Aos Gentios, (que éramos todos nós).





Romanos 1:1 -Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo.

A todos os leitores do blog,

Meditemos no que Paulo, o apóstolo dos gentios (que são todas as criaturas humanas do mundo não nascidas da descendência de Abraão) nos ensina.

Primeiro, temos que nos colocar num tempo longínquo no passado, quase dois mil anos atrás, para entendermos o contexto da situação, para entendermos os desafios que Paulo enfrentou para realizar sua missão de levar o evangelho de Cristo ao mundo.

Hoje, via internet, neste blog onde os irmãos estão lendo esta postagem, conseguimos penetrar em todos os países, em todas as nações pelo mundo, bastando que haja internet e alguém logado na rede. É confortável levar a Palavra de Cristo ao mundo, de dentro de nossa casa podemos "falar" com todas as nações, com quem queira saber sobre o reino de Deus e até mesmo com aqueles que aqui aportam com o objetivo de contestar.

Mas...

Naquele tempo não havia internet, não havia rádio, não havia TV, não havia telefone nem telégrafo, não havia celulares, obviamente... Não havia jornais nem livros impressos... Não havia segurança nem conforto em viagens, existiam todo tipo de perigos, além de salteadores e assassinos pelos campos e montes que margeavam as estradas. No mar havia menos segurança ainda.

Vejam que para alguém sair de sua cidade e ir para outras ou para outro país, tanto por terra quanto por mar era um grande desafio e terrível risco de morte.

Assim, quando apuramos o quão distante de Jerusalém Paulo viajou levando a mensagem da cruz e a promessa de ressurreição de Cristo é que podemos entender a grandeza de sua dedicação à vontade de Deus.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

            MAPA ILUSTRATIVO VIAGENS MISSIONÁRIAS DOS APÓSTOLOS,                              DESTACANDO-SE A ATUAÇÃO DE PAULO E PEDRO.




As viagens missionárias dos apóstolos e seus seguidores; e do Diácono Filipe.

Gaza - Filipe pregou a respeito de Cristo e batizou um eunuco etíope a caminho de Gaza (At. 8:26–39).


Jope - Pedro recebeu uma visão de que Deus concedera o dom do arrependimento aos gentios (At. 10; 11:5–18). Pedro levantou Tabita dos mortos (At. 9:36–42).

Samaria - Filipe ministrou em Samaria (At. 8:5–13), e Pedro e João, posteriormente, ensinaram aqui (At. 8:14–25). Após terem eles conferido o dom do Espírito Santo, Simão, o mágico, tentou comprar deles esse dom (At. 8:9–24).

Cesareia - Neste local, depois que um anjo ministrou a um centurião chamado Cornélio, Pedro permitiu que ele fosse batizado (At. 10). Aqui, Paulo fez a sua defesa perante Agripa (At. 25–26; ver também JS—H 1:24–25).

Damasco -  Jesus apareceu a Saulo (At. 9:1–7). Depois que Ananias restaurou a visão de Saulo, este foi batizado e iniciou o seu ministério (At. 9:10–27).

Antioquia (na Síria) -  Aqui, os discípulos foram chamados cristãos pela primeira vez (At. 11:26). Ágabo profetizou fome (At. 11:27–28). Grande dissensão surgiu em Antioquia concernente à circuncisão (At. 14:26–28; 15:1–9). Em Antioquia, Paulo iniciou a sua segunda missão, com Silas, Barnabé e Judas Barsabás (At. 15:22, 30, 35).

Tarso - Cidade natal de Paulo; ele foi enviado para cá pelos líderes da Igreja para proteger a vida dele (At. 9:29–30).

Chipre - Após terem sido perseguidos, alguns dos santos fugiram para esta ilha (At. 11:19). Paulo passou por Chipre em sua primeira viagem missionária (At. 13:4–5), como o fizeram posteriormente Barnabé e Marcos (At. 15:39).

Pafos - Paulo amaldiçoou aqui um feiticeiro (At. 13:6–11).

Derbe - Paulo e Barnabé pregaram o evangelho nesta cidade (At.14:6–7,20–21).

Listra - Após Paulo ter curado um paralítico, ele e Barnabé foram aclamados como deuses. Paulo foi apedrejado e dado como morto, mas reviveu e continuou a pregar (At. 14:6–21). Lar de Timóteo (At. 16:1–3).

Icônio - Em sua primeira missão, Paulo e Barnabé pregaram aqui e foram ameaçados de apedrejamento (At. 13:51–14:7).

Laodiceia e Colossos - Laodiceia é um dos ramos da Igreja que Paulo visitou e do qual recebeu cartas (Col. 4:16). É também uma das sete cidades relacionadas no livro de Apocalipse (as outras são: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes e Filadélfia; ver Apoc. 1:11). Colossos está a 18 quilômetros a leste de Laodiceia. Paulo escreveu aos santos que viviam aqui.

Antioquia (da Pisídia) - Em sua primeira viagem, Paulo e Barnabé ensinaram aos judeus que Cristo veio da semente de Davi. 

Paulo anunciou o evangelho a Israel, e depois aos gentios. Paulo e Barnabé foram perseguidos e expulsos (At. 13:14–50).

Mileto - Enquanto estava aqui, em sua terceira missão, Paulo advertiu os élderes da Igreja de que “lobos cruéis” entrariam no rebanho (At. 20:29–31).

Patmos - João era prisioneiro nesta ilha quando ele teve as visões atualmente contidas no livro de Apocalipse (Apoc. 1:9).

Éfeso - Apolo pregou aqui com poder (At. 18:24–28). Paulo, em sua terceira missão, ensinou em Éfeso durante dois anos, tendo convertido muitas pessoas (At. 19:10, 18). Aqui, ele conferiu o dom do Espírito Santo pela imposição das mãos (At. 19:1–7) e realizou muitos milagres, inclusive a expulsão de espíritos malignos (At. 19:8–21). Aqui, os adoradores de Diana provocaram um tumulto contra Paulo (At. 19:22–41). Parte do livro de Apocalipse foi dirigido à Igreja de Éfeso (Apoc. 1:11).

Trôade - Enquanto Paulo esteve aqui, em sua segunda viagem missionária, teve a visão de um homem da Macedônia pedindo ajuda (At. 16:9–12). Durante a sua estada aqui, em sua terceira missão, Paulo levantou Êutico dos mortos (At. 20:6–12).

Filipos - Paulo, Silas e Timóteo converteram uma mulher chamada Lídia, expulsaram um espírito maligno e foram açoitados (At. 16:11–23). Eles receberam ajuda divina para escapar da prisão (At. 16:23–26).

Atenas - Durante sua segunda missão em Atenas, Paulo pregou na Colina de Marte (Areópago) a respeito do “deus desconhecido” (At. 17:22–34).

Corinto - Paulo foi para Corinto em sua segunda missão, onde se hospedou com Áquila e Priscila. Ali ele pregou o evangelho e batizou muitas pessoas (At. 18:1–18). De Corinto, Paulo escreveu a sua epístola aos romanos.

Tessalônica -  Paulo pregou aqui durante a sua segunda viagem missionária. Seu grupo missionário partiu para Bereia, depois que os judeus ameaçaram a sua segurança (At. 17:1–10).

Bereia - Paulo, Silas e Timóteo encontraram nobres almas para ensinar durante a segunda viagem missionária de Paulo. Os judeus de Tessalônica os seguiram e perseguiram (At. 17:10–13).

Macedônia - Paulo ensinou aqui durante a sua segunda e terceira viagem (At. 16:9–40; 19:21). Paulo elogiou a generosidade dos santos macedônios, que fizeram uma coleta para ele e para os santos pobres de Jerusalém (Rom. 15:26; 2 Cor. 8:1–5; 11:9).

Malta - O barco de Paulo naufragou nesta ilha a caminho de Roma (At. 26:32; 27:1, 41–44). Ele escapou ileso após ser picado por uma serpente e curou muitos que estavam enfermos em Malta (At. 28:1–9).

Roma - Paulo pregou aqui por dois anos enquanto estava em prisão domiciliar (At. 28:16–31). Ele também escreveu epístolas, ou cartas, aos efésios, filipenses e colossenses, e a Timóteo e Filemon, enquanto esteve prisioneiro em Roma. Pedro escreveu a sua primeira epístola da “Babilônia,” que era provavelmente Roma, logo depois das perseguições de Nero aos cristãos em 64 d.C. Acredita-se que Pedro e Paulo tenham sido mortos aqui.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Romanos 1:1 -Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.
Romanos 1:1 -O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras,
Romanos 1:1 -Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne,
Romanos 1:1 -Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor,
Romanos 1:1 -Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome,
Romanos 1:1 -Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo.

  

Como vimos acima, Paulo viajou por grandes extensões de terra e mar. Foi perseguido, foi açoitado, foi aprisionado, foi humilhado, mas não esmoreceu, não fraquejou, não hesitou nem quis voltar atrás. Onde encontrava judeus nestas cidades por onde ia era por eles perseguido. Chegou a ser apedrejado até a morte. Foi dado como morto, mas reviveu e continuou a pregar a Palavra.

Pregou com firmeza, poder e virtude o evangelho de Cristo. Abriu congregações (igrejas) em diversas nações, fez discípulos, diáconos, presbíteros e cooperadores por todos os lugares onde andou. 

Semeou o evangelho e ganhou muitas almas para Cristo. 

Não bastasse tudo isto, ainda foi a Roma. Sede do império tido como divino na época, pregou para os judeus que ali viviam e para os romanos, também para gregos. Roma adorava os deuses gregos, com nomes modificados. Eram idólatras, eram acostumados a festas com banquetes fartos e muita orgia.

Muitas festas religiosas romanas tinham o elemento da sexualidade. Os Lupercália, em fevereiro, comemorados até o século V da era cristã, incluíam um rito de fertilidade arcaico. Na Florália, mulheres dançavam nuas. Em certos festivais ao longo de abril, as prostitutas também participavam, com reconhecimento oficial. A associação entre a reprodução humana, a prosperidade geral e o bem-estar do Estado sempre foi encarnada pelo culto romano de Vênus, que difere de sua contraparte grega Afrodite em seu papel como mãe do povo romano através de seu filho semi-deus, Eneias.


______________________________________________________


COMO  PODEMOS VER, ERA UM MUNDO BEM DIFERENTE, ONDE
     DOMINAVAM UMA GRANDE VARIEDADE DE DIVINDADES.
_____________________________________________________________

Os deuses romanos


Alguns dos deuses romanos foram inspirados nos deuses gregos mas também alguns de origem etrusca colaboraram para a primeira fase da religião. Posteriormente os sincretismos com os egípcios, fenícios e frígios deram sua configuração final.


Mitologia romana 

É o estudo das lendas da Roma Antiga, usadas para explicar a formação do mundo, os fenômenos da natureza, os sentimentos e sensações físicas dos humanos e a evolução do conhecimento; de uma maneira pagã. Surgida em meados do século VIII a.C. com a fundação de Reino de Roma, vigorou por mais de mil anos na península Itálica.

O romano, que impregnava a sua vida pelo numen, uma força divina indefinida presente em todas as coisas, estabeleceu com os deuses romanos um respeito escrupuloso pelo rito religioso o Pax deorum – que consistia muitas vezes em danças, invocações ou sacrifícios.

Ao lado dos deuses domésticos, os romanos tinham diversas tríades divinas, adaptadas várias vezes ao longo das várias fases da História de Roma. Assim, à tríade primitiva constituída por Júpiter (senhor do universo), Marte (deus da guerra) e Quirino (o rei Rômulo, mitológico fundador de Roma), os etruscos inseriram o culto das deusas Minerva (deusa da inteligência e sabedoria) e Juno (rainha do céu e esposa de Júpiter),


Com a república surgiu Ceres (deusa da Terra e dos cereais), Líber e Libera. Mais tarde, a influência grega inseriu uma adaptação para o panteão romano do deus grego do comércio e da eloquência (Mercúrio) sob as feições de Hermes, e o deus grego do vinho (Dioniso), como Baco.

Em sua maioria eram associados aos deuses gregos.

_______________________________________________________________

Este povo idólatra ao extremo, adoradores de uma infinidade de deuses pagãos era o desafio que Paulo teria de enfrentar quando chegou em Roma para pregar as boas novas do reino de Deus. 

Imagine a dificuldade, imagine o tamanho do desafio a ser enfrentado.

Mas, Paulo iniciou seu ministério escrevendo uma epístola endereçada aos judeus que ali viviam, convocando-os a serem fiéis a Jesus Cristo, conforme consta na Epístola aos romanos, a partir do versículo 1.

Romanos 1:1 -Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo...
...
A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé.
Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós,
Pedindo sempre em minhas orações que nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de ir ter convosco.
Porque desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais confortados;
Isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado pela fé mútua, assim vossa como minha.
(Romanos 1:7-12).




Paulo inicia esta carta aberta dizendo que os "santos" que habitam em Roma são agora convocados para serem de Jesus Cristo, o Salvador. Continua dizendo que tem muita vontade de ir pessoalmente a Roma, mas que até aquele momento em que escrevia tinha sido, de um modo ou de outro, impedido e não conseguira até então realizar tal projeto.

Afirma ele, "Pedindo sempre em minhas orações que nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de ir ter convosco.Porque desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais confortados";

Paulo expressa o desejo de ir ter com os romanos para vê-los e também proporcionar a eles "algum dom espiritual".  Através da imposição de suas mãos ele fazia se manifestar o Espírito Santo sobre aquele a quem se dirigia com este objetivo. Ele então diz que desejava ir ter com eles para que através dos dons espirituais que acaso lhes outorgasse eles fossem confortados.

O Espírito Santo é o Espírito Consolador, ou confortador.
Aleluia!

Eles não somente ouviriam falar de Jesus e de suas promessas, mas através da presença de Paulo poderiam testemunhar os sinais e milagres que o seguiam, pela misericórdia e ação do Espírito Santo.
Aleluia!

Ainda hoje, todos nós ouvimos falar em Jesus, ouvimos falar de seu evangelho, de suas promessas, dos milagres que fez quando esteve no mundo, ouvimos que Ele foi morto, que ressuscitou (Aleluia!), que subiu aos céus, que prometeu voltar para buscar sua igreja... E cremos. 
Mas, quando o Espírito Santo toca em nossas vidas, quando milagres e sinais acontecem, quando somos batizados pelo Espírito Santo, é quando nossa alma se enche do poder e virtude de Deus. É quando toda dúvida é expulsa, extirpada de nossa mente e de nosso ser.

Onde age o Espírito Santo, onde acontecem milagres ou onde há o batismo no Espírito, nenhuma dúvida restará ao cristão. O Espírito Santo penetra no coração do cristão, se aloja ali e concede dons espirituais.

Causa transformação de vida, muda os hábitos e até os pensamentos da pessoa abençoada.

Sim, porque uma das maiores bênçãos que Jesus nos concede é o batismo no Espirito Santo e o desenvolvimento de dons espirituais.

Aleluia!

A presença do Espírito Santo traz consolo, traz proteção, traz renovação e muita paz. Traz, acima de tudo, capacitação para podermos ser úteis na obra do reino dos céus. Na edificação dos santos...

Traz, ainda, os dons espirituais que comprovam a conversão do homem a Jesus Cristo, com a participação e controle do Espírito Santo.

Os dons Espirituais:




E os frutos do Espírito?



Onde age o poder consolador do Espírito Santo tudo se renova, tudo se transforma de acordo com a vontade de Deus.


CONCLUINDO

Pode haver conversão e fé, mas quando o Espírito Santo age na vida do cristão ele passa a ter o testemunho real e incontestável da ação de Deus na vida do crente fiel. Quando age o Espírito Santo acontece uma inacreditável mudança, de dentro para fora, no cristão e no seu ministério.

Paulo nos ensina, por inspiração do Espírito Santo, que são nove os dons espirituais, dentre os quais ele cita a fé, a capacidade de profetizar, a capacidade de falar em variedade de línguas, a palavra de sabedoria e a palavra de conhecimento. Também os dons de cura. Conclui citando o dom de interpretar as língua faladas, Discernimento de espíritos e... Poder de operar milagres!  Portanto, um é o dom de curar enfermidades e outro é o dom de operar milagres diversos. No entanto, Paulo afirma que o dom de profecia é o mais importante de todos quando se pensa em edificação da igreja de Cristo. Não podemos jamais esquecer que a fé é primordial.

E, através da ação constante do Espírito Santo após a conversão do cristão acontece a transformação de vida, renovo de pensamentos e caráter, alcança-se a obtenção de dons espirituais necessários e úteis para a edificação da igreja de Cristo. Finalmente, vem os frutos do Espírito, para coroar a ação de Cristo sobre aquela vida. E tanto a pessoa que foi coroada com os frutos do Espírito sente que seu caráter foi mudado quanto as pessoas que com esta pessoa convivem.

É coisa de Deus!

É testemunho de vida!

E, pela misericórdia de Deus alcançamos o sobrenatural de Deus e acontecem milagres, o tempo todo.

Aleluia!




Entretanto, Paulo nos ensina também como devemos fazer para sermos vencedores, perante nosso ministério e perante nosso Deus,

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. (Efésios 6:11), e

Revesti-vos de toda a armadura de Deus...

Efésios 6:18 - Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,

 A oração e o jejum são o caminho do crescimento espiritual que pode levar o cristão mais para perto de Deus.

Olhai, vigiai e orai. Jesus breve vem.

Amém?

Missionário Virtual Geraldo de Deus              2019abril,25  


Em Tempo,

Breve vamos continuar a meditação neste capítulo da bíblia, para que a graça de Jesus Cristo seja aspergida sobre todo pecador e haja quebra de cadeias e grilhões do dominador deste século. 

Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. (Romanos 3:20-26).


Amém?

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?