A FÉ E A CEGUEIRA






Tiago 2:15 -E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
Tiago 2:16 - E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e nào lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?








Amados em Cristo ressuscitado,


Uma vez mais vamos buscar no livro de Malba Tahan, Lendas do Céu e da Terra, algumas gotas de sabedoria, que venham se somar à Água Viva fornecida aos cristãos pelo Espírito Santo.
No evangelho temos a Palavra de Deus, e sendo nosso Deus a fonte de Águas Vivas que vai regar nossa vida espiritual, Sua Palavra é Vida, é Água Viva, é fonte de vida e esperança para todo ser humano. Basta ir na fonte certa e lá haverá um manancial de Vida jorrando, Água Viva, a qual só está disponível através do Espírito Santo, o qual nos foi mandado pelo Pai Eterno a fim de ser o Consolador da humanidade, a fim de testificar de Jesus Cristo e nos encaminhar para a estrada estreita que nos conduzirá à porta estreita da Salvação, a porta estreita que leva ao Reino de Deus!

Aleluia!

O livro Lendas do Céu e da Terra de Malba Tahan tem uma conotação católica, mas a fonte de água viva é a mesma, JESUS CRISTO, o Salvador.

Portanto, vamos analisar dois contos deste livro, à luz do evangelho de Cristo e vamos aprender um pouco mais das coisas do reino dos céus.

Amém?


PRIMEIRO CONTO:






A FÉ E AS BOAS OBRAS

Um viajante, ao percorrer país longínquo, chegou às margens de um extenso lago que lhe era forçoso atravessar.
Um barqueiro ofereceu-se para transportá-lo. O bote em que devia ser feita a viagem era provido de dois remos. Num deles estava gravada a palavra FÉ e no outro se lia: Boas Obras.
Indagou o viajante, por curiosidade, a razão daquelas originais denominações dadas ao remos.
O barqueiro respondeu:
E tomando o remo chamado Fé remou com toda a força. O barco começou a dar voltas sem sair do lugar. Em seguida tomou o remo Boas Obras e remou com violência. Eis novamente o barco girando em sentido oposto, sem ir adiante.
Finalmente, o barqueiro, empunhando os dois remos remou com eles simultaneamente e o barco, impelido de ambos os bordos, singrou ligeiro as águas do lago chegando, em breve tempo, ao seu destino.
E o barqueiro disse ao viajante:
__ Esse porto denomina-se Salvação. é preciso que a Fé seja coadjuvada pelas Boas Obras para que possamos alcançá-lo.
A fé é uma virtude sobrenatural pela qual cremos em Deus e temos como certo tudo o que Ele nos revelou. A fé é o fundamento e a base da nossa salvação eterna. Sem a verdadeira fé ninguém se pode salvar. Mas a fé, só por si, não basta. Se bastasse, muitos pecadores obstinados se salvariam porque crêm em Deus.




"O próprio Deus falou pela boca de S. Tiago": "A fé sem as obras é morta", e em outro lugar asseverou, ainda mais claramente, que a fé, por si só, não nos pode dar a salvação. "Nem todo aquele que disser: "Senhor meu e Deus meu", será salvo, mas aquele que fizer a vontade do meu pai".
E acrescentou:
"Aquele que tiver os meus preceitos e os guardar, aquele será salvo".
Vemos, pois, claramente, que sem as boas obras, sem evitar o pecado, é impossível ao homem salvar-se.  (D).    





SEGUNDO  CONTO:






O MAIS CEGO

Introduz Cristo numa parábola um cego que ia guiando a outro cego. O que guiava era cego, o que ia guiado cego era, também. Mas qual dos dois vos parece que era mais cego; o guia ou o guado? 
Muito mais cego era o guia. Porque o cego que se deixava guiar, via e conhecia que era cego, mas o que se fez guia do outro, tão fora estava de ver e conhecer que era cego, que cuidava que podia emprestar olhos. 
O primeiro era cego uma vez, o seguindo, duas vezes cego: uma vez porque o era, outra vez porque ignorava a própria cegueira. 
Só há realmente um guia.capaz de nos conduzir, pelo caminho do Bem e da Virtude, à Salvação Eterna; esse guia é Jesus, nosso Senhor.
Oh! Como ando cego, enganado e perdido quando busco paz e consolação fora de vós, meu Jesus, alegria de minha alma! E ainda mais perdido quando me esqueço do amor que devo, e gasto a vida nos pecados que vos causaram tanta aflição e tristeza quando por mim padeceis no mundo! Abri, Senhor, meus ouvidos para que ouça vossa voz; abri meus olhos para que vejam claramente a verdade das coisas mundanas e sigam vossos divinos exemplos; dirigi a minha vontade para que sempre queira o que vossa Providência quiser; inflamai meu coração para que participe de vossos sentimentos e dores, e jamais torne a renovar a causa de vossa aflição e tristeza.
(D).





__________________________________________________________________-

CONCLUINDO


Observamos, baseado no que foi relatado acima nos dois contos, uma tênue ligação entre ambos.
Primeiro, as obras não salvam ninguém, ninguém se salvará pelas obras.
Jesus Cristo disse que pela fé em Seu nome  e pela persistência em obedecer aos seus mandamentos e ordenanças, pela persistência em se manter fiel a Ele e não O negar diante dos homens, seremos salvos.

João 11:25 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;

Mas, Jesus Cristo complementou tal afirmação ao dizer claramente, que o ser humano deve "Amar a Deus com toda sua força, todo seu entendimento e todo seu coração acima de tudo, esse o primeiro mandamento. E Amar ao Próximo como a si mesmo, este o segundo mandamento".

Portanto, quem diz que tem fé em Cristo, pela fé alcança a salvação eterna, mas se não tem amor ao próximo, se não faz caridade, se não tem compaixão do que sofre ou necessita, se não tem misericórdia em seu coração, então não estará sendo fiel aos mandamentos de Cristo, não estará amando ao próximo como ama a si mesmo.
Podemos ainda acrescentar que amar ao próximo inclui perdoar a quem nos persegue ou ofende, a quem nos desagrada e viver com solidariedade e fraternidade, tanto com nossos familiares quanto com estranhos.

A boa obra cristã se inicia no ler e obedecer ao evangelho, em orar pelos necessitados, pelos enfermos, pelos que estão em prisões injustamente...

Portanto, a boa obra que o cristão deve praticar tem muitos itens a serem obedecidos. Não é só dar esmola a um mendigo. Sim, deve-se dar esmola a quem pede, sem julgar, doando alimento ou roupa e, principalmente, tendo uma palavra abençoadora, tendo uma palavra vivificante que acompanhe a oferta. Não adianta dar algo a um necessitado com a face embrutecida pelo desprezo ou pelo asco.

O cristão deve praticar a boa ação de viver em paz e harmonia com todos, e levar sempre um ensinamento de Cristo a quem esteja próximo dele.

Na parábola que Cristo nos conta do " o homem rico e Lázaro", apresenta-nos claramente a necessidade de se fazer caridade, de se viver em simplicidade e igualdade com todos. O dinheiro e a riqueza não são motivos de empáfia. Quem tem mais dinheiro e uma condição de vida melhor não deve desprezar aos menos favorecidos.

Portanto, a boa obra que o cristão deve praticar, primeiramente, é ser obediente e fazer a vontade de Deus, observando e cumprindo seus mandamentos.

O poeta e cantor Sérgio Lopes resume isto na música, ou no louvor, a força do perdão, onde diz, "como vou falar de amor, se eu não souber amar"...
________________________________________________________________


Louve, eleve o louvor até Cristo.

Perdoar
É muito mais que estender a mão
E dizer eu te perdôo meu irmão
Usar a voz é fácil apertar a mão também
O difícil é revelar o coração...



______________________________________________________________

Quem não tem a presença de Deus nunca saberá das coisas de Deus com profundidade.

Amém?







Então, quando chegamos ao segundo conto, onde a referência é um cego guiando outro cego, notamos que a abordagem nos leva a analisar o guia cego e não o cego sendo guiado.

O autor conclui que aquele que guia o cego, sendo cego ele também, é duas vezes cego, pois nem sabe que é cego.
Interessante esta abordagem, e nos leva  à realidade dos grandes "líderes espirituais das igrejas de Cristo", que se acham iluminados, se acham muito sábios, muito cheios de Deus, mas que sequer são exemplo de vida para o rebanho que pastoreia.

Jesus nos ordena que sejamos luz do mundo e sal da terra. Então, como alguém que é cristão pode se dizer fiel a Cristo sendo, por exemplo, membro de uma seita satanista como a maçonaria?

Um líder de igreja cristã que seja membro e praticante da maçonaria é realmente um cego guiando outros cegos. e vão cair na cova, certamente.

Podem contra-argumentar com mil justificativas, mas no dia do Juízo, o que vão ouvir de Cristo será, "Apartai-vos de mim, vós que praticais iniquidade. Apartai-vos de mim, que não vos conheço"...
Misericórdia.

Um líder de igreja cristã que só obra em prol de arrecadar dízimos e ofertas, que vive no luxo e na riqueza enquanto suas ovelhas passam por dificuldades... Não é um cego guiando cegos?

Um líder de igreja cristã que adota e pratica a "teologia da prosperidade", será que não caracteriza um cego guiando outro bando de cegos?

Um líder de igreja cristã que não admite que entre em "sua igreja" um bêbado, ou um mendigo, ou uma mulher com roupa curta por costume não sendo ela cristã, nem quem esteja mal trajado... Não é um cego característico? E guiando outros cegos...

Um líder de igreja cristã que não evangeliza, que não ganha almas para Cristo, que só vive em prol de um grupo de "crentes", um mesmo grupinho, anos a fio... Não é um cego guiando outros cegos?

Povo cristão, ser um discípulo de Jesus é estar em obediência ao evangelho, é ler a bíblia, é estar em consagração e oração, é ter um propósito maior que não seja apenas deste mundo, mas o da salvação das almas.
Não o propósito apenas de salvar a própria alma, mas de salvar muitas outras almas.

O cristão deve se revestir da unção do Espírito Santo, assim estará andando na presença de Deus. Quem está sendo um com o Espírito Santo não será confundido, não entrará em apostasia, não blasfemará e nem pregará heresias, pois Deus estará todo o tempo guiando-o.

Não queira ser guiado por homens iluminados, seja guiado por Deus, pelo Espírito Santo, e não seja mais um cego espiritual que segue guias cegos.


Amém?


Paz de Cristo a todos.  Olhai, Vigiai e Orai. Jesus breve voltará.


Missionário Virtual Geraldo de Deus                 2019dezembro,04


Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?