A Glória de Deus





Hebreus 3:16 -Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés.

Caríssimos,

Quando citamos livros do Novo Testamento, estamos tratando daquilo que Jesus Cristo revelou ao mundo, pois no NT está o evangelho de Cristo. 
Contudo, mesmo no Novo Testamento existem referências que nos remontam ao Antigo Testamento, pois Jesus disse que não veio anular o que disseram os profetas e o que está estabelecido na Lei de Moisés, mas para que tudo se cumprisse.

Devemos, porém, entender que a partir da vinda de Jesus ao mundo, (visitação), passou a valer as ordenanças de Cristo. Somente Cristo tem promessa de ressurreição e salvação eterna.

Mateus 11:27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

Jesus Cristo tem em si todo o poder e virtude. É o Deus do Impossível.

Aleluia!

Mas, vamos a "Aos Hebreus:3",

Apesar da controvérsia, consta ser a Epístola aos Hebreus como "paulina".



Assim, quando lemos na Epístola aos Hebreus, cap.3, a citação que Paulo faz sobre os hebreus que saíram do Egito, devemos entender que ele nos ensina ser nosso Deus o mesmo.
Se houver desobediência, haverá castigo. Se houver pecado não perdoado, haverá castigo ainda pior. Se houver incredulidade, haverá condenação eterna.

Ele diz, 

Hebreus 3:16 -Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés.Hebreus 3:17 -Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?
Hebreus 3:18 -E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes?
Hebreus 3:19 -E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade.

Paulo diz que ouviram o que Deus ordenava, mas o provocaram. Ouviram a Palavra de Deus, a qual fora dada a Moisés, e não obedeceram.
Ouviram a Palavra de Deus, desobedeceram e ainda murmuraram!

Estes tiveram o castigo de andar quarenta anos pelo deserto, sem descanso, até a morte. Não entraram na Terra Prometida.

Houve desobediência, houve murmuração.

Então a isto acrescentou-se ainda a incredulidade. Quando Moisés mandou que fossem espiar a Terra Prometida, terra que segundo Jeová manava leite e mel, terra fértil, terra abençoada. 







Foram escolhidos doze dos mais destacados chefes das tribos, príncipes, entre os quais estavam Calebe  e Josué (Oseias, filho de Num). Quando voltaram da missão de espionar a Terra Prometida eles não tiveram a mesma notícia para dar ao povo e a Moisés, que aguardavam ansiosos por saber se deviam ou não invadir aquela região de Canaã.
Deus prometera dar a eles aquele território. Deus prometera arrancar de lá todos os que ali habitavam, pois todos eram abominação para Deus. 

Dez dos espias disseram que não valia a pena, que não conseguiriam vencer os habitantes do lugar, que entre eles havia até gigantes. Viram que a terra produzia cachos de uva gigantescos, até trouxeram amostras, eram necessários dois homens para carregar um cacho. Mesmo assim diziam:
"Devemos voltar, não devemos prosseguir, vamos morrer, vamos ser derrotados, não poderemos com eles"...

Números 13:31 Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.

Números 13:32 E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.



Números 13:33 Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.

Murmuração! Falta de fé, ou Incredulidade no poder de Deus!

Isto para Deus era murmuração. Estavam duvidando da promessa que Deus lhes fizera.




Contudo, dois deles, Josué e Calebe, tiveram opinião contrária aos outros dez, afirmando que realmente existiam gigantes, que os habitantes da terra eram imensos, fortes e em grande número, mas que, com a mão de Deus sobre eles, poderiam invadir e vencer os inimigos.
Calebe se exaltou, e fez calar aquele povo murmurador e incrédulo,

Números 13:30 Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.


A posição daqueles dez homens sem fé no poder sobrenatural de Deus levou todo o povo hebreu a se desesperar. Levou-os a murmurarem contra Deus e contra a vontade de Deus. Levou-os a renegar Moisés como líder.

Então toda a congregação levantou a sua voz; e o povo chorou naquela noite.
E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Quem dera tivéssemos morrido na terra do Egito! ou, mesmo neste deserto!
E por que o Senhor nos traz a esta terra, para cairmos à espada, e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos ao Egito?
E diziam uns aos outros: Constituamos um líder, e voltemos ao Egito.
Então Moisés e Arão caíram sobre os seus rostos perante toda a congregação dos filhos de Israel.
(Números 14:1-5)

Todo o povo hebreu entrou em desespero.
Podemos até julgá-los como merecedores de extermínio por Deus. Eles renegaram Deus e também aquele que Deus escolheu para os liderar: Moisés, junto com seu irmão Arão.

________________________________________________________________




LOUVE AO NOSSO DEUS, LOUVE A JESUS CRISTO.



________________________________________________________________

Um minuto de meditação na Palavra:

Mas esta cena não nos traz aos dias atuais como um espelho que reflete nossa realidade?
Hein?

Somos cristãos.
Temos as promessas de Jesus sobre nossas vidas.
Temos a certeza que nosso Deus é o Deus do Impossível.
Temos visto acontecerem milagres por parte de nosso Deus sobre nossas vidas.
Constantemente.

Entretanto,

Quando ouvimos rumores de gigantes que podem se levantar contra nós,
Quando ouvimos rumores ou boatos de epidemias ou doenças,
Quando ouvimos boatos de crise financeira e desemprego no país,
Quando somos perseguidos por algum inimigo,
Quando somos de alguma forma ameaçados ou acusados injustamente,
Ou quando temos uma causa na justiça, de difícil solução...

O QUE NÓS CRISTÃOS FAZEMOS?

Sejamos honestos e sinceros...

Como fizeram aqueles hebreus no deserto, nós muitas vezes fazemos o quê?

Tem cristão que murmura,
Tem cristão que sai da igreja renegando o pastor e o ministério,
Tem cristão que cai no choro, em total desespero,
Tem cristão que blasfema contra Cristo, contra o Espírito Santo, contra YHWH...

É muito fácil apontar e julgar... E condenar.
Mas nós cristãos temos feito isso o tempo todo.

Somos nós dignos de extermínio por parte de nosso Deus?

Quantos, num momento de provação não deixam de adorar Jesus Cristo e correm em busca da ajuda de algum homem político, ou vão para um centro de macumba procurar ajuda de algum orixá...

Quantos não agem desonestamente, dando um jeitinho na situação, enganando outro irmãos em Cristo, ou algum estranho... E até usando o nome de Deus...

Não devemos chorar de desespero.
Devemos chorar aos pés de Jesus.
Devemos orar e entregar todo nosso desespero nas mãos de quem tem poder para resolver usando seu poder sobrenatural.
Só Jesus pode nos curar, na alma e no corpo. Só Ele pode nos sustentar com sua virtude e graça.
Amém?
________________________________________________________________

Então, desolado com aquele povo incrédulo, Moisés e seu irmão caíram com a face ao solo.

(Como, ainda hoje, pastores e missionários de Deus, verdadeiros e fiéis, se prostram de joelhos em oração constante em favor do rebanho que estão liderando, ou pastoreando, mas que é rebelde e incrédulo. Desobedientes.)

Números 14:6 - E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes.
Números 14:7 - E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa.
Números 14:8 - Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel.

Assim, inconformado com aquele povo incrédulo e murmurador, Josué e Calebe deram testemunho de fé e confiança no poder e no amor de Deus. Afirmaram que eles viram que a terra era excelente e sentenciaram, "Se YHWH se agradar de nós, então a dará a nós. Uma vez mais reiteraram: terra que mana leite e mel.

Nestas palavras encontramos algo muito importante, quando ele diz, "se Deus se agradar de nós"...

Deus é Pai. Temos que ser agradáveis a Deus.

Jesus nos ensina que "aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é minha mãe, meu irmão"...




Quem faz a vontade de Deus será reconhecido pelo Criador com sendo seu filho.
Jesus também nos ensina, "Se vós que sois maus dão boas coisas aos seus filhos, imaginem como lhes dará coisas boas Deus, que é bom".



Números 14:9 - Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais.

Os dois, cheios de fé e fidelidade ao Senhor, confrontaram toda a congregação, e ainda os exortaram dizendo corajosamente,
"não sejais tão rebeldes, o Senhor é conosco, não os temais".

Será que tais palavras tão animadoras e proféticas acalmaram a multidão de hebreus enfurecida, murmuradora?
Não.
Eles eram ensandecidos. Vejam a reação daquele povo escolhido por Deus, contra seus iguais...

Quiseram apedrejar os dois!

Matar os dois, um era homem de confiança de Moisés e o outro um dos príncipes de seu povo. Mas quiseram apedrejá-los até a morte.

(Acontece ainda hoje dentro de nossas congregações algo semelhante. Quando existe algo de errado na igreja, algo que não agrada a Deus e alguém ousa denunciar, imediatamente virá repreensão. "Apedrejamento", não com pedras,mas com palavras e atos que muitas vezes levam o cristão a sair da igreja, bastante ferido. E, até voltar para o mundo, deixando de seguir Jesus. Por conta deste tipo de atitude de intolerância exacerbada.).


Números 14:10 - Mas toda a congregação disse que os apedrejassem; porém a glória do Senhor apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel.

Iam apedrejar os dois espias que eram favoráveis a obedecer a Deus e entrar na Terra Prometida, os dois que diziam "vai ser difícil, mas com Deus do nosso lado nada é impossível. Vamos tomar a terra sim, vamos vencer os gigantes sim".

Ah, mas Deus não permite que toquem em seus escolhidos, não permite que toquem em quem a Ele é fiel. Deus não desampara os seus filhos fiéis. Logo "a glória do Senhor apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel"!
Deus se fez presente, firme, forte e Onipotente.

Aleluia!

A glória de Deus, que hoje, neste nosso presente século chamamos de Espírito Santo!

Aleluia!

Uma congregação que não tem o Espírito Santo não é uma congregação de Deus!






Números 14:11 - E disse o Senhor a Moisés: Até quando me provocará este povo? e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio dele?
Números 14:11 - Com pestilência o ferirei, e o rejeitarei; e te farei a ti povo maior e mais forte do que este.

Amados em Cristo...

Vejam o que Deus propõe a Moisés diante daquela murmuração, diante daquela incredulidade, diante daquela reação violenta da congregação de Israel contra a vontade de Deus e contra os dois homens a Ele fiéis,

Diz o Senhor a Moisés, "Até quando me provocará este povo"?
Ele não diz MEU POVO... Ele diz ESTE POVO!
Vejam o desprezo de Deus naquele momento para com os descendentes de Abraão!

A fúria de Deus é grande quando o provocamos constantemente.

Quero aqui ressaltar que Deus não estava errado, estavam errados aqueles que teimavam em ir contra sua vontade e seus desígnios, ou seja, os que teimavam na concupiscência.

(Concupiscência é o firme propósito em desobedecer à vontade de Deus)

Muitos dizem que Deus é amor. Ele é, mas até o amor de Deus tem um limite, não tente chegar a este extremo. A reação de Deus é terrível, a mão de Deus é muito pesada.

A pergunta que Deus faz a Moisés, a seguir, serve para nós, nos dias de hoje. ele diz, " e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio dele?
A pergunta  que não quer se calar.
Deus veio ao mundo, em carne e sangue, nosso eterno mestre Jesus Cristo, e com certeza hoje YHWH estará todo o tempo perguntando ao nosso Salvador, que à sua destra reina no reino dos céus: "Até quando, meu Filho, este povo não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio dele"?
Moisés não teve como justificar aquele povo.

_______________________________________________________________

Um minuto de meditação na Palavra:

Moisés não teve como justificar aquele povo, teve que clamar em seu favor de outra forma, mas com certeza nosso eterno mestre e Salvador deve dar um grande sorriso para o Pai e responder,
"Veja, Pai, todos aqueles ali estão lavados e remidos nos sangue do Cordeiro, todos estão sob meu jugo suave, todos aqueles cristãos fiéis estão perseverando em levar a sua cruz e pregando meu evangelho"...
Aleluia!

Você pode se dizer um dos tais?
Você é um cristão que põe um sorriso nos lábios de Jesus quando olha para você, de lá de seu alto trono?
Você tem em si a glória de Deus? É templo do Espírito Santo?

Contudo, ainda existe uma grande maioria de pecadores que rejeitam crer em Deus. Existe também uma grande quantidade de cristãos sem compromisso com a obra e a vontade de Deus.

Faça a vontade de Deus, não a sua.
Ser fiel a Deus é renunciar e dedicar ao nosso Redentor Jesus Cristo, conforme nos ordena a Glória de Deus, nosso Espírito Santo.

Amém?
______________________________________________________



A ira de Deus era tal que Ele propôs exterminar todo aquele povo descendente de Abraão,

Números 14:11 - Com pestilência o ferirei, e o rejeitarei; e te farei a ti povo maior e mais forte do que este.

Deus quer matar aquele povo com uma epidemia, acabar com todos ali mesmo. Eles alcançaram o limite da longanimidade de Deus.
Deus faz a Moisés a promessa que fez a Abraão: Fazer dele um povo, ainda maior que o dos israelitas.
Deus propôs exterminar os hebreus e criar um novo povo a partir de Moisés...

Vejam como a desobediência e a murmuração, além da incredulidade, causam a ira de Deus.

Mas Moisés tinha uma paciência "de Jó". Ele amava aquele povo. Sabia que, sendo Ele da linhagem de Abraão, se Deus fizesse acontecer tal promessa de maneira alguma estaria quebrando a aliança que fizera com Abraão. Ele e sua posteridade teriam vindo de Abraão, assim como Isaque e Jacó. Então, ele faz acontecer algo quase impossível, faz Deus perdoar um rejeitado, na verdade todo um povo rejeitado.

Em seguida, vamos ter a confirmação que a oração, ou a interseção, de um justo em favor do pecador tem força para Deus. Deus ouve a oração do justo. Deus atende ao clamor do justo.

E disse Moisés ao Senhor: Assim os egípcios o ouvirão; porquanto com a tua força fizeste subir este povo do meio deles.
E dirão aos moradores desta terra, os quais ouviram que tu, ó Senhor, estás no meio deste povo, que face a face, ó Senhor, lhes apareces, que tua nuvem está sobre ele e que vais adiante dele numa coluna de nuvem de dia, e numa coluna de fogo de noite.
E se matares este povo como a um só homem, então as nações, que antes ouviram a tua fama, falarão, dizendo:
Porquanto o Senhor não podia pôr este povo na terra que lhe tinha jurado; por isso os matou no deserto.
Agora, pois, rogo-te que a força do meu Senhor se engrandeça; como tens falado, dizendo:
O Senhor é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração.
Perdoa, pois, a iniqüidade deste povo, segundo a grandeza da tua misericórdia; e como também
 perdoaste a este povo desde a terra do Egito até aqui.



E disse o Senhor: Conforme à tua palavra lhe perdoei.
(Números 14:19,20).
.
Moisés clama em favor daquele povo e sua sinceridade toca o coração do Senhor, o qual lhe responde, "conforme à tua palavra lhe perdoei".

Aleluia!

Na sequência, Deus coloca para Moisés o castigo dos que são infiéis e que Calebe, por ser fiel, alcançaria a promessa do Senhor,

E que todos os homens que viram a minha glória e os meus sinais, que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz,
Não verão a terra de que a seus pais jurei, e nenhum daqueles que me provocaram a verá.
Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança. (Números 14:22-24).

Determina o Senhor, Todos os que viram sua glória e seus sinais tanto no Egito quanto no deserto, mas que persistiram em tentarem-no com desobediência e murmuração estavam alijados, excluidos, da promessa do Senhor.




(Desta mesma forma é hoje. Quando nos sujeitamos a Jesus como nosso Salvador, quando nos batizamos nas águas, se formos infiéis, se formos desobedientes, se formos murmuradores contra a vontade de Deus, se formos idólatras, ou seja, se tentarmos nosso Deus, com toda certeza não teremos em nós o Espírito Santo, que nos batiza com fogo.
Quem persiste na concupiscência perderá a promessa. 
Quem tenta ao senhor Jesus, não terá em si a Glória de Deus!).


Porém, como Jesus disse que os pecados são perdoados, mas que seria cobrado até o último cetil, ou seja, haverá o julgamento segundo nossas obras e omissões.
Assim aconteceu ali, onde Deus já deu a sentença a Moisés, a respeito daquele povo. Ele perdoou, não exterminaria o povo, mas teriam que pagar pelos seus pecados e pelas suas murmurações, vejam,

Depois falou o Senhor a Moisés e a Arão dizendo:
Até quando sofrerei esta má congregação, que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel, com que murmuram contra mim.
Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros.
Neste deserto cairão os vossos cadáveres, como também todos os que de vós foram contados segundo toda a vossa conta, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes;
Não entrareis na terra, pela qual levantei a minha mão que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. (Números 14:26-30).

Deus determina que toda aquela geração de murmuradores, com a idade de vinte anos para cima, morreria no deserto, não entrando na Terra Prometida. Então, sua descendência alcançaria a promessa, mas o castigo de Deus aconteceria, segundo sua sentença irrevogável.
Que pecado Ele destacou? A murmuração, "os que dentre vós contra mim murmurastes", diz o Senhor, claramente.
E quando Deus dá a sentença, quem pode revogar? Quem pode com Deus contender? 
Jesus nos ensina que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, não nos esqueçamos disto.
Quem ama a Deus não murmura, nunca.

A murmuração demonstra claramente a Deus a incredulidade daquele que assim age.

Hebreus 3:19 -E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade.

Murmurar contra Deus, blasfemar contra o Espírito Santo, eis a prova de incredulidade que faz com que Deus retire do cristão a promessa de ressurreição e vida eterna feita por Jesus Cristo.


CONCLUINDO

Números 14:21- Porém, tão certamente como eu vivo, e como a glória do Senhor encherá toda a terra,
Jesus Cristo, nosso redentor nos deixou a promessa de ressurreição e vida eterna, mas também seu evangelho, o qual deve ser nosso manual de vida, no qual devemos estar todo o tempo focados.



Jesus veio ao mundo, executou sua missão regeneradora abrindo a todos os povos o reino de Deus, e nos enviou o Espírito Santo, a glória de Deus que "encherá toda a Terra", conforme disse o nosso YHWH, em Números 14:21 a Moisés e Arão.

Deus é  Onipotente, Onisciente, Onipresente, Justo, Imutável e Eterno.

Como não crer e não amar esse nosso Deus, que apesar de toda sua grandeza ama tanto as suas criaturas?

Deus é bom, Deus é muito bom.

A glória de Deus quer habitar dentro de cada cristão fiel e obediente. 
Abra seu coração, depois de limpá-lo de toda sujeira do mundo, e abrigue ali dentro o Espírito Santo.

Seja templo vivo do Senhor. Seja o tabernáculo vivo da Glória de Deus!

Amém?

Missionário Virtual Geraldo de Deus               2019abril,30



Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?