A Palavra de Deus é Viva

 

João 3:1 - E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.


Deus abençoe a todos, no nome de Jesus Cristo,


As boas novas que nos trouxe Jesus Cristo foram anunciadas cerca de dois mil atrás, num tempo em que não havia jornais, revistas, rádio, TV, Internet e muito menos agências de notícias.

Não houve nenhuma equipe de marketing, os doze apóstolos não andavam uniformizados, não houve um concurso para escolher os mais capazes com melhor aptidão para seguir Jesus Cristo...

Foi algo natural como o amanhecer de um novo dia. Aconteceu mediante a vontade de nosso Criador. Aconteceu para dar vida aos ossos secos, com o anúncio da chegada do Reino de Deus e, posteriormente, a vinda do Espírito Santo.

Ezequiel 37:5 - Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.

O ministério de Jesus de Nazaré durou cerca de três anos e meio. Parece um tempo muito curto para se anunciar o reino de Deus e mudar toda a história da humanidade, não é mesmo?

Entretanto, neste pequeno espaço de tempo Jesus Cristo revolucionou o mundo usando a espada, como Ele mesmo disse,

Mateus 10:34 - Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;

 Jesus de Nazaré abalou a base da religião e tradição judaicas, incomodou todos os líderes religiosos de Israel e abriu o reino de Deus a todos os povos, contrariando toda a tradição e orgulho dos filhos de Abraão, que tinham o Deus Criador YHWH quase que como uma exclusividade deles. Não era o Deus do mundo, mas sim o Deus de Abração, Isaque e Jacó.

Adoremos ao Bom Pastor, Jesus Cristo

Hino 156 da Harpa Cristã
A Ovelha Perdida


Jesus veio para estender a promessa de ressurreição e vida eterna a todos os povos deste mundo, sem acepção de pessoas.

Aleluia!

Ele trouxe a espada da Palavra, o Evangelho. E causou dissensão não somente na elite dominante, mas em todos os lares dos judeus e, ao estender o evangelho ao mundo pelo trabalho missionário iniciado por Paulo e Barnabé, levou a dissensão a todos os lares onde imperava a idolatria.

Glórias a Deus!




E, vemos ainda hoje essa espada causando dissensão dentro dos lares de católicos, espíritas, seguidores de seitas estranhas, etc. Onde chega a mensagem da cruz acontece transformação de vidas. Porque desperta a fé pela força da Palavra do evangelho que é pregada, acontece o avivamento espiritual que leva a pessoa a buscar a proteção e a graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

A Palavra tem poder,

Hebreus 4:12 - Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Eis como o Senhor nos define Sua Palavra, 

A Palavra de é VIVA

e EFICAZ,

e mais PENETRANTE que 

ESPADA alguma de DOIS GUMES,

e PENETRA até a divisão

da ALMA E DO ESPÍRITO,

e das JUNTAS E MEDULAS, 

e é APTA a DISCERNIR 

os PENSAMENTOS 

e INTENÇÕES do CORAÇÃO.


Eis o poder da Palavra de Deus.

E, além de tudo isto, desperta a fé!

Aleluia!


Assim ocorreu com um dos príncipes dos judeus, Nicodemos, um fariseu, membro do Sinédrio, mestre da Lei, 


 E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.

Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

Nicodemos foi educado como todos os outros judeus, nos mesmos moldes, na mesma crença, com as mesmas tradições. Havia profecias sobre a vinda do Messias e, para comprovar que Deus não estava satisfeito com o povo Israel nem com aquela religiosidade deturpada pelas seitas, contaminada pelas tradições adotadas pelos fariseus e tantos outros desvirtuamentos que foram acontecendo ao longo dos séculos que vieram depois de Moisés, fazia já quatro séculos que YHWH não levantava nenhum profeta no meio do povo. Surgiam pretensos profetas, mas por serem farsantes sem a presença do Espírito Santo, logo desapareciam, consumidos pelas próprias contradições e falsidades. Todos os grandes de Israel sabiam das profecias sobre a vinda do Messias, que seria do tronco de Davi. Aconteceu, também, o repentino aparecimento de João Batista anunciando a chegada do Messias ansiosamente aguardado. 

Então, Jerusalém foi abalada pelo surgimentos daquele profeta tão poderoso, vindo de Nazaré de Galileia, o qual ganhou notoriedade por ensinar as Sagradas Escrituras de cor, por ensinar com autoridade, por ser carismático - dono de uma sabedoria maior que a de Salomão, por testemunharem que ele fazia curas milagrosas até de leprosos, cegos e coxos. 

Claro que os maiorais do templo e do Sinédrio se apavoraram, o 'Messias' - eles questionavam sua veracidade -, falava uma linguagem diferente da deles. Não usava seus termos, não concordava com estrutura político-religosa onde os menos favorecidos não tinham voz nem vez na 'casa de Deus'. Não se vestia como um rei, não era de família de destaque nas doze tribos, pelo contrário, era 'filho de carpinteiro' e oriundo da Galiléia, da cidade de Nazaré, lugar tão desprezado pelos filhos de Israel.

E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.
Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê. (João 1:44-46).

(A resposta do discípulo Felipe para Natanael - discípulo de João Batista -, é a que devemos dar a todos que duvidam que Jesus Cristo seja o Messias, o Filho de Deus, o próprio Deus vivo, que cura, liberta, traz renovo de vida e tem promessa de salvação eterna, é só dizer ao que duvida: Vem e vê!).

Aleluia!

Então, os donos da religião em Jerusalém e por toda a terra dos filhos de Israel não aceitavam este Messias enviado por YHWH, porque Ele não preenchia os requisitos para entrar no templo, não falava a mesma linguagem deles, não concordava com o cerimonial deles, não aceitava a prática do holocausto de aves e animais para perdoar pecados, contradizia a necessidade de se ir no templo para que um sacerdote fosse intermediário entre o pecador e Deus! 

Ou seja, esse Messias não agradava de maneira alguma os "homens de Deus" da época, além do mais andava rodeado por uma multidão de pobres mal vestidos e famintos, como introduzir tal "Messias" no meio dos príncipes dos sacerdotes em seus ricos palácios com suas roupas finas e caras? 

(Não se parece com a igreja atual de Cristo? As igrejas evangélicas são dirigidas por homens de ternos vistosos donos de carros bonitos e caros que moram em boas casas luxuosas, que nem se aproximam da plebe ignara, que nem sequer pensam em se misturar com o povão ou com os rejeitados e esquecidos da sociedade. Só querem o brilho das luzes dos belos templos e os altares enfeitados nos granes salões cheios de pessoas bonitas, limpas e bem vestidas.

E temos também as grandes igrejas dos grandes líderes que cobram caro para que a pessoa consiga alguma bênção intermediada pelos seus 'poderosos e iluminados' sacerdotes. Além do dízimo, o pagamento mensal para frequentar uma casa templo de Deus. Estas práticas não nos lembram aquelas do tempo dos escribas e fariseus?).

Eles sabiam que Jesus Cristo não era um homem comum, tinha alguma coisa divinal, tinha um poder sobrenatural que não existia neste mundo. E intentavam prendê-lo, tramavam torturá-lo e matá-lo.

Contudo, havia exceções, e uma delas era o homem príncipe dos judeus e mestre da lei em Jerusalém chamado Nicodemos.

Ele foi secretamente procurar por jesus Cristo e teve a coragem de falar com ele perguntando respeitosamente como alguém poderia alcançar a salvação eterna.

A resposta de Jesus Cristo o perturbou e o deixou confuso, não era o que se ensinava no templo e nas sinagogas, era um ensinamento do próprio Deus!

"Tens que nascer de novo da água e do Espírito" - lhe disse Cristo.

Todavia, Jesus sempre falava com muita profundidade.

Ele lhe disse, "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus", e realmente é verdade.

Quem não se abre para a realidade do reino de Deus, quem não deixa para trás as convenções de certezas concretas do mundo não consegue aceitar que existe um reino espiritual onde um Criador domina sobre este mundo físico. 

Este "nascer de novo" que Jesus se referiu é a fé.

Não a fé natural nem a fé nas coisas do mundo, mas a fé na doutrina que salva, a doutrina de Cristo.

No caso do povo judeu, eles teriam que morrer para o judaísmo e renascer para o cristianismo.

Enterrar todas as tradições, todo o cerimonial, todos os rituais, todos os conceitos humanos inseridos na Lei que Deus deu a Moisés. E se batizar nas águas renascendo para o cristianismo, para a prática da adoração interior, para a prática da oração direta entre o pecador e o Criador sem intermediários, a não ser o próprio Cristo. Adorar somente a Deus, amar ao próximo com a si mesmo, perdoar ao invés de apedrejar, estender a mão ao invés de virar as costas, aprender a sentir compaixão pelo próximo.

E, principalmente, ter que separar o mundo físico do mundo espiritual, pois na prática e organização secular dos judeus o estado e a religião andavam lado a lado, portanto, a política do mundo influenciava diretamente os  líderes religiosos, moldando até seu modo de falar em função do poder político dominante.

Nicodemos precisou de esclarecimentos para discernir o novo mandamento de Cristo, o amor.

Por isto Jesus ensinou, tem que nascer de novo. Não tem como nascer de novo se não morrer.  

Morrer para o mundo antigo, para a prática antiga da Lei, para os rituais antigos, para os cerimoniais antigos, para a maneira de ver a vida mesclada com ódios e vinganças. Morrer para as coisas que o mundo valoriza.

E nascer de novo com outro ponto de vista e com outro horizonte, no qual o reino de Deus é o norte!

Isto é o que se ensina, ou que se deveria ensinar a todo o pecador que quer se converter a Cristo. 

Tem que morrer para as convenções e valores do mundo secular, deixar de adorar a riqueza e os bens materiais.

Tem que renascer como filho de Deus, abandonando o papel de apenas criatura de Deus. A criatura de Deus vive descuidada ignorando seu criador e as outras criaturas ao seu redor, vivendo pela lei do mais forte.

Já o filho de Deus tem como prioridade adorar ao Pai, o Criador, (Pai/Filho/Espírito Santo, no nome santo de Jesus Cristo). Assim como Cristo adorou todo o tempo do Pai Eterno, mesmo quando estava para expirar na cruz, da mesma maneira nós cristãos devemos agir com Jesus, autor e consumador de nossa fé.

Glórias a Deus.




Temos que adorar a Deus em Espírito e em Verdade!

"O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito"!

Não está bem claro?

Para ascender ao reino de Deus devemos crescer espiritualmente, abir o nosso entendimento das coisas de nosso Criador, o qual é Espírito e não Carne. quem ficar na carne acabará numa cova aberta no solo, nada mais. É preciso entender que existe algo maior, a porção divina que Deus criou e que se chama ALMA.

Jesus Cristo vei ao mundo resgatar almas, e nós que somos seus ministros e missionários devemos trabalhar em prol da salvação das almas. 

Como?

Sendo semeadores da Palavra, vivendo como reflexo de Cristo, sendo sal e luz no mundo, combatendo o bom combate, no nome de nosso salvador Jesus Cristo. 


Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

Jesus Cristo disse, eu vou na frente para vos preparar lugar, e onde eu estiver lá estareis comigo. Onde? Na Jerusalém Celestial. 

Mas, onde será? Ninguém o sabe, no entanto temos, pela presença do Espírito Santo em nossas vidas, a certeza que iremos ver a face de nosso Deus em Cristo ressuscitado! 

O Espírito Santo é quem dirige nossa vida e nosso ministério neste mundo, e onde Ele nos mandar iremos, para atender à vontade de nosso Deus.

Amém? 


Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?
Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?
Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?

Neste mundo temos milhões de seres humanos que não conseguem crer nem mesmo nas coisas naturais que nosso Criador nos deixou por escrito, como a criação do  mundo, da vida, de tudo o que existe, da forma deste lugar onde vivemos, do domínio do diabo... Se não conseguem crer nem mesmo no que está em Gênesis, como poderão crer na ressurreição de Cristo, na existência do inferno, na existência do paraíso, na vinda do juízo final e , principalmente, na promessa de vida eterna para nossa alma?

Quem não aceita que Deus é o criador de tudo o que existe, como vai crer na eternidade da alma na presença deste Criador?

Quem se apega ao mundo não busca o amor de Deus.


Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.
E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;

Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. (
(João 3:1-17).

 Mesmo dizendo que mal entendiam das coisas deste mundo, ainda assim Jesus explicou porque veio ao mundo, qual o propósito de ter se encarnado entre os homens.

Ele e Deus são apenas um, Não dois. E, junto ao Espírito Santo não formam três deuses, mas um só Deus Todo Poderoso. 

Aleluia!

Ele diz claramente que veio direto do trono da Glória, pois declara, "Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu". Ele veio do reino dos céus, mas Ele está no reino dos céus"! 

Glórias ao nosso Salvador!

E ainda adianta sobre seu futuro suplício e morte de cruz, onde Ele será feito holocausto vivo para remissão do pecado da humanidade. Explica também que veio ao mundo para que todo o que nele crer seja salvo.

Aleluia!

Por isto é que a salvação vem pela fé em Cristo, é dom de Deus!

Jesus veio ao mundo para salvar as almas, e não para condenar - Diz Ele claramente.

E tem tanta gente que vira as costas par Cristo, que desdenha de sua missão redentora, que não aproveita a chance única de alcançar a salvação eterna... Misericórdia!

Quer participar da ressurreição e alcançar a vida eterna para sua alma? Converta-se verdadeiramente a Jesus Cristo, único mediador e justificador do ser humano, Aquele que nos diz, "Ninguém vem ao Pai senão por mim"!

Amém?



Depois disto foi Jesus com os seus discípulos para a terra da Judéia; e estava ali com eles, e batizava.(João 3:22).

Jesus Cristo, incansável em suas andanças, em suas pregações, em suas curas, todo o tempo fazendo a obra para a qual foi enviado, sem esmorecer nem jamais desanimar. 

Que Ele seja nossa inspiração, mesmo que o mundo diga não, continuemos a fazer a obra do reino de Deus, a qualquer custo.

E, você que aceitou Jesus mas ainda não se batizou nas águas, não perca tempo, dê o primeiro passo no caminho da salvação de sua alma. Batize-se numa igreja onde haja a presença do Espírito Santo e seja regida pela Palavra do Evangelho. 

Amém?

Adore, cante louvores ao nosso Deus!

Hino 304 da Harpa Cristã

A Face Adorada de Jesus


Agora vamos desenvolver um possível diálogo entre dois líderes dos fariseus, no tempo de Jesus:

NICODEMOS

O povo parou para ver o sumo sacerdote admoestando em altos brados a um dos príncipes dos sacerdotes, numa das portas do templo:

__ Onde tu estava?

__ Acompanhando Jesus Cristo, como fazem os apóstolos e todos os demais discípulos

__ Não devias estar no templo?

__ Mas, sumo sacerdote, andando com Jesus eu vi milagres, eu O vi expulsar demônios, fazer curas, curou até um cego em Jericó...

__ Nós fariseus e todo o Sinédrio já determinamos que ele faz estas coisas sob o poder de Belzebu! Não dissemos isto claramente?

__ Mas, Ele diz que veio para salvar os pecadores, para perdoar pecados!

__ Besteira! Para perdoar pecados tem que comprar algum dos animais que se vende no templo e entregar para o sacerdote sacrificar em holocausto a YHWH.

__ Eu... Eu... Ah, deixe estar.

__ Diga!

__ Eu estou pensando em me batizar nas águas do Jordão!

__ Todo judeu que se batizar nas águas do Jordão vai ser expulso do templo e do Sinédrio! É inadmissível. Esta é apenas mais uma seita de um louco que se diz ser deus!

__ Ele falou sobre ressurreição! Eu ouvi palavras de salvação eterna, mas não como disseram os profetas... Ele fala com autoridade, com poder, com mansidão... As palavras que ele diz vão direto no cerne de nossa alma, nos traz paz!

__ Vá imediatamente para sua casa, fique três dias enclausurado, em oração. Ore como Daniel, pedindo perdão a YHWH por tanta blasfêmia e Heresia que ouviste e que disseste! Vá! Da próxima vez vou levá-lo diante do conselho, que não se repita essa história!

Mas, apesar de todas as ameaças Nicodemos começou a seguir os passos de Jesus e tornou-se mais um discípulo.

Abençoado foi ele, que ouviu a voz de Deus e O seguiu.

CONCLUINDO

Abençoados somos todos nós que não tivemos a oportunidade de ouvir da boca do Senhor as boas novas do reino de Deus, mas que mesmo assim cremos firmemente em Jesus Cristo.

Aleluia.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna!

Glórias e glórias a Deus!


Missionário Virtual Geraldo de Deus            2021fevereiro, 22

    ___________________________________________________________________________

Resumo sobre o povo Israel e o Judaísmo

Seitas judaicas

As Leis judaicas foram apresentadas como um sistema completo, pelos quais as pessoas devem viver. Por “lei”, entendemos o sentido especial do Pentateuco.

Cada palavra do Pentateuco é considerada como sendo inspirada, e uma revelação imediata de Moises.

a) Há uma necessidade de explanação da Lei. Os Escribas foram os intérpretes da Lei. Eles explicaram e aplicaram as regras do Torah para os casos especiais. Os Escribas foram reconhecidos como os legisladores e juizes de Israel. Suas decisões tinham a forca da Lei. Os primeiros Escrivas foram sacerdotes.
b) 
A fraternidade dos Fariseus foram um partido popular ou nacional. Eles acreditavam na doutrina da imortalidade, ressurreição do corpo, na existência dos anjos e espíritos. Como mestres religiosos, eles sustentavam a tradição oral com a mesma validade da lei escrita. Eles eram inclinados ao fatalismo em questão de liberdade e vontade. Os Zelotes representam o lado extremo do movimento Farisaico.
c) 
Sadducus foram os sacerdotes aristocráticos. Eles guardaram a carta da revelação Mosaica. Eles negaram a autoridade oral da tradição como interpretavam os Fariseus. Eles ensinaram a completa liberdade da vontade na ação moral. Ele não acreditavam em anjos ou espíritos. eles não aceitavam a doutrina da imortalidade como dedução do Pentateuco.
d) 
Os Essênios seguiam o celibato, a isolação, o silêncio, a ablução cerimonial, a abstinência da alimentação de carne. Eles praticavam o asceticismo. Eles faziam adoração para o Sol e para os anjos. Eles acreditavam Ana doutrina dualista do bem e do mal, e no simbolismo da luz. Eles abstinham-se de sacrifícios de animais na adoração do tempo.

O Torah

O profetas de Israel possuíam um grande líder religioso, que trouxe grande progresso no pensamento hebraico. Os rabinos eram a autoridade mestre. Eles trabalharam arduamente no campo do Torah.

Eles produziram uma massiva literatura Talmúdica. Eles foram os representantes dos Fariseus. O Talmude é indispensável para o conhecimento do pensamento Hebraico. O Torah foi dado em dez palavras. Cada palavra tornou-se uma voz. Cada voz foi dividida em 70 vozes, todas as quais brilham e iluminam os olhos de toda a Israel. O Torah denota a divina revelação para Israel no monte Sinai, sendo incorporado nos cinco livros de Moises. O Torah (Lei), que foi dado para Moisés, consiste em 613 mandamentos, os quais são a essência dos mistérios terrestres e divinos. O Torah indica o caminho da vida numa forma particular de crença.

Moisés recebeu o Torah (Lei, direção, instrução), no monte Sinai, e entregou a Joshua, Joshua para os anciãos, e os anciãos aos profetas, e os profetas entregaram para os homens da Grande Sinagoga, um sínodo para o zelo dos homens, criado por Ezra, o Escrita no quinto século antes de Cristo. A função da sinagoga era estudar e ensinar o Torah. A sinagoga era uma igreja, uma escola, e a corte de justiça. Ela era uma casa de instruções. A unidade de Deus, a imaterialidade de Deus, e a santidade de Deus, são os traços principais do Judaísmo.

Os livros sagrados dos judeus

A Torá ou Pentateuco, de acordo com os judeus, é considerado o livro sagrado que foi revelado diretamente por Deus.

Fazem parte da Torá: Gênesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronômio.

O Talmude é o livro que reúne muitas tradições orais e é dividido em quatro livros: Mishnah, Targumin, Midrashim e Comentários.

Rituais e símbolos judaicos

Os cultos judaicos são realizados num templo chamado de sinagoga e são comandados por um sacerdote conhecido por rabino. O símbolo sagrado do judaísmo é o memorá, candelabro com sete braços.

Entre os rituais, podemos citar a circuncisão dos meninos ( aos 8 anos de idade ) e o Bar Mitzvah que representa a iniciação na vida adulta para os meninos e a Bat Mitzvah para as meninas ( aos 12 anos de idade ).

Os homens judeus usam a kippa, pequena touca, que representa o respeito a Deus no momento das orações.

Nas sinagogas, existe uma arca, que representa a ligação entre Deus e o Povo Judeu. Nesta arca são guardados os pergaminhos sagrados da Torá.

As Festas Judaicas

As datas das festas religiosas dos judeus são móveis, pois seguem um calendário luni-solar.

As principais são as seguintes:

Purim – os judeus comemoram a salvação de um massacre elaborado pelo rei persa Assucro.
Páscoa ( Pessach ) –
 comemora-se a libertação da escravidão do povo judeu no Egito, em 1300 AC.
Shavuót – celebra a revelação da Torá ao povo de Israel, por volta de 1300 a.C.
Rosh Hashaná
 – é comemorado o Ano-Novo judaico.
Yom Kipur –
 considerado o dia do perdão. Os judeus fazem jejum por 25 horas seguidas para purificar o espírito.
Sucót – 
refere-se a peregrinação de 40 anos pelo deserto, após a libertação do cativeiro do Egito.
Chanucá – comemora-se o fim do domínio assírio e a restauração do tempo de Jerusalém.
Simchat Torá – celebra a entrega dos Dez Mandamentos a Moisés.

Fonte: ippalmares

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?