DONS ESPIRITUAIS NÃO SÃO VITALÍCIOS




1 Coríntios 14:28 - Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.

Irmãos em Cristo, 



Jesus Cristo alertou sobre a perseguição que aconteceria à sua igreja já no sermão da montanha, vejamos,

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. (Mateus 5:11,12). 

______________________________________________________

Vamos adorar ao Consolador?

O Espírito de Deus Está Aqui


O Espírito de Deus está aqui
Operando em nossos corações
Trazendo Sua vida e poder
Ministrando Sua graça e amor

Os feridos de alma são curados
Os cativos e oprimidos livres são
Os enfermos e doentes são sarados
Pois o Espírito de Deus está aqui

Pai, eu quero contemplar
Tua glória e majestade
Pai, eu quero Te adorar
Em Espírito e em verdade
Não apenas no átrio ou no santo lugar
Eu quero Te entronizar entre os querubins

Oh! Leva-me à sala do trono
Pelo novo e vivo caminho
Pelo sangue de Jesus eterno, sumo sacerdote

Oh! Leva-me à sala do trono
Pra te adorar, Senhor
Oh! Leva-me à sala do trono
Pra te adorar, Senhor
Pra te adorar, Senhor
Pra te adorar, Senhor

_____________________________________________________


A perseguição aos seguidores da doutrina de Cristo se iniciou logo quando os apóstolos começaram a pregar a boa nova do reino de Deus, como podemos ver registrado no livro dos Atos dos Apóstolos.

Passado o dia de pentecostes, tendo os apóstolos e demais discípulos que os acompanhavam sido cheio do Espírito Santo, o diabo se levantou com toda a fúria, tentando eliminar todos os focos de fé cristã que surgiam por toda Jerusalém e em diversas aldeias e cidades de Israel. 

Mesmo assim, a igreja primitiva cresceu tanto na terra santa quanto no resto do mundo, chegando até Roma, através de Paulo e diversos outros missionários, além dos demais apóstolos.

Sabemos, entretanto, que todos os líderes do cristianismo no primeiro e segundo século foram duramente perseguidos, tendo os apóstolos todos sido torturados e mortos, alguns por decapitação, outros crucificação, ou por espada... João, que sobreviveu a ser fervido em azeite quente teve uma morte natural, pelo que consta nos livros históricos.

________________________________________________________________

Compilação,

1 – Pedro: Segundo a tradição, foi crucificado de cabeça para baixo em Roma.
2 – André: Segundo a tradição, foi martirizado e morto na Grécia.
3 – Tiago: Filho de Zebedeu, morto por Herodes. Atos 12:1,2. O primeiro dos apóstolos a ser morto.
4 – João: Irmão de Tiago, lançado vivo num tacho de óleo fervente, mas nada sofreu, Deus o livrou como fez com os moços lançados na fornalha de fogo ardente. Depois foi exilado para a ilha de Patmos onde recebeu as Revelações do Apocalipse. Era o mais jovem dos discípulos, e foi o último deles a morrer, possivelmente em Éfeso, de morte natural.
5 – Felipe: De acordo com “Genealogias dos Apóstolos”, morreu de morte natural.
6 – Bartolomeu: Segundo a tradição, foi posto vivo num saco e lançado no mar.
7 – Tomé: Segundo a tradição, trabalhou na Índia e aí foi martirizado e morto.
8 – Mateus: Segundo a tradição, morreu de morte natural na Etiópia ou na Macedônia.
9 – Tiago: Filho de Alfeu, um livro do seu tempo relata que ele foi apedrejado pelos judeus, em Jerusalém, por pregar Cristo.
10 – Tadeu: Sabe-se apenas que foi sepultado em Beirute, ou no Egito.
11 – Simão: O Zelote, segundo uma tradição, trabalhou no norte da África e sofreu martírio na Palestina durante o reinado de Domiciano, perseguidor dos cristãos.
12 – Judas: Enforcou-se após trair Jesus. S. Mateus 27:3-5.

E, Paulo, que foi chamado para ser apóstolo pessoalmente por Jesus: Foi decapitado próximo de Roma, segundo a tradição.
Fonte Bíblia mais.com

________________________________________________________-

Então, quando vamos avançando na história dos cristãos no primeiro, segundo e terceiro século, o que vemos é matança indiscriminada destes por parte do império romano e pelos próprios seguidores do judaísmo tradicional.
Milhares e milhares de cristãos foram crucificados, foram queimados, foram jogados no Coliseu romano para serem comidas pelas feras selvagens...
(Links abaixo, - após final da postagem -, para aprofundar no assunto com detalhes)

Então, no fim do século III aconteceu uma reviravolta que perdurou por mais de mil anos, a igreja de Cristo foi usurpada pelo Império Romano, através de ação do imperador Constantino. Ele estabeleceu o cristianismo como religião oficial do seu império, mas desvirtuando-o, contaminando a doutrina de Cristo com adoração a deuses pagãos, ao sol, além de estabelecer um homem como sendo o mediador entre Deus e a humanidade. Retirou Jesus de seu posto de intercessor e remidor, colocando em seu lugar o que hoje chamamos de papa.
Pela crença da Igreja Católica Apostólica Romana, não é a Bíblia a fonte da fé do cristianismo, apenas, mas toda revelação e tradição estabelecida pela própria igreja tem igual valor. E, pior, elevaram Maria, a mãe de Jesus, de sua humilde posição de mulher piedosa ao posto de rainha dos céus.
E, com o passar dos séculos, foram criando santos que são adorados pelos católicos em todo o mundo.
Portanto, legitimaram a idolatria, estabeleceram o batismo aos recém-nascidos, e também missa pelos mortos...
Tudo contrário à vontade e aos mandamentos de Deus, pois o primeiro mandamento dado por YWHW a Moisés foi, "Não terás outros deuses diante de ti", e o segundo foi, "Não farás para ti esculturas nem imagens de deuses e nem se encurvarás diante delas".
Portanto, a igreja estabelecida por Constantino, desde o terceiro século até hoje, só faz desagradar a Deus, insuflar a ira do Criador.

Aconteceu o movimento protestante, mas a volta à igreja primitiva é apenas utopia, pois todas as coisas que dependem do homem se tornam impuras. Tudo ele contamina.

Em meados do século XV houve o grande movimento protestante contra a igreja católica, liderado por alguns religiosos inconformados com os absurdos que ela estava praticando. Dentre eles se destacou Martinho Lutero, clérigo alemão, que teve a coragem de se manifestar contra os desmandos da própria igreja onde era sacerdote.
O motivo principal da insurgência foi a venda de indulgências pela igreja católica, ou seja, se você pagasse certo valor recebia um certificado de remissão de algum pecado, ou redução do tempo em que ficaria no "purgatório".______________________________________________________________
Saiba mais...



Martinho Lutero, em alemão: Martin Luther (Eisleben, 10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546), foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante. Levantou-se veementemente contra diversos dogmas do catolicismo romano, contestando sobretudo a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pelo comércio das indulgências. Essa discordância inicial resultou na publicação de suas famosas 95 Teses em 1517, em um contexto de conflito aberto contra o vendedor de indulgências Johann Tetzel. Sua recusa em retratar-se de seus escritos, a pedido do Papa Leão X em 1520 e do imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521, resultou em sua excomunhão da Igreja Romana e em sua condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Germânico.
Mesmo sendo ameaçado de ser queimado na fogueira por causa de suas posições, lutero orou e firmou sua posição, não voltou atrás, eis o que foi falado,

Grupo de religiosos da igreja que o condenavam,
"Lutero, repeles seus livros e os erros que eles contêm?"
Lutero, então, respondeu:
"Que se me convençam mediante testemunho das Escrituras e claros argumentos da razão - porque não acredito nem no Papa nem nos concílios já que está provado amiúde que estão errados, contradizendo-se a si mesmos - pelos textos da Sagrada Escritura que citei, estou submetido a minha consciência e unido à palavra de Deus. Por isto, não posso nem quero retratar-me de nada, porque fazer algo contra a consciência não é seguro nem saudável."
De acordo com a tradição, Lutero, então, proferiu as seguintes palavras:

"Não posso fazer outra coisa, esta é a minha posição. Que Deus me ajude!
_________________________________________________________________________

A partir deste movimento de protesto, surgiram os protestantes. Seguidores das ideias de Lutero, Calvino e outros líderes do movimento contrário à igreja católica e ao papa.

Mas, como o homem sempre gosta de acrescentar algo ao que já existe, ao invés de simplesmente voltar à pureza da pregação do evangelho de Cristo, seguindo a forma que era praticada pelos apóstolos, foram criando organizações religiosas diversas, com dogmas diversos, com entendimentos diferentes entre si, mas todos baseados na Bíblia Sagrada. Ou seja,  a fonte da fé é a Bíblia, mas os rituais e dogmas são de acordo com o fundador ou fundadores destas agremiações.

Se naquele tempo a revolta foi contra a venda de indulgência pelo papa, hoje a igreja cristã se vê às voltas com a venda de indulgências pelos pastores.
Os Neo-pentecostais, que pregam a teologia da prosperidade, negociam com os seus "cristãos" seguidores exigindo altos valores que serão uma forma de alcançar o perdão pelos  pecados, de alcançar prosperidade, de ganhar muito dinheiro, de ter prosperidade em seus negócios seculares... Uma venda de indulgência disfarçada e descarada.



Já os pastores das outras igrejas evangélicas, na sua maioria, batem na tecla da venda de indulgências disfarçada com o nome de Dízimo.
Quem não dá o dízimo não recebe as bênçãos de Deus...

Falo, imitando como falou Lutero, "Se me provarem na Bíblia que o dízimo foi estabelecido por Jesus Cristo, então eu virarei dizimista fiel, caso contrário serei apenas um ofertante".

Muitas outras seitas, além da católica, surgiram e arregimentaram multidões que as seguem fielmente, acreditando que estão fazendo a vontade de Deus e de Cristo.

E, forma se passando os séculos, a igreja protestante cresceu, e cresce a cada dia, porém, está se cumprindo o que Cristo nos avisou que aconteceria, a proliferação de falsos cristos e de falsos profetas. De lobos vestindo pele de cordeiro se infiltrando nas igrejas cristãs.

Em meio a todo este quadro de inadequação teológica, de desvirtuamento dos ensinamentos de Cristo e dos apóstolos, ainda assim permanece junto aos justos, junto daqueles que buscam Deus com perseverança e obediência à Palavra de Deus, O CONSOLADOR.
O Espírito Santo, que testifica de Cristo, que orienta as igrejas, que orienta os cristãos de coração quebrantado, que habita no coração dos cristãos "limpos de coração".

Jesus nos afirmou que o Espírito Santo estaria conosco, neste mundo, até a consumação dos séculos.
Para quem conhece o evangelho, o ministério de Cristo e seu sacrifício na cruz foram uma provação terrível, impossível de ser repetida por outro homem. Existem "profetas" que se dizem continuadores da revelação de Cristo, mas que não passaram pela cruz, portanto seus testemunhos não têm o mesmo valor nem a mesma credibilidade.
  
É fácil abrir a boca e dizer "sou Cristo". Quero ver é dizer, "Me torturem, me chicoteiem, me crucifiquem como antes, quero provar na cruz que sou Cristo".
São cristos modernos... como tudo neste mundo, fictícios.

Também estamos vendo a proliferação de "apóstolos" nas igrejas cristãs. Mas será que eles estão preparados para serem martirizados como o foi João, Paulo, Pedro, Tiago...
Ser apóstolo apenas por ter um título numa igreja não passa de heresia.

E, quanto aos profetas, existe sim o espírito de profecia, mas este dom é dado pelo Espírito Santo para a edificação da igreja, para santificação dos cristãos, para ganhar almas para o reino dos céus, e não para que se gloriem e si mesmos.

O Espírito Santo é quem nos lega os dons espirituais, a saber,



Como está na Palavra, a manifestação do Espírito Santo é dada a cada um para o que for útil. 
E que um só espírito opera todas estas coisas, o Consolador!
Ele é quem reparte, como quer, soberanamente, a cada um de seus escolhidos. A cada pessoa escolhida por Ele, conforme Seu querer, reparte os dons espirituais, seja um dom, sejam vários dons.
O dom mais controverso é o de se falar em línguas estranhas.

Sabemos que o dom de se falar em língua ininteligível ao ser humano existe, mas que tal dom não é de proveito para a igreja, pois quem fala nesta língua está se comunicando com Deus, (ou com o inimigo, dependendo do espírito que o está comandando), e não com a congregação que nada entende o que está sendo articulado.

Paulo recomenda que se não houver quem interprete o que se está falando, que não seja utilizado tal dom na igreja. E, que quando houver intérprete, que sejam no máximo três pessoas diferentes a falar ao mesmo tempo, a fim de não causar caos nem alvoroço.

Esta é a recomendação do apóstolo dos gentios, que fundou as igrejas pelo mundo na época dos apóstolos.

O que hoje vemos nas igrejas é muita gente falando guturalmente, desarticuladamente, palavras e frases sem sentido, repetidas constantemente, não por atribuição do Consolador, mas por puro fingimento, para impressionar os "irmãos".

Fingem estar falando em línguas por dom espiritual, mas não enganam Deus. Muitos não enganam nem mesmo aos irmãos da igreja.

Outro dom também bastante polêmico é o dom de profecia. Profetizar por dom do Espírito Santo é algo maravilhoso, mas muitos são os que trazem profecias vazias para os irmãos em Cristo. 
A profecia verdadeira traz uma mensagem clara, determinada, e que se cumpre no tempo de Deus. Ela tem direção certa e não é dada aos quatro ventos, sem endereço nem direção.

O dom de discernir espíritos não é muito comentado, mas é muito importante para a sanidade da doutrina da igreja. 
João nos exorta a provar se os espíritos são oriundos de Deus ou do diabo, vejam

Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.(1 João 4:1).

Então, assim como todos os dons espirituais, este também está com o Consolador, e pode ser dado quando se clama pedindo-o.


CONCLUINDO

Devemos entender que os dons espirituais são dados pelo Espírito Santo para o que for útil, ou seja, Ele pode lhe dar agora o dom de cura. Você ministra a cura. 
O dom pode continuar com você, se for da vontade de Deus, mas pode voltar ao Espírito Santo, se o propósito de Deus já foi cumprido.
Ou seja, os dons espirituais não são "vitalícios', podem ser dados e retirados conforme a vontade soberana do Espírito Santo. Só ficam com o ser humano enquanto for útil na edificação da igreja ou para cumprir o propósito de Cristo.

Deseja um dom espiritual? Se já é cristão batizado nas águas e fiel a Cristo, ore e clame ao Salvador pedindo o dom desejado.
A palavra nos diz que tudo o que pedirmos, crendo, Jesus atenderá.
Se for para a santificação dos membros da igreja, o Espírito Santo atenderá e o dom lhe será dado.

É importante este entendimento. Os dons espirituais uma vez dados não são propriedade do cristão que os recebeu, mas sim do Consolador, que dá e toma a quem quer, quando quer e da maneira que quiser. 

Difícil entender? A Palavra nos diz que se quiser ter sabedoria, aquela que vem de Deus, basta pedir, que Deus acrescenta sabedoria a quem pede.

Tiago 1:5 - E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.

Amém?

Missionário Virtual Geraldo de Deus               2020janeiro,15

Assista aos vídeos sobre a igreja primitiva e a perseguição aos cristãos nos primeiros séculos,


1


2

Outros vídeos serão acrescentados nas postagens seguintes.

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?