Festejando a PÁSCOA






1 Coríntios 5:9 - Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.

1 Coríntios 5:9 - Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.


1 Coríntios 5:9 - Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;



Irmãos em Cristo, povo em geral,


Vem aí a sexta-feira da paixão, lembrando ao povo, tanto aos cristãos quanto aos ateus, que um dia num passado já distante Deus esteve entre nós, que o mataram crucificado... Mas que Ele ressuscitou ao terceiro dia.







Jesus Cristo é o Cordeiro imolado em holocausto perpétuo!

Esta é a páscoa de todo cristão!

A páscoa não é feita de chocolate e ovos de chocolate...

A páscoa original era uma festa na qual os judeus comiam pães sem fermento, pães ázimos, relembrando e homenageando o dia em que saíram do Egito.

Paulo nos exorta,

"Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade". 

A páscoa, uma festa de ação de graças ao nosso Deus.


Louvemos com alegria ao nosso Jesus Cristo.
Hino 29 Harpa Cristã - O Precioso Sangue.


Paulo nos exorta que nos limpemos do fermento velho, aquele da vã religiosidade, aquele da escravidão do mundo, aquele da idolatria, todo e qualquer fermento que desagrade ao nosso Deus.

Devemos, na páscoa, renovar nossos agradecimentos ao nosso Salvador Jesus Cristo, apresentando-nos diante de nosso Deus com o coração limpo, com a alma lavada, sem manchas nem culpas nem pecados de estimação.

Devemos nos apresentar diante de nosso Deus nessa páscoa, especialmente nesta páscoa deste ano tão complicado de 2019, com a alma lavada e remida no sangue do Cordeiro!

Porque quando Deus instituiu a praga sobre o Egito, na casa onde não houvesse sido espargido o sangue do cordeiro entraria o anjo da morte. E este levaria o primogênito daquela casa, tanto familiar quanto de animais pertencentes à família em questão.

Então, quando o anjo, na páscoa, chegar em nossa casa, estejamos com nossas vestes brancas, puras, sem manchas de culpa, lavadas, remidas mediante nossa fidelidade e fé em Jesus Cristo e também nosso caráter de cristão praticante do evangelho e das ordenanças de Cristo!

Aleluia!



Apresentemo-nos diante de Deus, nesta páscoa, e em todas as que virão, como massa sem fermento velho, para que Deus se agrade de nós!

Porquê?
Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós!

Para o cristão revestido da unção do Espírito Santo não há necessidade de sacrificar cordeiros, não há necessidade de holocaustos, não há necessidade de se comer pão sem fermento... Temos conosco o Pão que Desceu do Céu, Jesus Cristo.

Ele nos ensina que "quem come deste pão não terá mais fome nem sede".

Jesus já foi sacrificado por nós,na cruz do Calvário. E ressuscitou!

Esta é a novidade de vida eterna.

O cordeiro morto no holocausto no Egito nunca mais viverá, mas nosso Redentor, nosso Salvador Jesus Cristo, Ele vive e reina para Sempre!

Aleluia!

Então, nesta páscoa nos apresentemos diante de nosso Deus com nossa alma lavada e remida no sangue do Cordeiro, exultantes e jubilosos, com o coração cheio de esperança e renovo de Vida, pois Jesus RESSUSCITOU!

Por isto, pela ressurreição e ascensão de nosso Salvador, façamos a festa!

Glórias a Deus!




Que a páscoa do cristão seja festejada em família,
com muita comida, com muita sobremesa,
com muita alegria e harmonia. Com muita paz e mansidão.
Com a renovação de sonhos e projetos, pois Cristo nos simboliza renascimento, reinício, recomeço. Um recomeço muito melhor que a situação anterior.

Que a páscoa de todo cristão seja recheada de oração, adoração e reverência a Jesus Cristo. Pois, Ele morreu por nós, mas ressuscitou e está conosco, em todos os momentos, pela ação consoladora do Espírito Santo.

Que nossa páscoa seja principalmente uma oportunidade para que nós e nossos entes queridos estejamos adorando e reverenciando Jesus, nosso Salvador.

Amém?


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Abaixo uma compilação de um estudo sobre a páscoa:


“E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.” Gn. 22.8

O cordeiro para a primeira páscoa foi escolhido “segundo as casas dos pais” (Êx. 12.3,4), ou seja, segunda as necessidades de cada um no lar. O sacrifício foi restrito para as pessoas de uma família, a exceção sendo para uma família pequena. “Conforme o seu comer” (v.4), o sacrifício devia ser comido por completo

Cristo é segundo o que é necessário, Ele é o “justo para os injustos” (I Pe. 3.18); veio ao mundo, nascido de mulher, sob a lei (Gl. 4.4). Verdadeiramente Ele é “segundo a casa dos pais” (Êx. 12.3,4). Ele tomou carne pelo Seu nascimento de mulher, para ser um homem como nós, só sendo sem pecado para ser “segundo a casa dos pais”. Ele serve como sacrifício propício para todo tipo de famílias, grandes ou pequenas, entre o judeu ou o gentio: Jo. 3.16! Como o sacrifício era conforme o comer de cada um assim Cristo é o sacrifício suficiente para cada um conforme a sua necessidade. Para ser o sacrifício completo precisava ser comido por inteiro. Cristo foi dado por completo Ele morreu na cruz. Não foi um desmaio ou outro estado de ser. Cristo Si deu integralmente para salvar o pecador eternamente.

Jesus foi responsável e obediente em tudo diante de Deus para cada pecador dado a Ele pelo Pai (Fp. 2.8-10; Jo. 6.37-39; Jo. 17.2)

O cordeiro para a primeira páscoa foi escolhido era para ser “sem mácula” (Êx. 12.5). A pureza do sacrifício é representada. O valoroso, o melhor é para ser dado. O que era menos disso era para ficar no rebanho. A integridade do ofertante é provada nisso. Observe essa atitude em Davi: “Porém o rei disse a Araúna: Não, mas por preço justo to comprarei, porque não oferecerei ao SENHOR meu Deus holocaustos que não me custem nada. Assim Davi comprou a eira e os bois por cinquenta siclos de prata.” II Sm. 24.24.

Cristo era o sacrifício propício de Deus, pois é o Cordeiro “sem mácula” (II Co. 5.21; Hb. 4.15; I Pe. 2.22, “O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.”).


Cristo é tanto o Precioso dado quanto o Precioso que Si ofereceu a se mesmo para Deus. Ele é Aquele que era “cada dia as suas delicias” tanto Aquele de quem é dito “alegrando-me perante ele em todo o tempo” (Pv. 8.31) Quando Deus o deu um corpo, Jesus Si entregou “para fazer, ó Deus, a tua vontade” (Hb. 10.5-9).

Cristo é o sacrifício inocente, precioso e de grande valor diante de Deus, (I Pe. 1.19; Prov. 8.29-31; II Sam. 12.3) assim como foi precioso o cordeiro de um ano. O bom prazer do SENHOR prosperava na Sua mão (Is. 53.10). De Jesus o Pai diz: “Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios.” Is 42.1. O Pai deleitava no Seu Filho e para não ter dúvida disso o Pai afirmava com a Sua voz do céu: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” (Mt. 3.17; 17.5).Você estando em Cristo satisfaz tudo diante do Pai. Pecador, seja aceito diante do Justo Juiz por ser “em Cristo”!

O cordeiro para a primeira páscoa era para ser “tomado entre as ovelhas ou as cabras” (Êx. 12.5). Creio esta qualificação representava a facilidade de acesso do sacrifício para o povo.

Cristo, o “Cordeiro de Deus” que veio ser a “Nossa Páscoa” foi tomado entre o povo (Jo. 1.11, “o que era seu”; Mt. 26.45, “Filho do homem”). A escolha de um cordeiro entre o rebanho misto representa Cristo sendo escolhido por Deus entre o povo. Cristo é o Salvador perfeito do homem sendo feito homem também. Jesus Cristo padeceu-se com as nossas fraquezas pois Ele é “como nós” (Hb. 4.14-16) “Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles.” (Hb. 2.10). Cristo foi tomado entre o povo pois Ele era do povo.


A salvação é de fácil acesso para todo pecador arrependido. Deus não coloca empecilhos diante do homem pecador para que ele não seja salvo. O caminho é anunciado a todos! Jesus Cristo é para todos que são cansados e oprimidos dos seus pecados. Cristo manda que tais venham a Ele para serem aliviados daquele pecado que os oprime (Mt. 11.28-30). Deus não pede dos pecadores obras quaisquer antes da salvação e nem depois da salvação para mantê-la. Cristo é o Salvador completo e eterno! O acesso ao Salvador é livre agora para todo aquele que crê nEle (Jo. 3.16, 36).
O cordeiro para o sacrifício para a primeira páscoa era sacrificado à tarde (Êx. 12.6).

Jesus Cristo, o “Cordeiro de Deus” que é a “Nossa Páscoa” foi crucificado à tarde (Mt. 27.46; Mar 12.34; Luc 23.44; Jo. 19.14). Foi um sacrifício observado por todo a sociedade: os políticos, soldados, religiosos e o público geral (Mt. 27.11-20, 27-31, 39-44).

O sangue do cordeiro para a primeira páscoa “era um sinal” para o Senhor não ferir ninguém na casa onde o seu sangue era posto na porta (Êx. 12.7).

A aspersão do sangue de Jesus Cristo, o “Cordeiro de Deus” é o sinal que Deus respeita (Hb. 9.14; 12.24). Quem tem o sangue de Cristo em seu coração nunca verá a morte mas já passou da morte para a vida (Jo. 5.24, “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.”; II Tess 1.10; I Jo. 1.7).

A carne do cordeiro dessa primeira páscoa era para ser assada no fogo com pães ázimos e comida com ervas amargas (Êx. 12.8). Tanto o cordeiro foi preparado quanto os que comiam-no. Comendo com pães ázimos e com ervas amargas representa o arrependimento dos pecados dos que avaliaram-se deste sacrifício.

Como o cordeiro daquela primeira páscoa foi assado com pães ázimos, a morte de Cristo foi acompanhada por tristeza e sofrimento, da mesma maneira que a carne da páscoa foi comida, assada no fogo e comida com ervas amargas (Mt. 26.37-44, “começou a entristecer-se e a angustiar-se muito”; II Co. 7.10, “tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação). Cristo foi desamparado por Deus (Mt. 27.46) “assado no fogo”, um sacrifício completo, nada terminando antes da hora (Fil. 2.8, “obediente até a morte, e morte de cruz.”).

O cordeiro desta primeira páscoa não deveria ser comido cru, nem cozido em água, mas assado no fogo (Êx. 12.9).

Cristo deu um sacrifício correto e completo. Não foi poupado, cozido em água, mas foi “assado no fogo”. Aquela ira de Deus, que é devida para cada um dos pecados do Seu povo, caiu verdadeiramente sobre Cristo Jesus! Crer em um Cristo que não foi sacrificado é inaceitável! Seria igual de comer o sacrifício cru. A obra de Cristo na cruz tem que ser apropriada individualmente pela fé. Em Cristo mesmo, e só nEle, o pecador deve crer. Não num embuste, numa mensagem perfumada ou “aguada” (não cozida em água), mas no Evangelho completo: a vida, a morte, o sepultamento e a ressurreição de Jesus Cristo no lugar de todos os pecadores que se arrependem e creem nEle pela fé (I Co. 15.1-5) O Evangelho verdadeiro prega: Jesus Cristo foi “assado no fogo”. Ele se deu integralmente para os que confiam nEle sejam aperfeiçoados complete e eternamente (Hb. 10.14).

O cordeiro desta primeira páscoa foi assado no fogo com a sua cabeça e os pés e com a sua fressura, nada podia ser deixado até o amanhecer (Êx. 12.9).

Assim como nenhum pedaço da carne da páscoa deveria ficar para depois, nada do corpo de Cristo foi deixado além da hora prevista na cruz (Mt. 27.57-60) ou na sepultura pois ressuscitou no terceiro dia (Mt. 28.1-6, “Ele não está aqui”), exatamente como foi profetizado (Mt. 16.21).


Portanto: Jesus Cristo é o Salvador perfeito e suficiente! Pecador, arrependa-se dos seus pecados e creia em Jesus Cristo! Assim, a “páscoa do SENHOR” torna a ser a “NOSSA páscoa”.

Pr Calvin

________________________________________________________________________________________________________________________--____





CONCLUINDO

Oh, que precioso sangue nosso Jesus amado derramou na cruz para nossa salvação!

Que alto preço Ele pagou pela remissão de nossos pecados, para o resgate de todos os povos deste nosso mundo.

Jesus fez o sacrifício na cruz do Calvário...

E hoje o mundo festeja a páscoa com ovos de chocolate e a figura de coelhinhos... Isto é no mínimo uma blasfêmia, ou uma grande heresia...

Nós cristãos não devemos deixar de festejar a páscoa nos lembrando de Jesus Cristo, o qual nos resgatou das trevas e da perdição.

Viva Jesus Cristo, nosso Salvador!

Feliz páscoas a todos, no nome bendito de Jesus Cristo.

Amém?


Missionário Virtual Geraldo de Deus                   2019abril,18 







Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?