Pedro, pescador e apóstolo





SIMÃO PEDRO, PESCADOR E APÓSTOLO DE CRISTO

Mateus 4:18 - E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores;
Mateus 4:19 - E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.

Simão, chamado Pedro, pescador, irmão de André. Ambos foram chamados por Jesus Cristo para serem seus discípulos e apóstolos. Seguiram-no fielmente durante seu ministério de três anos e meio, acompanhando-o por todos os lugares onde Ele foi.

Ouviram, ainda um tanto impactados, o sermão da montanha, Jesus bradando para a multidão:



E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo...(Mateus 5:1-14)

Aleluia!

Ouviram quando Ele ensinou que o perdão deveria ser praticado, quando Ele ensinou como orar,

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
(Mateus 6:9-14)

Presenciaram quando Ele fez curas milagrosas, quando Ele expulsou demônios e libertou pessoas que estavam escravizadas pelos demônios. A lepra era uma doença sem cura vista como maldição para quem a contraía. Até leprosos Ele curou:

Mateus 8:3 - E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra.


Viram quando Ele multiplicou o pão e o peixe por duas vezes, alimentando milhares de pessoas. 
Viram-no fazer sinais, maravilhas, ressuscitar pessoas mortas...

E veio ter com ele grandes multidões, que traziam coxos, cegos, mudos, aleijados, e outros muitos, e os puseram aos pés de Jesus, e ele os sarou,
De tal sorte, que a multidão se maravilhou vendo os mudos a falar, os aleijados sãos, os coxos a andar, e os cegos a ver; e glorificava o Deus de Israel.
E Jesus, chamando os seus discípulos, disse: Tenho compaixão da multidão, porque já está comigo há três dias, e não tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça no caminho.
E os seus discípulos disseram-lhe: De onde nos viriam, num deserto, tantos pães, para saciar tal multidão?
E Jesus disse-lhes: Quantos pães tendes? E eles disseram: Sete, e uns poucos de peixinhos.
Então mandou à multidão que se assentasse no chão,
E, tomando os sete pães e os peixes, e dando graças, partiu-os, e deu-os aos seus discípulos, e os discípulos à multidão.
E todos comeram e se saciaram; e levantaram, do que sobejou, sete cestos cheios de pedaços.
Ora, os que tinham comido eram quatro mil homens, além de mulheres e crianças.(Mateus 15:30-38).


Testemunharam quando Ele expulsou os vendilhões do templo do Senhor...
Caminharam com Jesus por todas aquelas aldeias e cidades por onde Ele esteve levando as boas novas...
Testemunharam como Ele era perseguido pelos fariseus, escribas e príncipes dos sacerdotes, por Caifás - o sumo sacerdote do templo...
Estavam com Ele no Getsêmani e viram quando suou gotas de sangue...

Lucas 22:44 - E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.

Estavam com Ele no Monte das Oliveiras e foram testemunhas oculares do momento em que Judas O beijou, entregando-O à guarda de Caifás, até
aconteceu a reação inesperada de Pedro, que sacou sua espada e decepou a orelha de um dos guardas...

E, estando ele ainda a falar, surgiu uma multidão; e um dos doze, que se chamava Judas, ia adiante dela, e chegou-se a Jesus para o beijar.
E Jesus lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do homem?
E, vendo os que estavam com ele o que ia suceder, disseram-lhe: Senhor, feriremos à espada?
E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou-lhe a orelha direita.
E, respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou.(Lucas 22:47-51).


Amavam Jesus, acreditavam que dariam suas vidas por Ele, que o seguiriam até em prisões, mas naquela noite fatídica em que o Mestre foi preso Pedro O negou por três vezes antes que o galo cantasse...

Então, prendendo-o, o levaram, e o puseram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe.
E, havendo-se acendido fogo no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles.
E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este também estava com ele.
Porém, ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço.
E, um pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu és também deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou.
E, passada quase uma hora, um outro afirmava, dizendo: Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é galileu.
E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo.
E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes.
E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente.(Lucas 22:54-62).

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Racionalizando:
Pedro amava muito a Jesus Cristo, mas quando se sentiu ameaçado, se apavorou, temeu e o negou. Uma, duas, três vezes, num curto espaço de tempo. Todos nós, com  que amamos Jesus somos, como Pedro o foi, fracos e acovardados. Quando o inimigo nos vem acusar muitas vezes recuamos, não nos apegamos ao nosso Salvador, mas procuramos outras alternativas. Deixamos Jesus como última opção, quando Ele deveria sempre ser a nossa primeira alternativa, nosso socorro bem presente na hora da angústia... Pedro falhou, se arrependeu e chorou. Você já se arrependeu das vezes que de uma forma ou outra negou a Jesus?).

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Eram servos ousados de Jesus Cristo, mas eram homens comuns, afinal... Tinham medo, como tem medo todo homem comum.

Ficaram estarrecidos quando a turba bradou diante de Pilatos, “Solte Barrabás, solte Barrabás, Crucifique Jesus”!

Mas toda a multidão clamou a uma, dizendo: Fora daqui com este, e solta-nos Barrabás.
O qual fora lançado na prisão por causa de uma sedição feita na cidade, e de um homicídio.
Falou, pois, outra vez Pilatos, querendo soltar a Jesus.
Mas eles clamavam em contrário, dizendo: Crucifica-o, crucifica-o.
Então ele, pela terceira vez, lhes disse: Mas que mal fez este? Não acho nele culpa alguma de morte. Castigá-lo-ei pois, e soltá-lo-ei.
Mas eles instavam com grandes gritos, pedindo que fosse crucificado. E os seus gritos, e os dos principais dos sacerdotes, prevaleciam.(Lucas 23:18-23).

Viram, observando de longe, entre a multidão, quando Jesus foi torturado e obrigado a carregar a enorme cruz que fora preparada para Barrabás, todo coberto de chagas e pisaduras, banhado em seu próprio sangue, a pele recortada por incontáveis chibatadas...
Sentiram o coração sangrar vendo o eterno Mestre pregado numa cruz, sendo humilhado e escarnecido pelos soldados romanos, com aquela terrível coroa de espinhos fincada na cabeça, seu rosto desfigurado pela dor... Dor do mundo jogada sobre seu corpo humano...
“O espírito está pronto, mas a carne é fraca”, havia Jesus confidenciado ao Pai Eterno em oração...

E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda.
E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.(Lucas 23:33,34).


Viram-no entregar seu espírito ao Pai Eterno e morrer naquela maldita cruz...

E era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até à hora nona, escurecendo-se o sol;
E rasgou-se ao meio o véu do templo.
E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou.(Lucas 23:44-46).

Pedro tudo isto testemunhou, assim como foi um dos primeiros a ver o lugar onde o corpo de
Jesus Cristo estava sepultado, e constatou que Ele havia ressuscitado dos mortos.

Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro e, abaixando-se, viu só os lençóis ali postos; e retirou-se, admirando consigo aquele caso.(Lucas 24:12).

Exultaram quando Jesus voltou para eles depois que ressuscitou e com seus seguidores e discípulos ficou por quarenta dias.

João 21:12 - Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? sabendo que era o Senhor.
João 21:13 - Chegou, pois, Jesus, e tomou o pão, e deu-lhes e, semelhantemente o peixe.
João 21:14 - E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dentre os mortos.

Foi neste dia que Ele disse a Pedro, por três vezes, "Apascenta as minhas ovelhas, apascenta as minhas ovelhas e apascenta os meus cordeiros",

João 21:15 - E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.

No tempo de Deus aquele que ressuscitou subiu aos céus diante de seus seguidores,

Lucas 24:50 - E levou-os fora, até Betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou.
Lucas 24:51 - E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu.
Lucas 24:52 - E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém.

Aleluia!

Pedro, o pescador de homens e almas, tornou-se um dos principais da igreja de Cristo em Jerusalém, mesmo sob perseguição dos judeus ligados ao Sinédrio evangelizou, no dia de pentecostes mais de três mil almas.

Atos 2:41 - De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,


Aleluia!

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Louve ao Senhor nosso Deus com alegria, foi Ele que lhe deu o sopro de vida.


__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

SIMÃO PEDRO, APÓSTOLO E DOUTOR NO EVANGELHO

É este Simão, chamado Pedro, que vamos ouvir agora, conforme nos falar o Espírito Santo, baseado em sua segunda epístola, capítulo três,


II Pedro 3:3 - Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências,
II Pedro 3:4 - E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.

Irmãos em Cristo, prestem atenção no que diz Pedro nos versos acima. Que nos últimos dias virão escarnecedores do evangelho, das escrituras, do próprio Jesus Cristo. Eles virão agindo segundo as suas próprias concupiscências, ou seja, na desobediência, na impiedade, na blasfêmia, nas heresias, nas falsas doutrinas, na deturpação da Palavra da Salvação...
Virão no firme propósito de desobedecer a Deus e ao evangelho de Cristo...
Virão para servir ao anticristo, para causar dissensão no meio das igrejas do Senhor, para jogar água fria na fé dos cristãos, para arrastar almas para as trevas eternas...

Virão dizendo, "Esse Cristo, se existiu, não vai voltar"! Ele não voltará, pois tantos séculos se passaram e Ele não voltou, nada mudou, tudo está como quando houve a criação do mundo...

Não é isso que ouvimos? E até coisas piores, pois os blasfemadores usam a própria bíblia para desvirtuar e deturpar as palavras de nosso redentor e Salvador Jesus Cristo.

Mas, vejam, isto já estava previsto que aconteceria, Pedro já nos avisou sobre isto há cerca de vinte séculos atrás.

Deus sabe todas as coisas. Deus não impede, muitas vezes, a tempestade, mas nos avisa para que estejamos preparados para enfrentá-la e vencê-la.

Não se deixem enganar pelos falsos profetas e pelos filhos do cão que invadem nossas igrejas, nossos púlpitos e os meios de comunicação. 

II Pedro 3:5 - Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste.
II Pedro 3:6 - Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio,

Pedro continua ensinando que tais indivíduos mal intencionados ignoram que Deus a tudo criou, mediante a sua Palavra. Que Deus (Pai/Filho/Espírito Santo) tudo criou pelo seu comando, pela sua ordem. Que Ele criou os céus, e a Terra, e todos os viventes, até mesmo o ser humano. Que tudo isto foi tirado por Ele do meio da água, e que até os dias de hoje no meio da água nosso mundo subsiste. 
Eles ignoram, negam, confrontam e não aceitam tais verdades.

Diz ainda Pedro que por terem os seres humanos que viviam na época anterior a Noé agido assim, negando a supremacia do Criador, foram pelas águas do dilúvio exterminados. Somente Noé e sua família subsistiram por misericórdia de Deus.
O mundo pereceu através das águas por causa da concupiscência das criaturas humanas daquela época.
O que podemos então esperar quando hoje o ser humano quer se igualar a Deus, quer enfrentar Deus com sua tecnologia podre e fedida?

Misericórdia...


II Pedro 3:7 - Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.

Em seguida nos exorta Pedro dizendo que, misericórdia, nosso mundo (céus e Terra) estão reservados por Deus, como tesouro guardado para ser consumido pelo fogo! 
O fim do mundo virá pelo fogo!
Que terrível revelação nos traz Pedro: O mundo será consumido pelo fogo!

II Pedro 3:8 - Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.

Então Pedro diz algo que muitos parecem ignorar, que o tempo de Deus não é o tempo do mundo. Diz Pedro: "um dia para Deus é como mil anos e mil anos no nosso mundo é para Deus como um dia".
Deus é eterno e imutável. O tempo de Deus não é o mesmo tempo do homem.

II Pedro 3:9 - O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.

Deus é misericordioso e logânime, não querendo que almas se percam, mas que todos venham a se arrepender de seus maus caminhos...
O tempo está se encurtando, encurtando...
Concerte-se com nosso Deus enquanto o Espírito Santo assim o permite.


II Pedro 3:10 - Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.

Deus é eterno, mas sua criação não é, está destinada à destruição. Ele tem nos alertado que virá o fim. Não disse quando, mas garantiu que o fim acontecerá, como está bem exposto no livro de Apocalipse de João. O fim acontecerá inesperadamente, como a vinda do ladrão durante a noite quando ninguém espera. Virá o fim inesperadamente e o que acontecerá? Os céus se desfarão com grande estrondo, os elementos sólidos, líquidos e gasosos ardendo e sendo consumidos pelo fogo, e toda a Terra e tudo o que nela  habita ou subsiste queimará, nada restando. Em Apocalipse 8 está relatado que densa fumaça invadirá a atmosfera, que os luminares cairão do domo sobre a superfície do mundo, que grandes e terríveis terremotos acontecerão... Coisa terrível e inimaginável.

II Pedro 3:11 - Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade,
II Pedro 3:12 - Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?

Tudo perecerá, todo aquele que não estiver sob a proteção de Jesus Cristo, todo aquele que não for arrebatado num primeiro momento perecerá pelo fogo consumidor, no dia da vinda de Jesus. Na sua volta.
Será glorioso para os salvos em Cristo, mas será tenebroso para quem não alcançar a salvação eterna prometida por Jesus.
Desta forma, nos diz Pedro, estejam pronto para o dia da vinda de Deus, vivam em santo trato, vivam em piedade, ou seja, pratiquem aquilo que Jesus ordenou:
"Ame a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo"!
Seja fiel a Deus, porque Ele é fiel, mas no Dia da Ira do Cordeiro,a situação será de desespero para quem estiver em condenação.

Marcos 16:15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Marcos 16:16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
Está claro como o dia ensolarado o que acima está sentenciado no evangelho, ou seja, quem crer em Jesus e a Ele se submeter em fidelidade alcançará a salvação, mas quem não crer estará condenado.

Não resta dúvida, mas sabemos que somente a alma será salva, não o corpo que conservamos neste mundo. Isto é um mistério, como será o arrebatamento, será apenas da alma? Provavelmente.

Ninguém o sabe, somente o Pai Eterno.


II Pedro 3:13 - Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.
II Pedro 3:14 - Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz.

O importante é estar preparado, livre de condenação, pronto para atender ao soar das trombetas. E seremos trasladados para nova terra e novos céus, onde habita a justiça de Deus. Então, sejamos achados imaculados e irrepreensíveis, em paz, quando as trombetas do arrebatamento soarem.

Dá para assimilar tanta admoestação? É possível se conservar neste mundo de forma imaculada, irrepreensível?  Só Jesus pode nos salvar, pois é pela misericórdia e graça do Messias que nos firmamos. Só Jesus e o Espírito Santo podem nos levar para o reino dos céus.

Amém?

Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz!

II Pedro 3:15 - E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;
II Pedro 3:16 - Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.
II Pedro 3:17 - Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;

Então Pedro fecha o assunto citando Paulo, o que recebeu de Cristo revelações de muita sabedoria sobre o assunto. Diz Pedro que temos por salvação a longanimidade de Jesus conforme Paulo, com a sabedoria que lhe foi por Deus dada - ou seja, por inspiração do Espírito Santo -, nos deixou escrito em todas as sua epístolas.
Acrescenta que indoutos e inconstantes, ou seja, os ímpios e falsos cristãos, torcem desvirtuando tais ensinamentos, mas isto os levará à sua própria perdição.
Exorta com propriedade: "Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza".

Diz ele: Guardai-vos, estejam atentos, estejam vigilantes para que homens abomináveis não venham a arrebatá-los, fazendo-os esfriar na fé e mesmo abandonar o evangelho e a igreja de Cristo!

Para fixar,

Vós, portanto, amados, 
 sabendo isto de antemão, 
   guardai-vos de que,
     pelo engano dos homens abomináveis, 
       sejais juntamente arrebatados, 
         e descaiais da vossa firmeza!


Vigilância, conforme nos ensina o evangelho,
"Olhai, Vigiai e Orai".

Marcos 13:33 - Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.

Ninguém, a não ser nosso Deus.



CONCLUINDO

II Pedro 3:18 - Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.


Pedro encerra esta sua epístola dizendo que todo cristão deve crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo.
Isto, como vimos nesta postagem, aconteceu com o próprio Pedro. 
Primeiro pescador, depois discípulo, depois apóstolo, depois líder da igreja de Cristo tanto em Jerusalém quanto por toda a Ásia. Depois por todo o mundo conhecido. Hoje, ainda, uma referência como homem de Deus fiel e dedicado, obediente a Jesus Cristo.

Pedro cresceu na graça e no conhecimento de Jesus Cristo e das coisas do reino de Deus, alcançou a salvação de sua alma.

É uma referência e um exemplo a ser seguido por todos os cristãos.

Prova-nos que Deus não busca os mais preparados, os mais estudados, os mais entendidos, os mais fortes, os "perfeitos".
Deus busca servos humildes, dedicados e fiéis, persistentes e perseverantes na sua obra, conforme sua vontade, ou seja, procura verdadeiros adoradores que façam a vontade de Deus e não a sua própria.

Pedro viveu fazendo a vontade de Deus, e alcançou a salvação eterna.

Nos ensina, para encerrar, que a Jesus seja dada toda a glória, todo louvor, toda a adoração, agora e sempre.

Amém!


Concluo dizendo que se você leu este texto até aqui, com atenção, então você está limpo diante de Jesus pela palavra aqui pregada.
Jesus nos ensina que pela sua Palavra somos limpos, somos perdoados, somos renovados na fé. Somos aprovados como seus discípulos.
Guarde o que tem para que ninguém venha a roubar sua coroa.

Aleluia.


Missionário Virtual Geraldo de Deus                    2019abril,10


Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?