Nem só de pão viverá o homem





Deuteronômio 8:2 - E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.

Caríssimos,

O povo resgatado do Egito por YHWH ficou quarenta anos no deserto, caminhando pelos mesmos caminhos, até que Deus achou que era chegada a hora de irem em frente e tomar posse da promessa, a terra prometida.
Esta postagem vem mostrar que nosso Deus continua o mesmo.
Eu deveria ter feito uma postagem sobre Deuteronômio 8, conforme me ordenou o Senhor, entretanto eu encaixei em outra postagem, sem abrir muito o assunto, como podemos comprovar em “Deus sonda os corações”.
Entretanto, o Senhor não ficou muito satisfeito com este arranjo que eu fiz, assim, estou voltando atrás, passando pelo mesmo caminho que trilhei anteriormente e refazendo a postagem, conforme a vontade do nosso Deus, no nome de JESUS CRISTO.
Estarei desenvolvendo o assunto, conforme orientação do Espírito Santo, esperando que fique em conformidade com a vontade de nosso Criador, caso contrário, sei que terei que repassar pelo mesmo caminho, até que seja cumprida a missão a mim confiada, que não é outra senão a de divulgar para todos a mensagem que o Senhor me confiou. Deus não aceita as coisas de qualquer maneira, então, peço a Ele que me perdoe a falha. 
Estarei desenvolvendo esta mensagem com todo o amor e dedicação que merece o nosso eterno mestre Jesus Cristo.

Em primeiro lugar, quero aqui deixar bem claro que este capítulo da bíblia nos fala sobre obediência, obediência e fidelidade para com nosso Deus, conforme podemos ver logo no verso primeiro,
  
Deuteronômio 8:1 - Todos os mandamentos que hoje vos ordeno guardareis para os cumprir; para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR jurou a vossos pais.

Deus deixa bem claro que o ser humano deve ser obediente a Ele, totalmente obediente, ouvindo sua voz e guardando suas ordens, e cumprindo estas ordens, naturalmente.
Guardar os mandamentos de Deus para os cumprir, ´para que vivais, nos diz bem claramente nosso Deus.
Pode-se então questionar, "mas Paulo não disse que não estamos sob a Lei? Que a Lei é morte? E Jesus não nos disse que até João Batista vale a Lei e os profetas, mas que a partir daí, até a consumação dos séculos, vale o evangelho de Cristo?
Tudo isso é verdade, mas também nãos nos esqueçamos que Jesus nos disse,

Mateus 5:17-19 
Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.
Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
Jesus nos diz que não veio para anular a a Lei nem a profecia dos profetas levantados por Deus, mas que veio para cumprir. Ou seja, obedecer e fazer que seja obedecido o que Deus já estabeleceu desde os primórdios; Sua Justiça, que é imutável.
Diz-nos ainda que nada, nem uma "letra ou um sinal" da LEI será anulado, até que  TUDO SEJA CUMPRIDO. Falou bem assim, até que tudo seja cumprido.
E quem violar um destes mandamentos, ou ensinar a PALAVRA DE DEUS  equivocadamente, será chamado menor no reino dos céus!
Por outro lado, quem cumprir estes mandamentos e ensinar corretamente a PALAVRA DE DEUS, será chamado GRANDE no reino dos céus!
Eis o mistério da fé, ao qual temos que acatar, nos unir e conviver, e entender e divulgar.
Até João Batista vale a Lei e os profetas.
Mas, veio Deus à Terra, na pessoa de Jesus Cristo. Qual vale mais, a Lei ou O autor da Lei?
Sem dúvida, DEUS é maior que a Lei que nos legou.
Jesus Cristo é Deus e tem em si todo o PODER e VIRTUDE. Tem o poder de perdoar pecados e de Justificar o pecador.
Entretanto, também nos ensina Jesus,

Mateus 5:21 - Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
O assassino será julgado pelo crime cometido, está claro, assim como toda transgressão será julgada no fim dos tempos, no dia do juízo final. Não se iludam, irmãos, pensando ou crendo que Jesus vai aceitar que assassinos sejam absolvidos sem o julgamento prévio, bem como toda transgressão será julgada previamente. OU, melhor não pecar, melhor rejeitar o pecado e andar retamente.

O Senhor nos diz que não devemos nos esquecer do caminho que Ele nos fez percorrer, do deserto por onde nos conduziu para nos ensinar, para nos lapidar, para sondar nosso coração e tirar suas conclusões de como cada uma de suas criaturas age quando está diante da dificuldade, no aperto, na fome, na miséria, abandonado, humilhado... Para avaliar se seríamos submissos e humildes na tribulação ou se iríamos murmurar e voltar atrás, fugir de sua presença.

2 E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.
3 E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem.

Então, no versículo 3, Deus nos diz algo fabuloso, inestimável, algo que devemos guardar em nosso coração: " ...Nem só de pão viverá o  homem, mas de TUDO o que sai da boca do Senhor viverá o homem".
Não viverá o homem somente das coisas materiais, palpáveis, mas principalmente da fé, pois sem a fé o homem não consegue ouvir e saber "o que sai da boca de Deus".
Este ensinamento tem a ver com duas situações. A primeira, O evangelho, o qual saiu da boca de Deus, na pessoa de Jesus Cristo. A segunda, tudo o que nos fala o Espírito Santo, pois desde que Jesus o enviou para o mundo material, por misericórdia do Pai Eterno, cabe a Ele nos ensinar, orientar e guiar em direção ao reino dos céus.
 João 14:26 - Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

Não devemos jamais nos esquecer que o Espírito Santo é a "boca de Deus" e sendo assim, devemos estar sempre em comunhão com Ele, aprendendo com Ele, pois nos diz Jesus: "esse vos ensinará todas as coisas". E ainda, "vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito".
Assim sendo, quando nosso Jesus Cristo nos diz que o Espírito Santo é quem nos ensinará todas as coisas, devemos estar atentos ao que Ele nos fala. Ouvidos atentos ao que o ESPÍRITO SANTO diz à sua igreja, (cada um de nós cristãos somos um templo vivo de Deus).

Deus ainda nos lembra que nada nos deixou faltar, nem o que vestir nem a saúde e vitalidade,
4 Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos.

(Quando se fala em quarenta anos, logicamente se refere ao povo hebreu, que Deus tirou do Egito. Cada um de nós tem o tempo de deserto necessário ao aprendizado que Deus nos determina).

A seguir o Senhor nos esclarece o motivo de sua forma de agir, o motivo de sua autoridade e disciplina para com seus eleitos: Ele é o Pai, de eterno e inexplicável amor a cada uma de suas criaturas, amando a cada uma delas com todo o amor existente, nunca desistindo de nenhum dos seus. Ele nos corrige como um pai que ama e corrige ao filho amado.

5 Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o Senhor teu Deus.

Uma vez mais o SENHOR nos exorta a guardar seus mandamentos em nossos corações, seguir em obediência pela estrada estreita que leva à salvação eterna, e... O TEMER!
6 E guarda os mandamentos do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos e para o temeres.
Não podemos nos esquecer que "O Temor de Deus é o princípio de toda sabedoria". Devemos temer ao nosso Deus, devemos temer transgredir sua justiça, pois isto nos levaria para a perdição e morte eternas.
Devemos ter total reverência com todas as coisas de Deus, inclusive, nos lembrar que não devemos jurar pelo seu nome, nem tomar o seu nome em vão.


Nos versículos 7,8 e 9, o nosso Deus nos mostra as bênçãos reservadas para todos os que o obedecem sem murmurar nem transgredir.
7 Porque o Senhor teu Deus te põe numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, e de mananciais, que saem dos vales e das montanhas;
8 Terra de trigo e cevada, e de vides e figueiras, e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel.
9 Terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro, e de cujos montes tu cavarás o cobre.
Deus tem para cada um de nós, que o ame, o adore e o obedeça, fartura e paz, prosperidade e alegria.

Em seguida, o SENHOR vem nos advertir no sentido de não nos deixar ensoberbecer, de não nos tornarmos cegos espirituais ofuscados pela bênção dada por Ele.
Muitos são os que deixam de ser cristãos fiéis e obedientes ao receberem uma grande bênção de Deus. Esquecem-se do abençoador e passam a adorar a bênção, motivo pelo qual fracassam e a perdem. Depois precisam juntar os cacos e, humilhados, voltarem aos braços do Pai, como aconteceu com o filho pródigo.
Pessoas virtuosas conseguem voltar, se prostrar aos pés de Jesus e pedir perdão, se arrependerem e novamente abraçarem seu ministério interrompido, voltando a ser um vaso de honra para Deus. Contudo,
há aqueles que se sentem tão envergonhados, ou culpados cheios de remorsos, que não conseguem se perdoar e não se voltam para o Senhor. Se acabam na perdição do mundo, escravos do diabo e dos vícios que este dissemina pela Terra.

10 Quando, pois, tiveres comido, e fores farto, louvarás ao Senhor teu Deus pela boa terra que te deu.
11 Guarda-te que não te esqueças do Senhor teu Deus, deixando de guardar os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus estatutos que hoje te ordeno;
12 Para não suceder que, havendo tu comido e fores farto, e havendo edificado boas casas, e habitando-as,
13 E se tiverem aumentado os teus gados e os teus rebanhos, e se acrescentar a prata e o ouro, e se multiplicar tudo quanto tens,
14 Se eleve o teu coração e te esqueças do Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão;
15 Que te guiou por aquele grande e terrível deserto de serpentes ardentes, e de escorpiões, e de terra seca, em que não havia água; e tirou água para ti da rocha pederneira;
16 Que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheceram; para te humilhar, e para te provar, para no fim te fazer bem;

Nunca deixe que seu coração o traia, nunca diga no seu coração que as coisas boas que aconteceram em sua vida são por seu poder, ou por sua sabedoria, ou por sortilégio, ou destino, Karma, etc.
Tenha sempre em mente que em tudo você é dependente de nosso Criador, PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO. Que Jesus cristo é nossa rocha e fortaleza. Que a minha força, a sua força, vem de Jesus Cristo, nosso Redentor e Salvador.
17 E digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder.
18 Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia.

De maneira bem direta e sem rodeios o SENHOR nos adverte para o castigo aos que transgridem seus juízos, para os que se esquecem dele, para os que se envolvem e se adulteram com outros "deuses", com outras religiões, 

19 Será, porém, que, se de qualquer modo te esqueceres do Senhor teu Deus, e se ouvires outros deuses, e os servires, e te inclinares perante eles, hoje eu testifico contra vós que certamente perecereis.
20 Como as nações que o Senhor destruiu diante de vós, assim vós perecereis, porquanto não queríeis obedecer à voz do Senhor vosso Deus.

Aquele que não é firme na obediência à justiça de Deus, aquele que não é firme na presença de Jesus Cristo, que não se comporta de forma a ser altar vivo do Espírito Santo, se torna abominação para nosso Criador.
Não nos esqueçamos que Ele nos diz para não adorarmos qualquer imagem de escultura, para não nos dobrarmos ou inclinarmos diante de qualquer outro "deus" estranho. Sabemos que por trás de cada imagem de escultura existe um demônio enganador.
Sobre ser fiel à doutrina de Cristo, Paulo nos diz,

Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.
Gálatas 1:8,9


Está bem claro,
Qualquer outro ensinamento que não seja o constante no evangelho de cristo, seja visto como maldição (anátema).
Por isto, quando você estiver em contanto com o Espírito Santo, creia no que Ele lhe ensina, desde que não contradiga o que está na PALAVRA.


CONCLUINDO

"Nem só de Pão viverá o homem, mas de todas as coisas que saem da boca de Deus".

Esta Palavra poderosa foi a que Jesus usou para contradizer o diabo, quando este O tentou no deserto,  a primeira que Jesus usou contra o diabo,

E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Mateus 4:2-4


Também nos ensina Jesus,
Não tentarás ao Senhor Teu Deus.

Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Mateus 4:7

Seja sábio, como o foi Jesus quando esteve neste mundo num corpo humano como o nosso, e não se esqueça que nem só de pão viverá o homem, e que não se deve tentar ao nosso Deus Onipotente.

Paz de Cristo, agora e sempre.

Missionário Virtual Geraldo de Deus            2017maio,21



Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?