CAMINHOS DE SANTIFICAÇÃO E SALVAÇÃO EM CRISTO

  




   
Mateus 20:16 - Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

 Preparando seus escolhidos para que se santifiquem e não percam sua coroa, o Senhor vem nos falar em seguir ordens, obediência fiel nas instruções dadas a cada um de nós por nosso Deus. 
A obediência total às suas ordens  vai nos trazer a realização da promessa que nos fez JESUS CRISTO, tudo na determinação e no tempo do nosso Deus Todo Poderoso.
__________________________________________________________

... Em Jesus eu tenho a Salvação...
Hino 400 Harpa Cristã   EM JESUS
__________________________________________________________-


Se pesquisarmos nas sagradas escrituras como ocorreram as promessas que Deus fez aos seus escolhidos, temos o exemplo de Noé:

Gênesis 6:12 - E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.
Gênesis 6:13 - Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.

 Deus o visitou e lhe falou sobre o dilúvio que viria para exterminar toda a vida na terra, tanto de homens quanto animais, pois a criação estava contaminada pelo pecado e pela abominação. 
Então Deus ordenou que Noé construísse uma arca enorme, (Deus lhe deu as medidas e a forma como deveria ser construída). O Senhor o instruiu a calafetar com betume a arca, por dentro e por fora.

Gênesis 6:14 - Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.

Noé, em tudo foi obediente. Tanto na observação do tipo de material a usar e na qualidade da madeira a ser empregada na construção da arca, quanto ao feitio, tamanho e aparência que teria a embarcação.
E Deus fez com Noé a aliança, que era uma promessa, onde ele e seus filhos seriam os responsáveis por repovoar a terra quando acabasse o dilúvio.

Gênesis 6:18 - Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.

Também notamos que Noé não ficou preocupado do dilúvio chegar antes que finalizasse a obra da forma detalhada como Deus lhe ordenara. 
Ele não murmurou nem permitiu que os ímpios o desanimassem da tremenda empreitada que estava executando. 
Pelo que se registra na Palavra, do momento em que Deus anunciou a Noé que ele deveria iniciar a construção da arca e o início do dilúvio, demorou cerca de cem anos.

Gênesis 5:32 - E era Noé da idade de quinhentos anos, e gerou Noé a Sem, Cão e Jafé.
Gênesis 7:5 - E fez Noé conforme a tudo o que o SENHOR lhe ordenara.
Gênesis 7:6 - E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra.



NÃO DEVEMOS DEIXAR BRECHAS

Da magnitude, da grandiosidade da missão que Deus deu para Noé, e da promessa que Ele estabeleceu com o seu escolhido, do tempo de um século entre a promessa e o cumprimento desta promessa, aprendemos que Deus quer as coisas perfeitas em seus mínimos detalhes.
Deus não quer que os seus escolhidos executem a missão que Ele lhes ordenou de qualquer jeito.
Deus, quando nos dá uma ordem e instruções de como executar aquela ordem, quer que sejamos obedientes nos mínimos detalhes.

Vejamos,
- Deus mandou que Noé construísse a arca com a madeira de Gofer. E assim Noé o fez, sem argumentar, sem colocar empecilho, sem dizer que seria mais fácil usar madeira de outro lugar, de outro tipo. 
Nada disso, ele ouviu e obedeceu.

- Deus deu a Noé o formato e as medidas para que a arca fosse contruida. Para comparação, sem se fixar em medidas, seria mais ou menos da altura de um prédio de cinco andares e pouco menor que o tamanho de um lote padrão urbano mas na largura de dois lotes e meio,    (cerca de cento e cinquenta metros de comprimento, por quinze metros de altura e vinte e cinco metros de largura). Era um grande desafio construir tal embarcação, ainda mais que ela seria formada de vários compartimentos e completamente fechada por cima.

Noé poderia ter argumentado com Deus, “Mas, SENHOR, é uma embarcação muito grande, será que a gente não pode construí-la um pouco menor, mais estreita, mais baixa... 

Ou, 

SENHOR, eu e minha família vamos ter que ficar convivendo junto com um bando de animais de toda espécie, não seria melhor construir uma arca menor, mais luxuosa para mim e minha família, e construir uma mais simples para esse bando de bichos"... - mas ele não fez isso, apenas ouviu, anotou as instruções e tratou de executar tudo conforme a ordem recebida, sem se preocupar com o tempo que levaria ou as dificuldades que enfrentaria para terminar a tarefa.

Vejam, irmãos, o que é a persistência em obedecer. Ficar por cerca de cem anos labutando para cumprir uma ordem de Deus, aguardando que a promessa se concretizasse, sem desanimar nem desistir.

 - Em tudo isto vamos ao detalhe, Deus ordenou que a arca fosse calafetada com betume, por dentro e por fora.
Quem conhece betume sabe que é tipo um pixe preto e muito fedido, grudento. 

Imaginem ficar por quarenta dias e quarenta noites fechado numa arca, junto com uma enorme quantidade de animais de todos os tipos, ajuntando ao fedor do betume o mau cheiro dos excrementos dos animais e mesmo dos seres humanos. 
E a arca hermeticamente fechada, betumada, lacrada. 
Qualquer outro, que quer fazer as coisas do seu jeito, de acordo com seu entendimento e conhecimento,  teria pensado,”vou passar betume somente por fora, assim não vai ficar tão fedido aqui dentro, e Deus nem vai ver”. 
 Mas Noé não agiu assim, ele fez como Deus mandou.

E tudo correu bem. 

A arca flutuou sobres as águas revoltas e agitadas durante todo o tempo necessário até que estas abaixassem deixando a terra seca à mostra.
Noé e sua família foram obedientes e venceram o desafio. Sobreviveram à ira de Deus contra a humanidade pecaminosa e contaminada da época e ao dilúvio.

Agora, suponhamos que Noé não atendesse aos detalhes ordenados por Deus.

.Se a madeira não fosse resistente o bastante, se ela se partisse  em algum ponto, causando ruptura do conjunto e levando ao naufrágio da embarcação...

.Se ele não betumasse por dentro e por fora e começasse a vazar, até encher a arca de água, causando a morte dos animais naquele compartimento e o afundamento da embarcação...

Poderia Noé querer se desculpar, implorar a Deus que o perdoasse pela sua desobediência, justificando que a obra era muito grande, muito difícil, muito penosa.

Independente de Deus o perdoar ou não, o que aconteceria? 

Ele teria falhado em sua missão, teria causado a morte de toda sua família e de todos os animais se Deus o não socorresse.

O que teria causado o insucesso de Noé? 

Resposta, 
“A INOBSERVÂNCIA DOS DETALHES QUE DEUS LHE ORDENOU. NÃO OBEDECER A ORDEM DE DEUS NOS SEUS DETALHES”.

Quando andamos dentro dos parâmetros estabelecidos por Deus, nada dá errado, porque quem anda em conformidade ao que ordena nosso Deus, NÃO DEIXA BRECHAS!

ALELUIA!

Em Marcos 11:1-6, também temos um exemplo de obediência e o bom resultado da missão, à primeira vista bem simples e corriqueira, que foi dada aos escolhidos de Jesus,

Marcos 11:
1 - E, LOGO que se aproximaram de Jerusalém, de Betfagé e de Betânia, junto do Monte das Oliveiras, enviou dois dos seus discípulos,
2 - E disse-lhes: Ide à aldeia que está defronte de vós; e, logo que ali entrardes, encontrareis preso um jumentinho, sobre o qual ainda não montou homem algum; soltai-o, e trazei-mo.
3 - E, se alguém vos disser: Por que fazeis isso? dizei-lhe que o Senhor precisa dele, e logo o deixará trazer para aqui.
 4 - E foram, e encontraram o jumentinho preso fora da porta, entre dois caminhos, e o soltaram.
5 - E alguns dos que ali estavam lhes disseram: Que fazeis, soltando o jumentinho?
6 - Eles, porém, disseram-lhes como Jesus lhes tinha mandado; e deixaram-nos ir.

A entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, para confirmar o que foi profetizado por Isaias, deveria acontecer estando nosso eterno mestre montado sobre um jumentinho. 
E para que isto acontecesse, Jesus escolheu dois de seus discípulos e lhes deu ordem especifica sobre como deveriam agir. 
Pode parecer algo sem importância ir até um local próximo e de lá trazer um jumentinho até Jesus. Entretanto, as coisas deveriam acontecer no tempo certo e da forma correta.
Os escolhidos do nosso Messias foram até o local indicado, soltaram o animal indicado por Jesus e, quando questionados por um dos habitantes locais o motivo pelo qual estavam agindo assim, soltando e levando o animal, responderam conforme lhes foi ordenado. 
Então, tiveram a autorização para levarem o jumentinho até o Mestre, que o esperava.
Montando sobre o jumentinho Jesus entrou em Jerusalém, onde a multidão o aclamou como rei e retiravam suas vestes jogando-as sob as patas do animal montado por JESUS.

E se, por algum motivo os dois discípulos ficassem temerosos de obedecer a ordem, com medo de serem presos e até mesmo castigados como ladrões? 
E se, ao serem questionados , se atrapalhassem por nervosismo e falassem outras palavras tentando justificar sua ação de soltar e levar o animal de forma diversa da que foi instruída por Jesus? Eles falhariam.
Como em tudo foram obedientes e fizeram em conformidade como que lhes foi determinado pelo nosso eterno mestre Jesus Cristo, tudo correu bem.

Em nossa vida é assim, até as coisas mais simples que Deus nos ordena, se tivermos medo ou hesitação, haverá falha.  Se quisermos fazer conforme ao nosso entendimento e não como Deus nos ordenou, também haverá falha.
Aprendemos aqui que devemos agir da forma como Deus nos ordenou que agíssemos e não da maneira como achamos ser o certo. 

Este é o ensinamento do motivo pelo qual é errado o “EU ACHO ISSO, OU EU ACHO AQUILO”, OU, “DEUS ORDENOU QUE EU FIZESSE TAL COISA, ENTÃO VOU FAZER, MAS DO MEU JEITO, CONFORME EU ACHO QUE É MELHOR”.

Deus vê lá na frente, se seguirmos pelo caminho que Ele traçou, tudo irá bem, mas se nos desviarmos de seu caminho, haverá falhas, não conseguiremos concluir o que nos foi ordenado da forma como Deus quer que seja feito.
___________________________________________________________________________

Esse nosso Deus Criador Onipotente é maior que qualquer dificuldade,
É o Deus do Impossível

Louve a Jesus Cristo com  todo amor


Vamos viver rompendo pela fé o sobrenatural.
__________________________________________________________

CONCLUINDO

Aprendemos aqui que não devemos deixar brechas. 
Quando vivemos como cristãos, ungidos, chamados e escolhidos por DEUS, no nome de JESUS CRISTO, sendo guiados pelo ESPÍRITO SANTO, em tudo devemos ser obedientes, observando os detalhes do que Deus determinou. 
Temos que agir da forma de Deus, não da nossa vontade.

Também, que se Deus ordenar, podemos confiar que tudo irá bem, não precisamos ter temor em obedecer ao comando do nosso JESUS CRISTO. 
Se Deus ordenou, faça. E tudo lhe irá bem.

Quero aqui deixar registrado algo que aconteceu recentemente comigo, na igreja onde congrego.
No início de um culto de quinta-feira, o qual é dirigido pelas mulheres, a missionária Jéssica escolheu-me para ler a palavra oficial do culto. 
Anteriormente, lendo a bíblia e meditando na Palavra antes de ir à igreja, rapidamente, por ter chegado do trabalho e estar me preparando para ir ao culto, marquei o Salmo número cem, caso eu tivesse alguma oportunidade, já que eu estava em espírito de adoração ao Senhor. 
Mas, ao entrar na igreja, após me ajoelhar e orar, folheando a bíblia num banco da nave da igreja, durante os louvores, Deus me mostrou a Palavra constante em Oséias 4,

 Oséias 4:6 - O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

Li rapidamente o versículo e fechei a bíblia, sendo que estava marcado o Salmo cem desde minha casa. Fiquei ali, louvando e meditando na Palavra do Senhor.
Então, ao terminar o louvou, de sopetão, a missionária dirigente citou meu nome, chamando-me para ler a Palavra oficial. Eu, ainda meio enlevado pelo louvor maravilhoso, subi ao altar, abri a bíblia, cumprimentei a igreja, pedi que os irmãos abrissem onde eu havia marcado, só que eu falei “... Oséias 4”!
Eu quis voltar atrás, mas então o Senhor me ordenou que lesse aquela passagem, do versículo primeiro até o sétimo.

  ( Misericórdia, que Palavra terrível! )

Eu fiquei um pouco constrangido, mas ordem é ordem. Notei que o pastor presidente do nosso ministério já ficou meio inquieto, andando até junto do local dos instrumentos musicais dos levitas, de bíblia na mão e rosto sério.
Eu, pessoalmente, acho que ele não merece que esta Palavra seja lida como oficial de um culto, pois na visão do homem ele é bem correto e cumpridor de seus deveres.

Mas, o Senhor me constrangeu ainda mais, confirmando que eu deveria ler aqueles versículos.e eu fiz conforme a vontade do meu Deus,

Oséias 4:
1 - OUVI a palavra do SENHOR, vós filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus.
2 - Só permanecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar e o adulterar; fazem violência, um ato sanguinário segue imediatamente a outro.
3 - Por isso a terra se lamentará, e qualquer que morar nela desfalecerá, com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar serão tirados.
4 - Todavia ninguém contenda, ninguém repreenda, porque o teu povo é como os que contendem com o sacerdote.
5 - Por isso tropeçarás de dia, e o profeta contigo tropeçará de noite; e destruirei a tua mãe.
6 - O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
7 - Como eles se multiplicaram, assim pecaram contra mim; eu mudarei a sua honra em vergonha.

Enquanto eu lia, minha mente ficava falando “Nossa, o Pastor vai ficar muito bravo comigo, ele nao vai gostar nada desta Palavra, eu vou ficar um bom tempo sem ter oportunidade na igreja...”, mas continuei  a ler, do versículo um até o sete.  
Então, quando terminei a leitura, tentei passar o microfone para a missionária, que já me olhava meio assim como quem não estava gostando daquilo que ouvia, mas fez sinal que eu continuasse e fizesse a oração de abertura do culto. 
Então, inesperadamente, eu comecei a falar que a Palavra era dura, mas que o Espírito Santo não estava satisfeito por a igreja estar se esvaziando, etc, etc, etc...

Eu falava e ficava pensando, quando eu descer o púlpito, vou conversar com o pastor e tentar amenizar as coisas...  Orei, desci do altar, e fui novamente me assentar no banco onde estava antes.

 Quis olhar para o pastor, para ver se ele estava muito abalado com aquela Palavra tão dura e inesperada. 
Aquilo devia ter sido como um soco na sua cara, eu não gostaria de estar no lugar dele.
Mas novamente o Espírito Santo me constrangeu a ficar quieto, não olhar para o lado do pastor, apenas cultuar e adorar ao Senhor. Assim eu fiz.
Ao ser convidado pela missionária para falar uma breve Palavra à igreja, já que a preletora da noite seria uma outra irmã do círculo de oração, o Pastor soltou fogo pelas ventas, como se diz, esbravejou, reclamou, declarou que não aceitava ser responsabilizado pelos crentes não irem ao culto, pelos crentes que preferiam ficar em casa ao invés de adorar a Deus...

E, eu no meu lugar, ouvindo o Espírito Santo me dizer, “não se sinta culpado, é exatamente para isso esta Palavra, o filho falou o que EU ordenei, se aquiete, não temas”.

Eu fiquei ali, meio sem graça, mas veio-me à mente o que Deus queria de mim, “Agradarás a homem ou ao teu Deus?”.

Senti que o Pastor ficou inconformado com o que eu havia lido. 
A dirigente ainda tentou justificar, dizendo que igreja um pouco vazia para ela era normal, que já passara por isso antes... Que não achava errado a igreja estar vazia... – E eu ali, como quem não está preocupado, mas por dentro, tendo sentimentos contraditórios. 
Se por um lado eu me sentia um pouco desconfortável por ter exortado nosso Pastor com uma Palavra tão dura, ainda mais que eu o acho um belo exemplo de obreiro de Deus muito dedicado e capaz, um exemplo para quem o conhece, e por ter causado na missionária também um certo desconforto, sendo ela uma mulher muito ligada ao trono de Deus, muito cheia do Espírito Santo, por outro lado, eu estava exultando, por ter certeza que uma vez mais meu Deus me usara como seu atalaia.

Então, ao final do culto eu fui até o altar e cumprimentei a missionária, me despedindo com “a paz do Senhor, irmã”. Também, olhando bem nos olhos do nosso pastor, apertei-lhe a mão e me despedi dele com um sorriso lhe dando “a paz do Senhor”.
Por dentro eu estava muito feliz, sabendo que havia cumprido uma vez mais uma ordem do Senhor, que eu estava sendo usado como um profeta de Deus em minha igreja.

Para que os irmãos entendam, Deus nos ensina que quando Ele nos ordena falar a alguém alguma coisa, principalmente se a pessoa está no caminho errado, e nós não falamos, se aquela pessoa “morrer”(Pode ser na fé ou até na carne), a culpa será do profeta escolhido por Deus que não fez a sua obrigação, não entregou a mensagem de Deus ao que estava no erro e que poderia ter se concertado com Deus e saído vencedor.

A minha parte eu tinha feito, agora era entre Deus e o Pastor.

Aleluia!

Quero esclarecer que este testemunho é para confirmar que quando Deus nos ordena, devemos obedecer, independente de temores ou constrangimentos. Deus mandou, obedeça.

Glórias, Aleluia!

Mais vale um segundo na presença de Deus que uma eternidade agradando a homens, mesmo os que são chamados de santos.

Paz do Senhor

Missionário Virtual Geraldo de Deus                     2016 outubro, 24



Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?