CORONAVIRUS - made in china?
Leitores do blog,
O ano de 2020 iniciou com rumores de guerra. Também com enchentes e tempestades, inclusive no Brasil.
Agora, para piorar, ainda no primeiro mês do ano, paira no ar a ameaça de uma epidemia mundial através de um vírus que chamam de Coronavirus, que surgiu na China e está se espalhando pelo mundo.
Rapidamente chegou à Europa e Estados Unidos da América.
A notícia que mais está sendo veiculada nas grandes mídias é o do vírus oriundo da China, Coronavírus, mas no Brasil foram detectados recentemente outras três doenças estranhas e fatais,
Uma desconhecida bactéria no norte do Brasil, em Roraima,
Em São Paulo o tal de Arenavirus,
Também em BH houve mortes por ingestão de bebida contaminada por alguma bactéria, e um surto de intoxicações,
De todos estes casos pouco se sabe de concreto, apenas dúvidas e perguntas ficam no ar.
Será que alguma coisa está contaminando a água?
Ou o ar?
Ou serão alimentos contaminados? Ou vacinas, ou medicamentos?
Será que há um agente causador destas doenças estranhas que surgem inesperadamente neste início de ano, em lugares tão diversificados?
O problema é que a medicina desconhece tais doenças ou agentes infecciosos e a população não tem como se precaver.
No caso da cerveja de BH está sendo feito um trabalho de identificar os lotes contaminados e retirá-los do mercado.
Porém, o que nos garante que não estaremos sendo vítimas de alguma bactéria ou vírus ao comprarmos alimentos ou bebidas nos supermercados?
Ou ao ingerirmos água?
Quanto ao Coronavirus, este parece ser uma ameaça mais agressiva, pois está se espalhando pelo mundo com muita rapidez.
Um misterioso vírus que causa problemas respiratórios tem colocado a China e o mundo em estado de alerta: o coronavírus já se espalhou de seu ponto inicial, a cidade de Wuhan (centro-leste chinês), para outras grandes metrópoles como Pequim e teve mais de 200 casos oficialmente registrados, com três mortes confirmadas.
Além disso, a China confirmou que o vírus — que causa um tipo de pneumonia — é transmitido de pessoa para pessoa.
Uma grande preocupação é com o Ano-Novo Lunar chinês, cuja celebração começa nesta semana e que leva centenas de milhões de chineses a viajarem pelo país para as festividades.
Há registros de casos do coronavírus no Japão, na Tailândia e na Coreia do Sul. E o fato de o vírus ter se espalhado para além da China faz cientistas britânicos acreditarem que o número de infectados seja maior do que o divulgado oficialmente e se aproxime de 1,7 mil casos.
No Brasil, o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde informa que não há nenhum caso suspeito, mas a pasta diz que enviou comunicado às representações da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) em portos e aeroportos para que viajantes sejam orientados a tomar medidas de precauções em viagens ao exterior e para a "revisão dos principais aeroportos de conexão provenientes da China para identificação e mensuração dos riscos".
CONCLUINDO
Nossa confiança está em nosso eterno mestre e Salvador Jesus Cristo,
Salmos 91
1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
2 Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
4 Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
5 Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,.
6 Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
8 Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
9 Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
13 Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
14 Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
16 Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.
Quem tem fé em Cristo se abriga à sombra do Onipotente.
Neste mundo tão cheio de violência, guerras, doenças e mais doenças, só mesmo Jesus Cristo para nos guardar. A nós e aos nossos entes queridos.
Vamos ficar firmes em oração, pela paz mundial e pelo livramento que só nosso Salvador pode nos dar.
Ore, clame a Deus.
Amém?
Missionário Virtual Geraldo de Deus 2020janeiro,22
ADICIONANDO MAIS UMA REPORTAGEM
21/01/2020
PREPARATIVOS PARA ENFRENTAR O CORONAVIRUS
Vários países da Ásia reforçaram nesta terça-feira os controles sanitários diante da propagação de um misterioso vírus que já deixou seis mortos na cidade chinesa de Wuhan, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) prepara uma reunião de emergência.
De Bangcoc a Hong Kong, passando por Singapura e Sydney, as autoridades estabeleceram controles sistemáticos nas chegadas de voos procedentes das zonas de risco, depois que Pequim confirmou a transmissão deste coronavírus entre humanos.
O prefeito da cidade de Wuahn, Zhou Xianwang, confirmou nesta terça-feira o balanço de seis mortos pela doença. No total, 258 pessoas foram contaminadas pelo vírus apenas nesta cidade, das quais 227 continuam em tratamento.
Além disso, 922 pessoas estão em observação por suspeita de infecção por este coronavírus da família da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS), de acordo com a Comissão Nacional de Saúde Chinesa.
Mais de um mês após seu surgimento em um mercado na cidade de Wuhan (centro), foram relatados casos em três outros países asiáticos: Japão, Coreia do Sul e Tailândia.
Nesta terça, a rede de TV australiana ABC informou que um homem que viajou recentemente para a China estava isolado em sua residência na cidade de Brisbane com sintomas da doença, enquanto os resultados dos testes são aguardados.
As autoridades de Saúde das Filipinas também anunciaram que aguardam os resultados da análise de amostras enviadas para um laboratório na Austrália. Espera-se a confirmação do caso de um menino de 5 anos de idade que chegou ao país procedente da cidade chinesa de Wuhan, epicentro do novo coronavírus. Ele apresenta sintomas da doença.
Nesta terça, Zhong Nanshan, um renomado cientista da Comissão Nacional de Saúde chinesa, anunciou que está confirmado o contágio entre humanos.
A possibilidade de contágio foi mencionada nos últimos dias e a confirmação consolida a crescente preocupação com a disseminação dos casos.
Zhong ajudou a avaliar a magnitude da epidemia de SARS em 2002-2003. Segundo a OMS, de um total de 8.096 casos, 774 morreram em todo mundo, sendo 349 na China continental, e 299, em Hong Kong.
– Crescente preocupação –
A rápida disseminação do vírus preocupa as autoridades chinesas, pois coincide com o Ano Novo Lunar. Nesta época, centenas de milhões de pessoas viajam para passar o feriado em família.
Dada a gravidade da situação, a OMS convocou o comitê de emergência para discutir a propagação desse vírus.
O grupo da OMS se reúne em Genebra na quarta-feira (22) para decidir se classifica o surto como “uma emergência de saúde pública de alcance internacional”. O alerta é, em geral, deflagrado em caso de epidemias muito graves.
O presidente chinês, Xi Jinping, disse que o novo vírus deve ser “absolutamente detido”.
“A segurança da vida das pessoas e sua saúde física devem ser prioridades”, declarou à emissora estatal CCTV.
Acredita-se que um mercado de mariscos seja o centro do surto na cidade de Wuhan, mas as autoridades de saúde relataram que também identificaram pacientes sem histórico de contato com esse centro comercial.
Em um artigo publicado na sexta-feira, cientistas do Centro MRC de Análise Global de Doenças Infecciosas do Imperial College de Londres alertaram que o número de casos provavelmente chegará a 1.700, bem acima do número anunciado oficialmente.
O vice-prefeito de Wuhan, Chen Xiexin, disse à CCTV no fim de semana que termômetros infravermelhos foram instalados em aeroportos, estações ferroviárias e rodoviárias em toda cidade.
Chen explicou que os passageiros com febre recebem máscaras e são transferidos para instituições médicas.
Segundo a CCTV, cerca de 300.000 testes de temperatura corporal já foram realizados.
Na Coreia do Sul, o Centro Coreano de Controle e Prevenção de Doenças (KCDC) informou na segunda-feira (20) que uma mulher chinesa de Wuhan, de 35 anos, testou positivo para o novo coronavírus.
Essa mulher já teria ido a um hospital em Wuhan com sintomas semelhantes a um resfriado. Depois de receber medicação, embarcou em um avião para a cidade de Seul, onde aterrissou no aeroporto de Incheon. Foi imediatamente colocada em quarentena.
As autoridades de Hong Kong adotaram medidas de detecção, incluindo rigorosos pontos de controle de temperatura para viajantes que chegam da China continental.
Já os Estados Unidos anunciaram na sexta-feira que vão monitorar os voos diretos que chegam de Wuhan aos aeroportos de São Francisco e ao JFK, de Nova York.
Enquanto isso, a Tailândia informou que já está checando os passageiros que desembarcam em Bangcoc, Chiang Mai e Phuket e que, em breve, introduzirá controles semelhantes em Krabi.
A vigilância também foi reforçada nos aeroportos da Austrália, Bangladesh, Nepal, Singapura, Malásia, Vietnã e Índia.
______________________________________________________________________
Adicionando informação em 25 01 2020
Os sintomas do Coronavirus são parecidos com os da gripe.
Pode haver contaminação de pessoa para pessoa.
Ainda não há medicamentos ou vacina contra este vírus
Pode causar a morte.
Até hoje oficialmente foram vítimas fatais deste vírus 45 pessoas em lugares diversos.
O problema é que está aumentando o número de mortes e se espalhando pelo mundo.
Como prevenir:
Fortalecer o organismo e o sistema imunológico na alimentação enriquecida com Vitamina C (Limão, laranja, couve, etc).
Evitar aglomerações sempre que possível (evitar metrô ou ônibus nos horários de pico.
Manter a casa livre de pó e bem ventilada.
Manter as mãos limpas e não levá-las à boca.
Tomar água filtrada ou fervida.
Qualquer suspeita de gripe forte, correr para o hospital ou posto médico mais próximo, principalmente com as crianças e idosos.
Orar, pedir a proteção de nosso Deus, no nome de Jesus Cristo.
Amém?
Missionário Geraldo de Deus.
Comments
Post a Comment