FANATISMO NÃO, CULTO RACIONAL







1 Pedro 1:13 - Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo;
1 Pedro 1:14 - Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
1 Pedro 1:15 - Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
1 Pedro 1:16 - Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.


Caríssimos,

Nosso Deus e Pai, e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, através da ressurreição de Cristo nos gerou de novo para uma viva esperança, qual seja, a promessa de vida eterna no reino de Deus. Não por nosso merecimento, mas pela sua grande misericórdia.  
Assim nos descreve Pedro, o apóstolo Simão Pedro, dando graças ao SENHOR, pois diz: "Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos".

Aleluia, Glórias ao nosso Deus maravilhoso.

Senão, vejamos, Deus tirou o povo israelita do Egito tendo lhes assegurado a conquista da Terra Prometida, onde mana leite e mel. Após muita luta, muito deserto, muita murmuração por parte do povo e muita ira da parte de Deus, finalmente Canaã foi conquistada e dividida entre as tribos de Israel. Os levitas, estes separados por Deus para serem eternos sacerdotes e cuidadores da liturgia instituída pelo SENHOR, não tinham direito de possessão, pois, como declarou o próprio Senhor dos Exércitos, sua herança era o próprio Deus.

O Criador deu-lhes o território para viverem como uma nação coesa, unida em constante adoração àquele que os livrou do cativeiro de Faraó. Deu-lhes também as instruções de como deveriam agir para estarem vivendo e fazendo conforme a vontade de Deus.

No entanto, aquele povo que Deus separou para si vivia se prostituindo diante de outros deuses, deuses pagãos e demoníacos dos povos cananeus. Havia a proibição de se miscigenarem com os rejeitados de Deus (todos os povos que antes habitavam a terra de Canaã), mas os israelitas desobedeciam constantemente esta ordem do Senhor. Tais ações trouxeram constantemente a ira de Deus. 
Contudo, na sua misericórdia, o Senhor estava constantemente levantando profetas entre o povo de Israel, os quais os exortava a se concertarem diante do Todo Poderoso. Os quais os exortava a não se prostituirem, a não fazerem abominação, a não adorar outros deuses, a não praticar feitiçaria nem necromancia, a não seguirem os costumes imundos dos povos rejeitados por Deus.

Avançando no tempo encontramos o momento em que Jesus, o Filho Unigênito de Deus, vem ao mundo para a remissão do pecado da humanidade.
Deus rejeita a guerra, o conflito, o ódio, a avareza, a soberba, o egoísmo, a divisão da sociedade em castas, o apego às coisas seculares tais como riqueza e poder terreno... 
Deus rejeita a vã religiosidade dos fariseus, que adoravam o Senhor da boca para fora, que tinham uma vida de aparência externa, sem conteúdo...
Deus rejeita veementemente o pecado... (O salário do pecado é a morte).
Deus rejeita a ação e os costumes do diabo, pois diz, "o mundo jaz no maligno" e "Não vos conformeis com o dominador deste século", e ainda "Quem ama ao mundo desagrada a Deus", terminando por resumir tudo isto na frase,

"BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS E TODAS ESTAS DEMAIS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADAS". 






1 Pedro 1:13 - Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo;
1 Pedro 1:14 - Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
1 Pedro 1:15 - Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
1 Pedro 1:16 - Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.



Jesus nos disse que devemos renascer da água e do Espírito.
Que ao renascermos da água devemos ser nova criatura em Cristo, rejeitando o mundo e sua concupiscência, iniciando uma vida nova cheia do poder de Deus, da virtude de Cristo.
É isto que Pedro nos exorta a fazermos em sua primeira epístola, no verso 13 e a seguir, pois ele nos ensina,

REVESTINDO-VOS DE ENTENDIMENTO,
SEDE SÓBRIOS,
ESPERAI INTEIRAMENTE
NA GRAÇA DE CRISTO.

Sem sermos FANÁTICOS, mas mantendo a sobriedade, devemos esperar completamente confiando na graça de Jesus Cristo.




SEDE SÓBRIOS, rejeitem o fanatismo religioso, é o que nos ordena Pedro.

Tanto isto é verdade, que Jesus já desde o princípio nos ensina: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". E ainda, "Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado".

Quem ama não é fanático.
Quem tem em si o amor de Cristo não despreza ninguém, não mata ninguém, não destrói ninguém. Vive na paz de Cristo, vive em mansidão e longanimidade.

Quem tem em si o amor de Cristo perdoa seus inimigos, vive em oração e consagração ao Senhor. Quer o melhor para si, para sua casa e para toda a comunidade onde vive.

O verdadeiro cristão deve ter o coração cheio do amor de Cristo.

E a plena convicção que a salvação eterna, a vida eterna, só pode ser alcançada pela fé no Messias. Nenhuma religião pode levar alguém para o reino de Deus, só Jesus o pode fazer.

No reino de Deus não entra pecador.
Mas, por melhor que o homem seja ele continua sendo pecador.
Então, para alcançar o direito de entrar na Nova Jerusalém faz-se necessário ter alguém que possa interceder em nosso favor, um sumo sacerdote celestial.
Aleluia!



Jesus Cristo é este sumo sacerdote que tem a capacidade de perdoar pecados, Ele nos ensina, ..."Estou vivo para sempre, vivo e fui morto, e tenho as chaves da morte e do inferno".

Jesus nos confirma: Fui vivo e fui morto no mundo, mas eis que aqui no reino dos céus estou vivo. E viverei para todo o sempre.
AMÉM.

E nos revela que tem as chaves da morte e as chaves do inferno.

Ele nos ensinou que veio ao mundo para que seus seguidores tenham vida, e vida em plenitude, em abundância.
Mas foi morto. E ressuscitou.
Neste acontecimento tornou-se aquele que domina não só o reino dos céus, mas também o inferno e a própria morte.

É fácil de ouvir, mas difícil de apreender, de assimilar a importância de tal conquista de nosso eterno mestre e Salvador.

Pela sua morte de cruz, pela sua oferenda voluntária como holocausto, pelo seu sangue inocente derramado mediante a ação do inimigo de Deus, fez-se não só o senhor da vida, mas também da morte!

Aleluia!

É muito bom servir a este nosso Deus.
Deus vivo, justo, eternamente imutável, presente, misericordioso, amoroso, longânime...

Nosso Deus, PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO, é o Deus do impossível.
Não há nada que nosso Jesus Cristo não possa realizar, tudo Ele pode.

Jesus Cristo viveu sem pecar.

Pedro nos exorta a sermos como Jesus, sem mácula. Nos diz que devemos ser filhos obedientes de Deus, rejeitando a concupiscência do mundo. Um dia fomos do mundo, um dia fomos treva e pecado, mas Jesus nos resgatou.
Jesus nos chamou a si e nos arrancou do vale da morte, nos retirou do vale de ossos secos que é este mundo de ilusões e perdição.
Jesus nos livrou do cativeiro do diabo.

Através de Moisés o homem conquistou a terra prometida.
Através de Jesus Cristo, YESHUA, o homem tem a promessa de ir para o reino de Deus, de ir morar com o Criador!

Mas, para isso é necessário ser como foi Jesus, santo.

Para tal devemos rejeitar as coisas do mundo, os costumes do mundo, os valores do mundo, renunciar ao nosso eu, tomar nossa cruz e seguir nas passadas de Cristo Jesus!

Aleluia!

E, principalmente, viver buscando a santificação.
Nos exorta Pedro,

"Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver";

Assim como Jesus, que nos chama a si é santo, devemos nós também sermos santos, em toda a nossa maneira de viver.
Devemos santificar nossa boca, nossas palavras, nossos pensamentos, nossas ações, nossos compromissos, nossa dedicação...

O que seria viver em santidade?
Rejeitar o pecado, viver em oração, em amor a Deus e ao próximo.

E nos alerta Pedro, que está nas escrituras sagradas, "Sede santos, porque eu sou santo".

Pedro nos exorta a vivermos em santidade.

Algo difícil, mas ninguém disse que seria fácil alcançar o reino de Deus, pois Jesus nos alerta que o reino dos céus deve ser tomado a força.

Há que se ter força de vontade e persistência na fé para entrar no reino do nosso Jesus Cristo e com Ele conviver pela eternidade.

Aleluia!







CONCLUINDO


Apocalipse 1:4 - João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;

Apocalipse 1:5 -  E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,

Jesus revelou a João como seria o fim dos tempos, e no início desta revelação dita ao apóstolo sete cartas, cada uma de um teor diferente a uma das igrejas de Cristo na Ásia Menor, naquela época. 
Independentemente do teor da carta para a igreja A ser diferente da igreja B ou C, mesmo para as que estavam desagradando ao Senhor, a todas Jesus saúda com igual amor e carinho:
"Às 7 igrejas que estão na Ásia: Graça e Paz seja convosco da parte de Deus Pai, e dos sete espíritos que estão diante de seu trono. E de Jesus Cristo, a fiel testemunha, o primogênito de Deus"!
E continua a saudação, falando sobre Jesus: O primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Ou seja, o primeiro que morreu e ressuscitou num corpo glorioso e neste foi elevado aos céus. O rei dos reis.

"Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou de nossos pecados"!

AQUELE
 QUE 
  NOS
   AMOU,
     E
      EM
        SEU
          SANGUE
             NOS
                LAVOU
                  DE
                    NOSSOS 
                      PECADOS!



Glórias a Deus!

Nunca jamais alguém fez tal sacrifício neste mundo. Somente Jesus realizou tal feito. A Ele a glória Eterna, e o Poder Eterno, e a dominação Eterna!

Apocalipse 1:,6 - E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.

Jesus confirma tal verso ao instituir o IDE E PREGAI O EVANGELHO, pois nos fez, assim, seus discípulos de confiança.
Nos separou dando dons a cada um conforme for útil à obra do reino de Deus neste mundo, mas a todos quantos o aceitem como único e suficiente Salvador nomeou como reis e sacerdotes para Deus!
Quem quer ser rei e sacerdote aqui neste mundo, quem busca Jesus apenas querendo poder secular, mediante este versículo deve entender que não é bem assim.




Nos diz a Palavra:

"E nos fez reis e sacerdotes para Deus"! 

As promessas de Jesus são reais. Ele nos diz que tudo o que pedirmos a Ele em oração, crendo, receberemos.
Mas Ele nos fez sacerdotes.
E sacerdote não tem herança nem posse neste mundo.
A herança do sacerdote é o próprio Deus!

O cristão não se liga em fanatismo, mas no evangelho de Cristo, e nas ordenanças que o Senhor nos legou.
Vamos amar ao Senhor com bom senso e sempre lhe prestar um culto racional.

Sonhe os sonhos de Deus, não os sonhos deste mundo.

Amém?

Missionário Virtual Geraldo de Deus         2019abril,19





Comments

Popular posts from this blog

Deus de Perto

Rio Breve