Estudo científico mostra como o fumo causa câncer, como afeta o DNA humano.




Estudo mostra danos causados pelo cigarro no DNA

Fábio de Castro
São Paulo

Inúmeros estudos já indicavam que o cigarro causa 17 diferentes tipos de câncer, mas agora uma nova pesquisa mostra pela primeira vez os impactos devastadores causados pelo fumo no DNA humano. De acordo com o estudo, publicado nesta quinta-feira, 3, na revista Science, os fumantes que consomem um maço de cigarros por dia acumulam em média, a cada ano, 150 mutações a mais em cada célula do pulmão, em comparação com os pacientes de câncer não fumantes.

De acordo com os autores do artigo, liderados por Ludmil Alexandrov, do Laboratório Nacional de Los Alamos (Estados Unidos), o novo estudo é o primeiro a investigar em larga escala os danos causados pelo fumo às células do corpo humano.

"Até agora, nós tínhamos um amplo volume de evidências epidemiológicas que ligavam o fumo ao câncer, mas agora podemos de fato observar e quantificar as alterações moleculares causadas pelo cigarro no DNA", disse Alexandrov.


A pesquisa demonstrou pela primeira vez como o cigarro leva ao desenvolvimento de tumores, ao provocar mudanças celulares nos tecidos expostos direta ou indiretamente à fumaça do cigarro. Além de medir a extensão dos genéticos, os cientistas também identificaram diversos mecanismos diferentes pelos quais o cigarro causa mutações no DNA dos fumantes, levando ao câncer. Para fazer a pesquisa, a equipe usou supercomputadores para analisar o genoma de mais de 5 mil amostras de células com câncer.

Embora a maior taxa de mutações tenha sido verificada nos pulmões, o estudo mostra que outras partes do corpo também apresentam mutações associadas ao fumo, explicando por que o cigarro causa tantos tipos diferentes de tumores. Nos fumantes, além das 150 alterações a mais nas células do pulmão, foram observadas 97 mutações a mais na laringe, 39 na faringe, 23 na boca, 18 na bexiga e seis em todas as células do fígado.

Segundo Alexandrov, ficou claro que as mutações causadas pelo cigarro levam ao câncer por diversos mecanismos diferentes. "Fumar cigarros danifica o DNA em órgãos diretamente expostos à fumaça, além de acelerar o relógio celular que controla as mutações nas células, afetando assim órgãos direta e indiretamente expostos à fumaça", explicou o cientista. 
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo
==========================================================================================================================================

COMENTANDO A MATÉRIA

"O que é impossível para os homens é possível para Deus". Lucas 18:27.

O vício do tabagismo é terrível. 

Eu, particularmente, sofri com ele por muitos anos consecutivos e só parei de fumar pela intervenção misericordiosa e milagrosa de Jesus Cristo.

Atingi a quantidade de quatro maços(carteiras) de cigarros por dia, uma coisa absurda, eu era um fumante impulsivo e compulsivo. 

Como se fosse uma loja de conveniência, eu fumava praticamente vinte e quatro horas por dia (acordava várias vezes durante a noite e pela madrugada para fumar).

Certo dia eu fui num culto, culto normal, na igreja onde eu congregava, e ao sair dali nunca mais fumei. 

Deus me livrou do vício. Passei a ter nojo de cigarro e do cheiro de sua fumaça, o que antes era para mim um indescritível prazer.

Por mais de dez anos tive ainda um pigarro horrível. 

Tive algumas crises asmáticas (tudo isto depois que parei de fumar) e fortes alergias respiratórias por aumento da sensibilidade de meu sistema respiratório. Persisti em não fumar. 

Atualmente já se completaram cerca de dezesseis anos que parei de fumar e me resta apenas algumas alergias a perfumes fortes. 

Meu organismo parece ter se recuperado bem de muitas das sequelas iniciais. 

Claro que não fiquei com problemas por parar de fumar, foi exatamente por fumar, e fumar muito, que tantos problemas me afligiram.

Creio que se não tivesse recebido este livramento de nosso eterno mestre Jesus Cristo, há muito já teria morrido por forte parada respiratória, ou coisa pior.

Por isto sei da dificuldade de quem fuma em conseguir parar com este vício.
Não é fácil. 

Eu recebi esta bênção de nosso Deus, em Jesus Cristo.

Se você quer parar de fumar e já tentou todos os métodos tradicionais sem resultado conclusivo, se o tabaco ainda lhe domina, existe um método que não falha:
JESUS CRISTO.

Em primeiro lugar, você tem que realmente querer parar de fumar. 

Se você não quiser verdadeiramente, Jesus pode até te livrar do vício, mas você logo voltará a ele. 

Se a sua fé for real e se você crê totalmente no poder sobrenatural de nosso Salvador, clame a Ele, ore, faça um propósito a cumprir se receber dele este livramento. 

E depois que isto acontecer, dê o testemunho, para que muitas pessoas fiquem impactadas, como ficaram todos os que me conheceram quando eu fumava e não acreditam que eu consegui deixar aquele vício que me dominava de forma inclemente.

Jesus tudo pode, Ele é o Deus do Impossível.

Aleluia.

Missionário Virtual Geraldo de Deus                    2016 novembro,16  

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?