Sabedoria de Platão




Gálatas 1:8 - Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.

Irmãos em Cristo,

Estamos nos últimos dias de 2019, ano novo chegando...
Enquanto isto, aproveitemos para colher mais algumas gotas de sabedoria do livro Lendas do Céu e da Terra, de Malba Tahan.

Abaixo, a compilação de dois contos bem curtos, muito interessantes,





PRIMEIRO CONTO

A GRAMÁTICA E O CRISTÃO

Todos os gramáticos e eruditos ensinam em seus compêndios que as três pessoas do singular são; eu, tu e ele.
Na gramática do cristão essa ordem deve ser alterada. A primeira pessoa será Ele, isto é, o Criador; a segunda será tu, o próximo; e a terceira, então eu, o pecador.
Deus e o pecador aparecem, desse modo, separados pelo próximo, e, no entanto, é o próximo que nos une ao Criador.
Meditai sobre o pensamento famoso de Vladimir Gilkha:
"Nada nos aproxima tanto de Deus como o próximo".
Quase todos sentem, infelizmente, uma tendência para restringir os seus sentimentos de bondade e fraternidade a um pequeno grupo de amigos íntimos. É este um dos maiores perigos para inclinações egoísticas. Notai que a magnanimidade de Jesus ultrapassou os limites das convenções usuais da sociedade. Ele era amigo de homens de todas as castas e de todas as condições. Pensai nas vossas obrigações neste sentido, e não limiteis os vossos sentimentos de fraternidade aos parentes, amigos e companheiros de clube.



É vosso costume ser generoso dentro de certos círculos de conhecimento, fora dos quais não sentis obrigação ou responsabilidade alguma? Não pode ser discípulo verdadeiro e leal de Jesus aquele que, conscientemente, usa desse exclusivismo anti-social.
Aprendamos a carregar  uns os fardos dos outros, porque ninguém há sem defeitos, ninguém sem carga, ninguém com força e juízo bastante para si; mas cumpre que uns aos outros nos suportemos, consolemos, auxiliemos, instruamos e aconselhemos.
Bem faz aquele que combate o egoísmo e procura arrancar de sua alma todas as raízes do amor-próprio.
O amor próprio - ensina S C de Sena - o amor-próprio nos separa de Deus e do próximo; a caridade nos aproxima de um e de outro. Um nos leva à morte, o outro à vida; um às trevas, o outro à luz; um suscita a guerra, o outro promove a paz.
Tirai, Senhor, dos nossos corações, toda suspeita, indignação, ira e contestação e tudo que possa  lesar a caridade e diminuir o amor fraterno.
Apiedai-vos, apiedai-vos, Senhor, de todos os que imploram a Vossa misericórdia, dai graça aos que dela necessitam e fazei que de tal modo vivamos que nos tornemos dignos de gozar de Vossa graça e frutifiquemos para a vida eterna. Amém.                            (D).


_________________________________________________________________________________



_________________________________________________________________________________

SEGUNDO CONTO





O MILAGRE DO CRISTIANISMO

Admiramos, e com razão, as obras de Platão, de Aristóteles e de outros engenhos. E que conseguiram eles, com toda a sua sabedoria? Com quanto acerto e elevação não escreve Platão sobre a divindade!
Platão não conseguiu, entretanto, arrebatar da idolatria uma única cidade, uma única aldeia, nem a rua em que habitava. Com que facúndia não discorriam Sócrates, Cícero, Sêneca e Marco Aurélio sobre as virtudes e as obrigações dos homens! Mas eles não puderam arrancar seu povo, nem a própria família da profunda corrupção em que se achavam... Rudes e humildes pescadores da Galiléia anunciam a doutrina de Cristo com simplicidade, e realizam a obra maravilhosa: transformar, por completo, a face da  terra.

É o milagre do cristianismo!

Encerram, aliás, os ensinamentos de Jesus uma particularidade sobremaneira notável, que vem a ser a insistência com que eles fazem realçar a bondade e a misericórdia de Deus, atributos nem sequer suspeitados pelos pagãos, se bem que não desconhecidos dos judeus. Para estes era Deus um soberano Senhor, um Senhor Onipotente que era mister adorar e temer;  \Para os discípulos de Jesus, porém, era sobretudo a bondade por essência: Deus caritas est.
(L. F.)

________________________________________________________________________________--

LOUVE  EM ADORAÇÃO A CRISTO!



HINO DA HARPA 547

O REI ESTÁ VOLTANDO

1
Os fiéis são trasladados; seu trabalho aqui findou.
A carreira desses santos, nesta vida já cessou.
Do Senhor os bons ceifeiros, terminaram seu labor;
A colheita completou-se: é a vinda do Senhor!

Coro
O Rei está voltando! o Rei está voltando!
A trombeta está soando, para os santos trasladar.
Sim, o Rei está voltando! o Rei está voltando!
Aleluia! Ele vem nos buscar!

2
Desta Terra estão subindo os remidos para o céu,
Ao encontro do Deus Filho, que aparece além do véu.
E o templo está deserto; sua pregação cessou.
É noticia em toda parte: "Jesus Cristo já voltou!"

3
Os remidos vão subindo: é a festa celestial:
Todo o Céu está se abrindo, num "Bem-vindo!" sem igual,
Qual o som de muitas águas, nós ouvimos entoar
Aleluias ao Cordeiro! - vamos indo para o Lar!


_______________________________________________________________________________


MEDITANDO

Povo de Deus,

Sabemos que Jesus Cristo resumiu os dez mandamentos em dois principais:
Amar a Deus sobre todas as coisas com todo nosso entendimento e coração: e
Amar ao próximo como a nós mesmos.

Assim nos ensina o autor do primeiro conto acima exposto.
Nele o autor nos diz que o cristão deve primeiro se devotar a Ele, o Criador. Depois a "Tu", o próximo. E, finalmente, a si mesmo, pecador dependente da misericórdia de nosso Salvador Jesus Cristo!

Interessante a colocação do autor quando diz que nada nos aproxima mais de Deus do que o próximo, e que entre "Eu" e Deus está o "Tu" - próximo, também sendo de certa forma uma separação. Ou seja, se agirmos em amor ao próximo como nos ordena Cristo, estaremos juntos com Deus. Mas, se agirmos contrariamente, nos distanciando ou negligenciando o próximo, estaremos também nos afastando de Deus.
Muito interessante esta colocação, muito válida.

Jesus nos ensina a ter misericórdia, compaixão ao próximo.

Lucas 10:30 - 
E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.(Lucas 10:30-37).


Esta parábola de Jesus Cristo nos ensina que devemos sempre usar de misericórdia para com o próximo, mesmo sendo ele desconhecido, ou muito pobre, ou estando mal vestido, ou enfermo, ou ferido... Deus não aceita a omissão de seus escolhidos.
O cristão deve fazer a diferença, deve sempre levar no coração uma boa dose de mansidão e compaixão.
Não adianta pregar o amor e não praticar.
Amém?

No segundo texto aprendemos sobre o grande milagre do cristianismo, que é mudar a forma de pensar e agir de pessoas e mesmo de comunidades.
O autor do conto nos expõe a realidade da filosofia dos grandes pensadores gregos, que mesmo sendo algo muito admirado pelo mundo, muito exaltado nas escolas e faculdades, não muda as pessoas para melhor, não acrescenta nelas o amor e o perdão, não lhes incute o temor ao Criador! Nem os faz entender que Deus é amor .
Sabemos, que inegavelmente Deus tem sua justiça imutável, mas, pela graça da nova aliança do sangue de Jesus temos a certeza que a fé pode nos levar à ressurreição e à vida eterna na Nova Jerusalém.

O cristianismo incute nas pessoas a esperança, mas não uma esperança vazia. A partir do momento em que o pecador se arrepende e se converte a Jesus Cristo, se achega a ele, ao pecador arrependido, o Espírito Santo, que dele cuida, que o guarda, que vai mudando sua forma de pensar e agir.
O Consolador que Cristo nos enviou ao mundo, Ele é quem faz acontecer este milagre do cristianismo, pois nós evangelizadores e missionários do Altíssimo somos semeadores.
Semeamos os ensinamentos do evangelho de Cristo, semeamos nosso testemunho dos sinais e milagres, semeamos a esperança...
Mas é o ESPÍRITO SANTO quem realiza a verdadeira conversão, é quem faz a transformação acontecer dentro de cada coração de quem aceitou Jesus como seu único e suficiente Salvador.

Glórias a Deus!

Não existe nenhuma religião, doutrina ou filosofia onde o autor desta convive com quem a elege como sendo seu padrão de crença.
Quando aceitamos Jesus como Salvador recebemos gratuitamente a presença constante e vivificante do Espirito Santo.

2 Coríntios 3:6 - O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.

Cada cristão se torna um emissário do Espírito Santo, um semeador da Palavra,  pois o Consolador assim o impulsiona a agir.
Amém?

E desta forma o cristianismo vai crescendo, vai conquistando mais e mais almas para o reino de nosso Jesus Cristo, eterno mestre e Salvador.

Aleluia!

CONCLUINDO




A sabedoria que vem do trono da glória de nosso Criador, a que é revelada ao mundo pelo nosso Deus, (PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO), é eterna e imutável.
Jesus disse que enviaria ao mundo o Espírito de Verdade, o Consolador, o ESPÍRITO SANTO, o qual testificaria d'Ele, e o qual viria sanar quais quer dúvidas que surgissem acerca das coisas do reino de Deus.
Temos conosco, pela misericórdia de Cristo, a presença do Espírito Santo, o qual habita em cada coração de homem ou mulher que se converte verdadeiramente e fielmente ao Salvador.
O Espírito Santo é o que testifica por ser o Espírito e a verdade, como já nos ensina João em sua primeira epístola, capítulo 5, verso 6; e que Jesus veio ao mundo por água e sangue.
Nos diz João que Ele não veio somente por sangue, mas por água e sangue.
Eis um mistério que João nos traz. Porque Ele diz que Jesus veio pela água e pelo sangue, e não somente pelo sangue?
Porque o batismo nas águas? O batismo do arrependimento é pelas águas, porquê?

Sabemos que a água é o elemento vital para a vida neste nosso mundo, e temos, mesmo no livro da criação de Deus, Gênesis,  algumas referências profundas sobre a água, vejamos,

Gênesis 1:2 - E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

Observemos,  está escrito em Gen 1:1, que "No princípio criou Deus os céus e a Terra". Em nenhum momento nos diz o livro da criação que Deus criou as águas, porquê?
Fica o mistério.
E no verso 2 nos diz que a Terra era sem forma e vazia, que havia trevas sobre a face do abismo, e que O ESPÍRITO DE DEUS se movia sobre a face das ÁGUAS!
Então, novamente o Senhor nos fala da água presente na criação do mundo.
E, sobre Jesus Cristo, João nos revela que nosso Salvador veio ao mundo pelo sangue e pela água. Seria uma referência ao falto de todo ser humano nascer da mulher, num útero onde fica o embrião se desenvolvendo dentro da água?
De uma forma ou de outra, a vida se desenvolve dentro d'água, não da forma como os cientistas querem nos fazer crer com suas teorias infundadas e infantis, fantasiosas da evolução das espécies, do big bang... Mas de acordo como Deus criou todas as coisas.

Fica esta pergunta, este questionamento no ar. Quando o Espírito Santo houver por bem em sanar tal dúvida, decerto um cristão abençoado a revelará ao mundo. Mas até lá, tudo o que se disser será especulação.
Entretanto, João nos afirma que Cristo veio ao mundo pelo sangue e pela água.
Aleluia!

E Paulo nos diz que devemos ser missionários de um evangelho vivo, um evangelho que não se restringe à letra morta, mas sim ao ESPÍRITO SANTO vivificador.

Que o Espírito Santo possa falar mais e melhor em vossos corações, mas não deixem de orar e vigiar.


__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


DEPOIMENTO DE UM CIENTISTA BEM CONHECIDO NO YOUTUBE, 
SOBRE O MILAGRE DO CRISTIANISMO
O professor Afonso testemunha que alguém, algum evangelizador cristão, chegou até ele, que é descendente de judeus e praticante do judaísmo, e anunciou a Cristo. (Ou seja, alguém semeou a Palavra, e o Espírito Santo fez a conversão).
Por isso é importante semear a Palavra do Evangelho. Esta brotará nos lugares mais inesperados.
_________________________________________________________________________________




Jesus breve voltará.

Amém?


Missionário Virtual Geraldo de Deus                      2019dezembro, 28





Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?