JOSUÉ E NEEMIAS - CHAMADO NO MOMENTO DE CRISE

 


Josué 1:1 - E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
Josué 1:2 - Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.


Paz e virtude de Cristo a todos,


Quem tem chamado de Deus tem alguma importante missão a cumprir. Deus não nos chama aleatoriamente, quando o faz é porque existe a necessidade de um servo fiel para executar alguma incumbência vital.

Assim foi com Josué. Quarenta anos andando pelo deserto, quarenta anos servindo fielmente ao 'homem de Deus Moisés', sem esmorecer nem murmurar.

Então, quando YHWH chamou a si o valoroso e incansável Moisés, agora com cento e vinte anos de idade, foi a vez de Josué ser posto à frente daquele povo que fora resgatado do Egito quatro décadas atrás.

Era um momento de crise, de desespero, de incerteza, pois todo o povo estava ali no deserto, cercados de nações inimigas, erravam de lá para cá, de cá para lá sem se fixar em nenhum pedacinho da Terra Prometida, tanto tempo atrás.

E, agora que seria o momento crucial, onde teriam que invadir as terras dos cananeus e com eles guerrear, como fazê-lo sem ter o líder maior, Moisés, à sua frente?

Moisés havia enfrentado o poderoso faraó do Egito, havia feito sinais impossíveis, havia fendido o mar vermelho para o povo Israel passar em seco, havia ordenado que as águas voltassem ao seu normal e com isto arrasou completamente o temível exército egipcio... 

Moisés falava com Deus...

E agora, que Moisés já não estava mais ali para guiá-los, o temor e o desânimo tomaram conta daquele povo.

Porém, nos momentos de crise é que nosso Deus se apresenta e nos alerta: "Ei, incrédulos, EU SOU... Eu continuo sendo, e serei eternamente.

(Há um movimento "religioso" acerca do nome que Deus falou para Moisés. Dizem os teólogos (atuais escribas e fariseus tão odiados e desprezados por Jesus Cristo) que o certo seria "EU SEREI". No entanto, nosso Criador é eterno, nos ensina que é o Alfa e o ômega - princípio e fim. Portanto, Ele é. Vamos então manter o EU SOU).

Não foi meu servo fiel quem fez os milagres nem os sinais que os impactaram, tudo procede do teu Deus!

E agora que Moisés já não faz parte do mundo dos vivos, chamarei um outro que o substitua.

Não há ninguém que seja insubstituível. 

Lembrai-vos, EU SOU teu Deus!

EU SOU aquele que está no controle!

Eu levantei Moisés, mas a partir de agora chamo Josué para o substituir, e como fui com Moisés, serei com Josué. O poder e a virtude que estavam em Moisés, agora coloco em Josué.

Glórias a Deus!



O povo havia se esquecido que havia um Deus no controle. 

Ainda hoje é assim. As pessoas  ficam na dependência de homens e na ausência destes 'líderes' entram em desespero. 

Buscam a solução de suas aflições nos seus líderes religiosos quando deveriam clamar ao dono do poder, DEUS. No nome de Jesus Cristo. Evidentemente não naquela época pois nosso Deus ainda não havia se revelado como homem nascido de uma mulher. Mas, hoje vivemos sob a graça de Cristo e a Ele devemos nos reportar, a Ele devemos orar e clamar.

Amém?



Então, Deus fala a Josué e o capacita, como capacitou a Moisés, como capacita a todos que chama a Si para desempenhar algum ministério,


Josué 1:5 - Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.

Josué 1:6 - Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.


É nos momentos de caos e dor, nos momentos de tristeza e tribulação, que Deus vai de encontro aos seus servidores fiéis. E, também nestes momentos se revelam a Cristo quem lhe é fiel e quem não passa de joio.

Quando as provações e as grandes tragédias ameaçam se abater ou se abatem sobre alguma nação é que os corações dos homens e mulheres revelam a Cristo onde está seu tesouro, e também qual o tamanho de sua fé no Criador.  

Quantos e quantos homens que se vangloriam de ser firmes e ter fé inabalábel, sob alguma epidemia (como recentemente na pandemia do covid)  se esquecem de Deus e correm buscando a solução na ciência falha do ser humano? Quantos acreditam mais numa "vacina" criada por homens que muitas vezes estão preparando uma mistura venenosa para lhes inocular, do que na proteção de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo...

Acreditam mais no deus riqueza, deus ciência, nos deuses cientistas, do que no nosso amado Jesus Cristo.

Misericórdia...

Então, Josué ouve do Senhor a promessa de proteção e livramento que somente Ele tem o poder de conceder. 

"Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei".

Este é o livramento que nosso Deus nos dá, a todos nós que nos convertemos a Cristo e que temos a comunhão com o Consolador.

Ninguém pode resistir, nem derrotar, nem molestar, nem tocar num ungido de Cristo, pois o Espírito Santo é a presença de Deus habitando dentro de cada coração fiel. E, acredite, Jesus nunca nos desampara.

Jesus Cristo está presente todo o tempo, e onde Ele está acontece milagre!

Aleluia!

Deus lançou mão de um homem bom e fiel, Josué, que estava bem ali, no meio de seu povo.

Contudo,

tem situações onde Deus não levanta alguém que vive ou convive ali onde está acontecendo a tribulação. Muitas vezes ele traz alguém de longe, com outra visão e outras experiências.




Assim aconteceu o chamado de Deus a fim de socorrer os filhos de Israel que ficaram na Jerusalém destruída, deixados para trás por Nabucodonosor.

Os israelitas importantes, os ricos, os letrados, os artesãos, os líderes, os moços e fortes, foram levados cativos para Babilônia. Só restou naquela desolação em que se tornou Jerusalém os pobres, os doentes, os desprezados da sociedade.

Mas, Deus se lembrou deles e tocou no coração de um homem que estava cativo bem  longe de Jerusalém, que estava numa posição de conforto e segurança, era copeiro do rei Artaxerxes, na fortaleza de Suza, Babilônia,  




Neemias 1:3 - E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.

Neemias 1:4 - E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.


Deus tocou no coração de Neemias. E ele se abalou desde onde estava, viajou até sua terra natal distante com a força e o poder que Deus lhe deu.
Houve resistência por parte de alguns daqueles que viviam na situação de miséria em Jerusalém, que viviam em humilhação, mas que não aceitaram amistosamente o estranho que vinha de longe para governa-los.
O que se via ali era um grupo de pessoas dominando todas as outras, tanto os próprios israelitas quanto os estrangeiros.


Dentre os que oprimiam os filhos de israel destacavam-se alguns servos do diabo, (Sambalate e Tobias, e os árabes, os amonitas, e os asdoditas são citados por Neemias como os inimigos mais renitentes), os quais não se interessavam pela vida, segurança ou aspirações dos demais,  apenas destilavam seu ódio e desprezo pelos filhos de Israel.

 E sucedeu que, ouvindo Sambalate que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito; e escarneceu dos judeus.E falou na presença de seus irmãos, e do exército de Samaria, e disse: Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isto? Sacrificarão? Acabá-lo-ão num só dia? Vivificarão dos montões do pó as pedras que foram queimadas?E estava com ele Tobias, o amonita, e disse: Ainda que edifiquem, contudo, vindo uma raposa, derrubará facilmente o seu muro de pedra. (Neemias 4:1-3).

Quando Deus chama um homem (ou uma mulher) de bem, obediente, firme na fé, dedicado, imediatamente o diabo chama uma turma de seus servos para acossar, para perseguir, para pressionar, para detratar o eleito do Senhor.

Neemias teve que cumprir a missão que Deus colocara em seu coração, reconstruir os muros e portões de Jerusalém, restaurar os cultos de adoração ao Senhor, restaurar a dignidade e a confiança daquele remanescente antes abandonado e esquecido pela sociedade, exceto pelos inimigos que os humilhava constantemente. Tudo isto sob o ranger de dentes e as ameaças dos filhos de Belial.

Ajuntaram-se todos os que cercavam a Jerusalém destruída e aquele remanescente dos habitantes da cidade de Davi. Todos prontos para guerrear e impedir que as brechas fossem tapadas, que os muros fossem reerguidos, que as portas fossem novamente refeitas.


Jerusalém  havia sido uma cidade poderosa, forte, quase impenetrável, por isto aqueles servos do diabo temiam sua reconstrução. Era, além disto, um simbolo da presença de Deus junto ao seu povo escolhido.

Neemias viveu no cativeiro mas não se afastou de Deus, não deixou que sua fé fosse abalada, era um estudioso das sagradas escrituras e homem de oração.



Então, mediante toda esta demonstração de hostilidade de tantos inimigos que os cercava, ele usou de sabedoria que vem do trono da glória, 

"Olhai, vigiai e orai"...

Foi o que Neemias fez, colocou vigias armados em pontos estratégicos para não serem pegos de surpresa. E orou. Orava constantemente ao poderoso YHWH, o Senhor dos Exércitos.

Não havia soldados nem guerreiros na Jerusalém destruída  e incendiada, apenas pessoas humildes, pais de família com seus filhos, pequenos comerciantes e uns poucos que haviam voltado do cativeiro antes do retorno de Neemias, (O sacerdote Esdras e alguns nobres e magistrados). 

Quem garantiu a segurança daquele povo tão despreparado para enfrentar tantos inimigos belicosos? 

Somente Deus poderia protegê-los e guardá-los, tão frágeis diante de tantos poderosos ao seu derredor.

E foi através da vigilância, da persitência e da oração que em tempo recorde a restauração foi terminada, bem diante da face dos inimigos irados, mas dominados por uma força invisível que não lhes permitia tocar naquele povo.



Deus faz assim! Deus mostra Seu poder e sua supremacia.

Agindo Deus, quem O impedirá?

Glórias a Deus!



CONCLUINDO

Josué 24:17 -  Porque o Senhor é o nosso Deus; ele é o que nos fez subir, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão, e o que tem feito estes grandes sinais aos nossos olhos, e nos guardou por todo o caminho que andamos, e entre todos os povos pelo meio dos quais passamos.


Como vimos nos exemplos acima, Deus nos chama nos momentos de crise e caos, nos momentos onde a aflição e a opressão imposta pelo inimigo, diabo, e seus servos (homens e mulheres que fazem o mal e não demonstram temor de Deus) solapa a esperança das pessoas.

Tantos são os exemplos que temos nas sagradas escrituras, tantos foram os homens e mulheres chamados por Deus para serem por Ele usados como ferramentas preciosas e canal de bênçãos para os demais.

Isto nos prova que neste mundo o que temos são aflições e aflições, pois o inimigo de nossas almas não descansa, está sempre inovando a maneira de enganar, matar e roubar,  destruir...

João 10:10  - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.


Não é de agora a estratégia do diabo em colocar medo, em ameaçar, em rugir, em causar alvoroço, em trazer dissenção e divisão entre irmãos. Desde os primórdios o diabo obra em roubar as almas e levá-las consigo para as trevas eternas.

Neemias foi enviado pelo rei dos persas que dominava sobre aqueles territórios naquela época, para governar Jerusalém.

Ele chegou e agiu diferente dos outros governadores anteriores, não por ser perfeito e santo, pois ele mesmo diz, " agi diferente por temor de Deus"!

Nos diz Salomão que "O temor de Deus é o princípio da sabedoria". E isto é verdade, pois a sabedoria sem o temor de Deus é vã e funesta. Causa muito maior mal o sábio que não tem temor de Deus e se torna instrumento maligno nas mãos do diabo.

Portanto, irmãos em Cristo, não vamos esperar a calmaria e a paz dominarem ao nosso redor para colocarmos em prática o chamado que Deus tem para cada um de nós.  Pelo contrário, é nos tempo da tribulação que o Senhor conta com seus servos fiéis.

Jesus já nos alertou que paz só encontramos Nele, não neste mundo onde domina o mal. Cabe a nós levarmos Jesus Cristo e Sua doutrina para sarar os males deste mundo sobre as almas.

João 16:33  - Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.


Paz nós temos quando nos convertemos a Jesus e nos fazemos, pela fé, templos vivos do Espírito Santo.

Amém?

Olhai, Vigiai, Orai. O inimigo está em derredor,  esteja em comunhão com o Consolador.


Missionário Virtual Geraldo de Deus             2020agosto, 26 




Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?