HERANÇA



Deuteronômio 10:14 - Eis que os céus e os céus dos céus são do SENHOR teu Deus, a terra e tudo o que nela há.


Amados de Deus,


O Senhor tocou em meu coração, fazendo-me entender algo que está muito claro na Palavra, e muitas vezes não atentamos para o fato:

OS ESCOLHIDOS DO SENHOR, PARA SEREM SEUS LEVITAS E SACERDOTES, NÃO TÊM PARTE NA HERANÇA DA TERRA PROMETIDA.
A HERANÇA DELES É O PRÓPRIO DEUS!

Glórias! 

Paulo nos ensina que não devemos ficar debatendo picuinhas, genealogias, detalhes vãos... Nesta postagem o Senhor me colocou os levitas e sacerdotes num mesmo patamar de servidão e dedicação a Deus. 

Não quero aqui discutir com teólogos qual o papel dos levitas e dos sacerdotes no Antigo Testamento, pois esta revelação tem como objetivo de Deus nos mostrar e nos fazer entender o motivo pelo qual aquele que Ele escolhe e chama para o servir não tem parte na herança do mundo, mas sim na herança do reino dos céus.

Isto está bem claro em Deuteronômio 10:8 e 9.

Deuteronômio 10:8 - No mesmo tempo o SENHOR separou a tribo de Levi, para levar a arca da aliança do SENHOR, para estar diante do SENHOR, para o servir, e para abençoar em seu nome até ao dia de hoje.

Jesus Cristo é nosso renovo de vida, é nosso renovo de esperança, é nossa certeza de irmos morar no reino de Deus, pois “todo aquele que nele crer e o confessar como o Cristo de Deus será salvo”.

No entanto, muitos não atentam que Jesus veio representando o sumo sacerdócio. 

Jesus não tem parte na terra prometida, pois ele nos diz “Eu sou de cima, vós sois de baixo” ou “meu reino não é deste mundo”.

Jesus viveu sem riqueza, sem posses, sem ser proprietário de terras ou de rebanhos  de animais irracionais.

Eu sou o bom pastor, o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas”, mas se referindo aos seus seguidores fiéis, aos que Ele chamou para serem seu rebanho  bendito, lavados e remidos no sangue do Cordeiro de Deus, que é também Ele mesmo.

Jesus, sendo sumo sacerdote eterno de Deus não teve posses, viveu na pobreza, embora mais rico que qualquer outro homem jamais foi, pois tinha – (e continua tendo) -  em si toda a virtude, glória e poder, mesmo estando neste mundo, num corpo de carne e sangue.


O CHAMADO É INDIVIDUAL E INTRANSFERÍVEL

Davi não foi chamado para ser sacerdote de Deus, assim como também não o foi Saul.

Saul não entendeu que YHWH o escolheu para ser rei, misturou as coisas, quis fazer o papel de sacerdote, Deus não admitiu tal atitude e o puniu. 
Sacerdote não é rei. Rei não é sacerdote.

Davi soube se colocar dentro da vontade de Deus, foi sempre um adorador, escreveu salmos, salmodiava com sua harpa, mas todo o tempo respeitou os levitas como sendo os adoradores e sacerdotes do Senhor.

Sacerdócio não é escolha da pessoa, mas um chamado de Deus!

...”para estar diante do SENHOR, para o servir, e para abençoar em seu nome até ao dia de hoje

Deus escolhe a quem Ele quer para que esteja diante dele, ou seja, para andar na presença de nosso Senhor Jesus Cristo.

Para o servir,
E para abençoar em nome dele, para levar o evangelho e as boas novas de Cristo, abençoando aquele que o aceita com a Vida Eterna. Até aos dias de Hoje!

Aleluia!

Quem é escolhido de Jesus, quem recebe o chamado para ser um discípulo, tem por obrigação andar na presença de Cristo, tem por obrigação o servir e, principalmente, ganhar almas para o reino dos céus, pois quando ganhamos uma alma para nosso Salvador, nós estamos abençoando um pecador, arrancando-o das garras do mundo e, consequentemente, do diabo que domina o mundo.

Mas, esse que é chamado para servir deve entender que deve vir como um levita do Senhor, renunciando ao mundo e às riquezas do mundo.

Todos os que seguiam Moisés naquela interminável caminhada tinham um só objetivo: entrar na posse da terra prometida, 

Exceto,
Os levitas.

Estes foram separados por Deus para o servir, deixando bem claro que eles não deveriam se misturar com os interesses seculares, pois sua herança era o próprio Deus.

Deuteronômio 10:9 - Por isso Levi não tem parte nem herança com seus irmãos; 


o SENHOR é a sua herança, como o SENHOR teu Deus lhe tem falado.

O levita  -(E o fiel sacerdote)- não tem parte na herança da terra prometida, não tem riquezas, não tem rebanhos, não tem parte com este mundo, tem que viver em função de Deus!

Quem tem chamado para ser servo do Senhor, seja como levita ou sacerdote, deve ter bem claro para si mesmo que Deus não admite que comungue com este mundo nem com os interesses e costumes seculares. 

É separado de Deus, para ser seu fiel servo e viver, como Ele, com o espírito comungando com as coisas lá do alto.

Aleluia!


Moisés foi criado como príncipe no palácio de Faraó, mas para Deus ele não deveria ser um rei. Tampouco era ele um sacerdote.

Seu chamado diante de Deus foi diferente do chamado de Saul, de Davi, de Sansão, de Samuel, de Elias, de Jeremias;





Seu chamado foi único, sendo sua missão especialmente espinhosa e difícil. Poderíamos dizer em termos atuais que ele foi chamado para uma missão impossível.

Impossível para um homem, mas possível para Deus.

Moisés tinha dois problemas principais, de um lado cumprir a missão que Deus lhe ordenava, enfrentando faraó com seus feiticeiros, magos e exércitos. E do outro conviver, guiar e doutrinar o povo escolhido.

Ele deveria arrancar do Egito o povo mais precioso que ali vivia, embora em regime de escravidão, mas muito importante para o governante egípcio, já que os hebreus eram sábios, eram versados em artesanatos finos, em construção de monumentos e palácios, eram ourives, ou seja, era o “proletariado” indispensável para fazer aquela nação rica e poderosa, mesmo à custa de seu suor, suas lágrimas e suas vidas.



Por isso houve tanta resistência para deixar aquele povo partir. 

Foi necessário que YHWH mandasse que Moisés rogasse dez terríveis pragas sobre os egípcios, sendo que a última ceifou a vida de todos os primogênitos daquela nação.

Contudo, Moisés descobriu que o povo hebreu era muito mais difícil de enfrentar do que Faraó, pois contra este Deus mandou dez pragas e ele se dobrou, entretanto, quanto ao “povo escolhido de Deus, a descendência de Abraão”, estes eram muito difíceis de lidar. 

Não se dobravam de forma alguma diante da autoridade de Moisés nem de Deus. 

Era um povo orgulhoso, murmurador, teimoso, tradicionalista, idólatra e desobediente ao extremo.

Moisés foi obrigado a conviver e liderar aquele povo de dura cerviz durante quarenta anos nos desertos entre o Egito e Canaã.

Êxodo 11:3 - E o SENHOR deu ao povo graça aos olhos dos egípcios; também o homem Moisés era mui grande na terra do Egito, aos olhos dos servos de Faraó e aos olhos do povo.





A ordem de Deus acerca das religiosidade das nações contra as quais seu povo escolhido Israel iria lutar, era para aniquilar tudo que se referisse a idolatria e paganismo,

Deuteronômio 7:5 - Porém assim lhes fareis: Derrubareis os seus altares, quebrareis as suas estátuas; e cortareis os seus bosques, e queimareis a fogo as suas imagens de escultura.

Porque Deus abomina a idolatria. 

Quer desagradar ao Senhor dos exércitos e acender sua fúria e ódio? É fácil, basta adorar alguma escultura ou se encurvar diante de alguma imagem.

Deus ordenou que destruíssem completamente qualquer altar, bosque de adoração, estatura e imagens de escultura.
Como Deus não muda seus estatutos, tal ordem vale até hoje.

Mesmo no século XXI, toda forma de idolatria continua a causar a ira de Deus. 
Amaldiçoado é todo aquele que pratica a adoração de imagens ou qualquer tipo de deus estranho.

Quando Jesus veio a este mundo nos ensinou que devemos amar primeiro a Deus, com toda nossa força, com todo nosso coração, com todo nosso entendimento. Depois, amar ao próximo como a nós mesmos, pois todo ser humano é criado à imagem de Deus.

Aleluia!




DEUS exorta o povo resgatado do Egito, o qual herdará a Terra Prometida e ali formará a nação de Israel, para que ouça seus estatutos, suas leis e seja obediente. Deus exorta o povo a lhe ser fiel.

Deuteronômio 10:12 - Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR teu Deus pede de ti, senão que temas o SENHOR teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma,
Deuteronômio 10:13 - Que guardes os mandamentos do SENHOR, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?

DEUS exorta aquele povo liberto da escravidão no Egito, onde conheceram deuses estranhos, deuses demoníacos, mostrando-lhes que Ele é o Deus Onipotente e Todo Poderoso, que em lugar algum haverá outro como Ele,

Deuteronômio 10:14 - Eis que os céus e os céus dos céus são do SENHOR teu Deus, a terra e tudo o que nela há.

DEUS exorta em seguida aos resistentes, aos rebeldes, aos murmuradores, para que mudem seu proceder, que se dobrem diante de sua autoridade e deixem de ser arrogantes e orgulhosos.

Deuteronômio 10:16 - Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz.

Deus chamou a si aquele povo, deu-lhes proteção e matou-lhes a fome e a sede. Também os doutrinou ensinando-lhes a obediência e a humildade diante do seu poder Onipotente. Prometeu-lhes que entrariam numa Terra onde haveria fartura de leite e mel.

Um pregador disse outro dia, no púlpito de nossa igreja que Deus se “encheu de Moisés, o matou e levantou Josué em seu lugar”. 
Eu, particularmente, acho que tal pregador  blasfemou.

Não concordo com a tese de que Deus tenha castigado um servo tão fiel e obediente quanto Moisés. 

Eu creio, pelo contrário, que quem deveria estar cheio era Moisés, estressado por suportar  aqueles murmuradores contendendo entre eles e com Deus por tantos e tantos anos, indo e voltando pelo deserto...

Êxodo 17:4 - E clamou Moisés ao SENHOR, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejará.

Quando Deus disse que Moisés não entraria na terra prometida, na verdade foi um galardão que Deus deu a ele. 





Vejamos, ele contava com cento e vinte anos de idade, tendo vivido os últimos oitenta anos no deserto, será que já não merecia ir para junto do Deus todo poderoso, a quem amava e adorava incondicionalmente?


É uma grande blasfêmia tocar num ungido de Deus, mesmo que seja em sua índole, em seu caráter, para o denegrir.

Deuteronômio 33:1 - ESTA, porém, é a bênção com que Moisés, homem de Deus, abençoou os filhos de Israel antes da sua morte.
...
Deuteronômio 33:26 - Não há outro, ó Jesurum, semelhante a Deus, que cavalga sobre os céus para a tua ajuda, e com a sua majestade sobre as mais altas nuvens.
Deuteronômio 33:27 - O Deus eterno é a tua habitação, e por baixo estão os braços eternos; e ele lançará o inimigo de diante de ti, e dirá: Destrói-o.
Deuteronômio 33:28 - Israel, pois, habitará só, seguro, na terra da fonte de Jacó, na terra de grão e de mosto; e os seus céus gotejarão orvalho.
Deuteronômio 33:29 - Bem-aventurado tu, ó Israel! Quem é como tu? Um povo salvo pelo SENHOR, o escudo do teu socorro, e a espada da tua majestade; por isso os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás sobre as suas alturas. 




Deus mostrou a Moisés a Terra Prometida e com ele falou, amorosamente, sem qualquer indício de ira ou furor,

Deuteronômio 34:4 - E disse-lhe o SENHOR: Esta é a terra que jurei a Abraão, Isaque, e Jacó, dizendo: À tua descendência a darei; eu te faço vê-la com os teus olhos, porém lá não passarás.

Temos esta narrativa, que deve ter sido feita por um redator que não Moisés. Acredita-se que tenha sido Esdras, séculos após, quem fez tal compilação. Aqui se diz: "Assim morreu ali Moisés, servo do Senhor" ... Ou seja, alguém descreve a morte de Moisés, não ele mesmo. Acrescenta que Moisés estava forte, lúcido e vigoroso, coisa de quem tem intimidade com Deus.

Deuteronômio 34:5 - Assim morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moabe, conforme a palavra do SENHOR.
Deuteronômio 34:6 - E o sepultou num vale, na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura.
Deuteronômio 34:7 - Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor.

Moisés foi um grande homem a serviço de Deus, teve uma missão ímpar que levou a cabo com sucesso e ainda preparou seu sucessor, Josué.

Deuteronômio 34:9 - E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos, e fizeram como o SENHOR ordenara a Moisés.

Moisés foi único, nunca houve outro homem de Deus como ele, inclusive em fidelidade. Qual profeta ou sacerdote de YHWH que tenha tido a honra de falar com o Senhor face a face? 

Deuteronômio 34:10 - E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o SENHOR conhecera face a face;

Moisés foi um grande homem de Deus, teve uma missão espinhosa, a qual levou a cabo, sem murmurar contra Deus. Esbravejava sim, contra aquele povo de dura cerviz, mas sempre submisso à vontade do Senhor.






Deuteronômio 34:11 - Nem semelhante em todos os sinais e maravilhas, que o Senhor o enviou para fazer na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra.
Deuteronômio 34:12 - E em toda a mão forte, e em todo o grande espanto, que praticou Moisés aos olhos de todo o Israel.



Quem tem coragem de falar mal de um servo fiel, um homem de Deus tão correto e dedicado quanto Moisés?  Um servo que conheceu Deus face a face? 
Que o próprio YHWH seja juiz sobre estes.

Aleluia


Então, nos recordemos que Arão, irmão de Moisés, a ele Deus chamou para ser sacerdote.
 Arão e Moisés, irmãos, da linhagem de Levi. Arão três anos mais velho que Moisés. 
A Moisés Deus chamou para ser seu servo fiel, dando-lhe a missão de doutrinar aquele povo hebreu de origem, mas contaminado com os costumes e os deuses do Egito. 
Moisés deveria guiar aquelas almas, (saíram do Egito mais de seiscentos mil homens, além de mulheres, crianças, e servos não hebreus), até que alcançassem a Terra Prometida. 
Deus falava com Moisés face a face.

Quanto a Arão, este desempenhava o papel de porta-voz de Moisés e também tinha o comando dos sacerdotes que serviam ao Senhor. 
Não era tão correto nem tão firme como Moisés.

Resumindo, devemos entender que cada um tem seu chamado particular e intransferível diante de Deus, no nome de Jesus Cristo, nosso Salvador.

Quem tem chamado, que zele por ser fiel a Deus e executar com perfeição e ousadia a vontade do Senhor nosso Deus.


CONCLUINDO





Deuteronômio 10:17 - Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas;

Nosso Deus Todo Poderoso, PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO, o Criador deste mundo,-  da vida, do firmamento com seus luminares, de tudo enfim,- é santo, justo, eterno e imutável.

O Senhor estabeleceu um resgate para todas as suas criaturas humanas através de Jesus Cristo, através da nova aliança do sangue do Cordeiro derramado na Cruz.

João 1:12 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;
João 1:13 - Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.




Porque todo aquele que ouvir o nome de Jesus Cristo e nele crer, e o aceitar como seu único e suficiente Salvador, não perecerá, mas terá a vida eterna.

Então, através da graça e misericórdia de Jesus Cristo fomos aceitos por adoção como FILHOS DE DEUS, filhos do Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Não por nosso merecimento ou por descendência abraâmica, mas pela redenção que existe no sumo sacerdote Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo.

Aleluia!

Temos assim um paralelo de comando e ordenanças, de doutrinação e discipulado por dois escolhidos de Deus.

MOISÉS,
Primeiro Moisés, que tirou o povo de Deus do Egito, libertando-o de Faraó e da escravidão que ali viviam.
Moisés teve que conviver quarenta anos com aquele povo rebelde, ouvindo Deus e transmitindo suas ordenanças ao povo.
Deus supria as necessidades do povo escolhido no deserto derramando Maná do céu e fazendo brotar água da penha.
Moisés recebeu a Lei quando encontrou-se com Deus no monte Horebe, e por sua autoridade recebida de Deus impôs a lei sobre o povo rebelde e murmurador.
Tendo cumprido sua missão, Moisés foi recolhido por Deus, que declarou ao povo ter Moisés morrido, mas seu corpo nunca foi encontrado.








JESUS CRISTO,

Posteriormente, no tempo estabelecido Por Deus, séculos depois, cumprindo as profecias constantes em Jeremias, Ezequiel, Daniel, e diversos outros livros proféticos, nasceu Jesus Cristo em Belém Efrata.

Moisés teria vivido no tempo do Faraó Ramsés II, que teria reinado entre os anos 1279 e 1212 a.C. Calcula-se que Moisés tenha vivido cerca de um mil e duzentos anos antes de Cristo.

Jesus veio nos trazer a redenção. Veio resgatar a humanidade, livrando-a da escravidão do diabo e suas hostes demoníacas.

YESHUA, ou Jesus Cristo, o Unigênito de Deus, ou o próprio Deus vivo...
Jesus disse que não veio para “ab-rogar” a Lei de Moisés ou os Profetas do Senhor, mas para fazer cumprir.

Resumiu a Lei de Deus e todas as ordenanças  de Moisés em duas,
1 – Amar a Deus sobre todas as coisas;
2 – Amar ao próximo como a ti mesmo.
Deu-nos um só mandamento a mais:
“Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado”.
Pregou: Amor incondicional, Perdão aos inimigos, Renúncia às coisas seculares, Prioridade para o reino de Deus,
“Buscai primeiro o reino de Deus, e todas estas demais coisas vos serão acrescentadas”.
Seu ministério durou cerca de três anos e meio, apenas.
Fez milagres, curas milagrosas e expulsou demônios que escravizavam pessoas, ressuscitou mortos.
Ensinou: “Moisés deu-lhes o Maná que caía do céu, mas todos os que comeram dele morreram. Eu sou o pão que desceu do céu. Quem comer da minha carne e beber do meu sangue nunca terá fome ou sede”.
EU
  SOU 
      O 
        PÃO
          VIVO
                QUE
                    DESCEU
                              DO 
                                 CÉU.

Afirmou-nos também Jesus,

João 8:12 - Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
E
João 16:33 - Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

E também,

João 3:17 - Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

João 3:18 - Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

Moisés falava com Deus face a face, mas Deus veio ao mundo e falou face a face com todo o povo de Israel.

Aleluia!



Contudo, muitos não creram, pois seu ensinamento, sua doutrina, era contrária aos interesses dos religiosos e dos “homens de Deus” da época.

Aqueles que representavam a Lei de Deus não aceitaram a presença de Deus encarnada, prenderam-no após muito o perseguirem, torturaram-no, crucificaram-no e o mataram pendurado numa cruz de madeira.

Mas, ao terceiro dia Ele, Jesus Cristo, ressuscitou dos mortos! 

Aleluia!


Como Ele mesmo anunciara que o faria. Voltou da morte, venceu o inferno e a morte. 
Andou novamente entre os viventes, com eles falou, ensinou, abençoou, comeu, bebeu, se alegrou.
Depois de quarenta dias foi elevado aos céus e uma nuvem densa o recolheu para leva-lo ao reino dos céus, à sala do trono da glória. Lá eternamente Ele vive e reina.

João 4:14 - Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.

Este é nosso Deus vivo, Este é quem nos mandou o Espírito Santo, para nos orientar, ensinar e guiar.

Jesus disse que Voltará para nos buscar. 

Breve Voltará!

Jesus tem um chamado para cada um de seus discípulos, para cada um que o aceita como seu único e suficiente Salvador.
A cada um chama com um propósito, os capacita dando-lhes dons espirituais e mais, o galardão dos frutos do Espírito, que torna a vida do cristão bem mais agradável  mesmo neste mundo de trevas e dor.
Se tem um chamado, seja fiel a Jesus e sinta-se honrado por Ele tê-lo escolhido como discípulo e obreiro do reino de Deus.

Finalizando, devemos lembrar que nem todos conseguem ouvir a voz de Deus,
Nem todos aceitam se converter a Deus, abrindo mão de seus pecados de estimação;

pois Jesus nos diz acerca destes,




A HERANÇA

Cada filho herda de seu pai o que este tem para lhe oferecer.
Quem é filho de Deus, no nome de Jesus Cristo, herdará o reino dos céus, a vida eterna.
E quem é filho do Diabo?
O que vai ser sua herança?
O lago de fogo e enxofre, a segunda morte que é a morte espiritual.
Encerro esta postagem com a pergunta lógica,

DE QUEM VOCÊ É FILHO? 
QUEM É SEU PAI?
QUAL A HERANÇA QUE VOCÊ ESPERA DELE RECEBER?

Jesus pregou em Cafarnaum, quando começou o seu ministério, exortando o povo a mudar seu procedimento, renunciar aos pecados, renunciar ao mundo, se dedicar mais na conquista da salvação da alma,

Arrependei-vos, pois é chegado o reino de Deus!


Missionário Virtual Geraldo de Deus           2019março,29 

Obs.: Por problemas técnicos esta publicação está sendo postada hoje, 2019abril,06. Sete dias após ter sido escrita. Ainda bem que sete é o número perfeito, o número de Deus.

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?