Deus se faz presente - LIVRO DE EZEQUIEL












Ezequiel 1:3 - 
Veio expressamente a palavra do Senhor a Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote, na terra dos caldeus, junto ao rio Quebar, e ali esteve sobre ele a mão do Senhor.







Povo Escolhido de Deus,

Ezequiel, israelita, filho de um sacerdote do templo de Deus em Jerusalém, foi levado cativo para Babilônia, juntamente com milhares de outros do seu povo.
Ezequiel, filho do sacerdote Buzi, neste momento vivendo o pesadelo de ser um escravo e estar num país estrangeiro, entre aqueles que venceram seu povo , impondo-lhes fragorosa derrota e vergonha. Sentindo, ali próximo do rio Quebar, na terra dos caldeus, toda humilhação que um ser humano pode sentir em seu coração.
Ele fora preparado por seu pai, durante toda sua vida, para ser um sacerdote do majestoso templo de YHWH, construído por Salomão em Jerusalém. Agora, tanto o templo onde habita a glória de Deus quanto sua cidade amada eram apenas lembranças e motivo de tristeza, pranto e dor. Desespero, mesmo.
Ezequiel, como todos os que foram levados cativos perdera sua liberdade e seu futuro é apenas incerteza. A certeza que carrega em seu coração é que seu Deus os abandonara, que eles estavam ali por terem errado, por terem negado submissão e obediência a YHWH, o qual estava usando do inimigo para punir todo seu povo. O medo se misturando ao sentimento de remorso fustigava incessantemente a todos.
Ezequiel sempre vislumbrara um futuro de belas realizações, afinal, por escolha do Deus Altíssimo ele nascera filho de um sacerdote e, por direito e tradição, seria também um sacerdote, dedicando sua vida a servir ao Senhor dos Exércitos. Mas, de repente, tudo ruiu. Sua nação perdeu a guerra travada contra os invasores da Babilônia, o templo foi saqueado,  sua Jerusalém teve os muros fendidos e suas portas queimadas a fogo... Só se lembrava de morte, sangue, destruição... Sofrimento e abandono foi o que restou.
O fardo maior que lhe causava tanta dor era a certeza de estar, tanto ele quanto todo seu povo, distante de seu Deus, que ficara apenas como uma lembrança. Quando poderia escapar da escravidão e voltar para Jerusalém e para a presença de seu Deus, mesmo nos escombros do templo?
Deus agora, enquanto associado ao templo, parecia ser apenas punição e derrota. Ele não conseguia entender como Deus deixara que aqueles incircuncisos violassem e saqueassem o templo, o lugar onde Deus habitava e onde o povo ia para ter seus pecados expiados mediante os holocaustos oferecidos pelos sacerdotes...
Novamente ele sentiu o sabor da perda. Ele seria um sacerdote, no templo, em Jerusalém... Agora tudo ficou para trás, restando apenas a escravidão e a rejeição de Deus.
Estes pensamentos, decerto dominavam tanto Ezequiel quanto todo seu povo.
“Caminhava triste o povo forte do Senhor”.





Salmos 137
1 Junto aos rios da Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião.
2 Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas.
3 Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de Sião.
4 Como cantaremos a canção do Senhor em terra estranha?
5 Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha direita da sua destreza.
6 Se me não lembrar de ti, apegue-se-me a língua ao meu paladar; se não preferir Jerusalém à minha maior alegria.
7 Lembra-te, Senhor, dos filhos de Edom no dia de Jerusalém, que diziam: Descobri-a, descobri-a até aos seus alicerces.
8 Ah! filha de babilônia, que vais ser assolada; feliz aquele que te retribuir o pago que tu nos pagaste a nós.
9 Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras.


DEUS SE FAZ PRESENTE

Porém, quando tudo parecia perdido para o povo de Israel levado cativo até Ur, Babilônia, eis que Deus se faz presente!
EZEQUIEL 3 : 15E fui a Tel-Abibe, aos do cativeiro, que moravam junto ao rio Quebar, e eu morava onde eles moravam; e fiquei ali sete dias, pasmado no meio deles.

Ezequiel olha para o céu e este “se abre” numa visão maravihosa, onde ele contempla enternecido e impactado um carro fantástico, anjos, tempestade de fogo e raios, e acima disto tudo o trono da glória, sobre o qual se assentava o próprio Deus.
Eh Deus maravilhoso, sempre presente na angústia!
Quando Ezequiel pensava que perdera a oportunidade de servir ao Todo Poderoso, eis que o SENHOR se faz presente, mostrando que sua glória não pode ser contida num templo feito pelos homens. Mostrando que Ele não é Deus apenas em Jerusalém, mas que governa o mundo todo e todo o universo.
Deus se manifesta em glória tal que Ezequiel tenta descrever o que vê, mas parece não ter palavras de comparação àquilo que vê. É algo que não existe na terra, algo que nenhum homem antes contemplara ou descrevera. 
Muitas são as tentativas de se explicar a visão de Ezequiel, mas eu prefiro, como Paulo fez quando teve visões de Deus, entender que existem coisas que são inefáveis, são tão maravilhosas que a mente humana não consegue assimilar, entender ou descrever. Creio que a melhor explicação seja dizer que Ezequiel teve uma visão, uma revelação de Deus, o qual se manifestou a ele em glória e majestade. Não se explica Deus.
Ezequiel tentou descrever o que viu, e nos diz o que se segue:

Ezequiel 1
 1 E aconteceu no trigésimo ano, no quarto mês, no quinto dia do mês, que estando eu no meio dos cativos, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus.
2 No quinto dia do mês, no quinto ano do cativeiro do rei Jeoiaquim,
3 Veio expressamente a palavra do Senhor a Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote, na terra dos caldeus, junto ao rio Quebar, e ali esteve sobre ele a mão do Senhor.
4 Olhei, e eis que um vento tempestuoso vinha do norte, uma grande nuvem, com um fogo revolvendo-se nela, e um resplendor ao redor, e no meio dela havia uma coisa, como de cor de âmbar, que saía do meio do fogo.
5 E do meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem.
6 E cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles quatro asas.
7 E os seus pés eram pés direitos; e as plantas dos seus pés como a planta do pé de uma bezerra, e luziam como a cor de cobre polido.
8 E tinham mãos de homem debaixo das suas asas, aos quatro lados; e assim todos quatro tinham seus rostos e suas asas.
9 Uniam-se as suas asas uma à outra; não se viravam quando andavam, e cada qual andava continuamente em frente.
10 E a semelhança dos seus rostos era como o rosto de homem; e do lado direito todos os quatro tinham rosto de leão, e do lado esquerdo todos os quatro tinham rosto de boi; e também tinham rosto de águia todos os quatro.
11 Assim eram os seus rostos. As suas asas estavam estendidas por cima; cada qual tinha duas asas juntas uma a outra, e duas cobriam os corpos deles.
12 E cada qual andava para adiante de si; para onde o espírito havia de ir, iam; não se viravam quando andavam.
13 E, quanto à semelhança dos seres viventes, o seu aspecto era como ardentes brasas de fogo, com uma aparência de lâmpadas; o fogo subia e descia por entre os seres viventes, e o fogo resplandecia, e do fogo saíam relâmpagos;
14 E os seres viventes corriam, e voltavam, à semelhança de um clarão de relâmpago.
15 E vi os seres viventes; e eis que havia uma roda sobre a terra junto aos seres viventes, uma para cada um dos quatro rostos.
16 O aspecto das rodas, e a obra delas, era como a cor de berilo; e as quatro tinham uma mesma semelhança; e o seu aspecto, e a sua obra, era como se estivera uma roda no meio de outra roda.
17 Andando elas, andavam pelos seus quatro lados; não se viravam quando andavam.
18 E os seus aros eram tão altos, que faziam medo; e estas quatro tinham as suas cambotas cheias de olhos ao redor.
19 E, andando os seres viventes, andavam as rodas ao lado deles; e, elevando-se os seres viventes da terra, elevavam-se também as rodas.
20 Para onde o espírito queria ir, eles iam; para onde o espírito tinha de ir; e as rodas se elevavam defronte deles, porque o espírito do ser vivente estava nas rodas.
21 Andando eles, andavam elas e, parando eles, paravam elas e, elevando-se eles da terra, elevavam-se também as rodas defronte deles; porque o espírito do ser vivente estava nas rodas.
22 E sobre as cabeças dos seres viventes havia uma semelhança de firmamento, com a aparência de cristal terrível, estendido por cima, sobre as suas cabeças.
23 E debaixo do firmamento estavam as suas asas direitas uma em direção à outra; cada um tinha duas, que lhe cobriam o corpo de um lado; e cada um tinha outras duas asas, que os cobriam do outro lado.
24 E, andando eles, ouvi o ruído das suas asas, como o ruído de muitas águas, como a voz do Onipotente, um tumulto como o estrépito de um exército; parando eles, abaixavam as suas asas.
25 E ouviu-se uma voz vinda do firmamento, que estava por cima das suas cabeças; parando eles, abaixavam as suas asas.
26 E por cima do firmamento, que estava por cima das suas cabeças, havia algo semelhante a um trono que parecia de pedra de safira; e sobre esta espécie de trono havia uma figura semelhante a de um homem, na parte de cima, sobre ele.
27 E vi-a como a cor de âmbar, como a aparência do fogo pelo interior dele ao redor, desde o aspecto dos seus lombos, e daí para cima; e, desde o aspecto dos seus lombos e daí para baixo, vi como a semelhança de fogo, e um resplendor ao redor dele.
28 Como o aspecto do arco que aparece na nuvem no dia da chuva, assim era o aspecto do resplendor em redor. Este era o aspecto da semelhança da glória do Senhor; e, vendo isto, caí sobre o meu rosto, e ouvi a voz de quem falava.



Então, no capítulo 2, 

Temos Ezequiel prostrado, de rosto no chão por temor da Presença de Deus. E o  SENHOR fala com ele: "Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo"
Ezequiel temia tanto o que via, que continuou prostrado. Então, o Espírito Santo o tocou, colocando-o de pé, diante do trono de Deus.
(Atentemos para isso: Deus não fala com quem está prostrado por temor ou medo. Quando nos prostramos em oração diante de Deus.estamos nesta posição por estarmos nos humilhando diante do Senhor, por reverência e respeito ao nosso Senhor. Aquele que se deixa ficar prostrado, inerte, dificilmente vai ouvir a voz de Deus. Então, tenha a atitude de ficar de pé diante de nosso Deus, atento à sua voz.
Entretanto, sabemos também que quando Deus quer nos usar, se estivermos prostrados, o ESPÍRITO SANTO, por misericórdia e amor, nos tocará e nos colocará de pé. Creia.).

O SENHOR então fala com ele sobre desobediência do povo, rebeldia do povo contra Deus, fala de transgressão, que o povo de Israel tem semblante duro e coração obstinado. Deus lhe diz claramente que o está escolhendo como profeta. Que de agora em diante, Ezequiel não será sacerdote, mas sim um importante profeta de Deus junto ao seu povo obstinado.
"ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e tu habites entre escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, porque são casa rebelde"
A ele, Deus recomenda que, independente de onde ou com quem estiver,  não tema os seus semblantes ou suas ações, pois são casa rebelde.

(Isto é o que o Senhor diz a todos os que Ele levanta como profeta. Assim aconteceu com Ezequiel e da mesma maneira acontece ainda hoje comigo e com você, quando Deus te escolhe para ser "boca de Deus". O SENHOR  avisa que você vai ver muita cara feia e muita obstinação, até mesmo perseguições dos pecadores inconformados e rebeldes, mas que não deve ter temor em seu coração, pois Ele está com seus escolhidos, para os guiar e os guardar. Significando que o profeta de Deus deve ser fiel somente a Deus, nunca aos homens seus iguais ou mesmo superiores.  Pois o Senhor ainda acrescenta "quer eles ouçam ou não (o que Eu te mando falar), saberão que esteve um profeta de Deus no meio deles. Aleluias!).

Devemos entender ainda, que muitos são os homens e mesmos mulheres desejosos de um cargo de pastor(sacerdote). se esquecendo que o Senhor precisa muito mais de profetas,fiéis a Ele.

Então nos diz Ezequiel, que "uma mão" estende para ele um rolo escrito por dentro e por fora, cheio de suspiros, lamentações, ais e uis, mandando que ele coma aquilo que Deus lhe dá.



Ezequiel 2
1 E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.
2 Então entrou em mim o Espírito, quando ele falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava.
3 E disse-me: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais transgrediram contra mim até este mesmo dia.
4 E os filhos são de semblante duro, e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o Senhor DEUS.
5 E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde), hão de saber, contudo, que esteve no meio deles um profeta.
6 E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e tu habites entre escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, porque são casa rebelde.
7 Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes.
8 Mas tu, ó filho do homem, ouve o que eu te falo, não sejas rebelde como a casa rebelde; abre a tua boca, e come o que eu te dou.
9 Então vi, e eis que uma mão se estendia para mim, e eis que nela havia um rolo de livro.
10 E estendeu-o diante de mim, e ele estava escrito por dentro e por fora; e nele estavam escritas lamentações, e suspiros e ais.


Ezequiel nos testemunha que comeu aquele rolo que lhe foi estendido, e que ele era doce como mel.
Neste ato, o Senhor estava capacitando-o para a difícil empreitada que se seguiria em sua vida como fiel homem de Deus.


CONCLUINDO

ONDE ESTIVER UM DE SEUS ESCOLHIDOS, ALI DEUS  ESTARÁ, EM QUALQUER SITUAÇÃO.

Pretendo estender esta postagem, provavelmente uma sequência do assunto, pois o livro de Ezequiel é fascinante. Nele, como também em JEREMIAS, Deus ensina o profeta quão duro é ser um atalaia do Senhor.
Quero, entretanto, listar abaixo o que aprendemos, como Ezequiel, mediante a ação de Deus sobre sua vida e sobre o povo escolhido e tão rebelde.
Em primeiro lugar, quando acontece a derrota de Israel diante de Nabucodonosor, e quase toda a elite de Israel é levada cativa para a Babilônia, nos parece que estes estão sendo duramente castigados, que a vida deles vai se acabar, que eles estavam sendo abandonados por Deus.
Então, quando o Senhor se revela para EZEQUIEL, estando eles na terra dos caldeus (Babilônia), e o nomeia profeta para falar ao seu povo, ao qual chama de "casa rebelde", entendemos que Deus não os abandonou. Que Ele está bem ali, junto deles. Que Ele não era realmente Deus somente de Israel, mas um Deus ilimitado, não sujeito às fronteiras criadas pelos homens. Que Ele não estava circunscrito, ou tolhido pelo Templo de Jerusalém.
Que ao se fazer ver e ouvir por Ezequiel, trouxe esperança para aquele povo desterrado.
Que a justiça de Deus não mudou pelo fato de aquele contingente de seu povo escolhido estar em situação de escravidão numa terra estranha. Sua justiça continua a mesma, seus mandamentos os mesmos. E também seu amor e sua longanimidade. Deus continuou o mesmo, sem fazer concessões aos que teimavam em O desobedecer.
Que, mesmo estando eles em terra estranha, onde o povo nativo adorava deuses estranhos, deviam ser obedientes e fiéis ao Todo Poderoso YHWH, o qual continuava sondar seus atos e seus corações, o tempo todo.
Nota-se principalmente como Deus se ira, se enfurece contra aqueles que persistem em pecar pensando que agindo em oculto Deus não vai ver o que fazem de errado. Como Deus odeia todo aquele que persiste em pecar e teima em desobedecê-lo.
Quando Deus ensina a Ezequiel como ele deve agir sendo profeta escolhido, também está ensinando a cada um dos que Ele escolhe para ser seu atalaia no meio de seu povo. Ensina que o profeta não deve temer nem querer agradar aos homens, mas sim ser obediente e fiel a Deus.
Entendemos, principalmente, que Deus pune aos que ama, mas que está todo o tempo pronto a perdoar, desde que o pecador se arrependa e se concerte com Deus.
Ezequiel 33:1 Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?

Que Deus é Deus todo o tempo, em todos os lugares. Que a Ele pertencem o louvor, a glória, o domínio e a honra, por todos os séculos, até a consumação destes. Que não há outro Deus, apenas o nosso Senhor, PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO.
Prefiro esperar que o Senhor me dê a revelação correta para estar postando o restante deste estudo, mas de antemão eu já adianto, que num vislumbre o Senhor me mostra que há uma associação entre o agir de EZEQUIEL, ao qual Ele chama de "Filho do Homem" e o ministério de Jesus Cristo.
Peço que não se indignem por esta afirmação, mas que orem e peçam também que o Senhor venha nos dar tal revelação.

Ezequiel 33:30-33
Quanto a ti, ó filho do homem, os filhos do teu povo falam de ti junto às paredes e nas portas das casas; e fala um com o outro, cada um a seu irmão, dizendo: Vinde, peço-vos, e ouvi qual seja a palavra que procede do Senhor.
E eles vêm a ti, como o povo costumava vir, e se assentam diante de ti, como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração segue a sua avareza.
E eis que tu és para eles como uma canção de amores, de quem tem voz suave, e que bem tange; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra.
Mas, quando vier isto (eis que está para vir), então saberão que houve no meio deles um profeta.


"Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós, agora e sempre. Amém".
Dai-nos a paz!

Missionário Virtual Geraldo de Deus                          2016 dezembro, 16

  








Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?