


Paz e virtude a todos.

Missionário Virtual Geraldo de Deus                         2016 novembro, 09


Em Tempo,
Está em fase de preparação o Calendário 2017 do nosso blog, para ser baixado e utilizado por todos que o desejarem. Grátis, como tudo em nosso blog.
Aleluia.

2020abril, 11 - Revisado graficamente.

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?