O Abismo



Lucas 16:26 - E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá


Povo de Deus,

Jesus Cristo nos revela em seu evangelho, Lc 15:19, algumas verdades que nos servem como luz de conhecimento que vence as trevas da ignorância e do desconhecimento das coisas do reino dos céus.


Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.(Lucas 16:19-31).



__________________________________________________________________________________________________________________________


LOUVEMOS AO SENHOR JESUS

Hino 3 Harpa Cristã
Plena paz

_______________________________________________________________________________________________________________________________________


(PARÁBOLA: narrativa alegórica que transmite uma mensagem indireta, por meio de comparação ou analogia.)

Nesta parábola Jesus nos dá valiosos ensinamentos,

1 - Quem não tem amor ao próximo será atormentado quando morrer.

2 - Aquele que neste mundo passa por privações e tormentos, se ficar firme na fé sem murmurar, será grandemente consolado quando morrer.

3 - Coloca por terra a visão de alguns teólogos de que ao morrer a alma permanece em dormência até o dia do juízo final. Pois ambos personagens morrem neste mundo e logo em seguida estão conscientes em outro plano de existência, na bem-aventurança ou no tormento eterno.

4 - Deixa bem claro que entre o destino dos bons e dos maus, dos que são fiéis a Deus e dos que são infiéis, existe um grande abismo que não se pode atravessar, nem daqui para lá nem de lá para cá.

5 - Que durante a vida a pessoa deve saber ouvir os profetas de Deus e a Palavra, bem como o Espírito Santo, a fim de se arrepender e alcançar o perdão dos pecados.

6 - Que durante a vida, após o arrependimento dos maus caminhos o cristão deve mudar seu proceder e andar em obediência às ordenanças de Cristo.

7 - Que existem pessoas de coração tão duro e dominados por tamanha cegueira espiritual que se limitam a viver conforme suas posses, seu entendimento secular e suas paixões, desprezando a existência de Deus e a promessa de salvação eterna. Que para estes nem mesmo se um morto ressuscitar e voltar para lhes dar o testemunho do céu e do inferno eles crerão.

Pois Jesus Cristo foi este, que veio ao mundo, morreu, ressuscitou e nos deu provas da ressurreição após a morte e da existência real do céu onde nosso Criador habita.

Ele, Yeoshua, Jesus Cristo, é quem nos diz que entre as almas que irão para a Sua luz (Antes de Jesus iam para o Hades, no seio de Abraão) onde serão consolados e continuarão sua existência na bem aventurança; e, em outro ponto para onde irão as almas destinadas às trevas e ao sofrimento no fogo eterno (Lembremos que o rico implora: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.), há um abismo intransponível.
Jesus Cristo é quem nos dá esta visão do destino das almas quando se desencarnam. Não é um dos apóstolos, nem está numa epístola, mas sim consta que o próprio Jesus Cristo, nosso Redentor, é quem faz esta afirmação.

Devemos então entender que durante nossa vida neste mundo, que é breve como a chama de um fósforo, temos a oportunidade de moldar nosso futuro.

Faz bem aquele que vive planejando seu futuro, que vive planejando seus investimentos neste mundo, que faz suas apólices de seguro e de saúde, que compra seu jazido no cemitério... Tudo isto é coisa deste mundo.

Contudo, muito mais sábio é aquele que vive em função de ajuntar tesouros no reino dos céus, onde a traça não rói nem o ladrão não rouba.

Nos ensina Jesus que "Onde está seu tesouro, ali está seu coração". 
Quem tem seu coração nas coisas deste mundo, quando morrer ficará terrivelmente frustrado, pois todos os bens e riquezas que ajuntou ficarão aqui; e sua alma partirá vazia, de mãos vazias, sem nada que apresentar diante do Justo Juíz no Dia da Ira do Cordeiro, no dia do Julgamento Final, e, conforme nos ensina o Senhor nesta parábola, estará sujeito aos tormentos nas chamas eternas desde seu desencarne.

Opostamente, aquele que vive em função de fazer a vontade de Deus, se consagrando a Cristo e vivendo em fidelidade, ao morrer estará sob a misericórdia do Salvador, o qual o receberá de braços abertos, irá para a luz e não para as trevas. Se foi um cristão de valor, se levou o evangelho aos pecadores, se ganhou almas para o reino dos céus, se através da oração intercedeu pelos pecadores e pelas almas atribuladas neste mundo, se intercedeu pela paz e pelo fim das guerras, se fez o bem aos pequeninos, aos órfãos e às viúvas, se andou seguindo o exemplo de nosso eterno mestre, partirá para a glória de Deus com as mãos cheias de boas obras, as quais serão provadas no fogo do Senhor.
Além da salvação da sua alma, ainda alcançará seu galardão e habitará na presença de Deus, eternamente, na Nova Jerusalém.

E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
Apocalipse 21:1-3)


Segundo a revelação que Jesus deu a João e consta no Livro do Apocalipse, haverá uma nova terra e um novo céu, haverá a Nova Jerusalém nesta nova Terra, onde Deus habitará com os salvos em Cristo Jesus. A Cidade Santa que descerá dos céus!

Aleluia!




POR QUE FALAS POR PARÁBOLAS?

E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas?
Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;
Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.
Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.
E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz:Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis,e, vendo, vereis, mas não percebereis.
Porque o coração deste povo está endurecido,E ouviram de mau grado com seus ouvidos,E fecharam seus olhos;Para que não vejam com os olhos,E ouçam com os ouvidos,e compreendam com o coração,e se convertam,e eu os cure.
Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.(Mateus 13:10-16).


Hoje, à luz do conhecimento do evangelho de Cristo por completo, ou pelo que nos foi passado pelos apóstolos, e também pela voz do Espírito Santo em suas revelações, conseguimos entender claramente o que nosso Salvador expunha em suas pregações, na forma de parábolas.

No entanto, naquele tempo, quando andou por este mundo, foi uma maneira de ensinar seu evangelho de forma que ele pudesse ser entendido pelos que tinham o coração em Deus, pelos que tinham o coração limpo de preconceitos e de vá religiosidade. Também para que as gerações futuras recebessem este ensinamento em sua forma original, sem deturpação.  Poderiam mudar alguma palavra dita pelo eterno mestre, mas não tem como mudar o sentido de uma parábola por ele proferida.

Eis mais uma prova da sabedoria superior de nosso Deus.

Glórias a Deus, Aleluia!






CONCLUINDO


Está claro na Palavra de Cristo, em Mt 13:12, que ao que tem muito será dado e terá em abundância. Mas ao que não tem, até o que tem será tirado.

Misericórdia!

 Quão profundo é este ensino contido no versículo referido.



Jesu nos diz que quem ama o mundo, o amor de Deus não estará nele, também nos ensina a não nos conformarmos com os costumes deste mundo, 

Romanos 12:2 - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Quem não tem o temor de Deus,
Quem não tem fidelidade a Deus,
Quem não tem sobre si o jugo suave de Jesus,
Quem não tem sobre si o revestimento do Espírito Santo,
Quem não tem em si o amor ensinado por Cristo, 
Quem não tem em si a capacidade de não julgar o próximo,
Quem não tem em si a capacidade de perdoar até mesmo ao inimigo,
Quem não carrega a fé inabalável em Cristo Jesus e dele dá testemunho,
Quem não obedece ao Ide e Pregai de Cristo, conf. Mc 16:15,
Quem não tem como prioridade o amor a Deus e ao próximo,
Quem não tem a capacidade de vencer e rejeitar o pecado,
Quem não tem a capacidade de dobrar os joelhos e pedir perdão pelos pecados,
Quem não tem a capacidade de renunciar ao seu eu e priorizar a vontade de Deus,
Quem não tem na oração a intimidade com nosso Deus, no nome de Cristo,
Quem não tem o desprendimento das coisas materiais,
Quem não tem sede e fome do pão que desceu do céu que é Cristo,

ATÉ O QUE TEM LHE SERÁ TIRADO, que é a promessa de ressurreição e vida eterna na presença de Deus!

Misericórdia, Senhor! Misericórdia para com aqueles cegos espirituais!

Mas, aquele que tem em si tais atributos, aquele que se faz filho de Deus por adoção de Cristo, a este se dará a proteção e a graça de Jesus, e vida virtuosa; Acima de tudo, obterá a justificação no fim dos tempos, isto lhe será dado em Abundância.

Aleluia!

Não permita que o abismo espiritual carregado e posto sobre o mundo pelas hostes demoníacas se instale em sua vida.

Abrace Jesus Cristo, agarre nas mãos do Espírito Santo,
e se livre do abismo após a morte.
Almeje a bem-aventurança que está em Cristo.
Almeje como prioridade trabalhar em função da salvação de sua alma, sabendo que somente Jesus Cristo tem Palavra de Salvação.

Amém?




Missionário Virtual Geraldo de Deus                    2019agosto,05


Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?