O Criador e os "deuses" dos homens





Amados em Cristo Ressuscitado,


Não é bom que a gente menospreze a crença de ninguém, mas nosso dever é divulgar o evangelho e temos o direito de divulgar nossa opinião sobre religiosidade.

Principalmente porque sabemos que religião não leva ninguém para junto do Criador.


Estátua de um deus grego

No mundo existem muitas religiões e todas elas com seus fanáticos e seus fanatismos, que cegam e propagam as trevas imaginando e crendo que estas são luz.


Ídolos e imagens do Egito antigo


Mas Jesus já nos disse,

Eu sou o caminho, a verdade e a Vida, e ninguém vem ao Pai senão por mim.

Existem tantas religiões e tantos "deuses" neste mundo que parece ser muito fácil se tornar um "deus". Parece fácil se proclamar deus e conseguir uma legião de seguidores fanáticos.
Ou melhor, basta criar uma "religião" e haverá um grande contingente de cegos espirituais que a seguirão.




Dói, no entanto, quando meditamos no evangelho e vemos o sofrimento e dor, o processo de humilhação e morte pelo qual Jesus teve que passar para se tornar nosso DEUS.




De todas as religiões conhecidas, em  nenhuma houve um deus que veio a este mundo, fez curas e milagres, ressuscitou pessoas mortas, foi vilipendiado, foi morto e que... Ressuscitou!

Nosso Deus se aproximou da humanidade como nenhum outro representante de alguma religião o fez, nem antes nem depois de Cristo.

Jesus é o DEUS presente, que a todo e qualquer momento está disponível para ouvir o clamor de seus filhos, que os ouve e responde.

E, para que não ficássemos órfãos neste mundo, tendo Jesus sido arrebatado aos céus, nos enviou o Consolador! 

Nosso Deus é único, mas se manifesta ao mundo como PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO.
No nome de Jesus. 

Amém!





Mas, o importante é que nosso Deus é um Deus de perto. Tão perto que habita dentro de nossos corações. Não é Deus de longe.

Apocalipse 3:20 - Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Que nosso Deus é Deus de vivos e não de mortos.


Mateus 22:32 - Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos.


Todo aquele que se converte a Cristo tem seu nome escrito no Livro da Vida do Cordeiro, e garantiu sua Salvação Eterna!





Glórias a Deus!

Mas, porque Deus iria se preocupar em salvar suas criaturas humanas, tão imperfeitas e pecadoras?
Na verdade Deus criou o homem e a mulher em perfeição. Deus criou Adão à sua imagem e semelhança. Não em imperfeição, mas perfeito.

Gênesis 1:26 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...
Gênesis 1:27 - E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.


Toda a criação de Deus é perfeita nos mínimos detalhes, porque o homem seria imperfeito?

E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.(Gênesis 2:16,17).

O que aconteceu foi a interferência do diabo, que levou o homem a desobedecer ao Criador e por este motivo ser amaldiçoado por Deus.

Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.(Gênesis 3:4,5).


Então a mulher tomou do fruto proibido, dele comeu e deu também a Adão que juntamente com ela desobedeceu a Deus e pecou.

O que temos aqui? 
Seres criados em perfeição, colocados num jardim de delícias, com uma vida cômoda, agradável, perfeita, se insurgindo contra a ordem do Criador, não apenas pela mentira da serpente (diabo), mas porque almejaram "sereis como Deus". Quiseram se engrandecer e chegar ao patamar de seu Criador, embora fossem apenas criaturas.

O mesmo observamos em Lúcifer, que sendo anjo de luz e vivendo eternamente na presença do Criador almejou ser igual ou maior que Deus. Se insubordinou contra seu Criador. 

O ser humano perdeu sua perfeição, assim como Lúcifer e suas hostes, porque quiseram ser como o Criador.
Seres perfeitos conscientemente buscando a imperfeição.

Por isto Jesus Cristo veio ao mundo não somente para remir a humanidade do pecado original, mas também para lhes dar um novo sentido de vida, para prepará-los à santificação, à busca da perfeição perdida.

Aleluia!

Contrariamente a outras religiões que também pregam que o homem tem que transcender do materialismo à espiritualidade, se purificando, buscando alcançar níveis espirituais mais elevados mas não lhes fornecem meios nem capacitação, nosso Salvador faz diferente.

O cristão recebe de Jesus Cristo seu manual de vida, o evangelho. Tem o exemplo de vida do próprio Cristo e também de seus apóstolos.
Tem ainda a presença constante do Consolador, o Espírito Santo que faz morada em seu coração, tornando-o altar vivo do Criador.

Aleluia!

Nosso Deus é Deus de muito perto, é Deus presente, é Deus que move o impossível, é Deus que está sempre preocupado em cuidar de suas criaturas.

A maioria das religiões do mundo apresentam ao homem deuses amorais ou até mesmo imorais, deuses que não se compadecem das misérias da humanidade, deuses que vivem sua existência à parte do ser humano comum e parece ter até desprezo pela humanidade.

Mas, Jesus Cristo não é assim. Ele é todo amor e perdão. Tem misericórdia e é longânimo em julgar e condenar um de seus filhos.

Nosso Deus deixa ao ser humano toda uma vida para que se convença da necessidade de se converter a Ele verdadeiramente, em liberdade. A ninguém Deus obriga a se colocar sob seu jugo suave.

______________________________________________________________
RELIGIÕES


Pelo quadro acima, as três religiões que tem mais seguidores no mundo são respectivamente, 

Cristianismo (incluindo católicos, protestantes, metodistas, anglicanos, etc).
2,2 bilhões de seguidores

Islamismo
l,6 bilhão de seguidores

Hinduísmo
1,0 bilhão de seguidores


Conhecendo melhor os deuses das principais religiões do mundo

CRISTIANISMO






No cristianismo devemos voltar à sua raiz, o judaísmo. 




Tendo se originado em Israel através de Jesus Cristo, é uma religião monoteísta, na qual Deus, YHWH é até hoje adorado pelos judeus.

Já o cristianismo cultua este mesmo Deus único, mas personificado em PAI/FILHO E ESPÍRITO SANTO.
Jesus Cristo é o Messias prometido. O Salvador da humanidade. Jesus é O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.

Contudo, na vertente católica do cristianismo temos uma infinidade de deidades, a exemplo dos pagãos, existem centenas de santos e santas que são "venerados" pelos católicos por todo o mundo.
Tem, ainda, o PAPA romano, que é considerado pelos católicos como seu intermediador para contatar Deus.

Na vertente protestante, a exemplo da igreja primitiva de Cristo, não há santos a serem venerados nem imagens a serem adoradas. Somente Jesus Cristo é o autor e consumador da fé destes cristãos. Contudo, também adoram ao Pai e ao Espírito Santo. Mas, como sendo um único Deus manifesto em três personalidades distintas.



A diferença entre o cristianismo e as demais religiões é que o autor desta doutrina pagou o preço com a própria vida. Foi crucificado e morto numa cruz, morte até então tida como maldita.
No entanto, para impactar o mundo e a religiosidade, eis que Jesus ressuscita ao terceiro dia após sua morte. Volta ao convívio com seus seguidores e permanece neste plano físico por quarenta dias. Depois é arrebatado aos céus na presença de cerca de 400 testemunhas.

___________________________________________________________

ISLAMISMO




O Islã, a religião de mais de 1,2 bilhão de pessoas no mundo, fornece à humanidade uma visão unificada sobre o propósito de nossa criação e existência, nosso destino final e nosso lugar entre outras criaturas. É um modo de vida que está em completa conformidade com a natureza, e com a razão, a lógica e a ciência. A palavra árabe, ‘Islã’, significa rendição voluntária à vontade de Deus e obediência aos Seus mandamentos. ‘Allah’ é a palavra árabe que os muçulmanos usam para Deus. Uma pessoa que livremente e conscientemente aceita o modo de vida islâmico e pratica sinceramente é chamada de “muçulmana”.
Sempre que os ensinamentos de um profeta eram distorcidos por pessoas, Deus enviou outro profeta para trazer os seres humanos de volta ao Caminho Reto. A cadeia de Risalá começou com Adão, incluindo Noé, Abraão, Ismael, Isaac, Ló, Jacó, José, Moisés e Jesus, e terminou com Muhammad (que paz esteja com todos eles), como o último mensageiro de Deus para toda a humanidade.
Os livros revelados de Deus são: a Torá (Tawrah), os Salmos (Zabur), o Evangelho (Injeel) e o Alcorão. O Alcorão foi revelado ao Profeta Muhammad (paz e bênçãos estarem sobre ele), como o livro final da Orientação. Entre todos esses livros, é somente o Alcorão que permanece inalterado, em sua forma revelada original.




O Profeta Muhammad ﷺ morreu em 632 EC aos 63 anos de idade. Ele deixou para trás o Alcorão e sua Sunnah (caminho) como fonte de orientação para todas as gerações vindouras


____________________________________________________________________



Hinduísmo

Simplificando bastante, pode-se entender que jnana-yoga é o processo de obter Brahman, astanga-yoga é o processo de obter Paramatma e bhakti-yogaé o processo de se obter Bhagavan, a Suprema Personalidade de Deus.




E, de todos as práticas de yoga, Krishna (um nome de Deus que significa o todo-atraente) explica no Bhagavad-gita, no verso 6.47, que a prática superior é bhakti-yoga (consciência de Krishna). A conclusão é que a essência de todo o conhecimento védico é a pura consciência de Krishna – essa declaração se encontra no Bhagavad-gita, onde Deus, Krishna, diz: “Através de todos os Vedas, é a Mim que se deve conhecer. Na verdade, sou o compilador doVedanta e sou aquele que conhece os Vedas” (15.15). Explico melhor esse processo de bhakti-yoga, ou consciência de Krishna, no livro Ciência Espiritual – Visão Geral e Prática. No ocidente essa prática, também denominada deVaishnavismo, foi introduzida e continua sendo largamente difundida pelos seguidores da cultura Hare Krishna.





Para entendermos o atual uso do termo “hinduísmo” devemos analisar sua história, dividindo-o em três principais períodos.





O primeiro, que podemos chamar de antigo ou védico, é marcado pela total inexistência do termo. Hindu ou hinduísmo simplesmente não existiam na antiguidade e nunca foram usados em qualquer escritura. Esse termo foi criado pelos invasores do que hoje chamamos de Índia. Quando Alexandre, o Grande, invadiu a Índia em 325 a.C. ele cruzou o rio Sindhu, que fica onde hoje é o Paquistão, e o chamou de Indus, por ser mais fácil de pronunciar em grego.

__________________________________________________________________________



Budismo é uma doutrina religiosa, filosófica e espiritual e tem como preceito a reencarnação do ser humano de forma a prender-nos aos sofrimentos do mundo material.

A palavra “buda” significa aquele que despertou do sono da ignorância, aquele que se iluminou, e “Sakyamuni” significa o sábio do clã dos Sakya. Ele nasceu com o nome de Siddhartha Gautama, na Índia, e viveu aproximadamente entre 563 e 483 a.C. em uma região que hoje pertence ao Nepal. O pai do príncipe Siddharta, Mayadevi, o educou para ser um grande guerreiro, cercado de luxos e prazeres. Até os 29 anos, Siddharta viveu no palácio, isolado do mundo, sem conhecer a velhice, a doença, nem a morte.
Depois, saiu do palácio e conheceu o mundo, a dor, o sofrimento. Foi então que resolveu isolar-se a fim de encontrar um método que pusesse fim ao sofrimento humano. Abandonou a vida mundana, tornando-se discípulo de respeitados ascetas. Anos depois, sozinho, aos 35 anos de idade, Siddhartha realizou sua própria natureza búdica e, conseqüentemente, compreendeu o sofrimento, sua causa, sua extinção e o meio para extingui-lo.
Iluminado, passou a ser conhecido como Buda Sakyamuni e proferiu ensinamentos até os 80 anos, quando morreu. A base de sua doutrina são as Quatro Nobres Verdades e o Nobre Caminho de Oito Passos. O objetivo principal é escapar do sofrimento, cuja constatação é apontada na Primeira Nobre Verdade. Na Quarta, o Buda afirma que há um caminho para a superação do sofrimento, que é explicado no Nobre Caminho Óctuplo. Os ensinamentos básicos são evitar as ações não virtuosas, fazer o bem e dominar a própria mente

.
O budismo saiu da Índia e expandiu-se por toda Ásia. Sua capacidade de adaptação às culturas locais facilitou o estabelecimento da religião na China, no Japão e em todos os países em que chegou. No século VI, foi a vez do Tibete conhecer a doutrina do Buda. Lá, floresceu de modo singular.
No século XIX, o budismo foi apresentado aos intelectuais europeus, mas foi no século XX, com a invasão da China ao Tibete e conseqüente diáspora de grandes mestres, que o budismo tibetano se espalhou pelo mundo ocidental.
Hoje, o budismo conta com cerca de 376 milhões de seguidores em todo o mundo. Na França, é a terceira religião, ficando atrás apenas do cristianismo e do islã. Noventa e oito por cento dos budistas estão no continente asiático, mas o número de ocidentais convertidos tem crescido substancialmente. De acordo com dados do IBGE, no Brasil existem 250 mil budistas. 
_________________________________________________________________________________

CONCLUINDO



Nosso Deus deixou as sagradas escrituras, através dos séculos por meio de seus profetas, sacerdotes e reis de Israel.

O judaísmo e o Cristianismo se completam, embora muitos judeus não aceitem Jesus como sendo o Messias, o Filho de Deus conforme o próprio Cristo nos ensina em seu evangelho.

Deus, YHWH, nos relata o início, o princípio do mundo no capítulo de Gênesis. E a cada dia vai se comprovando que o que ali está relatado é verdadeiro e comprovável cientificamente.
Deus relata que em seis dias iniciou e terminou sua criação: os céus, a Terra, os luminares, as plantas, os animais, o ser humano, e ao sétimo dia descansou.

E, no final da Bíblia temos o último livro, Apocalipse de João, onde Jesus Cristo revela como será o fim deste mundo. Como será o juízo final. Como ficarão as almas que forem condenadas e as que se salvarem pela graça e justificação do Salvador.

Não há outra religião no mundo onde todos os ensinamentos estejam tão claros, transparentes e completos, do início ao fim.

Nenhuma outra religião nos traz notícias sobre o fim dos tempos, nem de um Juízo final onde todas as criaturas serão julgadas.

Muito menos na possibilidade do ser humano ressuscitar dos mortos e ir morar junto com seu criador, por toda a eternidade.

Devemos ainda salientar que nenhum outro "deus", ou iluminado, sobreviveu para estar presente ao fim dos tempos como dominador, somente Jesus Cristo vive e reina eternamente.

Além de tudo isto, sabemos que existe o diabo, que existe o mal personificado neste mundo, no entanto, outras religiões desconhecem este ser maléfico.

Por tudo isto, e por pregar o amor, a caridade, o perdão, a igualdade entre os seres humanos, é que o cristianismo cresce tanto por todo o mundo. E também por tais motivos é tão perseguido e proibido em diversos países.

Quem tem a fé em Jesus Cristo encontrou a porta que leva para a eternidade.

Amém?


Missionário Virtual Geraldo de Deus            2019dezembro,23 





Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?