A quem temerei?




Isaías 51:12 - Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu para que temas o homem que é mortal, ou o filho do homem, que se tornará em erva?


Caríssimos,


Deus é em tudo maravilhoso, bem presente na hora da angústia. Não é preciso nem que Ele faça algo de extraordinário para nos mostrar que está conosco em todos os momentos, onde quer que estejamos.

________________________________________________________________________________________________________________________________


VAMOS LOUVAR COM ALEGRIA

Hino 15 da Harpa cristã
Foi na Cruz

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Jesus Cristo, nossa rocha e fortaleza.

A presença de Deus como sendo a fortaleza de seus eleitos é notória nas Sagradas Escrituras.

Temos o exemplo de Davi, que mesmo sendo muito jovem e de pequeno porte enfrentou sozinho no campo um leão e também em outra ocasião um urso, para proteger as ovelhas do pequeno rebanho de seu pai Jessé. 

Ele não teve temor, por ter a certeza da presença de Deus todo o tempo junto dele.

Assim também esse destemor foi demonstrado quando Davi se dispôs a enfrentar Golias, o gigantesco guerreiro filisteu que amedrontava todo o exército de Saul e até mesmo ao próprio rei de Israel.

E Davi deixou a carga que trouxera na mão do guarda da bagagem, e correu à batalha; e, chegando, perguntou a seus irmãos se estavam bem.
E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu.
Porém todos os homens em Israel, vendo aquele homem, fugiram de diante dele, e temiam grandemente.
E diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel; há de ser, pois, que, o homem que o ferir, o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel.
Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?(1 Samuel 17:22-26).


Ao ver tamanha afronta contra o exército de Saul, ao ver tanto temor naqueles homens de guerra que se acovardavam diante do inimigo gigantesco Davi não demonstrou qualquer receio, não olhou para o tamanho do guerreiro, mas tão somente para o fato de ele estar afrontando "os exércitos do Deus vivo". 

Ou seja, é como se Davi dissesse "não sabe esse guerreiro que o exército de Saul, rei de Israel, vai ao combate tendo o próprio Senhor dos Exércitos como sua força e poder invencível"? 

Creio que naquele momento a indignação de Davi também foi grande em relação aos seus irmãos mais velhos e ao próprio Saul, ungido do Senhor que se encolhia de medo diante de um incircunciso.
Então, cheio do Espírito Santo, o raquítico e jovem pastor Davi decide demonstrar aos filhos de Israel como a presença de YHWH, o Deus Vivo, era real e presente ali no meio de seu povo.





Sem qualquer temor e revestido da couraça de Deus, levando na mão uma funda e na outra mão seu cajado de pastor, Davi parte confiantemente contra o inimigo que ofendia ao Senhor dos Exércitos.








E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto.
Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi.(1 Samuel 17:42,43).


Façamos aqui uma breve reflexão,

Davi saiu de casa obedecendo a ordem de seu pai, dirigindo-se para o vale onde estava acampado o exército de Israel, no qual seus três irmãos mais velhos estavam engajados, tendo o rei ungido de sua nação, Saul, no comando.
Foi levando queijos para o comandante, grãos tostados e pães para seus irmãos, como ordenara seu pai. Chegando no local e vendo aquela situação humilhante pela qual passava o valoroso exército de Israel procurou saber como aquilo era possível. Como permitiam tanta humilhação e vergonha, se serviam ao Deus vivo, como não reagiam?
Mas seu irmão mais velho, ao invés de responder ou mesmo demonstrar algum sentimento de vergonha diante de tal situação o insultou gratuitamente.

E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja. (1 Samuel 17:28).

Vejam, Davi estava indignado com a situação humilhante pela qual passavam todos os que faziam parte do exército de Israel, estava indignado também com a petulância daquele incircunciso filisteu, chegou ali por ordem de seu pai e não por desejo seu... E recebe uma ofensa de seu irmão mais velho... Misericórdia.

Deus é testemunha de quantas vezes nós, cada um de nós que neste mundo 
vivemos, somos ofendidos sem motivo.

Principalmente quando defendemos o evangelho e as ordenanças de Cristo.
Também se nos indignamos contra o maligno que escraviza o pecador, se nos indignamos contra a injustiça, se nos indignamos contra os fortes e poderosos que oprimem nossos iguais... E de onde vem a primeira ofensa? Não do inimigo. A primeira ofensa muitas vezes vem da boca de alguém que desejamos ajudar, que desejamos demonstrar solidariedade. Vem, na maioria das vezes de um irmão de sangue, ou de um irmão em Cristo.




Contudo, Davi não deu bola para o que disse seu irmão, nem tentou se justificar, apenas se afastou dele mas continuou focado no alvo de sua indignação, Golias. Aquele era quem estava ofendendo seu Deus.

Eis uma grande lição, não devemos nos digladiar com nossos iguais que não nos compreendem, mas sim contra as forças do mal que corrompem o mundo e afrontam nosso Deus vivo, (naqueles tempos conhecido como Senhor dos Exércitos, hoje o chamamos de Jesus Cristo, o Salvador). 
Não se pode perder o foco de quem é nosso inimigo verdadeiro.

Davi procurou Saul e pediu que o autorizasse a lutar contra o inimigo.

Outra lição.
Davi estava convicto de estar na presença de Deus, tinha noção de quem era o inimigo a enfrentar, mas buscou a delegação da autoridade maior ali presente, o rei Saul.
Assim devemos agir nós cristãos fiéis a Jesus. Sabemos que Ele está conosco, mas antes de enfrentar o inimigo, se existe uma autoridade secular comandando a situação, a esta também pedimos que nos autorize irmos à luta. Isto nos ensina que se fazemos parte de um ministério onde existe um dirigente, a este devemos submissão.

Somos servos de Cristo, mas numa situação onde existe uma autoridade que recebeu delegação do próprio Deus acima de nós, a esta devemos também obediência.


Continuando, encontramos no relato o momento em que Saul, a autoridade secular ali investida de poder, tenta revestir Davi com sua armadura de guerreiro.
Teoricamente seria algo excelente, pois era a armadura de um guerreiro ungido pelo Deus Vivo.
Não foi bem assim o resultado.
Davi não conseguia  nem andar com aquela pesada armadura, não conseguia erguer a enorme espada de Saul... Ficou incapacitado de ir à luta com aquela armadura de outra pessoa.






Eis outra lição,
Cada um de nós cristãos recebemos um tipo de armadura e de arma para enfrentar o inimigo. Não adianta querermos nos revestir da armadura do pastor ou do irmão em Cristo mais antigo no ministério.
Cada um recebe do Espírito Santo dons diferentes, temos forças diferentes, embora a unção seja a mesma, embora para todos o comandante supremo Cristo seja o mesmo.
Lute com sua espada, lute com sua vestimenta e não com a de outro.

Lembre-se, Deus usa dos fracos para envergonhar os fortes.

Aleluia.

Continuando, novamente encontramos Davi sendo desprezado. Já fora ofendido e desprezado pelo próprio irmão de sangue Eliabe, agora recebe maior desprezo do gigante filisteu."E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou"...

 Não somente o inimigo nos despreza, também os "amigos" e conhecidos. 
Quando Davi se dispôs a enfrentar o gigante e contra ele se arremeteu arriscando sua vida havia grande assistência observando.

Quantos daqueles que ali estavam torciam em favor de Davi?
Quantos daqueles filhos de Israel, no entanto, não desejavam ver o gigante massacrando Davi, mesmo que isto fosse motivo de derrota para eles mesmos?

Triste, não é? Mas é a realidade. Muitos e muitos de nossos irmãos e iguais torcem por nossa derrota. Triste mas real.

Sabem aquele desprezível sentimento que guia muita gente?
 "se eu não posso, melhor que ele também não possa, pois não é melhor do que eu".
Tenha esta sabedoria, nem sempre aquele que nos sorri, aquele que nos diz palavras de conforto pela frente torce em nosso favor. 

A mentira e a hipocrisia ocupa o coração de muitos dos que nos rodeiam.

...Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja. (1 Samuel 17:28).

Eliabe disse a Davi que o coração de seu irmão mais novo estava cheio de presunção e de maldade. Será verdade?
Ou será que a boca de Eliabe falava daquilo que seu coração estava cheio?




Eis o que as Sagradas Escrituras nos dizem neste sentido,


Um servo de Saul dá testemunho do bom caráter de Davi,

Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele.
E Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas. (1 Samuel 16:18,19).


Davi toca harpa para espantar o espírito mau que atormentava o rei, e este sente grande amor pelo filho caçula de Jessé,

Então Saul mandou dizer a Jessé: Deixa estar a Davi perante mim, pois achou graça em meus olhos. (1 Samuel 16:22).
E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.
(1 Samuel 16:23).


Davi, um homem segundo o coração de Deus,

E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.(Atos 13: 22).

Tomando como parâmetro estes versículos acima, será que podemos concordar com o que disse Eliabe sobre seu irmão mais novo, Davi?
Como está claro, Davi tinha um coração cheio da presença de Deus.
Então, concluimos que Eliabe falava daquilo que seu coração transbordava, ou seja, era ele quem tinha o coração presunçoso e cheio de maldade, não seu irmão Davi.

Assim acontece constantemente neste mundo onde vivemos. Os presunçosos de coração cheio de maldade constantemente usam de língua ferina para macular o caráter e o ministério dos homens que encontram graça diante de Deus. São marionetes usadas pelo diabo, o vil tentador.
Por tudo isso devemos entender que somente Jesus Cristo pode nos julgar e nos inocentar ou nos condenar, ninguém mais.

Amém?


_____________________________________________________________________


ADORE A CRISTO, EM ESPÍRITO E EM VERDADE

Ao Passar o Jordão
Harpa Cristã

Quando o Jordão passarmos unidos
E entrarmos no céu, veremos lá
Como areia da praia os remidos
Oh! Que gloriosa vista será!

Tantos como a areia da praia!
Tantos como a areia do mar!
Que gozo sentirá
Todo o salvo pois verá
Sim, tantos como a areia da praia!

Quando virmos os salvos do mundo
Que a morte jamais alcançará
Se saudarem com gozo profundo
Oh! Que gloriosa vista será!

Lá na margem do rio da vida
Onde paz e justiça haverá
Nós veremos a terra prometida
Oh! Que gloriosa vista será!

Quando Cristo Jesus contemplarmos
Coroado no céu como está
E prostrado aos Seus pés adorarmos

Oh! Que gloriosa vista será!

_____________________________________________________________________________________________________________________________________


Para encerrar esta reflexão, como consta em 1 Samuel 17, na segunda parte do versículo 43, "E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi".

Pois é, o filisteu idólatra e pagão amaldiçoou a Davi pelos seus "deuses", e sabem o que aconteceu de mau ao futuro rei de Israel? NADA.
Ninguém pode amaldiçoar um filho do Deus vivo, ninguém pode tocar num ungido de Jesus Cristo. 
Não tema quando algum "incircunciso" de coração se levantar contra sua vida e o amaldiçoar. Deus não permite que nada aconteça a um de seus filhos amados. Se você faz a vontade de Deus, então você é como o foi Davi, um homem segundo o coração de Deus. Creia.
Um cristão filho de Deus não deve temer a nenhum outro homem ou a nenhum outro deus. Porque, se Deus é por nós, quem será contra nós?

Glórias a Deus!

E o que aconteceu com o gigante adorador de ídolos pagãos que amaldiçoou a Davi?
Foi morto pelo pequeno israelita, com uma pedrada na testa caiu por terra e com sua própria espada teve a cabeça cortada fora do corpo.
Vejam, Davi mal conseguia levantar a espada de Saul, que era uma espada normal, entretanto ergueu a espada gigantesca de Golias e com ela ceifou-lhe a vida. Coisa de Deus, não do homem.

E o que Davi bradou para o inimigo quando foi contra ele ousadamente?

Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel; (1 Samuel 17:45,46).


Davi não disse algo como,
"Eu sou valente, já matei leões e ursos, e vou te matar para mostrar que sou melhor que meus irmãos mais velhos, melhor que Saul"...

nem algo como,
"Vejam, seus israelitas covardes, eu tenho o poder de Deus comigo e determino agora que Deus me dê vitória"...

Não. Nada disto. Davi não deu ordens a Deus nem se exaltou.
Ele exaltou o nome de Deus e se colocou com confiança na dependência do Senhor.
Davi profetizou,
"Eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado". E continuou a profetizar com fé e ousadia, "Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão"...

Davi disse algo como, Não sou eu quem vai lutar contra você, mas o próprio Deus a quem tens afrontado.

Aleluia! 

Guardemos estas lições em nosso coração e vamos agir segundo a vontade de Deus, em exaltação a Ele e em humildade de nossa parte.

Amém?

Outrossim, não podemos encerrar esta meditação sem reiterar o fato de que existem muitas maneiras pelas quais Deus atende aos seus escolhidos.

Daniel era homem de oração constante e persistente.
Ezequiel teve visões de Deus quando seu coração estava apertado de angústia por estar sendo levado cativo para um lugar distante de Jerusalém.
Davi tocava no coração de Deus quando desde sua mocidade tocava sua harpa e cantava louvores a Elohym.

Portanto, não viva imitando outros homens e mulheres de Deus. A cada um o Senhor chama e se manifesta de uma forma peculiar.

Não tem o dom de línguas? Nem todos o têm e nem por isto deixam de ser altar do Espírito Santo.
Não tem dom de profecia? Nem todos o têm e mesmo assim pela fé se fazem altar vivo do Deus vivo.

Amém?

_____________________________________________________________

Isaías 51:12 - Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu para que temas o homem que é mortal, ou o filho do homem, que se tornará em erva?

Destemor e temor. Sentimentos que podem destruir uma vida.
Quem não tem bom senso e se atira irresponsavelmente contra aquilo que o pode ferir ou matar, sofre as consequências.
Temos exemplos de pessoas que praticam esportes radicais e que numa queda inesperada de grandes alturas ficam paraplégicos, outros tetraplégicos, e tem ainda os que morrem inesperadamente.

Quando o diabo tentou a Jesus Cristo, erguendo-o até o pináculo do templo e ordenou que se atirasse dali para baixo confiando que Deus o livraria de se ferir, o que respondeu o Senhor ao vil tentador?

Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. (Mateus 4:5-7).


Respondeu o eterno mestre, "Não tentarás o Senhor teu Deus"!

Este ensinamento é vital para todos nós. Nunca devemos fazer algo insensato para colocar o poder de Deus à prova. Deus é Deus e não precisa provar nada para ninguém.

Se você estiver na beira de um precipício e escorregar por acidente Deus pode mandar um anjo te dar o livramento, como tem acontecido tanto neste mundo onde livramentos inexplicáveis acontecem o tempo todo. Temos tido provas disto através das câmeras de segurança que mostram como Deus salva as pessoas de acidentes inesperados.
Mas, se você se atira num precipício porque não tem fé que Deus exista e quer que Ele prove a você que existe e age, então você estará tentando ao seu Deus. E Deus não aceita este tipo de coisa.
Lembre-se, não tentarás ao Senhor Teu Deus.

Mas, se Deus ordena que faça algo, faça. Ele garante sua vitória.

Aí entra o destemor do cristão fiel.

Temer ao mundo quando Deus está conosco é ter pouca fé. A fé nos leva a não temer o mundo nem os donos do mundo.

Elias esteve nesta situação controversa de temor e destemor.
Deus ordenou que fosse diante do rei Acabe, marido de Jezabel a matadora de profetas de Deus, e Elias foi. Falou o que Deus ordenou, que não choveria sobre Israel enquanto não viesse uma palavra contrária do Criador. 
Elias foi e enfrentou o rei Acabe cara a cara e entregou a mensagem de Deus.

Mas, mediante uma ameaça de Jezabel que mandou recado dizendo que o mataria, temeu. Se acovardou.

Deus tratou com ele. E cheio de destemor alguns anos depois Elias voltou, enfrentou novamente Acabe, os profetas de Baal, os profetas de Asera e até mesmo a infame Jezabel, a qual profetizou que morreria e seria devorada pelos cães no meio da rua. Assim aconteceu.

Se temos temor é porque somos humanos e fracos, mas nosso Deus Onipotente tratará conosco, individualmente com cada um de nós a seu tempo, para que alcancemos a condição do destemor fortalecido na presença do Espírito Santo junto de nós.

Aleluia!

Não confiar na providência e no agir de Deus é uma forma de apostasia, uma forma de demonstrar pouca fé, ou incredulidade.

Não o faça, confie no nosso Deus, no nome de Jesus Cristo.
Tenha confiança que Ele é a rocha que nos fortalece, a fortaleza que nos guarda do ímpeto do inimigo, o alimento vivificador - o pão que desceu do céu!

E, cheio da confiança em Cristo, revestido do Espírito Santo, profetize. Profetize que Deus fará acontecer o impossível.

Amém?


CONCLUINDO




39 Mas a salvação dos justos vem do Senhor; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia.
40 E o Senhor os ajudará e os livrará; ele os livrará dos ímpios e os salvará, porquanto confiam nele.
Devemos testemunhar o agir de Deus, então, dou aqui meu depoimento real e verdadeiro,
Aconteceu comigo recentemente, uma vez mais, tal demonstração de presença real e de proteção integral do SENHOR, YHWH, (PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO), ao qual eu chamo de eterno mestre Jesus Cristo.

Fui a um local onde pensei que não seria bem vindo, que talvez ouvisse algum desaforo da parte daquele que ali comanda. 
Não que eu tivesse medo de algum tipo de agressão física, mas sim de alguma agressão verbal, um desacato, devido às posições que assumo em defesa da doutrina de Cristo e contrárias a tudo que incomoda o Espírito Santo, contrária a blasfêmias e heresias que se pregam como ordenança do Salvador.

Então, veio-me esta Palavra do Senhor, Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu para que temas o homem que é mortal...

Meu Jesus Cristo é tremendo! 
Me encheu o coração de força e confiança, de destemor.

Esta é a verdade que nosso Salvador deseja afixar nas almas dos cristãos, o destemor ao mundo e aos homens, aos filhos dos homens...
Não devemos temer o braço ou a língua de algum homem, seja ele quão importante ou investido de autoridade deste mundo for. 
Nem mesmo devemos temer aqueles que usam o nome de Deus e o evangelho pregando alguma mentira ou alguma heresia como sendo a vontade do Criador.

Num momento em que meu coração se apequenou veio-me de imediato a exortação de Cristo: "Quem é você para que temas o homem mortal? Esquecestes que Eu Sou aquele que te consola? Que te protege, que te guarda"?

Aleluia!

Que Deus tremendo e presente é este?
É o único Deus que existe, e fora dele não há outro!

Glórias e Aleluia!

Virtude e paz de Cristo a todos. Temor de Deus, destemor ao homem.

Missionário Virtual Geraldo de Deus              2019agosto,20





Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?