Alegria

 


Eclesiastes 3:17 - Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra.

Eclesiastes 3:18 -  Disse eu no meu coração, quanto a condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais.


Misericórdia e bênçãos de Deus a todos,


Adore. Louve ao Senhor.


Hino 3 da Harpa Cristã 
Plena Paz
Vídeo legendado


O pregador, (Eclesiastes), nos traz alguns ensinamentos bem profundos, nos quais devemos meditar, à luz do evangelho de Cristo, que veio bem depois de Salomão.

Quando foi escrito o livro de Eclesiastes o Messias era apenas uma profecia revelada e anunciada por diversos profetas, na verdade, desde Enoch que já se fazia referência à vinda do Eleito que resgataria a humanidade, reconciliando-a como o Criador.

Então, quando meditamos nos ensinamentos de Salomão, devemos atualizar tais pensamentos sob a luz de Cristo e a instrução do Espírito Santo. Em Eclesiastes 3:17 ,  quando o pregador diz "Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra", está deduzindo que haveria um julgamento de Deus sobre todas as almas de todas as criaturas humanas. 

Hoje, mediante o Livro de Apocalipse de João, sabemos que haverá um julgamento final, e temos ainda os detalhes que Cristo lhe revelou. Então, temos a confirmação daquilo que no Antigo Testamento não estava claramente definido.


Haverá, sim, o julgamento de todas as almas, de vivos e mortos, e quem não tiver seu nome escrito no Livro da Vida do Cordeiro, não alcançará a salvação eterna, assim nos ensina Jesus Cristo. Será lançado no lago de fogo... Misericórdia.

Quanto ao que nos diz o pregador em Eclesiastes 3:18,
"Disse eu no meu coração, quanto a condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais", temos uma prova cabal desta previsão, quando o orgulho ofuscou a mente e o coração de Nabuconosor, o qual se esqueceu do temor de Deus e se exaltou acima Dele. Deus o fez viver nos campos, comendo erva e dormindo no sereno, como um animal selvagem.


Todo aquele que não se coloca sob o jugo suave de Cristo, e que não vive em obediência e servidão ao Salvador, mas contrariamente vive em perdição ou em vã religiosidade, ou ainda em idolatria, certamente passará por desertos, onde o Senhor o sustentará, mas o colocará à prova, até que sua alma entenda que existe um Criador, o qual a tudo controla e do qual nada se oculta ou tem poder de Lhe resistir.

Todo ser humano que se reveste de ateísmo ou incredulidade estará vivendo situações constantes pelas quais o Senhor busca arrancar-lhe o véu da ignorância das coisas espirituais.

O tempo para se converter a Cristo vai até o momento do último suspiro, pois depois da morte corporal não há mais como mudar o destino da alma: céu ou inferno.

Entretanto, a fé sem obras é morta, portanto, para garantir a bênção da ressurreição e vida eterna com Cristo, melhor é se converter ao Salvador bem antes do fim de nossa existência, e fazendo o bem, e semeando a Palavra, e ganhando almas para o reino de Deus, amontoar tesouros no céu, para termos o merecido galardão.

Amém?

Podemos definir o que o pregador disse em Ecl 3 18 como sendo esse entendimento, este despertamento para as coisas de Deus, para a busca do reino de Deus, tendo a certeza que não o vemos com olhos carnais, mas que podemos nos unir em comunhão com ele, através da fé em Cristo e da presença do Espírito Santo bem dentro de nosso coração.

Quer um motivo para ter alegria em todos os momentos de sua vida, mesmo em meio a provações e tempestades?

Eis a promessa que Cristo faz a toda criatura que se torna templo de Deus,



Ou seja, ter a certeza que nosso corpo é mais que carne, sangue e ossos, que ele é o templo vivo de Deus, no nome de Jesus Cristo. E, que quando este templo for derrubado, em três dias Cristo o reerguerá!

Aleluia!

Não devemos nunca nos esquecer que Jesus disse, "A casa de meu Pai tem muitas moradas, vou na frente para vos preparar lugar".

E, no lugar onde Cristo nos acolherá e nos dará para habitar o ouro ou qualquer outro bem material deste mundo de nada serve e lá não entra. A alma parte deste plano físico nua sem nada levar, pois o tesouro que foi amontoado durante a vida do corpo deverá já estar lá, no reino de Deus.

Eclesiastes 2:26 - Porque ao homem que é bom diante dele, dá Deus sabedoria e conhecimento e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte, e amontoe, para dá-lo ao que é bom perante Deus. Também isto é vaidade e aflição de espírito.

Aqui temos mais uma previsão do Pregador que é confirmada por Jesus Cristo.

Ele já previu, e afirmou: "Porque ao homem que é bom diante de Deus"... Aqui está um ato falho, pois Jesus repreendeu ao jovem rico dizendo, "porque me chamas de bom? Só Deus é bom". 

Então, não há um homem bom, todos são falhos, mas no momento em que nos convetemos pela fé a Cristo, então já não somos apenas homens, nos tornamos templos vivos de Deus. Temos Deus conosco. Assim, já podemos, pela graça de Cristo que nos justifica, sermos considerados como bons.

Então, o início deste versículo, à luz do evangelho, seria "Porque ao homem que se converte a Ele, em Cristo"...

"...dá Deus SABEDORIA e CONHECIMENTO e ALEGRIA"!

Quando o pecador se converte a Cristo, pelo estudo da Palavra e pela orientação do Espírito Santo, Deus o transforma, dando-lhe a Sabedoria que vem do trono da glória. O conhecimento que só pode dar quem se faz íntimo a Cristo e ao Consolador. E, logicamente, paz que se encontra somente em Cristo, com a ALEGRIA da certeza de um futuro maravilhoso junto a Jesus, na Jerusalém Celestial. A vida eterna junto de nosso Deus!

Aleluia!

Contrariamente, ao pecador renitente e resistente a Cristo, Deus o deixa entregue ao dominador deste mundo, o diabo, na ignorância espiritual, dominado pela cobiça, pela ânsia de amontoar tesouros e poder secular, coisas que não poderá lhe valer quando sua vida física se findar. E, muitas vezes tudo o que amontoou acaba servindo a algum necessitado fiel a Deus.

Para os cristãos fiéis, alegria e paz.

Para o pecador, o ateu e o incrédulo, que vive em função das coisas materiais, dominado pela vaidade, sentencia o pregador, "AFLIÇÃO DE ESPÍRITO"!

Misericórdia...

Portanto, uma vez mais se prova a inerrância da Bíblia, pois Deus está no comando e a tudo determina um tempo e um propósito.

Amém?


Reverência a Deus

E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados.
E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas;
E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda.
E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorou. (João 2:13-17)

Em João 2, versos 13 a 17 temos registrado um acontecimento que deve nortear nossa vida cristã: A reverência com as coisas de Deus. Jesus nos dá o exemplo do templo.

Uma vez mais temos que adequar a mensagem que Ele nos deixou analisando o ato que praticou.

Jesus nos ensina que devemos Amar a Deus sobre todas as coisas. E ao próximo como a nós mesmos.

Portanto, temos que ter reverência com as coias de Deus: As Sagradas Escrituras (Palavra), Os mandamentos, os templos (casa de oração)...

Contudo, quando se fala em templo, à luz do que disse Jesus sobre o cristão ser um templo vivo de Deus, este ensinamento  - (João 2:13-17) -  também  se coaduna, ou seja, se aplica também ao próximo.

Não adianta o homem, ou a mulher, ter temor de Deus mas não ter amor ao próximo, pois o próximo tem o potencial de se tornar, a qualquer momento, pela fé, em um templo vivo de Cristo.

Quem desprezou aquele mendigo, ou aquele criminoso, discriminando-o pela sua situação de ainda escravo do diabo, pela sua miséria, como se justificará diante de Cristo no dia do julgamento final?

Quantos e quantos que hoje vivem na sarjeta levando uma existência miserável, mas que mediante o anúncio do evangelho, "Jesus te ama e quer te salvar", num instante não são transformados em vasos de honra na obra do Senhor?

Então não discrimine nem julge e condene, semeie o evangelho;  e creia que o Consolador vai fazer a conversão e a transformação.

Amém?


CONCLUINDO

Portanto, existe um motivo para se viver em alegria constante, mesmo neste mundo tão conturbado:

A PROMESSA DE JESUS CRISTO, de ressurreição e vida eterna.

Quem tem esta fé e Este mestre, Jesus Cristo, tem a certeza do indulto no dia do juízo. Tem a certeza de que irá morar eternamente junto de nosso Deus.

Existe algo mais sublime?




João está nos dizendo, "Olhai, vigiai e Orai"!

Amém?


Missionário Virtual Gealdo de Deus              2020agosto,30 


 

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?