REVERÊNCIA




Amados em Cristo Ressuscitado,


Reverência vai além de respeito, vai além de medo ou temor, é uma mistura de tudo isto, embalada no amor e na adoração ao nosso Deus.

Devemos a todo momento nos vigiarmos para que não sejamos irreverentes com nosso Deus, nem com qualquer coisa que se relacione a Ele.

A começar pelo próprio nome de nosso Deus, o qual devemos ter reverência e não deve ser usado em vão.



O segundo mandamento que YWHW escreveu nas tábuas da Lei e entregou a Moisés, para que seja obedecido é exatamente sobre a reverência ao seu Santo nome.

Êxodo 20:7 - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.


Coroamos a Ti ó rei Jesus... - (Adore).



Nosso Deus recebeu dos hebreus e dos filhos de Israel muitos nomes, no entanto, quando Ele se apresentou a Moisés revelou o nome que deveria ser levado a Faraó: Eu sou.
No entanto, quando se busca a raiz deste versículo na Bíblia Hebraica, lá diz que Deus disse: Eu Serei o que Serei. Mas mesmo ali o que se leva mais em consideração é a definição do nome de Deus como sendo Adonay, ou ELOHYM.




 Não se deve tomar o nome de Deus em vão, pois Ele não terá por inocente quem assim agir.

Tomar o nome de Deus em vão pode significar alguém falar o nome do Criador blasfemando, ou mentindo, ou jurando, ou dizendo heresias, ou escarnecendo...
Ainda pode ser utilizar o nome do SENHOR para maus propósitos, como por exemplo dar o nome de Deus a uma igreja idólatra, ou blasfema, ou abominável ao Todo Poderoso.

Tomar o nome de Deus em vão também é quando alguém pragueja e fala ao mesmo tempo o nome sagrado do Criador.

Só se deve usar o nome de Deus quando estiver levando a mensagem das sagradas escrituras, ou quando em oração ou clamor. Num momento de desespero e dor, num pedido de socorro.

Não tome em vão o nome de Deus, como quem o utiliza como nome de empresa, algo que Deus certamente não aprovará. Ou como marca/logotipo de qualquer negócio secular.

Jesus nos ensina que Deus é espírito e que deve ser adorado em Espírito e em Verdade.

Reverência, isto é o que devemos ter diante do nome de nosso Deus.


Contudo, a reverência deve começar quando buscamos a presença de Deus, pois devemos ter em nossos corações o temor de Deus.





Temor e reverência ao Deus Todo Poderoso, no nome de Jesus Cristo, pois somente a Ele pertence a glória , a honra, o poder, o Louvor e o domínio eterno. Amém.

Nos diz Salomão que "O Temor de Deus é o princípio da sabedoria".




Aleluia!

Durante a vida do cristão, conforme sua caminhada em comunhão com o Espírito Santo, Este vai abrindo-lhe o entendimento, vai lhe dando revelações do reino dos céus e da vontade de Deus.
E Deus exige que haja por parte daquele abençoado que recebe tais graças ainda maior reverência.

Quanto mais conhecimento de Deus, maior será a sua responsabilidade, mais lhe será cobrado referente aos seus atos e omissões no dia do Juízo Final.

IGREJA

A pessoa tem a liberdade de escolher a igreja que quiser frequentar, aparentemente, porque na verdade o cristão que tem um chamado de Deus deve ouvir o que o Espírito Santo lhe diz. Certamente, o Senhor tem um lugar e uma missão para cada cristão realizar. Quem não está na igreja indicada pelo Espírito Santo não está fazendo a vontade de Deus.

Exemplo
Existem muitas igrejas de pequeno porte onde não há obreiros para auxiliar o pastor local. Faltam obreiros.
Em contrapartida, nas igrejas de grande porte existem obreiros sobrando, muitos sem função, tantos são os que ali congregam. Sobram obreiros.

Não seria o caso do obreiro que não está sendo producente orar e pedir que Jesus lhe mostre onde ele pode ser mais útil à obra do Senhor?

O mesmo acontece com os levitas.

Portanto, até a escolha da igreja onde congregar deve passar pela aprovação do Espírito Santo. Temos que ser cristãos fazendo a vontade de nosso eterno mestre Jesus Cristo, e não a nossa, muitas vezes pautada no conforto e na comodidade.

Também é irreverência a pessoa frequentar uma igreja onde não esteja em sintonia com a forma como ela funciona, com os rituais que ali se praticam, com os dogmas e ordenanças daquela igreja. Nem ser o "do contra" em tudo o que se propõe a realizar ou ser feito pelo pastor e pelos obreiros.
Quem combate a igreja de Cristo é o diabo, não o cristão.

Portanto, se estiver frequentando uma igreja onde não esteja se sentindo como ovelha do rebanho daquele aprisco, mude de igreja, mas antes ore e peça a orientação e direção do Espírito Santo, não faça nada com irreverência.
Estar em obediência é a melhor e mais clara demonstração de reverência que podemos dar ao nosso Deus Todo Poderoso, no nome de Jesus Cristo.


CULTOS

A reverência nos cultos demonstra o grau de comunhão que o cristão atingiu junto ao nosso Deus.  Quem tem em si a unção do Espírito Santo, pratica naturalmente a reverência ao Senhor e aos cultos.
A irreverência é praticada por quem não está sintonizado com nosso Deus.
Quem não sente a presença do Espírito Santo no templo onde congrega não está sintonizado com o trono da Glória, nem com Jesus, muito menos com o Espírito Santo.
São aqueles que ficam dispersos durante o culto, ficam de corpo presente mas com a mente longe, ficam vigiando o relógio loucos que o culto termine, remoendo seus problemas e compromissos.

Atualmente estão acrescentando uma forma nova de irreverência às tradicionais, o uso do celular, meio escondido de quem está no púlpito, durante o culto. É falta de respeito tanto para com nosso Deus quanto para os pastores e obreiros que estão dando o melhor de si para desenvolver o culto.

A escolha da roupa também demonstra respeito ou desrespeito para com nosso Deus e com os demais frequentadores da igreja. Roupas transparentes, decotadas, coladas, curtas... Não condiz com o ambiente de uma igreja cristã. O pudor e o decoro devem ser respeitados.

O cristão tem que viver em sintonia e respeito tanto a Deus quanto para com todos os outros irmãos em Cristo de sua congregação e de quaisquer outras. também com toda comunidade onde habita. 




DEMONSTRAÇÃO DE REVERÊNCIA 

Como age um cristão reverente:

. Veste-se com decência e moderação, sem ostentação.
. Como está em constante oração, já sai de casa para ir à igreja levando consigo a presença do Espírito Santo, a Bíblia e se necessário sua Harpa Cristã.
. Faz o possível e o impossível para levar consigo a família, (cônjuge, filhos, netos, parentes) e também algum vizinho ou conhecido.
. Se vai de carro oferece carona a algum irmão que não tem condução própria.
. Chega na igreja antes ou bem no início do culto;
. Se ajoelha e ora com fervor agradecendo pela oportunidade de estar ali, e já adorando ao Senhor Jesus.
. No decorrer do culto fica focado no que está acontecendo no púlpito, ignorando o que acontece em redor.
. Se levanta quando é solicitado se levantar. Fica em silêncio, mas dá brados de Aleluia e Glórias a Deus.
. Se tem oportunidade traz sempre uma palavra abençoada para os irmãos, ou dá testemunho de bênçãos recebidas.
. Após o término do culto cumprimenta os irmãos, os obreiros e o pastor.
. Leva consigo bem guardada no coração a Palavra pregada no altar.
. Tanto na igreja quanto fora dela não muda sua atitude de servir a Deus e ao próximo.



________________________________________________________________


COMPILAÇÃO


Poderoso Deus, adore somente a Ele.



Analisando a reverência e a irreverência nos cultos atuais

Você é daquelas pessoas que conversam baixinho na hora do culto? Ou daquelas que pedem silêncio para os que conversam? 

Seja qual grupo for, você já deve ter ouvido falar de “reverência no culto”. 

E é exatamente esse tema que foi abordado entre os pastores  Leônidas Francisco da Igreja Presbiteriana e Rony Carrijo da Igreja Batista da Lagoinha. 

A conversa foi mediada pelo apresentador Cássio Miranda que é historiador e teólogo.

“Eu penso que para a pessoa saber o que é irreverência ela tem que saber onde ela está e porque está. Se a pessoa não tem esse entendimento, qual o objetivo de estar ali? Qual o propósito dela ali? A pessoa tem que saber o que é um culto, o que é celebração”, iniciou o pastor Leônidas.

Ele continua: “Tem culto hoje que virou ponto de encontro. O cara fica lá fora esperando terminar o culto para sair com a galera. Então, ele vai cultuar a quem? Acho que a gente tem que voltar para o original. Saber quem é Deus, qual sua motivação de ir para o culto. Temos que voltar para essas coisas básicas, porque o negócio ficou muito à vontade. Parece que eu vou lá e Deus tem que me servir”, alertou o pastor.

“Então, essa coisa do absoluto, do eterno ficou meio perdido. Então, eu vou lá e Deus me serve, eu faço o que quero, vou lá fora, bato um papo volto”, ressaltou.




Música na igreja

Após abordarem a questão da forma adequada de se vestir para o culto, o pastor Rony Carrijo pontuou que isso acontece devido a um conjunto de fatores e citou as músicas cantadas nas igrejas como um deles.

"Se você olhar a lista de músicas que cantamos na igreja, a maioria delas não cultua a Deus, cultua o homem. E aí você já vai com o intuito de receber uma auto-ajuda, uma palavra para tocar minhas suas emoções e ai perde a identidade. As pregações também mudaram demais”, denunciou.

“Isso é uma característica que nós adotamos na Lagoinha Palmeiras e eu aprendi isso com o Luis Felipe da Lagoinha Mineirão. 
Lá nós não cantamos nenhum tipo de música que não exalte a Cristo, que não fale do Espírito Santo, que não exalte a Deus. 
Já é crivo, o grupo de louvor já vai sabendo. Eu estou indo para quê? 
Para cultuar. Cultuar quem? Jesus. 
Então eu tenho que esquecer de mim, me esvaziar para cultuá-lo. Senão a gente vai continuar do jeito que está”, comentou.


FONTE: GUIAME   24 FEVEREIRO DE 2017 

________________________________________________________________



IDOLATRIA





A pior forma de irreverência de um cristão é a idolatria.

Deus condena toda forma de idolatria.

Não se iluda em usar a palavra VENERAÇÃO para tentar justificar a idolatria. Toda forma de adoração é idolatria, devemos adorar ou venerar apenas nosso Deus Todo Poderoso.

Deus é Espírito, não tem uma aparência humana.

Elohym, nosso Deus Todo Poderoso, PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO, ao qual nós coroamos e adoramos como Yeoshua, JESUS CRISTO, não admite qualquer tipo de veneração ou adoração a qualquer tipo de imagem de escultura, ou fotografia, ou desenho, de nenhuma criatura, nem mesmo de anjos, muito menos de homens ou mulheres. Também não admite adorar as forças da natureza ou astros do céu, nem qualquer tipo de entidade espiritual.

Devemos adorar ao Criador, não ás criaturas.

A Palavra de Deus nos ensina que não devemos amar nem mesmo nossos filhos e filhas acima de nosso amor ao Criador.  também não devemos adorar nossa mãe nem nosso pai com amor maior do que o que devotamos a Deus. Primeiro Deus, depois família.

Esse é o compromisso do Cristão fiel, Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ele mesmo.


Mateus 22:36 - Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
Mateus 22:37 - E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Mateus 22:38 - Este é o primeiro e grande mandamento.
Mateus 22:39 - E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Mateus 22:40 - Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Aleluia!

Reverência é Temer a Deus, é amar a Deus, é amar ao próximo.
É viver em amor, humildade e perdão.
É saber que Deus é Santo. Perfeito. Eterno. Imutável. Justo. Onipotente. Onisciente. Onipresente. Único.

Viver em reverência é estar em sintonia, comunhão e união com nosso Deus, todo o tempo, sem se desviar, sem retroceder. Nunca negar a fé ou o nome de nosso Salvador Jesus Cristo.

Amém?



CONCLUINDO





A Palavra de Deus, em Mateus 23:2 e 3, nos ensina que não devemos agir como os escribas e fariseus agiam. 
Eles ensinavam como o povo devia agir para obedecer aos mandamentos de Deus, mas eles mesmos não obedeciam.

Portanto, jamais seja um ministro da Palavra de Deus que ensina como o cristão deve agir mas que não age da maneira correta.

Seja, antes de tudo um exemplo vivo de servo e discípulo fiel a Jesus Cristo.

Também os fariseus viviam uma religiosidade da boca para fora. Não adoravam verdadeiramente ao Senhor, apenas aparentavam adorar, não obedeciam, apenas aparentavam obedecer. Gostavam de ser reconhecidos pelos homens, de serem exaltados pelas pessoas.

Nada disso agrada ao nosso Deus.

Viva em obediência real constante às ordenanças de Cristo e do comando do Espírito Santo.

Em tudo o que fizer busque a orientação de Deus, no nome de Jesus Cristo, o Salvador.

Tenha reverência com tudo o que se refere ao nosso Criador e nunca pratique idolatria, nunca profira blasfêmia ou heresia. Nunca se deixe atrair por quaisquer seitas ou ideologias estranhas ao evangelho de Cristo.

Amém?

Paz e Virtude a todos. Obedecer a Deus é obter galardão no reino dos céus.



Missionário Virtual Geraldo de Deus                2019agosto,02


Adendo


"Eu nada sou", "Você nada é", nossa existência depende da existência de Deus, Ele é. E sempre será!
Reverência do Povo Escolhido.
Até a língua hebraica tem reverência ao nome de Deus, tão sagrado é.

Vejam o vídeo clicando no link abaixo



Aleluia!



Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?