Perseverança






3 João 1:1 - presbítero ao amado Gaio, a quem em verdade eu amo.
3 João 1:2 - Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.
3 João 1:3 - Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram, e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade.
3 João 1:4 - Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade.



Povo de Deus,

João, o apóstolo do amor, em carta a Gaio, um cristão obreiro da igreja primitiva, lhe diz que deseja que tudo vá bem, que vá bem sua saúde, e que vá bem a sua alma.

Parece coisa corriqueira, mas não é. 
Todo líder de cristãos deve ter em mente que sua primeira obrigação é cuidar para que tudo vá bem às almas de seus comandados.
Se o cristão não estiver com sua alma lavada e remida no sangue do Cordeiro, estará fracassando e perdendo seu tempo na igreja.

Esta palavra serve para orientar aos maus pastores e maus pregadores da Palavra do Evangelho de Cristo, que se esquecem tal verdade. O que limpa a alma do cristão? A Palavra de Deus, correta e sem desvios. Quem deve comandar os cultos e as reuniões dos cristãos? O Espírito Santo.

Não há outra maneira de ser vencedor, a não ser andar na verdade que é o Verbo Vivo, Jesus Cristo! 

E continua,

"Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram, e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade.
3 João 1:4 - Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade".

João externa sua alegria quando "os irmãos em Cristo" vieram e deram testemunho de que Gaio anda na verdade. Reforça dizendo que "Não tenho alegria maior do ouvir que "meus filhos" na fé andam na verdade.

Que frases estupendas!

João, como líder cristão da igreja primitiva, que nesta carta chama a si mesmo de Presbítero, exulta em saber que seus filhos na fé andam na verdade, na correção, no centro da vontade de Deus, fiéis ao evangelho e cheios do Espírito Santo.

Elevemos agora esta situação ao nosso Deus...

Aquele que nos amou de tal maneira que "deu seu Filho Unigênito" em sacrifício de morte de Cruz para a redenção da humanidade, como não sentirá ao ver um cristão, (eu ou você, ou nossos outros irmãos em Cristo), andando em VERDADE?

Nosso Deus, com certeza, também sentirá extremo gozo pela vida de cada um daqueles que se converteram a Jesus Cristo, se batizaram nas águas e renasceram no Espírito Santo... Por cada um de seus Filhos - (Em Cristo Jesus) - que andam em VERDADE.

Por isto que nos diz Paulo: "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e andam segundo seus propósitos".

Imagine Jesus dizendo a você, naquele dia glorioso quando diante dele se apresentar:

"Não tenho 
     maior gozo 
          do que este, 
           o de ouvir 
                             que os meus filhos
                                     andam na verdade"


Imaginaram?

Entenderam a profundidade do ensino e das palavras de João ao seu filho na fé?

E continua João em sua Epístola, fazendo a Gaio uma recomendação que é bem vinda a todo cristão,

3 João 1:5 - Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos, e para com os estranhos,
3 João 1:6 - Que em presença da igreja testificaram do teu amor; aos quais, se conduzires como é digno para com Deus, bem farás;
3 João 1:7 - Porque pelo seu Nome saíram, nada tomando dos gentios.
3 João 1:8 - Portanto, aos tais devemos receber, para que sejamos cooperadores da verdade.


Agora João fala como cooperador, cooperador de verdade, diz ele. Para ser um cooperador, ou obreiro fiel a Cristo, devemos,

. Proceder fielmente em tudo o que fizermos; 
. para com os irmãos em Cristo, e;
. para com os estranhos;

. Ter o caráter correto para obter o bom testemunho dos irmãos em Cristo;
. Ter o testemunho de que vivemos em amor, para com Deus e para com o próximo;

. Viver e andar segundo a vontade de Deus;
. Ser exemplo de vida, para arrancar os pecadores do jugo do maligno através do nosso     procedimento.
. Estar preparado e pronto para receber o pecador arrependido e encaminhá-lo na doutrina de Cristo.

Eis o que diz João, resumidamente, a Gaio.
Estas recomendações devem ser a pauta de ação do cristão que é cooperador fiel ao nosso Salvador, obrando em favor da edificação e santificação do povo chamado por Cristo. 

O cristão deve ser exemplo, para que através de seu reflexo se veja a face de Cristo.


ENGANADORES

2 João 1:7 - Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.

Eis o que nos diz o apóstolo João acerca daqueles que usam o nome de Cristo para proveito próprio, ou deturpando as boas novas do reino de Deus.

Temos visto a proliferação de igrejas que se intitulam cristãs, mas nas quais o Espírito Santo não se faz presente. Igrejas com doutrinas deturpadas, com blasfemadores se intitulando pastores ou apóstolos.
Igrejas que para Deus são abominação, porque não se pautam pelo evangelho de Cristo nem por suas ordenanças.
Igrejas que querem vestir a capa do amor de Cristo, desprezando sua VERDADE e JUSTIÇA.

Esquecem-se que Jesus disse: "Não vim para ab-rogar a Lei, mas para fazer cumprir"

E que Jesus determina,

"Buscai primeiro o reino de Deus e todas estas demais coisas vos serão acrescentadas".

Buscar o reino de Deus é estar fazendo a vontade de Deus em conformidade com as Sagradas Escrituras e não contrariando-as ou modificando-as.

Então, nos avisa o apóstolo João, que muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Quem assim procede é o anticristo, diz ele.

Neste presente século XXI tem crescido a apostasia, a heresia e a blasfêmia em relação ao nosso eterno mestre Jesus Cristo.

Tem, também, crescido a proliferação de seitas demoníacas dominadoras apoiadas na tecnologia destruidora do fim dos tempos. Tecnologia que afasta o homem de Deus, embalada na falsa ciências das falsas teorias. Negam que Deus seja o Criador, fazendo até muitos que se dizem cristãos e teólogos cristãos acreditarem e defenderem tais teorias infundadas.

Não seja mais um discípulo do anti-Cristo, via falsa ciência e via falsas seitas.

Guarde o evangelho em seu coração.





CONCLUINDO 

2 João 1:9 - Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.

Não se deixe arrastar pelas falsas doutrinas, não se deixe confundir pelos falsos doutores da Palavra de Deus.
João adverte que todo aquele que prevarica e não persevera na DOUTRINA DE CRISTO, não tem a Deus.
Não adianta ter um templo luxuoso, com poltronas estofadas, com equipamentos de som e imagem de última geração, com instrumentos musicais de luxo, muitas vezes com corais e cantores excelentes... Não adianta nada disso se o Espírito Santo não habitar neste lugar de reunião daqueles que buscam Deus.

A igreja templo, mesmo que seja humilde e modesta, se estiver firmada na rocha inabalável que e´Jesus Cristo, nela estará habitando e agindo com poder e virtude o Espírito Santo, nela acontecerão sinais e curas milagrosas, nela haverá espírito de profecia, nela haverá o renovo de vida que só o nosso Deus pode proporcionar.

A igreja somos nós cristão com o coração ocupado pelo Espírito Santo, e não quatro paredes de tijolos e cimento.

No Antigo Testamento o altar era de pedra bruta. Mas, hoje, no tempo da graça de Cristo, o altar é de carne, sangue, fé e amor. Fé em Cristo. Amor em Deus e no próximo.

Porque nos afirma João,

"Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho"

Nada há a acrescentar.  Quem persevera em Cristo, sem se desviar ou prevaricar, este tem tanto ao Pai YHWH quanto ao Filho JESUS CRISTO. Tudo devidamente concatenado pelo Espírito Santo, nosso consolador.

Aleluia!
.
Assim, guarde esta palavra de vida em seu coração, pois, "se conduzires como é digno para com Deus, bem farás".

 Amém?




Missionário Virtual Geraldo de Deus                2019abril26
.


.  



Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?