APOSTASIA




Jeremias 2:19 - A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que mal e quão amargo é deixares ao SENHOR teu Deus, e não teres em ti o meu temor, diz o Senhor DEUS dos Exércitos.


Sabe quando o maligno, que governa este mundo, quer arrancar de nossos corações o amor de Cristo, e nossa fé em Deus?




Povo de Deus,

Estive evitando entrar diretamente neste tema por causa de nosso estudo escatológico sobre o fim do mundo e o Juízo Final, livro de Apocalipse de João.

Este tópico, Apostasia, é largamente citado no texto dos últimos dias deste mundo.

Entretanto, faz-se necessário lançar um alerta a todos os cristãos, ou mais um alerta, bem específico. Por isto vamos meditar neste assunto que está atingindo o povo escolhido, as ovelhas de Cristo, nos dias atuais, inclusive com crescimento assustador.

Apostasia significa o esfriamento da FÉ em Deus, afastamento dos caminhos do evangelho, e muitas vezes ainda fica um ranço do ex-cristão para com nosso Salvador Jesus Cristo, como se Ele fosse o culpado da situação de aflição que está cercando o povo de Deus.


_____________________________________________________________________________________________________________________


EM CRISTO VOCÊ É MAIS QUE VENCEDOR
Adore ao nosso eterno mestre Jesus Cristo


________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________



Jesus nos avisou, "Em mim vós tereis paz, no mundo vós tereis aflições", 

João 16:33 - Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

As muitas aflições, as muitas tribulações deste mundo tendem a levar o cristão não vigilante à Apostasia. 
Temos ainda o mau testemunho dos crentes, os cristãos evangélicos, meia boca, aqueles que se dizem crentes, se vestem como crentes, na igreja agem como crentes, mas que no lar e no dia a dia no mundo se esquecem de sua condição de pessoa separada para Deus.
Vivem em dissensões e tribulações, discutem, gritam palavrões, mostram para o mundo que os observa exatamente o contrário do que Jesus nos ensinou a mostrar. 

Jesus nos diz que nós cristãos somos o sal da terra e a luz do mundo, mas muitos falsos crentes, falsos cristãos, são insípidos e espalham trevas por onde passam.


Salmos 107:17 - Os loucos, por causa da sua transgressão, e por causa das suas iniquidades, são aflitos.


Além daqueles que acrescentam o fato de serem caloteiros, maus pagadores, gananciosos por dinheiro, apropriadores do alheio... Até mesmo cristãos estelionatários, os que aplicam golpes contra os incautos se dizendo missionários de Cristo, se dizendo pastores de igrejas...

Misericórdia.

Um mau testemunho de vida secular causa rejeição dos demais irmãos em Cristo, entretanto, os invigilantes se deixam contagiar por esta repulsa e muitas vezes agem equivocadamente se afastando do Salvador.




Quantas e quantas pessoas que se afastam da igreja por causa destes falsos cristãos, os quais contaminam o ambiente onde frequentam e espantam os justos e fiéis a Cristo...

Os falsos cristãos prestam grande desserviço à igreja de Cristo, à obra de edificação da noiva de Cristo na Terra.

São grandes aliados do inimigo de Cristo, carregam em si as trevas do diabo e as espalham no meio das congregações por onde passam.

Misericórdia.

Assim, temos que a concupiscência do mundo com seus padrões imorais contaminando os falsos crentes, os quais dão mau testemunho de vida, acaba por causar o esfriamento na fé de muitos que inadvertidamente perdem o primeiro amor por Cristo.

Por tais motivos nos alerta o eterno mestre e Salvador Yeoshua,

"Olhai, vigiai e orai. Orai constantemente".

Uma vez mais cito o apóstolo Pedro, onde em sua segunda epístola nos traz este aviso profético,

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.(2 Pedro 2:1,2)


Pedro nos remete esta exortação, que entre nós cristãos se introduzirão falsos doutores da Palavra, falsos profetas, que introduzirão no meio da congregação de Cristo, em oculto ou disfarçadamente, HERESIAS DE PERDIÇÃO. E negarão Cristo, e que muitos os seguirão, pois causarão dissolução, divisão, entre os cristãos.


Misericórdia.

Não é o que estamos testemunhando nos dias atuais? 

Seitas heréticas, igrejas abomináveis,  pastores sem unção do Espírito Santo, teologias de prosperidade, escândalos, maçonaria diabólica... 
Tudo isto para que finalidade? Causar o esfriamento na fé de quem se converte a Cristo e não fica firmado na rocha que é nosso Salvador. 
Para causar apostasia na vida dos crentes que não vigiam, não oram, não estudam com afinco o evangelho de nosso Salvador.

Alguém pode questionar,
"Mas porque o diabo ia estar tão preocupado em se infiltrar no meio da igreja, se o crente está sempre nos cultos adorando a Cristo"?

Primeiro, porque o diabo não tem interesse nem trabalho em arrastar para as trevas o pecador crônico, nem o ateu, nem o sodomita, muito menos as pessoas que só cultuam os prazeres da carne vivendo em prevaricação. Estes já estão nas garras do diabo, já estão no caminho das trevas eternas por opção própria.
No entanto, o crente que está indo no culto, frequentando a igreja, este pode dar uma palavra ao que está perdido no mundão, "Jesus te ama, sai dessa vida, vamos comigo na igreja", prejudicando a posse do diabo sobre a vida do pecador.  
Quando o diabo age no meio da igreja de Cristo, causando apostasia no cristão, não está retirando da luz de Cristo apenas uma vida, mas toda uma família e muitos que poderiam ser salvos mediante uma palavra dita por ele aos pecadores.

Quando o diabo consegue esfriar a fé de um cristão, está matando um dos 'IDE' de Jesus Cristo. Será menos um discípulo de Cristo a propagar o evangelho.

Entenderam como é poderosa a tática do diabo em causar a apostasia no meio do povo cristão?

Vamos mais além.
Algumas vezes este cristão que esfriou na fé volta para a estrada larga da perdição do mundo e arrasta consigo outros crentes.
Misericórdia...



Jesus é a porta de entrada para o reino de Deus, mas também é o Pastor.
Cristo nos diz que Ele é o bom pastor.
E que o bom pastor dá a sua vida pelas suas ovelhas.
Nos ensina ainda que o pastor deixa no aprisco seguro as noventa e nove ovelhas e sai em busca da centésima, que está perdida.

Vamos seguir o exemplo de Jesus. Vamos imitar o Bom Pastor e vamos buscar aquelas ovelhas que se desgarraram, que se perderam na difícil trajetória da renúncia por amor de Cristo e pela salvação de nossas almas.

Sim, porque o sacrifício de renunciar ao nosso Eu e fazer a vontade de Deus não é apenas em benefício da edificação da igreja do Cordeiro, mas também uma forma segura de alcançar a salvação de nossa alma.

Amém?




CONCLUINDO




Apocalipse 16:11 - E por causa das suas dores, e por causa das suas chagas, blasfemaram do Deus do céu; e não se arrependeram das suas obras.

Estamos meditando nas causas e consequências da apostasia.

As causas podem ser externas à igreja na qual congregamos, mas também podem ser internas.
Externas quando as tribulações e aflições trazem uma luta tão grande contra o cristão que este se deixa vencer e sai da presença de Cristo.
Externas também quando o cristão não vigia e é enredado nas falsas doutrinas, nas seitas demoníacas, ou na idolatria.

Internas quando qualquer fato ou pessoa também cristã influencia negativamente ao cristão desavisado com seu mau testemunho, com seu mau caráter, ou até mesmo por uma atitude ou palavra que venha a ferir o ego do descuidado.

Então, a maior causa da apostasia do cristão é o fato de estar sem vigilância, é o fato de estar descuidado, tanto dentro da igreja quanto no mundo.

O diabo só precisa de uma pequena brecha para entrar na vida do cristão, e ficar descuidado, invigilante é uma brecha enorme, pela qual não entra apenas um demônio contra a vida do crente, mas uma legião inteira.

Portanto, para não se cair na apostasia, para não se esfriar na fé, para não nos afastarmos da igreja e até mesmo do Salvador, o que precisamos fazer é,

OLHAR, não para a vida do irmão ou do pecador, mas para nossa própria conduta, nosso caráter, nosso modo de agir na igreja e no mundo, ou seja, perante Deus e ao próximo.

VIGIAR, nunca a vida dos outros, mas a nossa vida, nossa família, nosso modo de falar, de ouvir, de relacionar com os irmãos e com os pecadores. Vigiar nosso modo de vida, para que sejamos exemplo e referência que leve outras vidas para dentro das igrejas, para que se dobrem diante da majestade de Cristo.
Vigiar para não cairmos em fofocas, em vãs discussões, em dissoluções e também para não sermos coniventes com a mentira e a falsidade.

ORAR CONSTANTEMENTE, orar sempre, pois a oração é o elo de ligação do homem e da mulher de fé com Deus, o qual é PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO, no nome de Jesus Cristo.
Orar por nós mesmos, por nossa família, por nossa igreja, pelos obreiros de nossa igreja, pelos irmãos de nossa igreja, por todos os cristão espalhados pelo mundo, pela nossa rua, pela nossa cidade, pelo nosso país, pelo mundo, sempre pedindo paz e prosperidade, fartura e saúde.
A oração nos fortalece e nos lava o coração.
Ao orar nunca se esqueça de exaltar ao nosso Salvador, a lhe render adoração, pois a Ele pertence toda a glória, virtude e domínio eternos.
Também nunca se esqueça de pedir misericórdia e perdão, pois somos fracos. Peça ainda que o Senhor nunca retire seu santo Espírito de cada um de nós que o amamos e o adoramos em espírito e em verdade.
Interceda em favor dos desesperançados, dos pecadores, dos enfermos, dos aprisionados, das crianças órfãs...
Orar é falar com o eterno mestre e Salvador, nunca apenas egoisticamente, mas em favor de muitos.

E AS CONSEQUÊNCIAS DA APOSTASIA?

Esfriamento na fé, afastamento da igreja, afastamento dos mandamentos de Cristo, escravização pelo diabo, retomar vícios abandonados após se converter a Cristo, dar brecha para o diabo entrar em sua casa, desestruturação da família, desestruturação de sua vida financeira, destruição e aniquilamento de sua fé em Deus.
Por ter se afastado de Deus, estando sob o jugo do maligno, poderá ser acometido de enfermidades incuráveis, perda de entes queridos, ser vítima de acidentes... Ou seja, quem não está sob a proteção do Altíssimo fica à mercê do destruidor, do diabo.

Jesus nos diz que Ele veio a este mundo para nos trazer VIDA, e VIDA EM ABUNDÂNCIA, ou em PLENITUDE.




Por outro lado, o diabo está aqui para,

MATAR!
ROUBAR!
DESTRUIR!

Quem está no aprisco do bom pastor Jesus Cristo tem vida, tem abundância, tem plenitude. Vida aqui e no além. Vida neste mundo e vida eterna.

Quem cai em apostasia vai estar à mercê do diabo, o ladrão de almas, aquele que existe para matar, para roubar e para destruir.
Não deixe que o diabo mate sua fé, nem roube sua promessa de salvação eterna, nem que ele ainda venha a destruir seus sonhos e sua família.

Amém?



O cristão vigilante se assemelha ao sábio que constrói sua casa sobre a rocha, porque estando esta sobre uma base firme pode vir chuva, tempestade, enchente, corrente contrária, pode vir a fúria contrária e nada a abalará.

Fique firmado em Jesus, que sua alma seja alicerçada sobre esta rocha eterna, YEOSHUA, não viva descuidado, não seja uma alma inconstante, nem se torne um filho da perdição.

Deus ama a todas as suas criaturas com a mesma afeição, não faz acepção de pessoas.
E, sabemos que "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus".

OLHAI, VIGIAI, ORAI, JESUS ESTÁ VOLTANDO PARA BUSCAR SUA IGREJA!

Missionário Virtual Geraldo de Deus                    2019agosto,30




Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?