AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE
Apocalipse 1:11 - Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.
Povo de Deus,
Dando sequência ao nosso estudo bíblico sobre o livro de Apocalipse, vamos a uma nova postagem.
Os módulos a serem estudados nesta nossa exploração escatológica do livro de João, Apocalipse, são sete. Já estudamos: "O Juízo Final, As Sete Trombetas do Apocalipse, Os Sete Selos do Apocalipse", e recentemente 'As Sete Taças da Ira de Deus'.
Faltam portanto três módulos: As Sete Igrejas do Apocalipse, A Grande Babilônia do Apocalipse, e finalmente A Mulher e o Dragão no Apocalipse.
Nesta postagem estaremos vendo o antepenúltimo módulo, As sete igrejas do Apocalipse.
A ordem como estamos estudando o livro de João sobre o fim dos tempos não é aquela usualmente preferida dos teólogos, porque não sou teólogo, mas devido à inspiração do Espírito Santo, o qual rege minha vida e minhas postagens neste blog.
Após o estudo de todos os módulos faremos uma postagem de meditação no assunto como um todo, abarcando tudo o que vimos até aqui, a fim de tirarmos algumas conclusões mediante a revelação do Consolador, o Espírito de Verdade que nos foi legado por Jesus Cristo, nosso Salvador.
Amém?
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LOUVEMOS AO NOSSO SENHOR E SALVADOR
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As sete igrejas da Ásia Menor, são, originalmente, as destinatárias do livro do Apocalipse.
É importe para um estudo correto do livro do Apocalipse conhecermos um pouco sobre estas igrejas.
Por que sete igrejas?
Primeiramente precisamos entender que o número “sete” é muito representativo na construção do livro do Apocalipse.
O número “sete” é aplicado explicitamente 54 vezes em todo livro, incluindo: as sete igrejas, sete estrelas, sete espíritos, sete selos, sete trombetas , sete taças e etc.
O número “sete” é aplicado explicitamente 54 vezes em todo livro, incluindo: as sete igrejas, sete estrelas, sete espíritos, sete selos, sete trombetas , sete taças e etc.
Implicitamente temos várias aplicações como: sete seções que dividem o livro, sete bem-aventuranças, sete referências a Palavra de Deus, sete vezes a referência “Deus todo poderoso”, dentre outras.
Basicamente, o número sete no Apocalipse representa a totalidade, algo completo.
Sendo assim, uma boa explicação sobre o porquê de “sete igrejas” é a indicação de que o livro é atual para todas as igrejas de todas as épocas, porém sem desconsiderar que as sete igrejas descritas são as destinatárias primárias.
Sendo assim, uma boa explicação sobre o porquê de “sete igrejas” é a indicação de que o livro é atual para todas as igrejas de todas as épocas, porém sem desconsiderar que as sete igrejas descritas são as destinatárias primárias.
É importante dizer que na Ásia Menor existiam outras igrejas, como por exemplo, a igreja em Colossos.
Isto nos leva a outra pergunta: qual foi o critério de escolha das sete igrejas?
Para esta pergunta, definitivamente não existe uma resposta conclusiva.
Em primeira instância, a ordem sobre as igrejas destinatárias do livro do Apocalipse partiu particularmente de Cristo (Ap 1:11), e isso já é o suficiente.
Uma explicação utilizada por alguns estudiosos é que as sete igrejas escolhidas estavam próximas uma das outras (no máximo 55 km), interligadas por boas estradas romanas, o que facilitaria a troca de correspondência.
Outro fato interessante é que em todas essas cidades de cada uma das igrejas, existia uma corte romana, o que naquela época representava grandes problemas para os cristãos. Inclusive, em Éfeso, Esmirna e Pérgamo, havia templos onde era celebrado o culto ao imperador.
Quais são as sete igrejas do Apocalipse?
{Para ilustração, lembremo-nos que a Ásia Menor é atualmente a região ocidental da Turquia.
As Sete Congregações da Revelação, também conhecidas como as Sete Congregações da Ásia Menor, são as Congregações das cidades mais importantes desta região no início do cristianismo, mencionadas no livro do Apocalipse (Ap. 2 e 3), no Novo Testamento. Atualmente, todas as ruínas destas antigas cidades encontram-se na Turquia}.
As Sete Congregações da Revelação, também conhecidas como as Sete Congregações da Ásia Menor, são as Congregações das cidades mais importantes desta região no início do cristianismo, mencionadas no livro do Apocalipse (Ap. 2 e 3), no Novo Testamento. Atualmente, todas as ruínas destas antigas cidades encontram-se na Turquia}.
Os sete castiçais e as sete estrelas
Após receber a ordem de escrever o livro para as sete igrejas, João teve uma visão de Cristo andando no meio de sete castiçais (ou candeeiros), e, entre outras características, Ele tinha em Sua destra sete estrelas.
No capítulo 1 temos a explicação sobre este simbolismo. Os sete castiçais de ouro representam as sete igrejas, e as sete estrelas representam os anjos das sete igrejas.
Quem são os anjos das sete Igrejas do Apocalipse?
As cartas são endereçadas ao anjo de cada igreja, isso fica claro no texto.
Existem duas interpretações sobre quem seriam os anjos das sete igrejas:
1. A primeira interpretação defende que se trata de seres celestiais, ou seja, literalmente anjos.
Essa interpretação busca algumas referências no Antigo Testamento onde seres celestiais são designados a ajudar e proteger um determinado povo.
Porém, porque João escreveria para anjos, sendo que eles estão constantemente na presença de Deus? Como seria possível escrever um livro e enviar a um anjo?
Estas e outras objeções são as maiores fraquezas desta posição.
2. A segunda interpretação considera principalmente o fato de que a palavra “anjo” significa literalmente “mensageiro”, que pode ser tanto um ser celestial como um humano. Sendo humano, a palavra “anjo” cabe perfeitamente aos lideres das igrejas.
Uma fraqueza desta interpretação é que em nenhum outro lugar da Bíblia líderes da Igreja (presbíteros, bispos, pastores) são identificados como “anjos”.
Portanto, ambas as interpretações possuem problemas, porém, a segunda opção é a mais racional e ligada ao objetivo de Jesus dar tal visão ao apóstolo: exortar os líderes daquelas igrejas indicando seus pontos positivos e os negativos.
A estrutura das sete cartas
É importante entender que o livro do Apocalipse é uma unidade, e seu conteúdo como um todo foi destinado às sete igrejas, embora dentro do próprio Apocalipse temos de forma claramente dividida sete cartas às sete igrejas.
Isso não significa que foram escritos sete livros individuais, mas, muito provavelmente, um único livro que foi lido em cada uma das sete igrejas, tendo na seção inicial uma carta individual a cada uma delas.
Boa parte dos estudiosos concorda que essa posição.
Em cada uma dessas cartas individuais dentro do Apocalipse, podemos notar um padrão de organização do conteúdo.
Willian Hendriksen, na obra Mais Que Vencedores, destaca esse padrão:
1. Saudação e destinatário: “Ao anjo da Igreja em Éfeso…” (2:1,8,12,18; 3:1,7,14);
2. Autodesignação de Cristo: “Aquele que conserva na mão direita as sete estrelas…” (2:1,8,12,18; 3:1,7,14).
Note que existe um paralelo entre quase todos esses títulos com a descrição simbólica de Cristo no capítulo 1 (vers. 12-20);
3. Aprovação: “Conheço as tuas obras, assim o teu labor como a tua perseverança…” (apenas a igreja de Laodicéia não recebe aprovação);
4. Condenação: “Tenho, porém, contra ti…” (as igrejas de Esmirna e Filadélfia não possuem nada condenável);
5. Advertência e ameaça: “Lembra-te, pois, de onde caíste… se não…” (as igrejas de Esmirna e Filadélfia não recebem advertências);
6. Exortação: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”;
7. Promessa: “Ao vencedor dar-lhe-ei de comer da árvore da vida…”.
1. Éfeso: a Igreja de Éfeso é elogiada por seu bom trabalho, por rejeitar o mal, por sua perseverança e por ser paciente.
A crítica fica por conta do esfriamento de seu primeiro amor.
A recomendação é que a igreja se arrependa e volte a praticar as primeiras obras.
A crítica fica por conta do esfriamento de seu primeiro amor.
A recomendação é que a igreja se arrependa e volte a praticar as primeiras obras.
2. Esmirna: a Igreja de Esmirna é elogiada por suportar o grande sofrimento a que estava sendo submetida.
Esmirna não recebe nenhuma critica.
A recomendação é de que sejam fiéis até a morte e resistam à perseguição.
A recomendação é de que sejam fiéis até a morte e resistam à perseguição.
Esmirna recebe como promessa a coroa da vida.
PÉRGAMO
PÉRGAMO
3. Pérgamo: a Igreja de Pérgamo é elogiada por manter a fé e a confiança em Cristo.
É criticada por tolerar a imoralidade, a idolatria e as heresias.
É criticada por tolerar a imoralidade, a idolatria e as heresias.
A recomendação é um convite ao arrependimento.
Pérgamo recebe como promessa o maná escondido e uma pedra com novo nome.
TIATIRA
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.(Apocalipse 2:22,23).
4. Tiatira: a Igreja de Tiatira é elogiada pelo amor, fé e paciência que demonstra. Também pelo serviço prestado, e as boas obras que melhoraram em relação ao início.
É criticada por tolerar a idolatria e a imoralidade.
A recomendação é que sejam fiéis, pois o julgamento está próximo.
A recomendação é que sejam fiéis, pois o julgamento está próximo.
Tiatira recebe a promessa de que governarão nações e receberão a estrela da manhã.
SARDES
SARDES
Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.
Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. (Apocalipse 3:1,2).
5. Sardes: na Igreja de Sardes alguns têm sido fiéis.
Crítica: porém é duramente criticada por ser uma igreja morta.
Crítica: porém é duramente criticada por ser uma igreja morta.
A recomendação é para que se arrependam e fortaleçam o que ainda lhes resta. Aos fiéis são prometidos vestidos brancos.
6. Filadélfia: a Igreja de Filadélfia é elogiada por perseverarem na fé, por obedecerem a Cristo e honrarem Seu nome.
Filadélfia não recebe nenhuma crítica.
A recomendação é para que sejam fiéis.
Filadélfia recebe a promessa de um lugar na presença de Deus, um novo nome e a Nova Jerusalém.
LAODICÉIA
Na visão de Cristo, Laodicéia era uma igreja morna, acomodada, indecisa e orgulhosa, pois achava que pela riqueza que tinha não precisava de mais nada;
LAODICÉIA
Na visão de Cristo, Laodicéia era uma igreja morna, acomodada, indecisa e orgulhosa, pois achava que pela riqueza que tinha não precisava de mais nada;
7. Laodicéia: a Igreja de Laodicéia não é elogiada em nada, ao contrário, é criticada por ser morna, indiferente, e por não perceber a própria condição miserável em que se encontra.
Laodicéia recebe a recomendação "para se arrependerem e serem zelosos", e os que vencerem recebem a promessa de que compartilharão do trono de Cristo.
Qual o significado das sete igrejas do Apocalipse?
Resumidamente, existem duas interpretações sobre o significado das sete igrejas do Apocalipse.
Uma defende que as sete igrejas representam sete eras, ou períodos, sucessivos da História da Igreja.
A outra interpretação defende que as sete igrejas representam condições que ocorrem em qualquer período da História da Igreja, e se repetem constantemente, e não apenas a períodos específicos.
À luz de todo o contexto do livro de Apocalipse, essa última posição é a mais correta.
Fonte: Daniel Conegero
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CONCLUINDO
Todas as igrejas de Cristo passam por fases diferentes, experimentam momentos ou fases de esfriamento e de Avivamento.
Já vi igrejas surgirem bem pequenas e simples, com o tempo vão crescendo e se tornam em potências da divulgação do evangelho, crescem em tamanho e também na graça de Cristo.
Por outro lado, também já testemunhei igrejas grandes diminuírem, murcharem. Contudo, depois ressurgem, crescem novamente.
Devemos entender que quando se fala em igreja estamos nos referindo a seres humanos que seguem Cristo. Como o ser humano é falho, muitas vezes o diabo acha brechas entre aqueles que congregam num mesmo lugar (determinada
igreja templo ou congregação), e faz estragos, tenta destruir os obreiros, causa dissensões, causa escândalos...
Ainda bem que a igreja de Cristo tem homens apenas em seu corpo, os membros que são humanos.
A cabeça, esta é Cristo e não pode ser tocada pelo diabo, então, pela ação do Espírito Santo, mesmo que a igreja esteja fraca ela ressurge, como uma planta que seca seu caule mas que permanece com suas raízes firmemente mergulhadas em solo fértil e úmido.
A igreja sempre ressurge, e muitas vezes mais forte que antes, porque se um membro falha, outro membro é escolhido por Cristo para dirigir sua congregação que caiu.
Assim, pela graça de Cristo, pelo amor de Deus e pela ação constante do Espírito Santo, a igreja ressurge e se aviva.
A cabeça, esta é Cristo e não pode ser tocada pelo diabo, então, pela ação do Espírito Santo, mesmo que a igreja esteja fraca ela ressurge, como uma planta que seca seu caule mas que permanece com suas raízes firmemente mergulhadas em solo fértil e úmido.
A igreja sempre ressurge, e muitas vezes mais forte que antes, porque se um membro falha, outro membro é escolhido por Cristo para dirigir sua congregação que caiu.
Assim, pela graça de Cristo, pelo amor de Deus e pela ação constante do Espírito Santo, a igreja ressurge e se aviva.
A Palavra de Cristo nos dá esta garantia:
As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja de Cristo.
SÓ JESUS SALVA - IDE E ANUNCIAI
CONTUDO,
Temos sido testemunhas de como a igreja de Cristo está sendo desvirtuada pelos falsos pastores, falsos profetas, falsos missionários... Lobos vestidos em pele de cordeiro que usam o nome de Deus em heresia, em blasfêmias e até mesmo igrejas que são abominação para nosso Jesus Cristo.
Quando nos referimos a igreja de Cristo estamos citando e nos atendo àquelas que realmente estão firmadas no evangelho de Cristo, que buscam ganhar almas para o reino de Deus, que praticam a caridade e a solidariedade, que pregam o perdão, a renúncia e o amor a Deus e ao próximo.
Estamos nos referindo a igreja de Cristo que não pratica teologias de homens, que não vende indulgências, que não transformam seu templo em centro comercial, que não praticam nem aceitam a idolatria, o ecumenismo, nem o espírito de Jezabel no meio da congregação.
Estamos falando de igrejas de Cristo realmente lavadas e remidas no sangue do Cordeiro, no sangue do inocente que morreu por nós na cruz para nos livrar de nossos pecados e do peso da Lei de Moisés.
Estamos falando na igreja que se rende somente a Cristo ressuscitado, não aceitando venerar qualquer tipo de imagem nem se dobrando a falsas seitas de homens, muito menos a seitas satânicas.
Não podemos negar que em muitas caracteristicas, num modo geral grande parte da igreja de Cristo do século XXI se assemelha à igreja de Laodicéia, (igreja morna, nem fria nem quente), misturando-se com a permissividade da igreja de Tiatira (onde se tolera a idolatria e a imoralidade. Onde se leva os costumes mundanos para dentro dos templos de Cristo), chegando mesmo a ser como a igreja de Sardes, uma igreja morta para Cristo e cheia de filosofias do mundo, cheia de teologias dos homens, enfim, igreja sem a presença do Espírito Santo.
Por tudo isto, devemos nos ater ao que nos recomenda nosso Salvador.
Devemos nos arrepender de nossos maus caminhos.
Devemos voltar ao primeiro amor.
Devemos nos consagrar mais e mais em oração e em obras ao nosso eterno mestre e Salvador Jesus Cristo, sempre revestidos do poder e da direção do Espírito Santo.
Amém?
Olhai, Vigiai e ORAI. Jesus está voltando.
Em qual das igrejas de Cristo você se situa? Um discípulo de Cristo, ou um frequentador de uma igreja, envolvido na religiosidade?
Medite.
Paz e Virtude a todos.
MISSIONÁRIO VIRTUAL GERALDO DE DEUS 2019agosto,24
Em qual das igrejas de Cristo você se situa? Um discípulo de Cristo, ou um frequentador de uma igreja, envolvido na religiosidade?
Medite.
Paz e Virtude a todos.
MISSIONÁRIO VIRTUAL GERALDO DE DEUS 2019agosto,24
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