Igreja de Cristo. Visão e ponto de vista.




Apocalipse 1:11 - Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.

Amados irmãos em Cristo Jesus,


O Senhor deu-me, num vislumbre, uma importante revelação sobre Sua Igreja, espalhada pelo mundo.
E, tentarei aqui transmitir aos irmãos aquilo que, num vislumbre de segundos me pareceu uma mensagem capaz de preencher todo um grosso volume de um livro.

Trata-se de como vemos a igreja de Cristo, como o mundo a vê, como enxergamos nossa igreja templo/organização onde congregamos, e como nosso Deus vê nossa igreja.

Jesus diz: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas"!


Por quê?

Jesus Cristo está exortando Sua igreja. A igreja de Cristo somos cada um de nós que a Ele se submete, aceitando-o como único e suficiente Salvador.

Portanto, cada palavra do Senhor deve achar lugar em nosso entendimento e em nosso coração de cristão. São joias raras, preciosidades de conhecimento a nós presenteadas por nosso Salvador, com as quais devemos ornar nossa alma.
Amém?


________________________________________________________________

Vamos louvar

Hino 10 da Harpa Cristã Eu Te Louvo
Legendado

_______________________________________________________________________________________________________________________________


Primeira carta, ao anjo da igreja de
ÉFESO



Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus. (Apocalipse 2:1-7)
.

Eis a mensagem que Jesus Cristo ordenou que João transmitisse à Igreja em Éfeso.
Uma igreja de obras e muito trabalho, também de muita paciência, servindo a Cristo, obrando em favor de cuidar do rebanho de Cristo.
Igreja que pôs a prova os falsos apóstolos, enfrentando-os e ousando exortá-los, impingindo-lhes o título público de mentirosos.

(Será que nossas igrejas evangélicas de hoje, contaminadas com líderes que se convertem à maçonaria e adoram a entidade diabólica chamada Bafomet estariam agradando a Deus? Ou será que deveriam fazer como a igreja de Éfeso, denunciando estes falsos cristãos?).
Ou seja, denunciando os falsos profetas que se levantaram em seu meio.
Por tais homens houve dissenções e escândalos, fazendo sofrer ao anjo da igreja. Mesmo assim, diz Jesus, "E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste"!
Havia perseverança em ação naquela igreja. Havia dedicação a Cristo, como Ele mesmo reconheceu.
Poderíamos então crer que era uma igreja salva. Uma igreja quase perfeita aos olhos de Deus. Mas não...

Não era desta forma que Jesus Cristo via tal igreja, que aos olhos humanos seria considerada excelente, vejamos o que Ele diz,

Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.

Jesus alerta a igreja quanto a algo muito importante, algo que está acontecendo ainda hoje com as igrejas, principalmente quando estas crescem, incham em congregantes, quando conseguem atrair uma grande multidão para dentro de seus templos, "a perda do primeiro amor".

O que seria exatamente, "deixaste o teu primeiro amor"?

Não o primeiro amor do pecador quando tem um encontro com Jesus, mas o primeiro amor do anjo da igreja, daquele que já era unido a Cristo pela fé e pelo seu chamado. Ele não perdeu o amor a Cristo, nem a paciência, nem a fé, pois mesmo enfrentando os falsos profetas, mesmo sofrendo com rebeldes, mesmo em meio a escândalos ele perseverava em "trabalhar em meu nome, no nome de Cristo"!


Então, devemos entender que a Palavra nos diz, 

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Marcos 16:15).

O primeiro amor do anjo da igreja inclui amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ele mesmo.

Então, ao anjo de Éfeso, o líder da igreja, Jesus está dizendo que ele não tem tido o amor ao próximo como deveria.
Está deixando de ganhar almas. Está deixando de buscar as ovelhas para o aprisco do Bom Pastor.

Jesus não o exorta por falta de amor ao Seu nome. Mas sim pela falta de evangelização.

Esta é uma grande falha nas igrejas atuais de Cristo, onde os pastores lavam suas mãos dizendo, "Quem gera ovelhas é ovelha, não é pastor".
Muito cômodo, não?

Mas vai contra a vontade de Cristo.

Vai de encontro à perda do primeiro amor do anjo da igreja de Éfeso.

Muitas vezes as ocupações seculares, os cuidados com o rebanho dentro da igreja, as dissenções que acontecem, até alguns escândalos, tudo isto vai minando o primeiro amor do anjo da igreja. E ele acaba apenas fazendo sua rotina, atendendo seus compromissos, esquecendo-se de seu compromisso maior com Cristo.
Ganhar almas. Evangelizar. Livrar almas do jugo do diabo.

Amém?

Jesus diz ainda,
Lembra-te de onde caíste. E arrepende-te.

Esta exortação é válida para todos nós. É preciso ter o arrependimento como uma bandeira desfraldada, que carregamos por todos os dias de nossa vida.

Glórias a Deus.

E continua Jesus, "Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio".

(Nicolaítas. Seguidores de uma seita. Nicolaísmo é sinônimo de imoralidade, de luxúria e devassidão sexual).

Então, entendemos que o cristão tem que seguir os padrões morais que Cristo nos ensinou. Ou estará fora dos padrões do Salvador.

 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas!

________________________________________________________________

Segunda carta, ao anjo da igreja de 
Esmirna



E ao anjo da igreja em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:
Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. (Apocalipse 2:8-11).


Jesus Cristo diz ao Anjo da igreja de Esmirna, "Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico)"...

Eis como há diferentes pontos de vista para uma mesma situação.
Pelos olhos dos homens a igreja de Esmirna era pobre, vivia em tribulação, talvez até a considerassem falha, pois muitos são os que aliam pobreza a castigo de Deus, ou falta das bênçãos de Deus, pois dizem "Quem tem Jesus na vida não permanece na pobreza". 
Mas,
Na visão de Cristo, que é o cabeça da igreja, era uma igreja rica.
Podemos entender que ela tinha a aprovação de Deus, que estava amontoando um tesouro nos céus.
Era pobre em ouro e prata, em bens materiais, mas, rica, muito rica, pelo tesouro que estava amontoando nos céus!
Aleluia!

Este é o tesouro que enriquece as almas. É o tesouro que a traça e a ferrugem não destroem, nem os ladrões podem roubar. É o tesouro que trará galardão aos salvos.

Eis uma diferença drástica e fatal que leva muitos religiosos, até mesmo líderes cristãos para as trevas da segunda morte: A busca dos tesouros deste mundo e o esquecimento de que o verdadeiro tesouro não pode ser obtido com ouro nem prata.

Amém?

Conheço...e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.

Deus sonda os corações, não se move por palavras nem for atitudes fingidas. Deus vê no interior das almas e nada se lhe pode ficar me oculto.
Ele conhece a blasfêmias dos falsos judeus, daqueles que por serem descendentes de Abraão e se desviarem dos mandamentos e da Lei de nosso Criador, são vistos por Cristo como Sinagoga de Satanás!
Misericórdia.

Paulo já nos havia alertado em suas epístolas anteriores a esta de João, e exorta aos cristãos que não se deixem enganar por fábulas judaicas.
Não devemos jamais misturar o cristianismo com o judaísmo. Quem é de Cristo não segue tradições e costumes dos judeus, nem fica atendendo ao que dizem quaisquer rabinos.
A fé em Cristo é como se mergulhar numa fonte de águas vivas, é se colocar ardentemente sob a graça de nosso eterno mestre e Salvador. 

Não se deve seguir Cristo tomando atalhos ou descaminhos, inclusive o judaísmo. Cristão é dependente de Jesus Cristo e só deve se pautar pelo evangelho e pelas instruções do Consolador.
Amém?

Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Jesus Cristo está falando para Sua igreja. A igreja de Cristo somos cada um de nós que a Ele se submete, aceitando-o como único e suficiente Salvador, não nos esqueçamos disto.
Quantos e quantos cristãos não foram lançados em prisões de homens e também em prisões espirituais através da ação do diabo?
Quantas vidas não estão encarceradas sob maldição e feitiços oriundos dos servos de Satã?
Quantos cristãos não são vítimas de laços do inimigo, que os lançam por terra, que lhes tira a dignidade, que lhes arranca a estabilidade financeira e mesmo do próprio lar?
Mas, em tudo devemos, nós cristãos, ser fieis a Cristo, não negando-o, não retrocedendo na fé, não abandonando a doutrina de nosso Salvador.
"Sê fiel até a morte! E receberás de Cristo a coroa da vida eterna"!
Amém?

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas!

_____________________________________________________________

Terceira carta, ao anjo da igreja de 
Pérgamo



E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:
Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem.
Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.
Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. (Apocalipse 2:12-17).

Jesus inicia sua mensagem ao líder da igreja de Pérgamo demonstrando apreço e exaltando suas qualidades e sua firmeza na fé,

"Conheço as tuas obras
e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; 
e reténs o meu nome, 
e não negaste a minha fé, 
ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.



A igreja primitiva cristã de Pérgamo estava encravada no coração da idolatria aos deuses greco-romanos, mesmo assim perseverava em adorar a Cristo, e não se deixar contaminar com a idolatria de imagens e deuses pagãos. Nem a morte do homem de Deus Antipas fez com que a igreja se rendesse aos maiorais que ali governavam.

Era, portanto, uma igreja ousada e firmada na rocha que é Cristo.
Era perfeita?
Não. Tinha entre o trigo seu joio, o qual Cristo recomendou que buscasse o arrependimento de tais descaminhos, 

"porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas



Como ensina o apóstolo Paulo, "Ainda que eu mesmo, ou um anjo de Deus, viesse até vós com outra doutrina que não a que vos tenho pregado, seja anátema"!

Qualquer outra doutrina que não seja o evangelho de Cristo deve ser por nós cristãos recebido como maldição. E devemos veementemente rejeitá-lo.

Quem é de Cristo não segue a Paulo, nem a João, nem a Pedro, nem a algum papa, nem a alguma profetiza, muito menos a algum "iluminado". São falsos profetas todos os que tentam subverter a Palavra que nos legou Cristo em Seu evangelho, no Novo Testamento.

Seguimos os ensinos de Paulo, de Pedro, de João... Desde que estejam em consonância com o que nos disse Jesus Cristo. Se se desviarem um milímetro deste trajeto, seja maldição.
Amém?

Isto deve servir de alerta aos que seguem o Espiritismo, o Kardecismo, o catolicismo, o anglicanismo, etc, etc, etc.
Ou se é de Cristo ou não se é de Cristo. Ou se é de Cristo ou se é de homens, simples mortais, e não do Deus do impossível.
Amém?


Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas!
___________________________________________________________________________________________________________________________

Quarta carta, ao anjo da igreja de
Tiatira




E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Apocalipse 2:18-29).

Ao líder da igreja em Tiatira Jesus inicia com elogios, 
"Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras

Uma igreja de boas obras, revestida do amor a Cristo, prestativa, cheia de fé, paciente... E cujas boas obras estão ficando melhores, pois as últimas são melhores que as iniciais.
Poderia-se dizer, na visão do ser humano, uma igreja perfeita, totalmente agradável ao nosso Salvador. 
Mas não...

Nenhuma igreja é perfeita, pois o diabo age no meio do povo de Deus, tentando-os, colocando tropeço, causando situações que magoam o Espírito Santo. 
"tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu".

Aparentemente, uma igreja agradável a Cristo, mas, o Senhor não vê na superfície, Ele tem olhos como chamas de fogo, os quais sondam no mais profundo dos recônditos, e tudo enxerga com clareza. Dele nada se oculta.
Assim, embora na visão humana aquela fosse uma igreja sem repreensão, para nosso Deus havia ali a presença do inimigo agindo na pessoa de uma profetisa, aqui nomeada como Jezabel talvez pela sua forma de agir.
Tal mulher estava desviando os cristãos das ordenanças e dos mandamentos de nosso Salvador. Incentivava que se contaminassem com as oferendas dos ídolos, que se envolvessem em idolatria.

Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. (Êxodo 20:3-5)
.


Desviava os cristãos levando-os a pecarem desobedecendo ao primeiro e segundo mandamento de Deus, os quais nos mostram como nosso Criador odeia a adoração e qualquer envolvimento de seu povo com os ídolos e deuses pagãos.



Jesus deixa claro que a tal profetisa já fora advertida para mudar seu procedimento, para deixar de seguir a idolatria, para deixar de desviar os salvos do caminho estreito levando-os ao pecado e à perdição... Fora advertida para se arrepender de seus erros... Mas não ouviu a exortação, continuou persistindo no erro e levando consigo muitos outros cristãos... 
Então estava condenada, iria morrer? 
Provando que a misericórdia e a longanimidade de nosso Salvador é inigualável, eis que ia ter mais uma chance de repensar seus caminhos, de se concertar com Jesus, de se arrepender e tomar nova direção, numa nova oportunidade... Jesus diz, "Eis que a porei numa cama"... Uma enfermidade a envolveria forçando-a a acordar e se dobrar diante da onipotência de Cristo. Ou persistir na rebeldia e encontrar então seu destino de dor e sofrimento eterno.
Dependeria apenas dela mesma ser salva ou condenada. Esta escolha era seu arbítrio sobre a própria alma.
E, aos que com ela estavam envolvidos, contaminados pela idolatria, sobreviria grandes tribulações, ou podemos entender que eles passariam por desertos, nos quais poderiam se concertar com Cristo.

Cuidado quando deixar de seguir Cristo e seguir as passadas de homens e mulheres, principalmente aqueles que se dizem ILUMINADOS...

Isto nos serve de alerta: Nem toda tribulação pelas quais passamos é causada pelo diabo. Muitas vezes é nosso Salvador que as coloca sobre nossa alma, para que possamos repensar nossos caminhos e nos concertarmos com nosso Deus.
Amém?

Aos que se arrependerem e se voltarem para Cristo, a salvação se confirmará, mas aos que perseverarem em adulterar, em fornicar e idolatrar outros deuses que são laços do diabo, 
 
"se não se arrependerem das suas obras...  
...ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações

 arbítrio que esteja acima da Justiça e do amor de Cristo.
Jesus está nos dando uma nova chance a todo momento, de nos concertarmos com ele, até nosso último suspiro de vida. 
Contudo, para quem morre em pecado e rebeldia contra nosso Criador, não dando ouvido às suas admoestações, não aproveitando o momento para mudar seu proceder pecaminoso, não deixando as obras do maligno e se apegando às boas obras em favor do reino de Deus... Haverá pranto e ranger de dentes...
Misericórdia...

Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações.

Esta recomendação de Cristo deve estar gravada em nosso coração. Reter a fé. Reter o chamado. Reter o ministério que Jesus indicou. Reter a presença e a comunhão com o Espírito Santo. Reter a capacidade de renunciar ao mundo e se dedicar à obra do reino de Deus...
Reter a graça de Cristo, sendo agradável e obediente ao nosso Salvador. Não nos desviando da Palavra do Evangelho nem nos afastando do Espírito Santo.
Amém?

Pois, ao que vencer a tentação e ao maligno que domina o mundo, este alcançará a Salvação eterna.

Aleluia!

E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
E dar-lhe-ei a estrela da manhã

Esta profecia está de acordo com a Palavra do Senhor quando este diz que os salvos governarão o mundo por mil anos. E também pelos versiculos a seguir,

E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram?
E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.
Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra.
Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles.
Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes vivas das águas; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima. (Apocalipse 7:13-17).


Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis. (Apocalipse 17:14).

Amém?
 

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas!
_______________________________________________________________________________________________________________________________

Quinta carta, ao anjo da igreja de
Sardes




E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.
Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.
Mas também tens em Sardes algumas poucas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.
O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Apocalipse 3:1-6).


A mensagem para o líder da igreja de Sardes já se inicia  com reprimenda e repreensão por parte de Jesus Cristo.

"Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.
Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus".


Uma igreja que parecia, ao mundo, atuante, obreira, viva... Mas, Jesus, que sonda no profundo, sentencia,"estás morto"!
Liderança morta espiritualmente, congregação de cristãos mortos espiritualmente...
Misericórdia...

Então, já não é de hoje que existem igrejas que fazem muitos "movimentos", muitas "campanhas", muito barulho... Mas que não está sintonizada com o Espírito Santo.

Igrejas que atuam na carne e não no Espírito.
Igrejas de homens e mulheres que se acham "iluminados", poderosos, fortes... Mas que só impressionam o mundo e enfadam nosso Salvador Jesus Cristo.

Eis o que Jesus diz à igreja que agrada aos homens e se esquece que deve agradar somente a Deus. Eis o que diz à igreja que não imita a igreja primitiva dos apóstolos... Eis o que diz à igreja que adora ídolos... não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus". Estás morto!

Misericórdia, Senhor, sobre todos nós...

E nos ordena: Sê vigilante! Quem ainda não está morto espiritualmente, acorde e se revista de oração e clamor. Sê Vigilante! Se arrependa dos maus caminhos, se concerte enquanto é tempo... Sê Vigilante!

E encerra a mensagem assim,

O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

Este é o amor de Cristo por todos nós pecadores.
Mesmo numa igreja em que há morte espiritual. Que não é agradável a Deus... Mesmo nesta, aos que ouvirem o evangelho, e guardar a fé... Aos que se arrependerem de seus maus caminhos e pedirem perdão a Cristo, com sinceridade,

Jesus manterá seu nome no Livro da Vida. E justificará tal pecador arrependido diante do Pai. Esta alma alcançará a Salvação eterna, pois será lavada no sangue do Cordeiro!
Será salva pela fé em Cristo e pelo arrependimento sincero.

Esta é a graça que nosso SALVADOR dispensa a todos nós, sem acepção de pessoas.


Renúncia e Arrependimento. Eis o caminho para alcançar a Salvação Eterna em Cristo Jesus.

Amém?


Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas!
___________________________________________________________________________________________________________________________


Sexta carta, ao anjo da igreja de
Filadélfia



E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:
Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.
Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.
Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Apocalipse 3:7-13).


Ao líder da igreja em Filadélfia a mensagem se inicia com o Senhor dizendo "conheço as tuas obras" e segue com uma profecia, 

"eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar"; 

Assim foi e assim tem sido por todos os séculos. Jesus abre portas onde não há portas. E, as portas que Ele abre ninguém consegue fechar.
Porque, operando Deus, quem o impedirá?

Se Jesus abriu uma porta em sua vida, entre com confiança e ousadia por ela. Porta que Jesus abre, não há quem feche.

E continua no mesmo versículo fazendo um testemunho positivo,

"tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome".

Assim é como nosso Salvador vê seus missionários, seus evangelizadores, e todos a quem chama para fazer a obra do reino de Deus neste mundo, quando mesmo passando por lutas, privações e dificuldades aqueles a quem chamou não retrocedem, não esfriam na fé, não negam Seu nome... Pelo contrário, se revestem de oração e intercessão... Se abrigam sob a unção do Espírito Santo e persistem em avançar, dia após dia, mesmo diante de tantos desafios e incertezas que chegam pela ação do diabo.
Se cair, se levanta e vai em frente... Se erra se arrepende, perde perdão a Cristo e segue em frente... Se muralhas se erguem para impedir o avanço da obra, se ajoelha e ora, se derrama diante de Cristo.

Estes somos todos nós que, tendo poucos recursos, pouca força, pouco apoio e respaldo por parte de homens... Ainda assim vamos nos apegando a Cristo e avançando, semeando a Palavra, semeando o amor e o perdão de nosso Salvador.

Amém?

"Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo."

Jesus não exalta homens nem mulheres para que se encham de orgulho e petulância. Mas, exalta aos seus escolhidos fiéis, para que todos os falsos profetas, todos os idólatras, todos os fariseus de plantão, e até mesmo os líderes cristãos envolvidos com as trevas reconheçam que o Salvador prestigia e sustenta aqueles que lhe são fiéis, aqueles que não se dobram a homens, mas somente a Ele. 
O Senhor exalta todo aquele ou aquela a quem chamou e persevera no caminho estreito, guardando Sua Palavra, se apoiando no Espírito Santo, rejeitando as oferendas e os prazeres fortuítos e pecaminosos que lhe são estendidos por satanás e suas legiões de servidores.

Amém?

Se em algum dado momento nosso Deus o exaltar, não deixe que o orgulho venha se aninhar em seu coração. Pois, se assim acontecer, o Espírito Santo que ali habita vai-se embora. Quanto mais usado por Jesus você for, mais humilde se mostre e aja. A glória é de nosso Deus, não se esqueça.

"Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra".

Jesus nos diz em sua palavra, que a fé é agradável a Deus. Quando o cristão está firmado na Palavra de Cristo o Senhor retribui com galardão. Com bênçãos, com proteção, com livramento.
Atentemos também no que Ele diz em seguida aos que guardam com fidelidade a Sua Palavra: "Também Eu te guardadarei na hora da tentação"! 

Glórias a Deus!

Porque a tentação vem, a todo tempo, e a cada momento vem em ondas mais fortes e intensas. Só Jesus para nos dar o livramento e nos justificar diante do Pai Eterno.
Amém?


Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

Mais uma vez nos alerta o Senhor: Sede vigilantes! Guarda o que tens para nã perder sua salvação.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas!
_________________________________________________________________

Adore

Ao único que é digno...

_______________________________________________________________

Sétima carta, ao anjo da igreja de
Laodicéia





E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Apocalipse 3:14-22).

E ao anjo da igreja de Laodicéia a mensagem vem com repreensão, pois a igreja era "morna", apagada, inexpressiva, não atuante, omissa...
"Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente"!

Eis uma revelação de nosso Deus, em Jesus Cristo, que deveria abalar a maioria dos líderes cristãos pelo mundo. Jesus não aceita a igreja omissa, apagada, inexpressiva, que não realiza a missão para a qual fora chamada.
Uma igreja que não traz transformação de vida, que não converte almas de pecadores, que não obedece ao "Ide" (MC16:15), uma igreja que não se faz um "pronto socorro espiritual" para todos, sem discriminação... Uma igreja onde o rebanho não se altera, apenas "deixa a vida levar, vai ao sabor do vento"...
Uma igreja sem a atuação e presença do Espírito Santo. Sem a volorização da espiritualidade que nos traz o evangelho. Que se prende aos valores materiais e exalta a riqueza, o poder e a aparência externa...

Igrejas frias desagradam a Deus, mas o fogo do Espírito Santo as desperta.
Igrejas quentes, atuantes, vivas... Estas são as que alegram o coração de Deus.

Já as mornas... 
"Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca"!

A estas Jesus Cristo rejeita. Lança fora de seu aprisco abençoado.

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.(Mateus 6:19-21)

Onde está seu tesouro? Para sabe basta detectar onde está seu coração. O você mais ama?
A Cristo... Ou ao ouro, ao poder?

"Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas".

Miserável é o homem que busca em Deus apenas os valores materiais.

Quem não tem a visão espiritual do poder de Deus, quem desconhece o Espírito Santo e só busca Jesus querendo ganhar algum bem ou valor material, este é "desgraçado, miserável, pobre, cego e nu"!
Assim sentecia aquele que tem em si todo o poder e julgará aos vivos e aos mortos no fim dos tempos.


Então, uma vez mais temos a longanimidade de Jesus Cristo à mostra, pois ele ainda dá a chance do arrependimento e da mudança de atitude. Ele ainda dá oportunidade do pecador renitente se arrepender, pedir perdão e mudar sua maneira de agir e de viver.

"Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te".

Um Deus que é Pai, amigo e companheiro,

"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

E galardoador

"Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono".

Mesmo à igreja morna, a qual Cristo diz que vomitará de sua boca, mesmo a esta Ele ainda dá a chance de reconciliação e salvação eterna. 
Amém?

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas!
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CONCLUINDO



Apocalipse 16:13 - E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs.
Apocalipse 16:13 - Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.


Eis o que está na revelação que Deus deu a Joõ, em sua mensagens às sete igrejas.

Não podemos restringir tais orientações, exortações e admoestações às referidas igrejas da antiguidade.

As instruções de Cristo fazem parte de Sua Palavra, que é viva, eficaz justa e eterna.

Quando o Senhor nos diz "Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz à igreja", então, fica ainda mais claro e consistente que tais mensagens são para todos os que queiram ouvir a voz de Deus.

Aprendemos nestas cartas, que não há uma igreja perfeita.
A todas Cristo orienta para que sejam vigilantes, para que façam uma auto análise de onde erraram, para que peçam perdão e para que se reconciliem com Ele.

Ainda hoje é assim, não existe uma "igreja templo, ou igreja congregação" que seja perfeita, onde todos os crentes sejam santos e puros. Na verdade, como consta na mensagem, nas igrejas temos o trigo de Cristo, mas também temos o joio ali semeado pelo diabo.

O importante é estreitarmos nossos laços com Cristo, sendo profundos conhecedores de Sua Palavra, seguindo-a, obedecendo-a e pregando-a aos demais homens e mulheres. O importante é obtermos a unção do Espírito Santo e com ele conseguirmos comunhão.

Quem tem a assitência consoladora do Espírito Santo, este é um abençoado por Deus. Em toda sua Plenitude.

Estamos no fim dos tempos, ao que todos os sinais nos indicam. Estamos próximos da consumação dos século, onde nosso Deus, PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO, vai destruir tudo aquilo que Ele criou: céus, terra, mar, plantas, seres vivos...

E haverá o Julgamento Final onde vivos e mortos prestarão contas para Deus sobre suas ações e omissões.

Então, quem naquele dia não tiver seu nome encontrado no LIVRO DA VIDA DO CORDEIRO, será lançado no lago de fogo e enxofre destinado ao diabo e seus seguidores.

Misericórdia

E, para se ter o nome escrito no livro da vida, basta se converter a Cristo, aceitando-o como único e suficiente Salvador. E seguir até o fim como servo e filho obediente e fiel ao Senhor Jesus.

Amém? 

Missionário Virtual Geraldo de Deus           2020agosto,02

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?