FANATISMO NÃO, CULTO RACIONAL







1 Pedro 1:13 - Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo;
1 Pedro 1:14 - Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
1 Pedro 1:15 - Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
1 Pedro 1:16 - Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.


Caríssimos,

Nosso Deus e Pai, e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, através da ressurreição de Cristo nos gerou de novo para uma viva esperança, qual seja, a promessa de vida eterna no reino de Deus. Não por nosso merecimento, mas pela sua grande misericórdia.  
Assim nos descreve Pedro, o apóstolo Simão Pedro, dando graças ao SENHOR, pois diz: "Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos".

Aleluia, Glórias ao nosso Deus maravilhoso.

Senão, vejamos, Deus tirou o povo israelita do Egito tendo lhes assegurado a conquista da Terra Prometida, onde mana leite e mel. Após muita luta, muito deserto, muita murmuração por parte do povo e muita ira da parte de Deus, finalmente Canaã foi conquistada e dividida entre as tribos de Israel. Os levitas, estes separados por Deus para serem eternos sacerdotes e cuidadores da liturgia instituída pelo SENHOR, não tinham direito de possessão, pois, como declarou o próprio Senhor dos Exércitos, sua herança era o próprio Deus.

O Criador deu-lhes o território para viverem como uma nação coesa, unida em constante adoração àquele que os livrou do cativeiro de Faraó. Deu-lhes também as instruções de como deveriam agir para estarem vivendo e fazendo conforme a vontade de Deus.

No entanto, aquele povo que Deus separou para si vivia se prostituindo diante de outros deuses, deuses pagãos e demoníacos dos povos cananeus. Havia a proibição de se miscigenarem com os rejeitados de Deus (todos os povos que antes habitavam a terra de Canaã), mas os israelitas desobedeciam constantemente esta ordem do Senhor. Tais ações trouxeram constantemente a ira de Deus. 
Contudo, na sua misericórdia, o Senhor estava constantemente levantando profetas entre o povo de Israel, os quais os exortava a se concertarem diante do Todo Poderoso. Os quais os exortava a não se prostituirem, a não fazerem abominação, a não adorar outros deuses, a não praticar feitiçaria nem necromancia, a não seguirem os costumes imundos dos povos rejeitados por Deus.

Avançando no tempo encontramos o momento em que Jesus, o Filho Unigênito de Deus, vem ao mundo para a remissão do pecado da humanidade.
Deus rejeita a guerra, o conflito, o ódio, a avareza, a soberba, o egoísmo, a divisão da sociedade em castas, o apego às coisas seculares tais como riqueza e poder terreno... 
Deus rejeita a vã religiosidade dos fariseus, que adoravam o Senhor da boca para fora, que tinham uma vida de aparência externa, sem conteúdo...
Deus rejeita veementemente o pecado... (O salário do pecado é a morte).
Deus rejeita a ação e os costumes do diabo, pois diz, "o mundo jaz no maligno" e "Não vos conformeis com o dominador deste século", e ainda "Quem ama ao mundo desagrada a Deus", terminando por resumir tudo isto na frase,

"BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS E TODAS ESTAS DEMAIS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADAS". 






1 Pedro 1:13 - Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo;
1 Pedro 1:14 - Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
1 Pedro 1:15 - Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
1 Pedro 1:16 - Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.



Jesus nos disse que devemos renascer da água e do Espírito.
Que ao renascermos da água devemos ser nova criatura em Cristo, rejeitando o mundo e sua concupiscência, iniciando uma vida nova cheia do poder de Deus, da virtude de Cristo.
É isto que Pedro nos exorta a fazermos em sua primeira epístola, no verso 13 e a seguir, pois ele nos ensina,

REVESTINDO-VOS DE ENTENDIMENTO,
SEDE SÓBRIOS,
ESPERAI INTEIRAMENTE
NA GRAÇA DE CRISTO.

Sem sermos FANÁTICOS, mas mantendo a sobriedade, devemos esperar completamente confiando na graça de Jesus Cristo.




SEDE SÓBRIOS, rejeitem o fanatismo religioso, é o que nos ordena Pedro.

Tanto isto é verdade, que Jesus já desde o princípio nos ensina: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". E ainda, "Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado".

Quem ama não é fanático.
Quem tem em si o amor de Cristo não despreza ninguém, não mata ninguém, não destrói ninguém. Vive na paz de Cristo, vive em mansidão e longanimidade.

Quem tem em si o amor de Cristo perdoa seus inimigos, vive em oração e consagração ao Senhor. Quer o melhor para si, para sua casa e para toda a comunidade onde vive.

O verdadeiro cristão deve ter o coração cheio do amor de Cristo.

E a plena convicção que a salvação eterna, a vida eterna, só pode ser alcançada pela fé no Messias. Nenhuma religião pode levar alguém para o reino de Deus, só Jesus o pode fazer.

No reino de Deus não entra pecador.
Mas, por melhor que o homem seja ele continua sendo pecador.
Então, para alcançar o direito de entrar na Nova Jerusalém faz-se necessário ter alguém que possa interceder em nosso favor, um sumo sacerdote celestial.
Aleluia!



Jesus Cristo é este sumo sacerdote que tem a capacidade de perdoar pecados, Ele nos ensina, ..."Estou vivo para sempre, vivo e fui morto, e tenho as chaves da morte e do inferno".

Jesus nos confirma: Fui vivo e fui morto no mundo, mas eis que aqui no reino dos céus estou vivo. E viverei para todo o sempre.
AMÉM.

E nos revela que tem as chaves da morte e as chaves do inferno.

Ele nos ensinou que veio ao mundo para que seus seguidores tenham vida, e vida em plenitude, em abundância.
Mas foi morto. E ressuscitou.
Neste acontecimento tornou-se aquele que domina não só o reino dos céus, mas também o inferno e a própria morte.

É fácil de ouvir, mas difícil de apreender, de assimilar a importância de tal conquista de nosso eterno mestre e Salvador.

Pela sua morte de cruz, pela sua oferenda voluntária como holocausto, pelo seu sangue inocente derramado mediante a ação do inimigo de Deus, fez-se não só o senhor da vida, mas também da morte!

Aleluia!

É muito bom servir a este nosso Deus.
Deus vivo, justo, eternamente imutável, presente, misericordioso, amoroso, longânime...

Nosso Deus, PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO, é o Deus do impossível.
Não há nada que nosso Jesus Cristo não possa realizar, tudo Ele pode.

Jesus Cristo viveu sem pecar.

Pedro nos exorta a sermos como Jesus, sem mácula. Nos diz que devemos ser filhos obedientes de Deus, rejeitando a concupiscência do mundo. Um dia fomos do mundo, um dia fomos treva e pecado, mas Jesus nos resgatou.
Jesus nos chamou a si e nos arrancou do vale da morte, nos retirou do vale de ossos secos que é este mundo de ilusões e perdição.
Jesus nos livrou do cativeiro do diabo.

Através de Moisés o homem conquistou a terra prometida.
Através de Jesus Cristo, YESHUA, o homem tem a promessa de ir para o reino de Deus, de ir morar com o Criador!

Mas, para isso é necessário ser como foi Jesus, santo.

Para tal devemos rejeitar as coisas do mundo, os costumes do mundo, os valores do mundo, renunciar ao nosso eu, tomar nossa cruz e seguir nas passadas de Cristo Jesus!

Aleluia!

E, principalmente, viver buscando a santificação.
Nos exorta Pedro,

"Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver";

Assim como Jesus, que nos chama a si é santo, devemos nós também sermos santos, em toda a nossa maneira de viver.
Devemos santificar nossa boca, nossas palavras, nossos pensamentos, nossas ações, nossos compromissos, nossa dedicação...

O que seria viver em santidade?
Rejeitar o pecado, viver em oração, em amor a Deus e ao próximo.

E nos alerta Pedro, que está nas escrituras sagradas, "Sede santos, porque eu sou santo".

Pedro nos exorta a vivermos em santidade.

Algo difícil, mas ninguém disse que seria fácil alcançar o reino de Deus, pois Jesus nos alerta que o reino dos céus deve ser tomado a força.

Há que se ter força de vontade e persistência na fé para entrar no reino do nosso Jesus Cristo e com Ele conviver pela eternidade.

Aleluia!







CONCLUINDO


Apocalipse 1:4 - João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;

Apocalipse 1:5 -  E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,

Jesus revelou a João como seria o fim dos tempos, e no início desta revelação dita ao apóstolo sete cartas, cada uma de um teor diferente a uma das igrejas de Cristo na Ásia Menor, naquela época. 
Independentemente do teor da carta para a igreja A ser diferente da igreja B ou C, mesmo para as que estavam desagradando ao Senhor, a todas Jesus saúda com igual amor e carinho:
"Às 7 igrejas que estão na Ásia: Graça e Paz seja convosco da parte de Deus Pai, e dos sete espíritos que estão diante de seu trono. E de Jesus Cristo, a fiel testemunha, o primogênito de Deus"!
E continua a saudação, falando sobre Jesus: O primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Ou seja, o primeiro que morreu e ressuscitou num corpo glorioso e neste foi elevado aos céus. O rei dos reis.

"Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou de nossos pecados"!

AQUELE
 QUE 
  NOS
   AMOU,
     E
      EM
        SEU
          SANGUE
             NOS
                LAVOU
                  DE
                    NOSSOS 
                      PECADOS!



Glórias a Deus!

Nunca jamais alguém fez tal sacrifício neste mundo. Somente Jesus realizou tal feito. A Ele a glória Eterna, e o Poder Eterno, e a dominação Eterna!

Apocalipse 1:,6 - E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.

Jesus confirma tal verso ao instituir o IDE E PREGAI O EVANGELHO, pois nos fez, assim, seus discípulos de confiança.
Nos separou dando dons a cada um conforme for útil à obra do reino de Deus neste mundo, mas a todos quantos o aceitem como único e suficiente Salvador nomeou como reis e sacerdotes para Deus!
Quem quer ser rei e sacerdote aqui neste mundo, quem busca Jesus apenas querendo poder secular, mediante este versículo deve entender que não é bem assim.




Nos diz a Palavra:

"E nos fez reis e sacerdotes para Deus"! 

As promessas de Jesus são reais. Ele nos diz que tudo o que pedirmos a Ele em oração, crendo, receberemos.
Mas Ele nos fez sacerdotes.
E sacerdote não tem herança nem posse neste mundo.
A herança do sacerdote é o próprio Deus!

O cristão não se liga em fanatismo, mas no evangelho de Cristo, e nas ordenanças que o Senhor nos legou.
Vamos amar ao Senhor com bom senso e sempre lhe prestar um culto racional.

Sonhe os sonhos de Deus, não os sonhos deste mundo.

Amém?

Missionário Virtual Geraldo de Deus         2019abril,19





Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?