CORAÇÃO DOBRE

 

Jeremias 29:7 - E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz.

Povo de Deus,


Estamos passando por tempos de provação. E, ao meditar na Palavra, o Senhor nos leva a um tempo de provação acontecido com o povo Israel, quando foi levado cativo para Babilônia, especificamente os moradores de Jerusalém, na invasão de Nabucodonosor.

Eles eram praticantes do judaísmo, viviam sob a Lei mosaica, mas praticaram muita iniquidade, se tornaram idólatras adoradores de ídolos e imagens.

Adoravam mais ao templo do que ao Criador que os livrou de Faraó no passado.

Então, mesmo tendo YHWH levantado muitos profetas, inclusive Isaías, (depois Jeremias), ainda assim aqueles filhos de Abraão teimavam em adorar os Baalins, teimavam em queimar incenso à Senhora do céu, perderam o temor de Deus e viviam segundo a concupiscência do mundo, baseando-se em tradições e se dividindo em seitas. Foi assim que chegaram ao limite da paciência de Deus.

(Comparando com a nossa era atual, parece que estamos falando do que acontece no mundo nas últimas décadas. Deus nos enviou Jesus Cristo, todos nós nos dizemos cristãos, portanto estamos sob o jugo suave de Cristo e devemos obediência ao que consta no evangelho, mas não é assim, as pessoas perderam o temor de Deus, não respeitam o evangelho, vivem segundo tradições, falsas doutrinas, e, inúmeros adoram imagens e veneram santos e entidades espirituais demoníacas. Vivemos segundo a ordenança da mídia, seguindo os falsos deuses chamados de tecnologia e de ciência. Creio que conseguimos achar o limite da paciência de nosso Criador).

Por tanta desobediência e rebeldia YHWH os fez serem levados cativos para a Babilônia, e a cidade que era motivo de orgulho dos judeus - Jerusalém -, foi destruída. E também o templo construído por Salomão, motivo de tanto ufanismo por parte dos judeus, foi destruído e saqueado.

Então, aquele povo orgulhoso e mesquinho, que se via como sendo o único povo importante para YHWH e por isso se sentiam invencíveis, foi parar cativo numa terra distante e desconhecida, Babilônia. Não mais cidadãos livres e ricos, mas escravos miseráveis.

Ainda assim o Senhor levantou profetas para os exortar ao arrependimento, Ezequiel e Daniel foram os dois principais homens de Deus no exílio. 

E aconteceu no trigésimo ano, no quarto mês, no quinto dia do mês, que estando eu no meio dos cativos, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus.
No quinto dia do mês, no quinto ano do cativeiro do rei Jeoiaquim, (Ezequiel 1:1,2). 

E, em Jerusalém, junto com os excluídos, os que foram deixados para trás, aqueles que não serviam para Deus e nem para Nabucodonosor, ficou o profeta Jeremias, a boca de Deus junto aos desprezados.

Glórias a Deus, pela sua infinita misericórdia.

E, estando Jeremias na jerusalém destruída, junto com os abandonados, veio-lhe muitas vezes a Palavra de Deus, instruindo através dele aos que restaram ali, no entanto, eles ignoravam todas as exortações que Deus lhes dava, fazendo exatamente o contrário do que lhes era ordenado. Mesmo estando no abandono continuavam a recalcitrar, continuavam a teimar em desobedecer a Deus. 

Jeremias 43:2 - Então falaram Azarias, filho de Hosaías, e Joanã, filho de Careá, e todos os homens soberbos, dizendo a Jeremias: Tu dizes mentiras; o Senhor nosso Deus não te enviou a dizer: Não entreis no Egito, para ali habitar;

 
E, tanto na Babilônia onde o povo estava cativo quanto nos arredores de Jerusalém onde estavam abandonados, surgiam falsos profetas. 

Entendam bem, Deus levantava profetas entre os cativos em Babilônia, e também deixou em Israel (Jerusalém, reino do sul), Jeremias, seu grande profeta, e ainda assim surgiam falsos profetas fazendo falsas profecias, as quais eram ouvidas atentamente e obedecidas pelos filhos de Abraão.

Jeremias 29:8 - Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhos, que sonhais;


Jeremias 29:9 - Porque eles vos profetizam falsamente em meu nome; não os enviei, diz o Senhor.




Isto é algo perverso, algo que causa muita ira em nosso Criador.

As pessoas ignoram aqueles que falam com retidão o que Deus ordena e seguem falsos profetas que inventam mentiras.

Se atentarem para nosso tempo presente verão que até hoje acontece desta forma. Os falsos profetas enriquecem, vivem luxuosamente, enquanto aqueles que fazem a vontade de Deus e trilham os passos de Cristo levando sua cruz e também proclamam a mensagem da Cruz de nosso Salvador muitas vezes passam por privações, vivendo na pobreza.

É vantagem ser rico? É vantagem ser pobre?

Na verdade é vantagem ser rico da presença de Deus, essa é a verdadeira riqueza, motivo pelo qual muitos que são fiéis a Cristo vivem felizes e realizados passando por todo tipo de dificuldades financeiras impostas pelo mundo. 

E, contrariamente, a maioria dos que são ricos de coisas materiais vivem uma existência atribulada, em meio a escândalos e processos na justiça do homem, causando vergonha aos seus entes e familiares.


Deus capacita aos seus.

Jesus nos chama a Si, e o Espírito Santo nos capacita para sermos úteis na obra de evangelização dos pecadores, na santificação dos pecadores arrependidos e convertidos a Cristo; e no resgate das ovelhas desgarradas. 

O Espírito Santo derrama sobre os obreiros da Seara de Cristo os talentos, para que cada cristão se torne sal da terra e luz do mundo.


Assim, quando houver o grande julgamento, no Dia da Ira do Cordeiro, será cobrado de cada um o que foi feito dos talentos que o Senhor lhe doou, será cobrado de cada vara os frutos bons que poderia ter dado e que não deu.

Não se trata de abrir templos e ficar esperando que os fiéis afluam para lá, trata-se de sair em missão, de levar as boas novas do reino de Deus onde houver pecadores.

Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.
Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. (Mateus 25: 29 , 30).


Trata-se de viver na fé em Cristo, na retidão de Sua doutrina, e cumprindo as ordenanças de nosso Salvador. Trata-se de obter galardão pelas obras, pelas boas obras.

Amém?

Louvemos a Deus, em Cristo O Salvador.

Oferta Agradável
Louvor
Cassiane


Acerca dos falsos profetas, o que podemos dizer que já não tenha sido dito?

Há uma proliferação destes trastes pseudo-religiosos à nossa volta, e pelo que nos relata as sagradas escrituras, desde os tempos antigos eles já eram exaltados pelo povo crédulo de coração dobre.


O apóstolo Tiago nos sintetiza claramente esta falha de caráter que atinge tantas criaturas neste mundo, pessoas que agem com leviandade, sem firmeza de propósitos ou na sua fé em Deus, vejamos o significado exato de Homem de Coração Dobre,

Salmos 12:2 - Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado.




Se não fossem tantas pessoas de coração doble, prontas a aceitar qualquer palavra dita por qualquer um, estes tais, os falsos profetas, seriam envoltos num manto de vergonha e rejeição por parte das pessoas de bem ligadas no Criador.

Quando Davi nos diz, "Escondi Tua Palavra no meu coração",

Salmos 119:11 - Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.

O rei Davi nos dá demonstração de grande sabedoria, e devemos, como ele, esconder bem dentro de nosso coração o evangelho de Cristo, bem juntinho do Espírito Santo que nele fará habitação. 

Um homem, ou uma mulher, que guarda a Palavra de Deus em seu coração jamais seguirá doutrinas estranhas nem será confundido por falsos profetas.

Um cristão batizado nas águas e no Espírito Santo jamais estará sedento de profecias, pois é altar vivo do Criador e não tem necessidade de intermediários, tudo o que Deus quiser lhe dizer, falará diretamente em seu ser. Claro, existem momentos em que a pessoa, por mais firme que seja na fé, fica fragilizada mediante alguma situação aflitiva ou desesperadora, então não consegue escutar a voz do Consolador, tão fraca está naquele momento. 

Nestes casos Deus escolhe alguém e usa esta pessoa para trazer uma palavra de consolo, de apoio moral ou de exortação.

Deus usa um verdadeiro profeta que trará uma mensagem fiel de Deus, a qual vai se confirmar num futuro próximo. E, saibam, Deus usa até os ímpios para tal propósito, pois Ele é Senhor de toda criatura.

Amém?

Então, qual é a importância do Espírito de Profecia, do Dom de profecia que o Espírito santo doa aos obreiros de Cristo?

Evangelização, demonstração aos pecadores e aos infiéis do poder real de Deus, demonstrar que Deus está no Controle em qualquer situação. A profecia quebra a incredulidade e mata o ateísmo. No entanto, em determinadas situação o Senhor usa seus obreiros abençoados para profetizar na vida dos membros da congregação, numa forma de fortalecimento da fé.

O que vem de Deus, em Cristo, com a direção do Espírito Santo, é bem vindo. O que não se deve fazer é ir para os cultos ansioso por profecias.

A principal profecia é a promessa que Jesus nos fez, de que todos os que nele crerem e o confessarem como sendo o Filho de Deus Ressuscitado, não perecerão, mas terão a vida eterna na Nova Jerusalém.

Amém?

E, principalmente, o crente firme na fé, cheio do Espírito Santo sempre estará declarando a Deus, nos momentos mais difíceis, "Senhor, a Tua graça me basta"!

Amém?


CONCLUINDO


Jeremias 29:7 - E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz.

CATIVOS E CONDENADOS NA BABILÔNIA

Vamos raciocinar,

Nascemos neste mundo, mas ignoramos de onde viemos.

E, neste mundo dominado pelo diabo, o maligno dominador, somos todos escravos condenados à morte.

Esta é a realidade de toda criatura que nasce neste mundo físico.

A morte do corpo é o destino de todos, não há escapatória.

E, como podemos ver, sentir, entender, este mundo é uma grande Babilônia. E nele estamos cativos, condenados à morte.

Enxergando assim a realidade, chega a dar calafrios.

Mas, existe um Deus Criador, o qual ama suas criaturas e levanta profetas para exortar aos que estão cativos na Babilônia, mostrando a elas que existe uma saída, existe um escape, há esperança, existe vida após o cativeiro, liberdade e vida eterna. E, que existe um lugar reservado para todos os que se tornarem não criaturas de Deus, mas Filhos de Deus, em Cristo Jesus.

Aleluia!

Todavia, o inimigo, o diabo, que domina este plano físico, não fica parado, ele luta desesperadamente para não perder as almas dos pecadores, e faz de tudo para criar confusão e caos nos templos e nas igrejas de Cristo. Ou seja, nas igrejas cristãs e nas igrejas de Cristo.

Deus tem um plano de resgate e salvação para as almas.

O diabo tem estratégias mil, cria todo tipo de laços para prender os pecadores e ainda ousa se infiltrar nas igrejas cristãs, aonde causa contendas e divisões, onde fomenta a discórdia e o escândalo.

Uma forma usual de ação do diabo é levantar falsos profetas que disseminam inverdades além de desvirtuar a Palavra do evangelho.

Contudo, ele consegue atingir apenas aqueles de coração dobre, os que são fracos na fé e no caráter.

Então, devemos, como Davi, esconder bem dentro do coração a Palavra real e viva das boas novas de Cristo, e dar lugar para que o Consolador ali faça morada.

Desta forma não seremos atingidos pelas estratégias e laços do inimigo.

Tenhamos nossa fé alicerçada na rocha que é Jesus Cristo, firmada na Palavra de Deus, em comunhão com PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO, e prontos a confessar  todo o tempo que, "Senhor Jesus, a Tua graça me basta"!

Amém?

Para sair da Babilônia tem um caminho estreito, e para seguirmos por ele é preciso se converter a Cristo, de corpo, alma, coração e razão. É preciso renascer da água e do Espírito. É, ainda, necessário tomar nossa cruz e com perseverança trilhar o caminho estreito chamado Jesus Cristo, até que encontremos a porta estreita do reino de Deus.

Amém?

Na Palavra de Deus, em Jeremias, o Senhor nos exorta a procurarmos a paz na cidade para onde fomos enviados cativos.

Seguindo o raciocínio deste mundo ser uma grande Babilônia e nós os cativos enviados a ela por permissão de nosso Deus, temos então mais uma confirmação de que Cristo é nosso destino e nosso caminho.

E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro,

Deus nos ordena a procurar paz na cidade aonde estamos prisioneiros, e Jesus nos ensina, "Em mim vós tereis paz"!

João 16:33 - Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

"Tenho vos dito isto para que em mim tenhais paz"!

A paz não existe no mundo, não existe na Babilônia, só existe aflição e conflitos, mas a paz veio ao mundo, e se chama Jesus Cristo!

E jeremias profetiza,

 e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz.

A paz é Cristo. 

Nos profetiza Jeremias, " e orai por ela ao Senhor. Porque na sua paz vós tereis paz"!

Aleluia!



Só Jesus Cristo para nos esclarecer esta profecia de Jeremias.

Nunca houve nem haverá verdadeira paz para os cativos em Babilônia.

Mas, quando Jesus Cristo veio à Babilônia, então eis que veio a paz, finalmente.

Devemos estar em oração para nosso Salvador, clamando a Ele, pois somente Ele pode nos dar paz.

Quem está na paz de Cristo não deixa que seu coração se turbe ou se atemorize, pois Ele é nossa proteção e fortaleza.

E, Jesus nos levará para longe da Babilônia, nos levará para casa,

Sobre viver na Babilônia, amando as coisas de Babilônia, na concupiscência do mundo, eis o que nos profetiza jeremias,

Jeremias 51:45 - Saí do meio dela, ó povo meu, e livrai cada um a sua alma do ardor da ira do Senhor.

Em Jesus somos mais que vencedores.

Esteja em oração clamando por misericórdia a Jesus Cristo, nossa paz.

Glória a Deus.


Missionário Virtual Geraldo de Deus                 2021março, 23

Para sair de Babilônia é preciso nascer da água e do Espírito


Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?