Crescer em Cristo

 

1 Coríntios 13:11 - Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.


Paz de Cristo,


Deus é Onipotente, nosso Deus PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO, ao qual chamamos amorosamente por Jesus Cristo.

Nosso Deus tem outros atributos que conhecemos e  muitos outros que desconhecemos, Ele é Perfeito, bom, Onipresente, Imutável, Eterno, Justo, Galardoador, Perdoador, Magnânimo, Longânime... E Onisciente.

(Significado de Onisciente: que tem saber absoluto, pleno; que tem conhecimento infinito sobre todas as coisas.).

Nós humanos, criaturas de carne, ossos e sangue não temos sabedoria, na verdade nascemos com a mente limpa como uma folha de papel em branco. À medida que vamos crescendo a vida vai escrevendo seus ensinamentos em nossa mente, em nosso coração e em nossa alma. 

Assim vai se formando o caráter de cada indivíduo.


Louvemos a Cristo.


Hino 432 da Harpa Cristã
Consagrado ao Senhor
Legendado

No entanto, existem certos atributos que são inerentes a cada indivíduo independentes do meio onde se criam e crescem. 

Desta forma, muitas vezes no meio de lugares desprezíveis, de pessoas repreensíveis, afloram indivíduos de caráter ilibado, carregados de nobreza e boas intenções.

O contrário também ocorre, muitas vezes, no seio de uma família onde nascem vários irmãos de boa índole aflora no meio deles um de mau caráter de más intenções, com o coração cheio de crueldade.

Mas, no geral o ser humano luta para sobreviver, é criado e educado pelo mundo para lutar pela sobrevivência e buscar o sucesso, lutar para ser o melhor no que faz, alcançar sempre vitórias e nunca aceitar derrotas.

Prova disso é a dificuldade que temos em aceitar um não como resposta. Outra, é desistir da luta mediante uma derrota.

Para os conceitos do mundo todo indivíduo tem que ser bem sucedido em tudo o que faz e em tudo o que empreende, as pessoas não são preparadas para a derrota nem para a morte. Vivem como se neste mundo a vida não tivesse fim, muitas vezes inesperadamente.

Daí a revolução que Jesus Cristo fez na forma das pessoas enxergarem o mundo e também na mudança dos valores éticos que Ele ensinou. Ele exalta ao que serve e não ao que é rico e poderoso.

Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles.
Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal;
E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;
Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. (Mateus 20:25-28).

Jesus Cristo veio ao mundo nascendo no meio de pessoas pobres. Não poderia Ele ter nascido em berço de ouro, como filho de um sumo sacerdote, ou como filho de algum príncipe de seu povo? Poderia ele ter nascido em Jerusalém, a cidade motivo de orgulho do povo Israel, mas não, ele nasceu em Belém, num estábulo. 

Nosso Deus, ao se encarnar neste mundo o fez em meio à pobreza. E, depois foi morar em Nazaré, Galileia. Lugar mal afamado, lugar desprezado.

João 1:46 - Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.

Nosso Redentor e Salvador veio ao mundo em simplicidade e pobreza, sem nenhuma ostentação ou títulos de grandeza. 

E, tomando a si mesmo como exemplo, 

Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.

ensina que para Deus grande é aquele ser humano que se faz servo dos demais. Para Deus não há sábios ou doutores que sejam mais importantes que um simples varredor de ruas ou um simples camponês. 

Para nosso Criador não existe sangue nobre, não existe classe mais elevada moralmente, não existe pessoas totalmente boas nem totalmente más, a ninguém Ele exclui de suas promessas de ressurreição e vida eterna. E a ninguém Ele obriga a aceitar seus termos para que se alcance a salvação da alma.

Perante nosso Deus todas as suas criaturas são iguais.

Porém, a maneira de agir de cada uma destas criaturas é que vai diferenciá-las perante o Criador. 

Temos o exemplo daqueles dois que foram crucificados juntamente com Jesus. Ambos eram seres execráveis condenados à morte pela justiça dos homens. Pela maneira que agiram diante de nosso Salvador um deles obteve o perdão e alcançou a vida eterna, enquanto o outro perdeu sua alma para o fogo eterno.


Isto nos mostra que nem todo o condenado pelo mundo irá para o fogo eterno, há esperança de salvação em Cristo.


Então, somente Deus é perfeito. 

Ele não espera que sejamos perfeitos, não nos cobra a perfeição porque ela está além do alcance do ser humano. Conhece nossas imperfeições. Por isto está pronto a nos perdoar mediante nosso arrependimento e confissão de culpa.


Somente Deus é Onisciente.

Ele sabe que o ser humano é ignorante, desconhecedor de coisas básicas. Ele sabe de toda a tolice que ronda o mundo e a concupiscência do mundo que envolve aos desavisados. Também conhece a soberba que leva a muitos se acharem sábios quando não passam de tolos.

Ele sabe de nosso caráter frágil e leviano. Sabe da estultícia que muitas vezes domina a mente levando a pessoa a seguir paixões destruidoras. Por isto está pronto a nos perdoar mediante nosso arrependimento e confissão de culpa.


Somente Deus é bom.

Ele conhece o coração do ser humano, conhece a maldade que mora no coração dos homens e das mulheres neste mundo. Está pronto a perdoar a maldade que o ser humano pratica, desde que se arrependa, confesse-a e mude seu proceder.


Somente Deus é de cima. Todos nós humanos somos de baixo.



Em Eclesiastes Salomão nos ensina que 

Eclesiastes 3:1 - Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.


Há um tempo determinado, e um tempo para todo o propósito DEBAIXO do céu.

Eis aí um ensinamento que bate com o que Jesus Cristo falou quando disse que Ele é de cima e nós humanos somos de baixo.

Para quem está no reino dos Céus, - Acima do firmamento que cobre nosso mundo -, não há o tempo, e o propósito é o próprio Deus!

Aleluia!

Mas, para quem está embaixo do céu, há um tempo e um propósito de Deus para cada ser vivente.

Amém?

Engana-se totalmente quem acredita que estes conceitos são de conhecimento geral. Que todo cristão tem esta visão.

Muitos são os que querem sujeitar Deus, o Criador, à sua pequenez, à sua sabedoria, e ao seu entendimento.  Não entendem que Deus está acima de todo conceito humano.

Para Deus não há tempo estabelecido. Para Ele tudo é agora.

Para Deus o que importa é sua Justiça Eterna e não a justiça ou as leis do mundo.

Deus é eterno e imutável. Ele não vai ficando "moderno" como a concupiscência do mundo deseja. A modernidade do mundo é nada para Deus. Ele está muito acima destes conceitos humanos.

Crescer na fé é entender que Deus está num outro plano existencial, numa outra dimensão, na qual poucas almas vão alcançar, e que a única ponte de ligação deste nosso mundo com o reino dos céus é JESUS CRISTO!

Amém?

E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)
Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.
De alguém assim me gloriarei eu, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas. (2 Coríntios 12:3-5).

Desta forma é que Paulo, tendo tido revelações e compreendido a grandiosidade e a incomensurável supremacia do Criador, nos diz, na Epístola aos coríntios,

Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

Paulo fala uma linguagem bem direta, a qual ninguém pode dizer que não entende.

Todos nós que éramos prisioneiros do mundo, sob o jugo do diabo que domina este plano corpóreo de existência, ao nos libertarmos e nos convertermos a Cristo. Ao nos colocarmos sob Seu jugo suave e manso, somos como crianças na fé. Somos inocentes e dóceis. Mas também muito ingênuos e ignorantes das coisas do Senhor.

Somo como meninos na fé.

De acordo com o passar do tempo, quanto mais estudamos as sagradas escrituras, quanto mais nos aprofundamos no Novo Testamento, quanto mais oramos, quanto mais buscamos o Espírito Santo, mais crescemos em Cristo.

Vamos deixando de ser meninos e nos tornamos adultos na fé.

E, quando chegamos à fase adulta da fé devemos deixar as coisas de menino para trás.

O tempo da ignorância na fé já passou para quem não é mais menino.

Deus, através do Espírito Santo, no início de nossa conversão nos trata com mamadeira e com papinha, mas à medida que vamos nos fortalecendo no conhecimento do evangelho, nos dá alimento mais sólido, até que tenhamos a capacidade de nos alimentar do pão da vida e da água viva de nosso Salvador.

Como é ser homem e não menino na fé? É quando nos tornamos altar vivo do Espírito Santo.

É quando, antes que o Senhor nos exorte dizendo que basta a graça que Ele nos dá, 

(2 Coríntios 12:9 - E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza...). 

Antes que Ele nos diga isso, nos voltamos para Deus, em meio a qualquer tempestade e dizemos, "Ó Senhor Jesus, a Tua graça me basta"!

Glórias a Deus. Aleluia!


Assim, quando adultos na fé, devemos deixar de agir como meninos, devemos deixar de falar como menino (discorrer), pois quando o Senhor nos diz, 

Mc 16:15 Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura


Ele não ordena tal missão a algum menino na fé. Jesus Cristo quer discípulos que tenham deixado de ser meninos e se tornado adultos na fé para levar as boas novas do reino de Deus com autoridade e fidelidade.

Ele chama aqueles que Ele escolhe para ser boca de Deus, para ser profeta neste mundo, e a quem Ele chama, capacita.

Nunca um menino na fé vai estar apto a enfrentar o mundo dominado pelo maligno, nem enfrentar a guerra espiritual que cerca todo discípulo de Cristo.

Sejamos adultos na fé. Vamos falar das coisas de Cristo com propriedade, autoridade e fidelidade ao evangelho.

Quando o Senhor nos der visões, sejamos como Paulo, cautelosos antes de entregar a mensagem a quem de direito.

Amém?


CONCLUINDO


Nos diz a Palavra, que Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias, e as fracas para confundir as fortes.

A maior prova disto é a pregação do evangelho.

É a propagação e crescimento da doutrina de Cristo, inciada através dos apóstolos, pessoas rudes e, na visão do mundo, despreparadas para tal tarefa.

Mas, não para Deus. Para Cristo eles eram sábios e fortes, porque através do toque do Espírito Santo, assim Ele os capacitou.

Tiago 4:6 - Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

Se eram ignorantes, Ele lhes capacitou com sabedoria.

Se eram arrogantes mas fracos, Ele os capacitou fazendo-os fortes.

Toda a sabedoria deste mundo não passa de loucura para nosso Deus.

E toda força e poder deste mundo é nada diante da onipotência do Criador.

Aleluia!

Esta certeza deve ser o norte do cristão fiel ao Messias. 

Como Ele capacitou aos apóstolos, assim também Ele capacita a cada um de nós que chama para ser obreiro em Sua seara.

Lucas 12:12 - Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar.

O Consolador amado capacita a cada um de seus servos fiéis.

Todo Missionário de Deus deve ter a plena convicção de que Jesus Cristo é o Senhor, e tem em suas mãos as chaves da morte e do inferno. 

Assim, Ele é o Senhor da vida!

Amém?


Olhai, Vigiai e Orai. Jesus está às portas.


Missionário Virtual Geraldo de Deus                             2021abril01


 




Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?