A Capacidade de Crer - Malba tahan






João 11:26 - E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?

Paz e virtude a todos,

A capacidade de crer em Deus está muito ligada aos anseios da alma humana. Muitas vezes, imperceptivelmente, o ser humano sente aquele "buraco" dentro de si mesmo e não sabe o que está faltando em sua vida.
Sabe que não é alimento, que não é o amor de alguém, que não é sentimento de tristeza natural...
Sente uma agonia indescritível.
________________________________________________________________________________________________________-

Louve a Jesus com cânticos e alegria

Hino 400 da Harpa Cristã
Em Jesus


Em Jesus, vivendo cada dia,
Em Jesus eu tenho alegria!
Em Jesus, oh, doce harmonia!
Em Jesus, desfruto a paz de Deus!


Em Jesus, na rocha inabalável,
Em Jesus, no homem incomparável!
Em Jesus, no Deus tão adorável!
Em Jesus, o mal não temerei!



Em Jesus a graça é infinita,
Em Jesus, oh! bênção inaudita;
Em Jesus, minh'a!ma é bendita;
Em Jesus eu tenho salvação!



Em Jesus não temo o mal e a morte,
Em Jesus estou firmado e forte!
Em Jesus meu barco ruma ao norte;
Em Jesus eu sempre hei de vencer!

__________________________________________________________________________________________________________________________
































O mundo "parece de bronze", nada lhe dá alegria interior.
Não se sente bem estando no meio de entes queridos, muito menos quando está só.

Tem aqueles que caem na real, que pensam, "Acho que preciso procurar Deus"...
Estes têm esperança.
Vão buscar conhecer Deus. Muitas vezes em lugares errados, em doutrinas avessas aos mandamentos do Criador, mas pelo menos sabem que precisam encontrar Deus.

Porém, tem uma grande maioria de seres humanos que não têm a capacidade de crer em Deus.
Sentem aquela agonia interior e buscam seu alívio no alcoolismo, nas drogas, na promiscuidade sexual, nas viagens, nos jogos em geral...

Estes estão totalmente equivocados, mas não trazem em si a capacidade de crer no Criador, no Todo Poderoso, no eterno mestre e Salvador Jesus Cristo!

Existem ainda aqueles que encontram a porta chamada cristianismo, por ela entram. Vão aos cultos em alguma igreja cristã, frequentam, ouvem os pregadores, ouvem os louvores, se emocionam... Mas não se convertem a Cristo de corpo, alma e coração.
Vivem uma religiosidade de emotividade. Gostam dos louvores, se enfastiam quando vem a Palavra, sentem alívio quando termina o culto. Nem sabem o que foi pregado pelo ministrador da Palavra.
Não são cristãos, são apenas espectadores que frequentam igrejas mas que não abriram o coração para o Espírito Santo ali fazer morada.

Também estes, mesmo estando dentro de templos cristãos, não têm a capacidade de crer em Deus, de adorar o Salvador Jesus Cristo.

Nesta postagem, dando continuidade ao propósito de estudar e meditar nos textos dos contos do livro de Malba Tahan "Lendas do Céu e da Terra", vamos focar na capacidade de crer.

É um tema muito importante, pois tem a ver com a fé em Cristo.




(abolição da escravatura no Brasil ocorreu no dia 13 de maio de 1888, por meio da Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel. Esta lei libertou os escravos no Brasil após quase 400 anos de escravidão.)

E nos EUA?




A escravidão praticada na América Britânica existia desde o período colonial, com os primeiros escravos africanos chegando aos Estados Unidos em 1526. Na Declaração de Independência dos Estados Unidos, em 1776, a escravidão era legal e presente em todas as Treze Colônias. Em 1865, quando foi abolida pela 13ª Emenda da Constituição, estava presente em metade dos estados da União.


E a igreja católica, como se pronunciava sobre a escravização ostensiva dos africanos?

De 1500 a 1842 no Brasil e nas américas, Infelizmente, a Igreja estabeleceu um forte vínculo com o Império ratificando essa proposta evangelizadora, e jamais se preocupou com uma ação libertadora e salvífica, e sim com os privilégios obtidos a partir dessa parceria. Em outras palavras: a Igreja apoiava o Império nas lutas armadas contra os escravos negros. Calaram-se e se colocaram ao lado dos opressores diante da destruição dos Quilombos dos Palmares e do assassinato de Zumbi, além de estar conivente com o assassinato de Manoel Congo; ambos, como líderes do povo negro, lutaram contra a escravidão e libertação de seu povo. O Império concedia à Igreja poder e status para que ela também pudesse influenciar politicamente nos rumos do país.

Como podemos ver, nem sempre aqueles que se dizem ser os representantes de Deus agem em conformidade com o que Ele nos legou nas Sagradas Escrituras.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CONTO:

 A Capacidade de Crer - Malba Tahan

Contam alguns escritores que Abraão Lincoln, libertando os escravos dos Estados Unidos, mandou afixar pelas estradas, e especialmente nos cruzamentos dos caminhos, enormes cartazes que proclamavam a grande nova.
A notícia da liberdade e de suas magníficas bênçãos devia, assim, espalhar-se por todos os recantos do país, atingir todos os lares e alegrar todos os corações.
Alguns escravos, no entanto, ouviram ler a proclamação e não creram nela. Afeitos a prolongado cativeiro, acharam as prerrogativas, que então se lhe ofereciam, grandiosas demais, inacreditáveis.
E porque não creram, continuaram na escravidão!

Para triunfarem dos males que tentam escravizá-las na Terra, o que falta a muitas almas é a capacidade de crer na palavra de Cristo e nas glórias da imortalidade.
Sim, porque a palavra de Jesus tem todas as qualidades características da verdade, que são a universalidade, a eternidade e a imutabilidade. O Evangelho ficará sendo o livro para todos os homens e para todos os tempos, assim como o Sermão da Montanha será, sempre, o código que há de orientar todas as consciências.  "Os céus e a Terra passarão, disse Jesus, e as minhas doutrinas permanecerão".

Tu ressurges, Senhor, todos os dias com a mesma periodicidade com que se renovam os teus benefícios e a magnificências da tua obra. Nega-te a nossa ignorância. Nega-te o nosso saber. Mas de cada negação te reergues, deixando vazios os  argumentos que te negaram, como o túmulo onde dormiste outrora um momento para reviveres dentre os finados. (D).

________________________________________________________________


Adore ao Criador, no nome de Jesus, nosso Salvador.



Oferta Agradável a Ti
Cassiane

A tua palavra escondi, guardada no meu coração
Pra eu não pecar contra ti, Senhor
A tua palavra escondi.
Minhas vestes no sangue lavei
E das tuas águas bebi.
Pra ser uma oferta agradável a ti
Minha vida a ti consagrei
Meus dons e talentos são pra te servir
Meus dons preciosos são teus
Não vejo razão na minha vida sem ti
Tu és meu Senhor e meu Deus
Assim como fogo refina o ouro
Vem tua obra em mim completar
Até que o mundo possa ver
Tua glória em meu rosto brilhar

____________________________________________________________________________________________________________________


________________________________________________________________

A PALAVRA DE CRISTO SOBRE A CAPACIDADE DE CRER EM SEU NOME

E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós.
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
E não quereis vir a mim para terdes vida.
Eu não recebo glória dos homens;
Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus.
Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis.
Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus?(João 5:38-44).
 

Para quem diz que crê em Deus, mas que não acredita ou não conhece Jesus Cristo, eis o que Ele mesmo diz sobre tal situação.

Ele diz que a Palavra de Deus não permanece em quem age desta maneira, em quem diz ter tal crença.

No Antigo Testamento temos inúmeras referências à vinda do Messias, do Libertador, daquele que reinaria eternamente sobre o povo escolhido e separado por Deus.

(Isaías 7:14: "Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel." 
Isaías 9:6: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz." 
Miqueias 5:2: "Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade"... 
Mesmo no Livro de Enoque, da sétima geração de Adão, já ele se referia ao eleito que viria num tempo bem distante para libertação das almas, para salvação das almas...).

Quando Jesus veio ao mundo, sabia que iria encontrar o povo escolhido mergulhado na incredulidade e na idolatria, no entanto, quando fez diante das multidões tantos sinais, curas e milagres, ficou realmente surpreso que mesmo diante de tais demonstrações do poder de Deus eles não se convertessem à sua doutrina. E, pior, que o perseguissem com intenção de o apedrejar até a morte.

E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara.
E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.
E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.(João 5:15-18).

_____________________________________________________

CONCLUINDO


Certamente muitos que estão lendo esta mensagem são cristãos e têm pleno conhecimento destes acontecimentos. Outros, talvez, não o saibam ou não tenham conhecimento detalhado destes fatos.
Pois tem pessoas que ouvem falar em Jesus mas que nunca se deram ao trabalho de ler a Bíblia.
Ouvem falar de Cristo mas na verdade não O conhecem. Nem ao seu evangelho.

Outros poderão dizer, "se eu visse Ele fazendo tais milagres creria nele, não duvidaria de sua porção "Deus".

Acontece que ainda hoje Jesus faz milagres todo o tempo. Pode pesquisar, é difícil falar com alguém que seja cristão verdadeiro e que este cristão não tenha o testemunho de diversos milagres que já viu Jesus fazer.
O testemunho do crente, entretanto, nem sempre é aceito como verdadeiro por aqueles que não têm a capacidade de crer verdadeiramente em Deus.

Então, o fenômeno de se crer ou não se crer em Deus é algo individual e próprio, característico de cada criatura de Deus.

Quantas vezes numa família evangélica cristã temos um pai e uma mãe que são obreiros, sejam missionários ou evangelistas, ou mesmo pastores ou presbíteros, dedicados à família e à obra do Senhor Jesus que enfrentam o fato de algum ou alguns de seus filhos, criados "dentro" da igreja, não seguirem os passos dos pais. Rejeitam Cristo. Rejeitam a igreja. Rejeitam o evangelho.

Misericórdia!

Então, essa predisposição em crer ou não crer em Deus se torna muitas vezes inexplicada a nós que amamos e vivemos em função de Cristo. Não falo em alguma igreja ou ministério, mas em crer e amar Jesus, independente de congregações.

Dos dons espirituais, que Paulo enumera como sendo nove, temos na fé um dos mais importantes. Sem fé é impossível agradar a Deus. Também é a falta de fé um fator que distancia a criatura humana do Criador.

Nos ensina Jesus que "a fé vem pelo ouvir, e pelo ouvir a Palavra de Deus".

Infelizmente o mundo está cheio de cegos e surdos espirituais. Ouvem mas não escutam. Vêem mas não enxergam. Passam pela vida vendo miragens e não conseguem enxergar o reino de Deus.

Misericórdia!
No conto de Malba Tahan há um comparativo entre os escravos libertos quando da proclamação presidencial nos EUA, em 1865, nos diz ele que muitos não creram em tal benesse, em tal bênção. E continuaram a agir e viver em escravidão.
Assim, nos diz ele no conto, são os pecadores que ouvem falar que Cristo cura, liberta, transforma e dá renovo de vida, além de oferecer a promessa de salvação eterna e simplesmente não acreditam.

Continuam escravos do vil tentador, do diabo, que domina este plano físico. Continuam escravos do mundo e dos costumes mundanos.

Acrescenta ele que "Nega-te a nossa ignorância. Nega-te o nosso saber"!
Isto já estava previsto por nosso Salvador, que nos alerta, 


1 Coríntios 3:19 - Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.
Não é, portanto, desconhecido de Deus e de quem conhece o evangelho, que a sabedoria sem Deus é vazia, é tolice e perda de tempo.
A verdadeira sabedoria está no trono da glória de Deus, e Ele nos legou um pouco desta sabedoria nas sagradas escrituras.
O que procede do homem, da inteligência humana, é limitado e tem curta duração. O que procede de Deus é eterno e ilimitado.

Aleluia!

Assim, teremos nos fins dos tempos o julgamento final, conforme está especificado no Livro de Apocalipse de João, onde aqueles que não estão com seus nomes no Livro da Vida do Cordeiro serão imediatamente condenados.

Fica a critério de cada um o destino que quer para sua alma. Nova Jerusalém, com Cristo. Ou Inferno, com esta perdição e imundície do mundo.

Jesus está voltando. Olhai, vigiai e orai. Estejam de malas prontas para a partida, a qualquer momento. A consumação dos séculos está em andamento.

Nos diz Jesus que quando veio o dilúvio e extinguiu a humanidade, exceto os eleitos de Deus - Noé e sua família-, as pessoas escarneciam e rejeitavam a pregação de Noé, escarneciam de sua arca num tempo em que nem havia chuva e ele falava de dilúvio. Até que Deus abriu as comportas dos céus e a Terra foi inundada, matando a todos, homens e animais.

Tem hoje gente que diz, "Mas Deus é bom, não vai destruir o mundo"!

Deus é bom, mas tudo tem um tempo e um propósito na Criação. Chegará breve o tempo de Deus destruir. Destruir aquilo que criou.
Ficará um remanescente, como ficou quando do dilúvio, quem se converter e for fiel a Cristo.

Amém?

Amor e firmeza em Cristo.

Missionário Virtual Geraldo de Deus                    2019dezembro,20


Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?