Virtude

 


Atos 1:26 - E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos. 


Saudações a todos,


A obra de Deus tem um que é cabeça, somente um, não há outros que comandem a igreja cristã no mundo, apenas Jesus Cristo, por intermédio do Espírito Santo.

Existem, claro, aqueles que são chamados por Cristo para serem obreiros, para serem vasos de honra no ministério de nosso Deus neste mundo, alguns Ele chama para missionários, outros para diáconos, outros para evangelistas, ainda outros ele chama para serem presbíteros ou pastores.

Existem igrejas que se dizem de Cristo e que nomeiam obreiros como apóstolos, isso é uma infantilidade, Jesus escolheu treze apóstolos, os doze primeiros e depois escolheu Paulo para substituir Judas Iscariotes que traiu o ministério.

Outras nomeiam bispos, só falta nomearem também cardeais e papas, como na católica. Um absurdo, uma imitação de algo que não é cristão, que não anda em consonância com Cristo e com o evangelho.

Louve com alegria ao Espírito de Deus


O Espírito de Deus está aqui.
Creia

Quanto ao apostolado, temos o exemplo que nos comprova ser Cristo o cabeça da igreja e não seus obreiros, por mais fiéis e santos que sejam, vejamos o caso que aconteceu quando Pedro resolveu nomear outro discípulo para ser apóstolo,

Pedro, reunido com todos os apóstolos e Maria mãe de Jesus, disse,

É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós,
Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.
E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias.
E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido,
Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar.
E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos. (Atos 1:21-26).

Os apóstolos escolheram o decimo terceiro apóstolo para substituir judas iscariotes, Matias.

Mas Jesus chamou Saulo de Tarso

Romanos 1:1 - Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.

Matias, discípulo de valor, era crente fervoroso e fazia a obra, no entanto Jesus optou por um que perseguia seu povo para ser seu décimo segundo apóstolo, e o encheu de virtude, poder e sabedoria que vem do trono da glória.

Porquê?

Porque Ele é Deus, porque Jesus Cristo é a cabeça da igreja cristã no mundo. 

Onde Ele não estiver no comando nós não teremos uma igreja cristã, pode até ter uma placa dizendo que é igreja evangélica, mas o que atesta ser a igreja de Cristo ou não é a presença do Espírito Santo.

João 16:7 - Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.

A presença do Espírito Santo confirma que Cristo está presente e no comando dos cultos. Sem a presença do Consolador não teremos mais que uma reunião de religiosos.

Aleluia!

Paulo se destacou, abriu igrejas, expulsou demônios, ganhou almas  dos gentios pelo mundo todo,até em Roma. E nos deixou suas epístolas, as quais guiam a igreja de Cristo até os dias de hoje.

Eu já estou sendo derramado como oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida. Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda. (- 2 Timóteo 4:6-8).

Paulo foi escolhido por Cristo, foi chamado por Cristo, ouviu o chamado e se converteu ao Salvador. Viveu em função de fazer a obra ministerial para a qual o próprio Jesus Cristo o chamou. Combateu o bom combate e guardou a fé. É exemplo de apóstolo, exemplo de crente e exemplo de ser humano que reconhece seus erros, se arrepende e muda sua trajetória de vida para servir ao nosso Deus.

No entanto, ele sofreu muita resistência por parte dos judeus e até de alguns dos apóstolos que não o aceitavam como sendo nem mesmo cristão.

Apesar de tudo isto Jesus o sustentou, encheu-o de virtude. Poder, sabedoria e virtude que vem direto do trono da glória de nosso Deus. É assim que Jesus faz com quem Ele chama a Si.

Aleluia. 

E o "apóstolo" escolhido pelos outros apóstolos? Aquele que foi escolha de homens e não de Cristo?

Alguém ouviu falar sobre seu ministério? Eu não, nem achei nada no evangelho ou em qualquer parte da Bíblia.

Ele deveria ser um bom cristão, mas não foi o escolhido de Cristo para ocupar o lugar do décimo segundo apóstolo. Jesus escolheu Saulo de Tarso, mesmo com a reprovação de seus seguidores.
 

Ainda hoje é assim que acontece na obra do reino de Deus neste mundo. Muitos missionários de carteirinha, separados pelos pastores ou líderes da igreja não conseguem fazer tanto pela obra de Cristo quanto algum missionário anônimo, mas cheio do Espírito Santo, sem ser separado por alguma igreja, mas chamado e separado por aquele que é o maior, a cabeça da igreja, Cristo - O Salvador.

Jesus chama, o Espírito Santo capacita, enche de poder e virtude, dá sabedoria, abre portas, indica os caminhos, põe a palavra certa na boca do seu escolhido.

Aleluia!

João 14:26 -  Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

Quem nos ensina a verdadeira doutrina de Cristo?

Quem nos dá sabedoria e conhecimento?

Quem nos dá dons espirituais para sermos úteis a Cristo?

Quem nos mostra quando estamos em pecado?

Quem nos consola nos momentos de agonia e aflição?

Quem nos enche com poder, força de Deus e virtude de Cristo?

Quem nos guia e nos ensina tudo o que precisamos saber para sermos agradáveis a Cristo?

O Espírito Santo, eis a resposta.


Colossenses 4:8 - O qual vos enviei para o mesmo fim, para que saiba do vosso estado e console os vossos corações;


Sem o Espírito Santo viveremos na letra morta, seremos apenas mais um osso seco no vale de ossos secos.

Quando estamos em sintonia com o Espírito Santo somos vivificados, revigorados, capacitados e honrados.

Glórias a Deus!


Aprendendo a lição



Deus permite situações que vão servir de ensinamento a todos os seguidores de Cristo, como foi o caso da escolha de Matias para ser apóstolo.

É uma grande lição para todos os líderes cristãos, não adianta querer fazer a obra de Deus segundo a vontade e o poder da carne, ou seja do ser humano.

A obra do reino de Deus é de Jesus Cristo, Ele e ninguém mais tem o comando de todas as ações.

Nós obreiros, por mais capacitados ou abençoados por nosso Deus, não temos a visão macro, nem a visão extemporânea que tem nosso amado eterno mestre Jesus Cristo. Nós só vemos o que está ao nosso derredor, e só sabemos do agora, mas nosso Salvador tem o poder onipotente e onisciente, tudo sabe e tudo pode. Tudo Ele vê, não somente agora, mas o presente, o passado e o futuro. Ele, com o auxílio do Espírito Santo, vai coordenando, vai dirigindo, vai indicando o que se deve fazer e o que não se deve, pois cada ação de cada obreiro vai estar modificando o ambiente ao seu redor, vai estar influenciando pessoas, vai estar determinando a vitória ou a derrota do trabalho ministerial individual, contudo jamais vai influenciar na obra como um todo, pois sobre ela está a mão poderosa e suprema de nosso Redentor.

Aleluia!

Além do mais, muitas portas fechadas e muitos caminhos de trevas cercam o obreiro de Cristo, assim, sem a proteção do Espírito Santo o obreiro estaria perdido nas garras do diabo. 

Para vencer a batalha espiritual que pesa sobre todo aquele que se liberta do jugo do diabo e se coloca sob o jugo suave de Cristo, só com o Consolador ao nosso lado. Sem a presença de Deus, em Cristo, nada somos.

Jesus nos diz claramente que "Sem Mim nada podeis fazer", e , " Se alguém estiver sem Mim será lançado fora"!



Está dito claramente que devemos estar em Cristo, fazendo a vontade de Deus, cheios do Espírito Santo, ou então seremos 'lançados fora', como a vara secaremos, (lembrem-se dos ossos secos), e 'nos colherão e nos lançarão no fogo onde arderemos'!

Misericórdia.

E tem muita gente tentando fazer a obra de Deus com suas próprias forças, com seu próprio entendimento, sem a presença de Cristo. Misericórdia.

Eclesiastes 3:1 -Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

 Eis aí como tudo na Palavra de Deus se encaixa, nada fica fora de contexto. Salomão já nos ensinou no Antigo Testamento que tudo tem um tempo determinado, e que há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

A obra de Deus é um propósito do Criador, a salvação das almas em Cristo é O propósito de nosso Deus, e há um tempo determinado para que tudo aconteça, inclusive o meu ministério e o seu. Todas as coisas neste mundo estão debaixo da vontade e do propósito do Criador, no nome de Cristo.

Amém?

Quando Jesus separa alguém para uma missão, ele lhes dá poder e virtude,

Lucas 9:1 - E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades.
Lucas 9:2 - E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos.

Tem pastores que dizem em cima de seus púlpitos,

"Já não acontecem milagres, já não acontecem batismos no Espírito Santo".

Isto é uma confissão de sequidão espiritual de seu ministério.

Na verdade acontecem milagres e sinais de Cristo, por intercessão do Espírito Santo todo o tempo. Pessoas em estado terminal são milagrosamente curadas, pessoas dominadas pelos vícios são transformadas e se tornam muitas vezes até mesmo missionários ou pastores de Cristo, e cheios do Espírito Santo.

Onde tem a presença do Espírito Santo acontecem sinais e milagres, acontece batismo no Espírito Santo. 

Aleluia!

Ore e deixe que o Espírito Santo te conduza. Ore e peça para que Jesus Cristo lhe faça saber o 'onde', o 'o quê', o 'como', e o 'quando'. Faça conforme a vontade de Cristo e não conforme suas próprias prioridades. E seu ministério vai ser largamente abençoado.

Amém?

Tirai a pedra da incredulidade!


Louvor Tirai a Pedra
Carlos Henrique
Legendado


CONCLUINDO

SOBRE OS PROPÓSITOS DE DEUS, 

Lázaro, Sai para fora!

João 11:3 - Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.

Lázaro estava enfermo, grave enfermidade, enfermidade de morte. A quem recorrer? As irmãos de Lázaro, Marta e Maria recorreram a Jesus Cristo, que andava por todo o Israel fazendo milagres, fazendo curas, expulsando demônios, pregando as boas novas do reino de Deus. 

Elas esperavam que Jesus viesse rapidamente, assim que recebesse o recado, o pedido de socorro. Mas não veio. Lázaro piorou da enfermidade e veio a falecer. Elas ficaram inconformadas. No quarto dia depois da morte de Lázaro, eis que chega em Betânia onde elas moravam aquele a quem elas pediram socorro, Jesus. Marta, afoita, correu até Jesus ainda no caminho, desolada, lhe disse,

João 11:21 - Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.

Não é assim que as pessoas agem até hoje? Clamam a Deus na hora da angústia e ficam recriminando o Senhor enquanto não recebem a bênção?

Querem que Deus aja do jeito que elas pensam que Ele deve agir, não entendem que Deus tem Sua maneira própria de fazer acontecer a bênção.

É como se Marta dissesse, "Ah, afinal apareceu, não é? Mas não precisa mais não, ele já está morto, não precisamos mais de Tua presença aqui".

Ou seja, as pessoas só pensam e desejam a presença de Deus quando estão em dificuldades. Ou Deus faz do jeitinho que elas querem ou então elas viram as costas para Deus, deixam-No de lado e procuram outras soluções, muitas vezes recorrendo a encostos (demônios), feitiçaria, magia negra, necromancia ou mesmo se humilhando a outros homens.

Chamaram Jesus para curar a enfermidade letal de Lázaro, Jesus não apareceu, o irmãos delas morreu, então o enterraram e davam tudo por encerrado, dispensando a necessidade que tinham de Deus. Já tinham posto termo no assunto. Acreditavam que para a morte não tem solução.

No entanto, Jesus Cristo mostrou que para Deus não há impossível.

Ele disse, Tirai a pedra! 

João 11:39 - Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.

Nos ensinando que muitas vezes colocamos uma pedra entre nosso clamor e o milagre que Deus está pronto a fazer.

Nos ensinando que nossa pouca fé (incredulidade) é uma pedra que impede nosso Jesus Cristo de nos atender, de nos abençoar.

Então, Tirai a Pedra! Retirai de sua vida a pedra da incredulidade.

Quando clamar a Deus tenha fé que vai ser atendido, e espere pelo tempo de nosso Deus, não pense que Ele está demorando, no tempo certo o milagre acontecerá e a bênção esperada chegará.

Amém?

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? (João 11:25,26).

Então, para provar que para Deus não há impossível, que nem a morte pode impedir o agir de Cristo, depois de lhe dizerem que Lázaro já estava morto e enterrado, que havia morrido há quatro dias atrás, Ele se colocou diante do túmulo, ordenou que retirassem a pedra e gritou,

João 11:43 - E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.

E, para espanto dos judeus ali presentes, e para desespero dos escribas, fariseus e sacerdotes, o defunto se levantou e saiu andando, voltando à vida!

E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.
Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele.(João 11:44,45).

Jesus Cristo realizou o impossível, ressuscitou um homem morto quatro dias atrás, já em decomposição. Ele voltou à vida e seu corpo voltou à normalidade, são. Então nos diz a Palavra que "muitos dos judeus que viram o milagre creram em Jesus".

Não todos. Nem mesmo diante da realização de tal milagre os filhos de Belial mudaram sua incredulidade e seu desprezo para com nosso Deus.

Por isso é que devemos semear a Palavra do Evangelho, e deixar que o Espírito Santo faça a conversão.

Não adianta malhar em ferro frio. Tem pessoas que não conseguem acreditar em Jesus Cristo, então não devemos ficar perdendo tempo com quem não ama a Deus. 

Diga "Jesus te ama e está pronto a perdoar seus pecados para que alcance a salvação e a vida eterna". E cuide de levar a Palavra a outros, não perca tempo com incrédulos, uma vez semeada a Palavra deixe por conta do Consolador o resto.

Amém?

Somente Jesus Cristo pode nos levar ao reino de Deus. Somente Cristo pode nos conceder a presença do Espírito Santo, o qual nos dará sabedoria, conhecimento e virtude.

Glórias a Deus!

E, finalmente, para encerrar, vamos falar da cegueira espiritual.

É muito grande neste mundo a cegueira que ofusca aqueles que se acham donos da religião, daqueles que se acham mais santos e mais iluminados que o restante das pessoas.

Deus encarnou num corpo humano e se fez anunciar aos seus , ao seu povo separado. Falou, ensinou, pregou, fez sinais e milagres, salvou vidas, curou enfermos, curou leprosos, ressuscitou defuntos e mesmo assim os grandes da religiosidade judaica não se encurvaram diante dele.

Queriam matar Deus!

Eles viviam anunciando as Sagradas Escrituras do pentateuco, viviam como príncipes sobre o povo usando o nome de YHWH, e quando tiveram um encontro com o Senhor, conforme estava escrito por profecias diversas, O rejeitaram.

Tramavam uma maneira de o prenderem e de o matarem.

João 11:57 - Ora, os principais dos sacerdotes e os fariseus tinham dado ordem para que, se alguém soubesse onde ele estava, o denunciasse, para o prenderem.

Este é o exemplo claro de homens que se dizem "homem de Deus", mas que são servos do diabo.

Para quem não sabe, não foi somente naquele tempo que servos do diabo ocupavam cargos de liderança na casa de Deus, no templo de Deus.

A situação perdurou, e perdura até os dias de hoje, o diabo tem seus servos liderando muitas igrejas onde o Espírito Santo não se faz presente. 

Tem, também, muitos líderes cristãos que são servos de satã, maçons, adoradores do diabo.

Infelizmente a maioria dos cristãos não acordaram ainda para esta realidade.

Ser cristão não é ir numa igreja evangélica e ficar agradando ao pastor para conseguir um cargo de liderança. Não é frequentar todos os cultos numa vida de rotina religiosa de contemplação. 

Ser cristão é muito mais que isso. É viver para fazer a vontade de Cristo. É viver obedecendo a Palavra e os mandamentos, é tomar sua cruz e seguir os passos de Cristo. É ler o evangelho, ler também o Antigo Testamento, e colocar em prática o "Amar a Deus sobre todas as coisas", e "Amar ao próximo como a si mesmo. É saber perdoar e viver em paz, em mansidão. É, acima de tudo, rejeitar a idolatria em todas as suas facetas. É ter comunhão com o Espírito Santo e ser cheio da virtude de Deus, no nome de Jesus Cristo.

Amém?

Paz de Cristo!


Missionário Virtual Geraldo de Deus                    2021 fevereiro, 20


Breve biografia do apóstolo Paulo

Quem foi o apóstolo Paulo?

O apóstolo Paulo foi o autor de 13 dos livros do Novo Testamento, que fundou várias igrejas no início do Cristianismo. Ele não seguiu Jesus durante seu ministério, mas teve uma visão de Jesus mais tarde. O ministério de Paulo se concentrou em todos que não eram judeus.

O jovem Saulo, perseguidor dos cristãos

Na sua juventude, Paulo era mais conhecido como Saulo. Ele era judeu, da cidade de Tarso e era do grupo dos fariseus, como seus pais. Saulo estudou em Jerusalém debaixo de Gamaliel, um dos professores e teólogos mais famosos dos judeus. Saulo teve uma educação privilegiada!

Ainda jovem, Saulo assistiu ao apedrejamento de Estêvão, o primeiro mártir cristão. Depois, ele se tornou um perseguidor ativo da igreja. Na sua campanha contra os cristãos, Saulo jogou muitas pessoas na prisão. Ele tinha o apoio do sumo sacerdote e se tornou famoso por ser um grande perseguidor (Atos dos Apóstolos 9:1-2).

A conversão de Saulo

Um dia, enquanto ia a caminho de Damasco para prender mais cristãos, uma luz brilhou e o cegou e Saulo ouviu uma voz lhe perguntando por que ele O estava perseguindo. Essa voz era Jesus (Atos dos Apóstolos 9:4-6).

Saulo ficou cego e ficou esperando em Damasco, como Jesus tinha ordenado. Então Jesus enviou um homem chamado Ananias para falar com Saulo. Ananias impôs as mãos sobre Saulo e ele tornou a ver e foi batizado (Atos dos Apóstolos 9:17-19). Desse momento em diante, Saulo foi um homem diferente.

Logo Saulo começou a pregar sobre Jesus. Saulo foi para Jerusalém, mas os cristãos de lá tinham medo dele! Somente um homem ficou do seu lado – Barnabé. Ele os convenceu que Saulo realmente tinha se convertido. Mas alguns judeus quiseram matar Paulo por causa de sua conversão. Por isso, a igreja enviou Saulo para sua cidade de Tarso.

Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. Mas por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna. (- 1 Timóteo 1:15-16).

Paulo, o escritor

Depois que se converteu, Paulo se tornou um dos grandes teólogos do Cristianismo. Ele escreveu 13 cartas, que entraram no Novo Testamento (Romanos a Filemon). Algumas dessas cartas foram enviadas a localidades específicas ou serviam como cartas circulares dirigidas às diversas congregações. Seus ensinamentos explicaram sobre a salvação em Jesus e como deve ser a vida cristã. Paulo foi usado por Deus para encorajar e ensinar todos que leem a Bíblia!

O ministério de Paulo

Durante algum tempo, Paulo ficou em Tarso. Mais tarde, Barnabé decidiu levar Paulo para Antioquia, onde durante um ano os dois fizeram um ótimo trabalho (Atos dos Apóstolos 11:25-26). Depois, o Espírito Santo escolheu Paulo e Barnabé para uma viagem missionária...

A primeira viagem de Paulo


 

Na sua primeira viagem, Paulo e Barnabé foram para Chipre, onde pregaram e Paulo repreendeu um mágico chamado Elimas, por tentar impedir sua missão. Como Paulo disse, Elimas ficou cego (Atos dos Apóstolos 13:9-11). Depois eles foram a Perge e seguiram para outra Antioquia, da Pisídia.

Os judeus expulsaram Paulo e Barnabé de Antioquia e eles foram para Icônio. Depois eles foram para Derbe, onde o povo pensou que eles eram deuses e tentou lhes oferecer sacrifícios (Atos dos Apóstolos 14:11-13). Quando pregaram a adoração a Deus, o povo mudou de ideias e apedrejou Paulo, mas ele sobreviveu. Paulo e Barnabé foram para Derbe, depois voltaram para Antioquia, passando por algumas cidades que já tinham visitado.

Algum tempo depois, Paulo e Barnabé foram para Jerusalém para debater sobre as cerimônias judaicas. A igreja decidiu que não era necessário obedecer à Lei de Moisés. Paulo e Silas voltaram para Antioquia com essa mensagem, que alegrou os gentios. Mais tarde, Pedro visitou Antioquia e Paulo o repreendeu por sua hipocrisia de manter as aparências apenas quando outros judeus estavam por perto (Gálatas 2:11-13).

A segunda viagem de Paulo


 

Quando estava preparando a segunda viagem, Paulo se desentendeu com Barnabé. Por isso, eles foram por caminhos separados e Paulo viajou com Silas e Timóteo.

Em Trôade, Paulo recebeu uma visão para ir para a região da Macedônia (Atos dos Apóstolos 16:9-10). Lá, eles foram presos e depois libertos miraculosamente por um anjo, convertendo o carcereiro. De seguida foram para Tessalônica, depois foram para a Beréia, onde as pessoas analisaram tudo que Paulo disse e muitos creram.

Mais tarde, Paulo seguiu para Atenas, onde pregou contra a idolatria na cidade. De Atenas, ele foi para Corinto, onde ficou algum tempo com Priscila e Áquila. Paulo foi preso pelos judeus mas o governador libertou Paulo. Passando pela Cesaréia, Paulo voltou para Antioquia.

A terceira viagem de Paulo


 

Paulo decidiu ir para Éfeso, onde ficou durante dois anos, ensinando. Muitas pessoas se converteram e abandonaram a feitiçaria. Ele também viajou pela região, pregando e fortalecendo os crentes (Atos dos Apóstolos 19:10-12). Depois ele decidiu ir para Jerusalém.

A caminho de Jerusalém, Paulo foi avisado do perigo que o esperava (Atos dos Apóstolos 21:10-11). Os cristãos de Jerusalém ficaram muito encorajados com o sucesso de seu ministério mas os judeus se revoltaram e tentaram matá-lo. Para o proteger, Paulo ficou preso pelos romanos durante dois anos. Quando voltou a ser julgado, ele apelou para César, para não cair nas mãos dos judeus.

No caminho para o julgamento em Roma, o navio de Paulo naufragou. Mas Deus garantiu a Paulo que nem ele nem ninguém no barco iriam morrer (Atos dos Apóstolos 27:24-25). Eles conseguiram se salvar na ilha de Malta, depois seguiram para Roma.

Em Roma, Paulo teve permissão para ficar debaixo de prisão domiciliária, onde pregou abertamente durante dois anos. A Bíblia não conta como correu o julgamento com César. Segundo a tradição, Paulo acabou sendo morto pelos romanos, alguns anos depois, deixando para trás um grande legado.

Fonte Respostas Bíblicas


Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?