A Conversão de Saulo de Tarso



Atos 9:5 - E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues...

Leitores e leitoras do blog, cordiais saudações


As Sagradas Escrituras nos trazem trechos e passagens maravilhosos.
Um destes trechos nos relata como aconteceu a conversão de um caçador de cristãos para um discípulo e apóstolo de Cristo.


Louve ao Consolador


Biografia resumida de Saulo de Tarso:

Nasceu em Tarso, na Cilícia, território atual da Turquia, em 05 e.C. Os primeiros anos de vida passou no seio da comunidade judaica. Seu pai, membro da 
seita religiosa dos fariseus, faz com que frequente a escola da sinagoga.

Sabe-se com certeza que ele foi educado em Jerusalém, sob o ensino do renomado doutor da lei, Gamaliel, neto de Hillel. 

Saulo conhecia profundamente a cultura grega. Também falava o aramaico, era herdeiro da tradição do farisaísmo, estrito observador da Lei e mais avançado no judaísmo do que seus contemporâneos.  

Em 29 e.C, numa viagem a Jerusalém, de significado patriótico e religioso, estuda no templo de Salomão. 

O livro de Atos dos Apóstolos informa que quando Estêvão foi apedrejado, suas vestes foram depositadas aos pés de Paulo de Tarso (Atos 7:58). 

Após esse episódio da morte de Estêvão, Paulo de Tarso assumiu uma posição importante na perseguição aos cristãos. Ele recebeu autoridade oficial para liderar as perseguições. Além disso, na qualidade de membro do concílio do Sinédrio, ele dava o seu voto a favor da morte dos cristãos (Atos 26:10).

O próprio Paulo afirma que “respirava ameaça e morte contra os discípulos do Senhor” (Atos 9:1). 

Além de deflagrar a perseguição em Jerusalém, ele ainda solicitou cartas ao sumo sacerdote para as sinagogas em Damasco. Seu objetivo era 

levar preso para Jerusalém qualquer um que fosse seguidor de Cristo, tanto homem como mulher (Atos 9:2). Paulo perseguia e assolava a Igreja de Cristo (Gálatas 1:13). Ele fazia isso acreditando que estava servindo a Deus e preservando a pureza da Lei.

Em sua missão a Damasco, na Síria, Saulo viu uma grande luz e ouve uma voz que lhe questiona o motivo de sua perseguição. Saulo estava cego e permanece três dias em oração.


Vamos ler no Livro de Atos dos Apóstolos, cap.9, provavelmente escrito por Lucas, o que nos é relatado,


E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.
E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.
E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.

Eis o chamado de Cristo na vida de Saulo de Tarso.
Inesperado, inacreditável aos olhos humanos, mas devidamente pesado e medido na lógica de nosso Deus.

Saulo era um homem que se acreditava um grande obreiro de YHWH, e jamais poderia ser demovido de sua crença ferrenha na Lei de Moisés através da boca ou da ação de um homem, fosse qual fosse.

Então, o próprio Deus, Jesus Cristo, se revela a ele quase na entrada da cidade de Damasco aonde se dirigia com o objetivo de capturar seguidores da "seita de Jesus de Nazaré".

O impacto foi tão grande que Saulo perguntou espantado, cego por aquela luz que brilhara repentinamente fazendo-o cair ao solo, embora sabendo lá dentro de seu coração que não poderia ser outro senão o próprio Cristo que viera ao seu encontro, "Quem és, Senhor"?
A resposta já era a que seu coração esperava, "Eu Sou Jesus, a quem tu persegues"!

Misericórdia...

Jamais Saulo imaginaria que um Deus falso, ao qual ele perseguia ferozmente, poderia surgir do nada, inesperadamente, impactando-o, cegando-o e lhe causando tanto temor.
Claro, seu coração e sua alma reconheceram que não estava perseguindo um falso deus, mas ao próprio Criador.

Então, trêmulo, pasmo, perguntou a Cristo o que deveria fazer. 

E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.
E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.
E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.
E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.

Jesus Cristo poderia ter castigado aquele perseguidor que prendia, açoitava e mandava matar seus seguidores, mas não era este o destino que o Senhor reservava a Saulo. Ele seria útil a Cristo, com sua força, sua dedicação extrema e sua ousadia. Cristo o chamou a si. Fê-lo um obreiro de valor para o reino de Deus. 
Por tês dias ficou Saulo cego, em jejum, e em oração, agora se concertando com Jesus de Nazaré.

E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.
E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;
E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.

Jesus tem seus guerreiros valentes, não valentes em armas ou violência, mas valentes em obedecer e fazer Sua vontade, renunciando a seus medos e temores, colocando a vontade de Deus acima de tudo.
Assim, mesmo sabendo que aquela visão poderia ser uma estratégia do diabo, enviando-o ao encontro do terrível perseguidor dos cristãos que o prenderia e o levaria cativo para a morte em Jerusalém, apenas argumentou 

E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.
E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.

Jamais deve um servo de Cristo duvidar ou ignorar quando algo lhe é ordenado. Ao servo pode parecer um absurdo fazer aquilo que lhe é ordenado por nosso Deus, mas o Senhor sabe para qual propósdito Ele nos chama e nos dá a direção a seguir.
Então, mediante a Palavra de Cristo, Ananias foi de encontro ao temível Saulo de Tarso, o terror dos cristãos da época.

E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.
E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado. (Atos 9:1-18),

Ananias chegou no local ordenado por Cristo, e ali fez exatamente o que lhe ordenava e mostrava o Espírito Santo.
Impôs as mãos sobre Saulo e lhe disse,

"o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo".

Saulo então, mais uma vez teve experiência com Cristo, pois mediante esta palavra de Ananias sua visão lhe voltou imediatamente, voltou a enxergar.
E, foi batizado no Espírito Santo!

Glórias a Deus!

Talvez alguém possa pensar, "agora Saulo está tranquilo e sossegado, pois foi batizado no Espírito Santo e tem toda a proteção de Deus"...

Sim, isto aconteceu, foi batizado imediatamente no Espírito Santo, o qual o capacitou e com ele fez morada, mas Jesus já ahavia profetizado a Ananias, 

"Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel".

Saulo, agora apóstolo Paulo foi escolhdio como vaso precioso, para anunciar as boas novas de Cristo aos gentios, aos reis e aos próprios israelitas, mas não de maneira tão tranquila ou cômoda, pois Jesus disse, 

"E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome"!

A Palavra de Deus não volta vazia, ela cumpre seus propósitos. E, pesada é a mão de Cristo sobre a vida de seus escolhidos quando estão em débito com o segundo menadamtno de Cristo, "Amar ao próximo como a ti mesmo"

Amém?



CONCLUINDO




Ser um missionário de Cristo, ser um evangelizador, um semeador de boas novas do reino de Deus é muito honroso. Devemos agradecer a Cristo por confiar em nós, a cada um de nós cristãos que Ele chama a Si e capacita com o batismo do Espírito Santo, independentemente das dificuldades e das aflições que venham sobre nós quando desempenhamos nosso ministério.

Cabe ao escolhido de Cristo confiar Naquele que o escolheu.

Jesus não nos direciona ou nos envia nalguma missão sem nos ter previamente capacitado. Ele derrama Sua virtude e Seu poder sobre cada um de seus escolhidos.

Portanto, nunca pense que a missão que lhe foi confiada por Cristo está acima de sua capacidade. Apenas confie. Seja, como o foi Paulo, um vaso de honra nas mãos de nosso Criador. Seja uma boa ferramenta a ser usada por Cristo.

Também lembre-se de nunca querer ir além daquilo que Cristo lhe ordenou. Não tente fazer a obra de Deus pela sua própria força, nem pelo seu próprio discernimento. Em tudo tenha o Consolador amigo à frente. 

O Espírito Santo é a presença do Deus Vivo e Operante neste mundo.

Amém?

Pra concluir esta postagem, lembremo-nos que Paulo disse,
 
"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine". - 1 Cor 13;1).

Paulo, antes um homem iracundo, vingativo, pronto a prender, açoitar e matar, foi por Jesus transformado, tomou sobre si a bandeira do amor.

Pois, esta é a bandeira de Cristo e também seu mandamento,

João 15:17 - Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.

Ninguém serve a Deus, no nome de Jesus Cristo, se não estiver totalmente mergulhado no amor que vem de nosso Salvador.

Mas, que amor é este que Jesus nos ordenou que praticássemos?

O apóstolo Paulo nos diz alguns dos atgributos do amor proferido por Cristo,

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; (1 Cor 13:4-8).

O apóstolo Paulo sofreu na carne, a custa de muitas prisões e açoites, o peso da mão de Cristo sobre quem maltrata o próximo, mas aprendeu sobre o amor ordenado por nosso Salvador aos seus escolhidos, e nos deixa este ensinamento acima. 

O amor está acima de todos os outros sentimentos ou até da sabedoria, pois tanto a ciência quanto a sabedoria, sem amor, nenhum valor tem.

Amém?

Vigiai, e orai. Jesus, ao tempo determinado, voltará para buscar Sua igreja, lavada e remida no sangue do Cordeiro.

Missionário Virtual Geraldo de Deus       2020agosto,02

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?