PAULO EXORTA SOBRE A SABEDORIA





I COR 4:20 - Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder.  

A Palavra de Deus nos diz que o reino de Deus não é feito de PALAVRAS, mas sim de  Poder, que aqui chamaremos de VIRTUDE.

A Palavra de Deus nos indica o modo de agir, nos esclarece como agradar a Deus, nos exorta a não praticar a idolatria, não aceitar o pecado, não sermos infiéis, mas sim obedientes às ordenanças do Todo Poderoso; nos ordena ainda, a renascer da água e do Espírito.
Renascer do Espírito é buscar virtude. Virtude de Deus através da unção e do revestimento no Espírito de Deus.
Podemos afirmar então, que a PALAVRA DE DEUS nos leva a almejar e a adquirir o poder de Deus, que somente nos pode chagar pela VIRTUDE.

"E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades.
E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos".
Lucas 9:1,2


Sabemos que quando Jesus enviou seus discípulos em missão, a fim de pregar as boas novas do reino de Deus por todo Israel, primeiramente Ele os encheu de  VIRTUDE. Pois, deviam pregar as boas novas do reino de Deus e, também, curar os enfermos. Vemos neste ato que Jesus primeiro encheu seus missionários com Virtude, não os mandou vazios levando apenas palavra morta aos pecadores. Ele os enviou cheios de poder, de virtude. 

Paulo nos diz, em I Corintios 2:4:” A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder”;

Paulo nos diz que ele pregava a Palavra de Deus baseado não em palavras persuasivas dos homens, mas sim em demonstração de Espírito e de Poder, ou seja, da Virtude que Cristo o ungiu. Quando um cristão prega a Palavra na forma como as pessoas tentam persuadir umas às outras no mundo, nada se aproveita para doutrinar o pecador, mas quando demonstramos o poder de Deus, cheios da virtude que vem do Espírito Santo, até as palavras que proferimos são diferentes daquelas que se usa no mundo.  A própria bíblia sagrada nos mostra tantas palavras que ali estão inspiradas pelo Espírito Santo e que não são usadas no dia a dia, mas que cabem perfeitamente numa exortação sobre o agir e sobre o poder de nosso Jesus Cristo.
E se estamos levando ao pecador demonstração de Espírito e de Poder de Deus, aquilo que profetizarmos ou aquilo pelo que clamarmos, se realizará.
Ser um mensageiro fiel da Palavra e do reino de Deus implica em estar cheio de Virtude e ganhar almas para Cristo, ou estar vazio da presença de Deus e lutar com as próprias forças.
Paulo tornou-se um dos maiores missionários do evangelho de Cristo e do reino de Deus, sendo o fundador de muitas igrejas entre os gentios por todos os países daquela época. Tanto evangelizou quanto fundou igrejas, separou cooperadores e ainda lhes dava as instruções e as exortações. Tudo isto ele fez por estar revestido do Espírito Santo.

E justifica esta forma de agir, dizendo:
I Corintios 2:5 –“ Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus”. E,  I Corintios 2:6 – “Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam”;

Ou, tudo o que procede da sabedoria humana, (mesmo dos mais sábios entre os sábios, mesmo dos que são discípulos de Cristo),  está sujeito a mudanças, por ser temporário e imperfeito, mas aquilo que vem de Deus, é perfeito e eterno.
Se o missionário pregar a doutrina de Cristo em sua pureza, despertará naqueles que ouvirem e crerem, uma fé inabalável e incontestável, duradoura. A fé apoiada no poder de Deus, nos mistérios do Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo, do Messias que cura e restaura, que ressuscita mortos e ainda nos pode levar para o reino dos céus.

I Corintios 2:7 - Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;
“Sabedoria de Deus, oculta em mistérios”,  – aquela que somente se pode vislumbrar pela fé, através da misericórdia e da atuação do Espírito Santo, por estar no âmbito espiritual e não na esfera material.
Esta sabedoria Deus dá a quem Ele quer e não a quem a quer obter sem se submeter à justiça do nosso Todo Poderoso YHWH, no nome de Jesus Cristo.

I Corintios 2:8 - A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.
I Corintios 2:9 - Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.
I Corintios 2:10 - Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
Desta forma continua Paulo sua exortação acerca da sabedoria de Deus. Ele afirma que nenhum príncipe, ou governante, deste mundo a conheceu, pois se conhecessem esta sabedoria que vem do trono da glória de Deus, eles teriam reconhecido que naquele homem chamado Yoshua (Jesus) estava o Deus todo poderoso nascido neste nosso plano material. Eles conhecem as coisas dos homens, a cultura dos homens, a arte do homens, mas nada sabem de Deus, pois só sabe das coisas ocultas de Deus aqueles a quem Ele as revela. Deus está no controle de todas as coisas, até mesmo em determinar a quem deve ser dada a virtude de conhecer seus mistérios ocultos.
E a chave para abrir esta passagem chama-se amor e também obediência. Amor a Deus, sem idolatria. E amor ao próximo como a si mesmo. Além da obediência à justiça de nosso Criador, obediência ao que está escrito em sua Palavra e, principalmente, no que ordena o Espírito Santo aos que Ele elege como seus servos.  
I Corintios 2:11 - Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.

Aleluias!

Quando aceitamos Jesus Cristo como nosso único e suficiente Salvador, quando somos tocados pelo Espírito Santo, Este nos enche de virtude, este nos capacita com o conhecimento das coisas de Deus, não num todo, como num flash de luz, mas aos poucos, revelação após revelação, entendimento após entendimento, ou mesmo pelos desertos que nos submete, a fim de quebrar todo nosso orgulho e presunção.
Deus arranca de seus eleitos toda aquela crosta de imundície que o mundo colocou e nos reveste com virtude. Aleluias!
I Corintios 2:12 - Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
I Corintios 2:13 - As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.

Deus nos transforma de dentro para fora, de forma tal que até mesmo nosso modo de falar, nosso vocabulário e nosso agir é modificado, moldado pelo Espírito Santo que em nós habita e age todo o tempo.
O Espírito Santo coloca em nós "a mente de Cristo". Aleluias!
I Corintios 2:14 - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
I Corintios 2:15 - Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
I Corintios 2:16 - Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

Finalizando, Paulo nos ensina outra importante lição da sabedoria de Deus, que é a medida do ensino em conformidade a quem se vai ministrar tal ensinamento.
Não se fala de Deus aos pecadores comuns como se fala num congresso de pastores e obreiros já experientes e conhecedores da Palavra.
Tem pregadores, pastores, evangelistas e missionários que falam ao pecador comum numa linguagem cheia de termos bíblicos de citações....
O homem comum, a mulher comum, que não conhecem em profundidade  a bíblia, devem ser ensinados com moderação, aos poucos, como se ensinássemos a crianças e não a doutores.
Esta é uma sabedoria que temos que adquirir: falar ao ignorante como a crianças e ao douto como a iguais.
I Corintios 3:1 - E EU, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.

CONCLUINDO

Paulo nos dá uma instrução completa da sabedoria que vem de Deus, da virtude que vem do poder de Deus, Nos leva a entender a forma como Deus distribui sua sabedoria e sua virtude, não ao que queira o que de alguma forma o tente constranger, se é que se pode constranger Deus, mas a quem o Senhor elege, a quem o Senhor escolhe e faz um chamado. A quem o Senhor escolhe e distribui algum dom espiritual, o que é gratuito e deve ser usado em prol do reino de Deus também gratuitamente.
Ninguém tem o direito de ganhar, de enriquecer usando algum dom que Deus lhe tenha dado gratuitamente.
Nos faz entender também como o reino de Deus se propaga: não pela palavra vazia e morta, mas pela virtude, virtude esta que só se pode adquirir pela misericórdia de Deus sobre seus escolhidos.

Seja um obreiro vitorioso, seja um servo agradável a Deus.  Coloque-se sob o jugo suave de JESUS CRISTO e em tudo o imite e em tudo ao Espírito Santo obedeça.
Sua profecia será ouvida por Deus e toda palavra que disserdes se cumprirá, para honra e glória de Jesus Cristo, nosso eterno mestre e amado Salvador.
Paz e virtude.

Missionário Virtual Geraldo de Deus                            2017 março, 20




Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?