CONTRA POLUIÇÃO AMBIENTAL, SÓ MUDANDO NOSSA CULTURA






(Hebreus 11.6) - Ora, sem fé é impossível agradar a Deus;
Porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus
Creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.






MUDANÇA DE HÁBITOS, DIGA NÃO A ATITUDES POLUIDORAS.


Caros amigos,

Sempre ouvimos as pessoas criticarem a poluição ambiental, mas todos nós de alguma forma estamos contribuindo para essa poluição, para o crescimento desta poluição.
Temos que mudar a cultura, temos que começar a fazer parte da solução do problema e não ser mais um, que só fala mas nada faz em benefício do meio ambiente, tanto de onde moramos como no aspecto macro da situação.
Se comerçarmos a agir de forma diferente e se ensinarmos aos nossos filhos e amigos alguma forma de minimizar o impacto dos resíduos que descartamos, bem como de produtos que usamos no dia a dia, diminuir a utilização de veículos que tanto poluem o ar... Se formos um motivo de mudança, a situação pode se reverter.
É errado ficar esperando que apenas os governantes resolvam o problema da poluição ambiental, uma vez que os causadores desta poluição somos todos nós, cada um num nível diferenciado, mas somos todos poluidores em potencial.

A degradação ambiental e o aquecimento das temperaturas não é um conto de fadas, é real, está acontecendo e com muita rapidez.
Temos que reverter o processo, ou o que vamos deixar para nossos filhos e netos? Como vão sobreviver num planeta onde as temperaturas estão aumentando tanto?
Quando, daqui a cem anos talvez, um de nossos descendentes estiver acuado, desesperado devido ao calor infernal em que está vivendo, devido às chuvas ácidas que aumentaram, devido aos lixões a céu aberto com tantos produtos descartáveis atirados fora, devido ao aumento das doenças pelo uso de produtos químicos na agricultura e na indústria alimentícia, o que ele vai pensar de nós, que estávamos aqui quando a situação ainda era controlável e não agimos? O que as gerações do futuro vão dizer de seus antepassados que fecharam os olhos para problemas tão terrríveis, que se não forem evitados agora ficarão sem solução?

A humanidade vive sem raciocinar, apenas vai vivendo, sem ser fator de mudanças favoráveis para as gerações que virão depois dela. Tem sido assim desde sempre, mas temos que mudar isso.

Temos situações críticas que não podem ser alteradas pelas nossas ações individuais no dia a dia, tais como: o governo adotar e usar usinas de geração de energia atômica, as quais geram resíduos que vão envenenar o meio ambiente por séculos e séculos; as indústrias automobilísticas, navais e aeronáuticas teimarem em utilizar motores que queimam combustíveis fósseis (querosene, gasolina, Díesel, etc) ignorando as novas tecnologias de uso de energia limpa; queimadas e desmatamentos nas grandes propriedades agrícolas e de matas virgens, barcos petroleiros que vazam petróleo e poluem os oceanos; governos que atiram toneladas e toneladas de lixo no mar, cidades litorâneas que despejam seus esgotos diretamente no mar e cidades continentais que lançam seus esgotos diretamente em algum rio; indústrias que lançam fuligem na ar em grande quantidade; despejo de resíduos de usinas atômicas no fundo do mar; asfaltamento indiscriminado das ruas das cidades contribuindo para o aquecimento e as enchentes; lixões a céu aberto sem tratamento dos resíduos; uso de adubos e defensivos agrícolas que envenenam o solo e as correntes de água doce, etc. 

Algumas ações diferenciadas podem alterar este quadro, contribuindo para a mudança de hábitos e a melhoria da saúde dos que as praticam. Alguns exemplos:


. Horta caseira

É uma excelente terapia e proporciona verduras, legumes, temperos  e ervas de chá sem poluição e sem veneno; Ter uma horta em casa não é mais um privilégio de poucos ou apenas de moradores do interior. Hoje, não há quem não tenha um espaço que possa abrigar um vasinho de hortelã ou de salsinha.  Uma lata ou vaso com algum legume ou uns pés de couve. Qualquer “cantinho” na área de serviço ou na própria bancada da cozinha é possível cultivar com muita criatividade alguns temperos, basta querer.

Em vasos no interior da residência

nos terraços e áreas de serviço



Vídeo como fazer uma horta em casa




.  Compostagem 

Uma das formas de contribuir para o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas é reciclar os resíduos orgânicos domésticos transformando-os em adubo orgânico. É muito fácil construir uma composteira. Qualquer um pode fazer até mesmo dentro de um apartamento. Muitas sacadas estão servindo de abrigo para composteiras improvisadas em cestos de plásticos que possuem furinhos por todos os lados. Este tipo de atitude consciente contribui para reduzir a montanha de lixo orgânico nos aterros públicos. 

COMO FAZER E UTILIZAR UMA COMPOSTEIRA
Passo a passo
Passo a passo: como fazer uma composteira em casa
1. Compre três caixas de plástico empilháveis com tampa, respeitando os seguintes tamanhos: 30 x 40 x 15 cm de altura para famílias com até duas pessoas. / 45 x 60 x 30 cm de altura para famílias com até cinco pessoas.
Na foto, Composteira Doméstica, da Morada da Floresta, R$ 242*
Passo a passo: como fazer uma composteira em casa
2. Fure o fundo de duas caixas com buraquinhos de aproximadamente meio centímetro de diâmetro. Peça a furadeira emprestada ao marido.
Passo a passo: como fazer uma composteira em casa
3. Em uma das caixas furadas, coloque um pouco de terra e as minhocas (cerca de meio litro), e enterre o material orgânico (úmido) misturado com o dobro de material seco. Quanto mais picadinho, mais rápido o húmus ficará pronto.
Passo a passo: como fazer uma composteira em casa
4. Empilhe as três caixas e tampe. A vasilha furada deve ficar em cima, a cheia no meio e a sem furos embaixo, para armazenar o chorume gerado durante a compostagem. Como esse líquido é rico em nutrientes, também serve para adubar as plantas. Basta usar na rega ou borrifá-lo sobre as folhas a cada 20 dias.
Passo a passo: como fazer uma composteira em casa
5. Empilhe as três caixas e tampe. A vasilha furada deve ficar em cima, a cheia no meio e a sem furos embaixo, para armazenar o chorume gerado durante a compostagem. Como esse líquido é rico em nutrientes, também serve para adubar as plantas. Basta usar na rega ou borrifá-lo sobre as folhas a cada 20 dias.
Passo a passo: como fazer uma composteira em casa
6. Quando a caixa do meio se encher completamente, passe-a para cima e coloque a que estava em cima no meio. As minhocas ficarão no andar superior, trabalhando para produzir o húmus, enquanto você torna a despejar o lixo orgânico na caixa vazia. E o chorume escorrerá nela, deixando o adubo da caixa de cima sequinho. As minhocas passarão pra baixo. Após 50 dias, tudo terá virado adubo.
Passo a passo: como fazer uma composteira em casa
Sua composteira está pronta. Ah! as minhocas certamente têm mais medo de você do que você delas. E não sairão da caixa para dar uma voltinha pela sua casa. Na maioria das vezes, aliás, você nem as verá, já que elas não gostam de luz e tendem a se esconder quando a tampa da composteira é aberta. A composteira é bem mais limpa do que você imagina. E últil!
 Jamais coloque na composteira:
 Carne de qualquer espécie, Frutas cítricas em excesso, Papel higiênico usado.

.
. REJEITAR PRODUTOS QUÍMICOS QUE ENVENENAM O SOLO

Os herbicidas químicos são tóxicos para o ambiente e apresentam um risco para abelhas, outros insetos benéficos, animais selvagens e até mesmo aos seus animais de estimação e filhos, se eles brincarem na área que você tratar.
 Como uma alternativa, é possível fazer seu próprio herbicida natural com produtos caseiros comuns. Experimente várias combinações de ingredientes para fazer o herbicida que melhor funcione para você.

Como Fazer um Herbicida para eliminar ervas daninhas



 Herbicida em spray natural




1 Comece com duas xícaras (480 ml) de vinagre branco ou de cidra.
 O vinagre contém ácido acético, o qual mata ervas daninhas e outras plantas.




2 Adicione duas a três colheres de sopa (30 a 45 ml) de concentrado de sumo de limão. Esse sumo contém níveis altos de ácido cítrico e talvez também seja eficaz utilizado com o vinagre ou sozinho.






3 Misture 30 ml de gim ou de álcool isopropílico.





4 Adicione uma a duas colheres de chá (7 a 14 ml) de detergente. É possível usar tanto os detergentes líquidos quanto os em pó. O sabão ataca a camada protetiva externa da planta, deixando-a mais vulnerável.





5 Dilua o herbicida com água. É possível usar uma solução de força máxima, mas muitos relatam sucesso após diluir a mistura por 50% a 90%. Comece com uma mistura diluída de 50/50 e então misture uma solução mais ou menos concentrada dependendo dos resultados que você for obtiver.




6 Despeje a solução em um borrifador plástico. Ajuste o bico para "jato" em vez de "spray" se as ervas daninhas estiverem crescendo próximo a plantas que você não quer matar. O herbicida não faz distinção: ele matará todas as plantas que entrar em contato.

Fonte wikiHow.

========================================================================

. Evitar produtos descartáveis 



15 produtos descartáveis que podemos viver sem
Todos os dias são descartados no Brasil cerca de 170 mil toneladas de lixo. Dessas, apenas 12% seguem para a reciclagem. Os dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) reforçam a necessidade de repensarmos nosso consumo e reduzirmos a quantidade de objetos que jogamos fora. Pensando nisso, o EcoD listou 15 produtos descartáveis que podem ser facilmente substituídos por versões mais sustentáveis.
1. Papel alumínio




Pode ser substituído por uma travessa ou panela com tampa resistente a altas temperaturas, assim pode ir ao forno ou microondas.
2. Plástico filme
Assim como o papel alumínio, também pode ser substituído por uma vasilha ou recipiente com tampa.
3. Panos de limpeza, flanelas descartáveis e toalhas de papel

Use um pano de microfibra ou algodão, que pode ser lavado e usado diversas vezes.
4. Canetas descartáveis

Prefira canetas reutilizáveis que só precisam de novo refil de tinta.
5. Pratos, copos e talheres descartáveis

Lavar a louça pode ser um grande esforça, ainda mais quando há muitos convidados, mas vale a pena. Por isso, prefira copos, talheres e pratos reutilizáveis.
6. Sacolas plásticas descartáveis ou de papel

Ecobags de pano ou plástico reutilizável acabam com esse problema.
7. Frutas e legumes embalados

Esses tipos de alimentos costumam ser vendidos cheios de embalagens de plástico e isopor. Prefira sempre os naturais e lave-os antes de consumir.
8. Lanches embalados individualmente

Salgadinhos, biscoitos e balas com embalagens individuais podem ser substituídos por produtos vendidos em quantidade e separados por porções em casa, utilizando vasilhas reutilizáveis.
9. Lâminas de barbear descartáveis

Invista em um aparelho de barbear que só precisa de novas lâminas.
10. Fraldas descartáveis

11. A água engarrafada

Instale um filtro de água em sua torneira e leve uma garrafinha reutilizável para não precisar comprar uma na rua.
12. Pilhas não recarregáveis

Faça um pequeno investimento em baterias recarregáveis e ainda economize dinheiro em longo prazo.
13. Alimentos de dose única

Pudins, sucos e iogurtes podem ser comprados em embalagens grandes (e únicas) ou feitos em casa naturalmente e consumidos aos poucos, em embalagens reutilizáveis.
14. Toalhas de mesa descartáveis

É quase impossível terminar uma refeição sem uma mancha de suco ou molho na toalha. As de pano são mais bonitas e só precisa de água e sabão para parecerem novas.


Fonte  EcoD. 



CONCLUSÃO

Este assunto merece ser aprofundado, motivo pelo qual pretendo estar fazendo novas postagens sobre o assunto.

(Hebreus 11.6) - Ora, sem fé é impossível agradar a Deus;
Porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus
Creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
                                                                                     
CAMPANHA DE ORAÇÃO

ESTAMOS FIRMES NA CAMPANHA DE ORAÇÃO E INTERCESSÃO EM FAVOR DOS IMIGRANTES ILEGAIS NA EUROPA, AQUELAS FAMÍLIAS QUE FUGIRAM E FOGEM DAS ZONAS DE GUERRA NA ÁFRICA E NO ORIENTE MÉDIO, MAS QUE CHEGAM NA EUROPA E NÃO SÃO ACEITOS, FICAM SEM DESTINO, SEM RECURSOS, ABANDONADOS À PRÓPRIA SORTE. TAMBÉM EM FAVOR DO RESTABELECIMENTO DA PAZ NESTES LUGARES QUE ESTÃO EM GUERRA (CONFORME POSTAGENS ANTERIORES SOBRE GUERRAS ATUAIS) E,
TAMBÉM PEDINDO QUE DEUS DÊ LIVRAMENTO PARA PESSOAS INOCENTES NÃO SEREM VÍTIMAS DE ATOS TERRORISTAS COMO OS QUE OCORRERAM NA FRANÇA, SENDO O ÚLTIMO NA CIDADE DE NICE.

FAÇA PARTE DESTA CAMPANHA, ORE, CLAME AO SENHOR, NO NOME DE JESUS CRISTO E DEUS CERTAMENTE FARÁ ACONTECER O MILAGRE.
AINDA, DEUS SEMPRE RECOMPENSA AQUELES QUE ORAM E INTERCEDEM EM FAVOR DOS NECESSITADOS.

PAZ DE CRISTO.

MISSIONÁRIO VIRTUAL GERALDO DE DEUS                 2016 JULHO, 23

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?