Dia da Angústia

 


Provérbios 24:3-Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece;

Provérbios 24:4-E pelo conhecimento se encherão as câmaras com todos os bens preciosos e agradáveis.

Provérbios 24:5-O homem sábio é forte, e o homem de conhecimento consolida a força.

Provérbios 24:6-Com conselhos prudentes tu farás a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros.


Paz a todos os leitores,


Os provérbios nos trazem a sabedoria, são conselhos preciosos que devemos conhecer e, na medida do possível, acatar.

Provérbios 24:10 - Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena.

Este provérbio nos ensina que devemos ser fortes no dia da angústia.

Este é um fato de fácil comprovação, o tolo se desespera diante da angústia, e o fraco entra em pânico.

Mas, onde entra o poder e a confiança em Deus?

Quando estudamos os textos sagrados do Antigo Testamento, que trata dos filhos de Israel, todos eles nascidos, criados e educados segundo as Leis de Moisés, notamos entre eles muitos que vivem em temor.

Isto não é correto, não é a atitude que se espera de um homem ou uma mulher cheios da confiança que Deus nos dá. Então, descobrimos como havia forte idolatria no meio daquele povo, tanto é verdade que Deus muitas vezes os castigou por adorarem entidades demoníacas estranhas que eles veneravam como sendo deuses. Deus os castigava com fome, com sede, com a espada dos inimigos e até com o cativeiro.

1 Reis 18:2 - E foi Elias apresentar-se a Acabe; e a fome era extrema em Samaria.

Temos muitos e muitos casos no Antigo Testamento, onde até mesmo no templo em Jerusalém, em seus porões, existiam imagens que eram adoradas por muitos dos sacerdotes. 

Temos, também, Elias combatendo a idolatria de toda uma nação, pois se refere no texto a Jezabel e Acabe, no entanto, o povo Israel seguia estes falsos profetas de falsos deuses. Elias, cheio do Espírito Santo, enfrentou aos quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e aos quatrocentos de Aserá, os falsos deuses adorados pelo povo israelita na época em que Acabe se tornou rei.

1 Reis 18:25 - E disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós um dos bezerros, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do vosso deus, e não lhe ponhais fogo.

Elias invocou o nome de YHWH, e desceu fogo do céu, então depois de provar ao povo que só existia um Deus verdadeiro, o Criador, o Senhor dos Exércitos, o grande EU SOU, matou a espada todos os profetas dos Baalins.

O que temos aqui?

Um povo separado por Deus como sendo seu povo santo, que virou as costas para Deus e se voltou e se encurvou diante de falsos ídolos.

Mas, 

Não é o que vemos ainda hoje acontecendo por todo este mundo reto e plano?

Está claro na Palavra de Deus que Ele criou o mundo, as estrelas, o sol, a lua, a vida vegetal e animal e, por fim, o ser humano à Sua imagem e semelhança. E, no entanto, as pessoas em sua grande maioria negam que nosso Deus seja o Criador. Se curvam a falsos deuses, os deuses da ciência, da física, da astronomia, e de tantas falsas teorias sem pé nem cabeça.

Acreditam que o mundo se formou de uma explosão de coisa nenhuma.

Acreditam que o mundo é uma bola girando loucamente no espaço sem fim, contrariando ao que o Senhor nos ensina em Gênesis e em outras passagens onde afirma que a Terra está firmada sobre colunas sólidas acima do abismo, e que abaixo existe água e acima do domo celeste também existe água.

O ser humano deixa de crer no que Deus nos deixou escrito como verdade eterna e imutável para crer em sabedoria de homens de mente estreita e muitas vezes de atitudes suspeitas, por serem adoradores de Baalins.

Na verdade a ciência moderna e os cientistas dos últimos séculos são, em sua maioria, membros da seita maçônica e, assim, adoradores de Bafomet, uma entidade demoníaca.

Negam Deus, negam Cristo, e se apegam nos Baalins.

Misericórdia.

Mas, quanto ao que ocorreu em Israel no tempo de Acabe e Jezabel, Deus triunfou, como sempre triunfará, sobre aquela geração desviada de seus caminhos, e Jezabel, - conforme profetizou o Senhor -, foi comida pelos cães, em frente ao palácio onde se acreditava ser muito poderosa.

Jezabel cai da sacada do palácio, seu corpo é comido pelos cães em plena rua.

Jezabel teve um fim trágico, pagando caro pela sua crueldade e idolatria, pois desviava o povo de Deus de seu caminho.

Então, voltando ao início do texto, 

Provérbios 24:3-Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece;

Nosso Deus se fez conhecer a Abrão, ele ouviu o Senhor, acreditou nesse Deus único, Todo Poderoso, e viveu seguindo os caminhos traçados por Deus para que ele trilhasse. 

Abrão foi chamado por Deus que o renomeou Abraão, Pai de muitas nações.

Gênesis 17:5 - E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;


É o patriarca maior do judaísmo e, consequentemente, do cristianismo.

Com sabedoria ele seguiu os mandamentos de Deus.

Foi um sábio segundo a Palavra de Deus, do Criador.


Com a sabedoria que vem do alto edificou sua casa e sua vida, e, pelo entendimento que Deus lhe deu, a estabeleceu. Sua descendência tornou-se nos doze patriarcas das doze tribos de Israel.

Aleluia!


Provérbios 24:4-E pelo conhecimento se encherão as câmaras com todos os bens preciosos e agradáveis.

Quem guarda a sabedoria de Deus e obedece aos Seus estatutos eternos, terá a vida abençoada, a família abençoada, seus caminhos abençoados. Como já temos citado, "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus".

Romanos 8:28 - E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Deus nos deixou suas normas, mandamentos, estatutos, tudo registrado nas Sagradas Escrituras, sábio é aquele que procura esta sabedoria e este conhecimento.

Amém?



Provérbios 24:5-O homem sábio é forte, e o homem de conhecimento consolida a força.

Sábio, o homem que tem sabedoria.

No entanto, o mundo consegue desvirtuar até mesmo a sabedoria.

Existe a sabedoria que faz o homem forte, o conhecimento que edifica a vida deste sábio e de todos ao seu redor, e até mesmo daqueles que estão distantes mas que são alcançados pela sua sabedoria.

Entretanto, existe a falsa sabedoria. A vã sabedoria. A sabedoria das inutilidades. A sabedoria do que destrói e confunde. A sabedoria alicerçada nas coisas do mundo, o qual jaz sob o poder do diabo.

Davi foi um homem como todos nós, fraco, falho, pecador, contudo, é tido como um homem segundo o coração de Deus.

Por quê?

Porque ele amou a Deus desde o berço. Amou a Deus enquanto pastoreava o rebanho de seu pai. Amou a Deus quando não aceitou que o Golias filisteu blasfemasse contra YHWH e o enfrentou e o venceu.

Porque Davi colocou toda sua confiança e esperança em Deus!


Amou a Deus sendo escolhido como rei no lugar de Saul e tendo a paciência de esperar a hora de subir ao trono, sem murmurar.

Amou a Deus sendo obediente, sendo adorador, guardando em seu coração a Palavra de Deus!



Amou a Deus combatendo a idolatria e pedindo perdão ao Senhor por seus erros.

Devemos descartar a sabedoria do mundo, aquela que não edifica, e buscar agregar valores que vêm do alto, do trono da glória de Deus, para que nossa alma seja agradável ao Criador, no nome de Jesus Cristo, nosso Redentor e Salvador.

Provérbios 24:6-Com conselhos prudentes tu farás a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros.

Quando nos tornamos cristãos, aceitando Jesus Cristo como nosso único e suficiente Salvador iniciamos uma batalha, e muitas outras virão, pois ser cristão é fazer guerra contra o mundo, é pegar na espada e enfrentar as hostes malignas, sabendo que a PALAVRA DO EVANGELHO é nossa espada.

Em Prov.24 verso 6, nosso Deus nos alerta que com conselhos prudentes faremos a guerra. Sem o conselheiro divino, Jesus Cristo, a nossa batalha já está perdida.

Quem não tem um conselheiro forte, o príncipe da paz, o leão de Judá, como seu conselheiro, como seu eterno mestre e redentor, jamais poderá sair vitorioso da guerra espiritual que pesa sobre a vida de cada ser humano nascido neste mundo de trevas. Somente Jesus é a luz do mundo.

Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. (João 1:10-13).

Quem não se banha na luz de Cristo, quem não bebe desta fonte de águas vivas, quem não come deste pão que desceu do céu, não estará preparado para vencer a guerra.

Fortalecei-vos todos em Cristo, o poder de Deus!

Amém?


CONCLUINDO


Provérbios 24:10 - Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena.

A fraqueza, tanto física quanto mental ou espiritual tem muito a ver com a fé. A fé em Deus dá força ao ser humano, possibilita que ele supere as aflições e supere a si mesmo.

O homem sem fé em Deus, no nome de Cristo, não tem a quem recorrer no dia da angústia.

Ou pode até clamar aos encostos do espiritismo, ou aos ídolos católicos, ou às entidades da feitiçaria, recorrer ao poder do dinheiro e das autoridades seculares...

Existem estas opções sim, no entanto, no dia mau, no dia da angústia, nada o poderá livrar do mal, das forças destruidoras das trevas.

Muitas vezes o homem tem plano médico, tem hospitais à sua disposição, tem os remédios dos laboratórios farmacológicos, tem os melhores especialista da medicina, e mesmo assim ouve deles que seu tempo se esgotou, que tal doença o levará precocemente à sepultura.

Este será um momento de aflição, num dia de angústia mortal.

E não há o que fazer, pois um dos provérbios do mundo é, "Tem jeito pra tudo, menos para a morte".

Mas,

Existe um poder maior, o poder de Deus, o poder de Jesus Cristo, o Criador, que está além da morte. Jesus venceu a morte, tem a chave da vida!


Jesus nos revela que foi morto mas vive, vive para sempre, e tem as chaves da morte e do inferno, portanto, Ele é o Senhor da vida e da Salvação Eterna.

Aleluia!

Jesus nos alerta também,



Assim, quem tem sua fé inabalável em Jesus, no dia da aflição, no dia mau, corre para seus braços de amor. Clama a Ele. Ora a Ele. 

E, pode ter certeza, ouvirá a resposta e verá o poder de Deus manifestar-se em sua vida.

Até aquele que foi desenganado pelos médicos, que não tem mais esperança na medicina do mundo, se buscar sua cura em Cristo, a obterá.

Jesus Cristo cura;

Liberta;

Transforma;

Renova a esperança;

Renova a vida;

Restitui tudo o que o diabo roubou;

Protege e responde quando a Ele se clama em oração e em fé.

Mateus 6:6 - Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.


 Nosso eterno mestre e Salvador nos garante, 'tudo o que se pedir em oração, com fé, se receberá'!

Tem que ter fé, fé em Deus, no nome de Jesus Cristo, o Salvador.

Quem tem Jesus Cristo como sua força e fortaleza não se abala, no dia da angústia corre para os braços do Senhor.

Amém?

E, tendo Jesus como protetor agindo em seu favor, dirá ao mundo

"Agindo Deus, quem impedirá"?

Aleluia!

Jesus Cristo é o princípio e o será o fim de tudo neste mundo. Não há poder capaz de enfrentar nosso Criador, redentor e Salvador.

Amém?

Apocalipse 21:6 - E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.


Finalizando, recomendo, "Entrega teus caminhos a Cristo, e Ele tudo fará, Deleita-te também neste nosso Deus".

Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.
Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. (Salmos 37:4,5).


Olhai, Vigiai e Orai. Jesus breve vem.


Missionário Virtual Geraldo de Deus        2021fevereiro, 14




Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?