CUMPRIDOR

 


Tiago 1:8 - O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.


Que a graça de Jesus Cristo nos baste,


Nos ensina o Senhor que a pessoa que ouve a Palavra do evangelho e nela crê, e obedece, e a coloca em prática, é semelhante ao homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha.



 A Palavra de nosso Salvador Jesus Cristo é luz para o mundo, é vivificação, é vida em plenitude, é sabedoria que vem do trono do Criador, e não nos basta ouvir e guardar, temos que entender, crer, obedecer e praticar.

Por isto que o Senhor sempre nos admoesta dizendo em várias passagens do Livro de Apocalipse de João,
"Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas"!

E nos abre os exemplos de sete igrejas da Ásia Menor, onde nos mostra a visão de Cristo para com seus seguidores, porque devemos entender que cada cristão é um templo vivo de Cristo.


 
 Então, de acordo com o elogio ou a repreensão, a cada igreja Jesus deu uma sentença, 

Éfeso, 
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. (Apocalipse 2:5).

Esmirna,
Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
(Apocalipse 2:10).

Pérgamo,
Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca. (Apocalipse 2:16).


Tiatira, 
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras. (Apocalipse 2:22,23).

Sardes,
O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.(Apocalipse 3:5).


Filadélfia,
Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.
Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.(Apocalipse 3:9-11).

Laodiceia,
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. (Apocalipse 3:16).

Mas, em nenhum dos casos o Senhor foi enfático em condenar, a todas recomendou que os pecadores e transgressores se arrependessem, encontrassem onde erraram e mudassem o seu proceder.
Jesus Cristo nos vê assim, pessoas fracas e pecadoras, crianças na fé, e a nenhuma de Suas criaturas Ele fecha a porta do reino de Deus, a todas dá a oportunidade do arrependimento e do concerto. O entendimento de que a referência a "igrejas", por parte de nosso Deus, (Quando reitera que tem ouvidos ouça o que o Espírito Santo diz às igrejas), está se referindo aos seus seguidores, e não aos templos é muito importante para esclarecer a compreensão da visão que Cristo tem de todos nós cristãos.
Amém?

A salvação eterna prometida por nosso Salvador e eterno mestre é individual e intransferível, não há uma salvação coletiva. A vida eterna é dom que nos deu Cristo pela Sua graça e misericórdia, e Ele trata com cada um em particular e não com o coletivo. Cada ovelha é uma pérola de valor inestimável para o Bom Pastor.
Quando Jesus se diz "a Videira Verdadeira", nos esclarece que cada cristão é uma vara desta videira, e que aquelas varas que derem bons frutos serão limpas e fortalecidas para darem mais frutos. E que, as varas que não derem frutos, estas serão arrancadas, secarão e serão atiradas ao fogo.
Ou seja, cada seguidor de Cristo é tratado individualmente pelo nosso Deus, em Cristo Jesus.

Glórias a Deus!

Resumindo este posicionamento, observemos que Jesus diz a cada igreja, cada um de nós que somos templo vivo do Espírito Santo, "Arrepende-te de onde caístes"!




Não podemos nunca esquecer desta mensagem anunciada por Jesus desde o início de seu ministério, logo que voltou do deserto tendo sido tentado pelo diabo após o longo jejum. Voltando a Cafarnaum ele iniciou sua pregação dizendo,
Mateus 4:17 - Arrependam-se, pois é chegado o reino dos céus.

Arrependimento, a demonstração de um espírito quebrantado.

Aleluia.

Tiago 1:22 - E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

Nos ensina Jesus, "sejam cumpridores da Palavra"!

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. (Mateus 7:24,25)
.

Aquele que escuta as palavras de Cristo e as pratica, Jesus o compara ao homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha.
A casa firmada na rocha não se abala sob as tempestades do mundo.
Pois, desce a chuva, correm os rios, assopram os ventos, e combatem contra aquela casa, mas ela não cai, porque foi edificada sobre a rocha.

Da mesma forma é o ser humano que crê em Jesus Cristo e em Sua doutrina, a sua fé está firmada na rocha que é nosso Salvador.
Vem toda a tempestade do mundo, toda tribulação, todas as forças satânicas para afligir o cristão, mas se ele está realmente firmado em Cristo, nada o poderá abalar. Em Cristo ele tem a vitória sobre as forças malignas.

Em Cristo ele tem vitória sobre a concupiscência da carne, sobre a concupiscência do mundo, sobre a idolatria e sobre as prisões mentais, pois o Espírito Santo liberta!

Contrariamente,



E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. (Mateus 7:26,27).

Mas, quem não é cumpridor...
Jesus diz que aquele que ouve as Palavras do evangelho e não as cumpre, é insensato, é como o néscio que edifica sua casa sobre a areia. O furor da tempestade lhe derruba a casa, coloca-a no chão.
Isto quer dizer que se a pessoa não cumpre as ordenanças de Cristo, apenas ouve a Palavra, se emociona, mas não obedece nem pratica, não tem comunhão com Deus, (Pai/Filho/Espírito Santo). Pode até se dizer cristão, mas não está firmado na rocha que é Jesus Cristo. Não está firmado na coluna que sustenta quem tem fé e pratica a Palavra, o Espírito Santo.

Mateus 7:21 - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

Deus quer salvar as almas, para isto enviou Jesus Cristo ao mundo, não para o justo, mas para o pecador. Para que as almas pecadoras se arrependam. Para que as almas pecadoras se convertam a Cristo, confessando-o como seu único e suficiente Salvador
Para que as almas pecadoras ouçam a Palavra, Leiam o evangelho, meditem nos ensinamentos, creiam em Cristo, pratiquem as ordenanças. Sejam cumpridoras da Palavra de nosso Salvador!
Amém?

Não adianta dizer "Senhor, Senhor", ou como o mancebo rico que se aproximou de Jesus e lhe disse, "Bom mestre"...
Jesus não se deixa enganar. Ele perguntou ao jovem, "Por que me chamas 'bom' ? Bom só é Deus!
E só será salvo para a vida eterna quem faz a vontade de Deus!

Para fazer a vontade de Deus temos que ser cumpridores da Palavra de Cristo!

Cristo nos exorta, "Buscai primeiro o reino de Deus e a Sua Justiça"!

Você é um cumpridor da Palavra? Tem buscado em primeiro lugar o reino de Deus, ou a força dos homens? O poder de Deus ou as coisas do mundo?

Cristo nos exorta, "Arrependei-vos, porque é chegado o reino de Deus"!
Qual foi a última vez que você fez um exame de consciência e se arrependeu de seus maus atos, de sua concupiscência na carne, de sua murmuração?

Jesus nos diz, "Não julgueis para não serdes julgados. Com a mesma medida que medirdes, vós sereis medidos"!
Como tem sido seu lado crítico, seu lado de excessiva severidade para com os fracos e com os pecadores?
Não julgueis!

Jesus nos ensina, "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine".(1 Coríntios 13:1).
Você tem colocado o amor a Deus e o amor ao próximo como prioridade no seu dia a dia?

Porque Jesus nos diz que os dois principais mandamentos são, 



Primeiro mandamento de Cristo, 
Amar a Deus de todo o coração, de toda alma, com todas as forças, e com todo o entendimento.
Uau!
Não é só amar a Deus.
É amar a Deus com o coração, com a alma, com a força que nos restar, e com discernimento e entendimento.

Então, não basta dizer 'eu amo a Deus'.

Tem que amar de verdade, e buscar conhecer cada dia mais os mistérios de nosso Criador.

Segundo mandamento de Cristo,
Amar ao próximo como a si mesmo.

Não é fácil amar alguém que nem conhecemos como amamos a nós mesmos. Nem conseguimos, muitas vezes, amar um irmão ou um parente como amamos a nós mesmos, imagine ao próximo, que muitas vezes nos é antipático ou ofensivo.

Mas, é o mandamento de Cristo, é um desafio que temos de enfrentar e vencer.

A primeira providência é estar em oração constante, buscando a direção do Espírito Santo, o qual nos capacita a sermos cumpridores da Palavra.

Amém?

Vamos clamar ao Espírito Santo que venha agir sobre nós





CONCLUINDO




Então, entendemos, mediante o estudo e meditação acima, que temos de buscar ser cumpridor da Palavra.
Ouvir, conhecer, crer, meditar e praticar. Não por partes, mas por inteiro, de forma a fazermos a vontade de Deus, renunciando às nossas prioridades.

Também nos diz Jesus Cristo que aquele que pratica a iniquidade, não tem parte com Ele.

Quem não pratica a Palavra, está sendo iníquo diante de nosso Deus.

Assim, que esteja gravado em nosso coração o ensinamento de sermos cumpridores da Palavra de Cristo. 
Amém?


CLAMOR E INTERCESSÃO

Numa postagem anterior, "Atribulados", nos revelou o Senhor que estamos passando por grande Tribulação, conforme profetizado no Livro de Apocalipse. Mais um motivo para nos firmarmos em oração e clamor. 
Orar e clamar pela misericórdia de Cristo sobre todo cristão, sobre toda criança inocente, sobre todo pecador arrependido.

Ore. Se fortaleça no poder de Deus mediante constante oração. Pratique também o jejum quando estiver diante de um propósito a ser alcançado.

Os dias são maus, o horizonte está cinzento e o céu parece de bronze. Vamos nos aproximar ainda mais de nosso Deus, PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO, em oração fervorosa.

Ore como melhor lhe convier, mas nunca deixe de orar como Jesus nos ensinou,



Amém?

Missionário Virtual Geraldo de Deus      2021março, 21






Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?