A MÃO DE DEUS








Rute 2:12 - O Senhor retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.


A paz de Cristo a todos,

JOÃO 16:33 - Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.


Jesus Cristo nos ensina “ Em mim encontrareis paz...” e complementa “...No mundo tereis aflições (ou tribulações), mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”

Esta frase acima poderia ter sido pronunciada ao contrário, e seria muito mais clara para  qualquer um que pusesse-lhe os olhos em cima, pois ficaria assim:

Tenho-vos dito estas coisas, porque no mundo vós tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo e em mim encontrareis paz.

Mas sabemos que o evangelho é mistério de Deus revelado e que continua se revelando a cada instante para aqueles que buscam a sabedoria e o discernimento no trono da glória, para aqueles que buscam a orientação de Deus, no nome de Jesus Cristo, por meio da ação maravilhosa e constante do Espírito Consolador.

Enquanto filhos de Deus, vivendo na carne e neste nosso mundo material e materialista, sofremos constantemente aflições e mais aflições. 

Não nos maravilhemos nem nos deixemos ficar perplexos, pois nosso eterno mestre e Pai já nos adiantou isso: “No mundo tereis aflições...”. E como temos aflições!

Cada passo do cristão em direção ao trono da glória encontra obstáculos, mais passos em direção ao reino de Deus e muralhas se erguem.  

Se persistimos, as hordas demoníacas se fazem presentes em nossa vida, nos pegando em nossos pontos fracos, em nossos medos, em nossos momentos de distração ( não vigilância). 

E quando nos damos conta, estamos enredados no laço de vil acusador.

Extenuante é o caminho estreito, mas devemos ter fé e força para nele permanecer, sem dele nos desviar.

Me perdoem os irmãos por eu novamente me referir a Jó.  

Ultimamente tenho me envolvido muito neste capítulo da bíblia e pode parecer aos desavisados que eu estou idolatrando o personagem (Jó).

O Senhor meu Deus YHWH (Jeová) é testemunha que eu não faço isso, não tenho qualquer tipo de admiração por nenhum personagem bíblico, que o eleve além de considerar como um homem ou mulher escolhido por Deus e provado por Ele.

O que me fascina em Jó é que quando eu passo por momentos de provação, sentindo minha alma abatida, imagino a força interior que ele teve. 

É difícil suportar as dificuldades que se nos apresentam, vencer as tentações, vencer o desânimo, ultrapassar os desafios que surgem inesperadamente.

Muitas vezes, um probleminha nos parece uma tempestade.

Então, nesses momentos é que eu me lembro de Jó: Ele buscou a presença de Deus, não fraquejou na fé, não negou o seu Redentor.  

Ele se revestiu da esperança e da confiança em Deus, mesmo sendo acusado pelos amigos mais íntimos, mesmo sendo desafiado por sua amada esposa que o aconselhou a amaldiçoar ao seu Deus e morrer.  

Mesmo estando todo coberto de chagas, mesmo estando doente de todo seu corpo, ele conseguiu preservar sua saúde espiritual.

Esse é o ponto que tento mostrar aos irmãos quando me refiro a Jó: Por mais que estejamos abatidos fisicamente, por mais que estejamos sendo acuados pelo  inimigo, devemos conservar nossa alma saudável e firme na presença de nosso Salvador.

Nunca devemos nos afastar de Deus, nunca sair da presença de nosso Deus, (Pai, Filho e Espírito Santo).

Temos um exemplo de mulher de Deus: Rute

Rute 2:12 - O SENHOR retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do SENHOR Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.

Rute, mesmo não sendo filha de Abraão pois não era Israelita nem judia, mas sim moabita, optou por trilhar o caminho estreito ao permanecer como coluna 
de sustentação para sua sogra Noemi, de Belém de Judá, viúva e sem filhos (Um de seus filhos, era marido de Rute):

Rute 1:5 - E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.

Ela optou por passar pelo caminho estreito. 

E Deus a recompensou imensamente. 

Quando sua sogra, desamparada, resolveu sair de Moabe e voltar para Belém, ela não quis abandoná-la:

Rute 1:16 - Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;

Em seu coração, por conhecer o Deus de seu falecido marido através dele, optou por buscar a proteção do Senhor dos Exércitos e não desamparar sua sogra, a quem verdadeiramente amava como mãe.

Rute buscou a presença de Deus, tendo por Ele temor e amor.

Rute 1:17 - Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.

Entretanto,  Deus tinha um plano na vida dessa jovem mulher tão valorosa e de coração tão puro. 

Era costume em Israel e Judá que o irmão mais moço desposasse a viúva do mais velho se este viesse a falecer. 

Se não houvessem irmãos, o remidor seria um parente mais próximo (primo, tio, etc).  

Este procedimento garantia a herança de todos os bens e a continuação do nome da família. 

Se lermos todo o livro de Rute veremos que Deus a colocou nas boas graças de um parente próximo de seu falecido marido, homem poderoso em Belém, dono de terras e pessoa de bem, chamado Boaz.  

Este, após um tempo, a desposou. 

Assim, sua sogra Noemi ficou amparada e Rute tornou-se esposa legítima de Boaz.

A história não pára por aí não, Deus vai muito além. 

Rute engravidou de Boaz, teve um filho que recebeu o nome de Obede.

Rute 4: 17 - E as vizinhas lhe deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E deram-lhe o nome de Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.

Dessa união nasceu Obede, de Obede nasceu Jessé e de Jessé nasceu Davi, o inigualável rei Davi, “um homem segundo o coração de Deus”.

O evangelho nos dá diversos exemplos onde Deus busca em pessoas estrangeiras a parceria que falta para que os filhos de Abraão executem seu plano celestial, tanto em relação a Israel quanto aos gentios de uma forma em geral.

Deus usou esta mulher moabita para que ela e um dos filhos de Abraão, Boaz, gerasse um filho e deste um descendente e deste um homem para reinar sobre seu povo escolhido.

Assim, podemos afirmar que Deus sempre esteve na direção, não só dos filhos de Abraão, como de todos os povos em geral.

Deus usou Nabucodonosor, tendo lhe dado o poder de ser um conquistador imbatível, mas o reduziu ao estado de um animal que pasta erva do campo quando o coração deste rei se exaltou acima dos planos do Senhor dos Exércitos.

Deus levantou Ciro e deu-lhe poder de conquistar até mesmo o que Nabucodonosor havia conquistado e deixado como  herança aos seus descendentes.

Deus elevou Davi até o trono de Israel e preparou seu filho Salomão para ser o grande governador de sua época, maior que todos os reis existentes, mais rico e poderoso, temido por todos.

Através destes exemplos que estão claros na bíblia sagrada, além de muitos outros, o Senhor dos Exércitos nos mostra que todo o poder lhe pertence.  

Ele o dá a quem deseja, e o retira quando bem quer. 

Ninguém pode enfrentá-lo, ninguém pode manipular o Criador.

Somente Ele é Deus e não há outro, nem mesmo semelhante.

Esta visão de Deus nos força a sermos humildes, entendendo que ninguém é dono de Deus, que nenhuma religião é dona de Deus, que nenhum homem pode representar o agir ou o pensamento de Deus.

Isaías 55:8-9 - Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. 


“Os meus caminhos são mais altos que os seus caminhos,  Os meus pensamentos são mais altos que os seus pensamentos...” – Nos ensina o Senhor dos Exércitos.

E o nosso Deus nos mostra que ele sonda corações, pois diz: os meus pensamentos não são os vossos, nem os vossos caminhos os meus caminhos...

Vamos reverter essa situação, irmãos em Cristo, vamos pensar com fidelidade no evangelho de Cristo, para que nossos pensamentos possam ser ao menos um pouquinho parecidos com os pensamentos de Deus, vamos caminhar pela estrada estreita, para que tomando nossa cruz e seguindo Cristo, sejamos caminhantes que seguem para o reino dos céus.



LOUVEMOS AO SENHOR


Testemunho e Conclusão


Concluindo, devo dizer que hoje, dia 13 de dezembro de 2015, num momento de grande tristeza e aflição, mesmo de desgosto causado por meus filhos e filhas que se mostram duros e desobedientes, até mesmo incrédulos em  Jesus Cristo, me senti impotente diante da tormenta que se abateu sobre meu lar.

Não nos entendíamos, não havia acordo, parecia que minha família iria explodir, que cada filho ou filha me deixaria.  

Tudo pelo motivo da desobediência e rebeldia que os revestia. 

Eu, do meu lado, também  me mantinha firme, não disposto a recuar de minha posição tomada.

Tudo começou porque duas filhas minhas, adolescentes, se recusaram a ir comigo ao culto dominical na Assembléia de Deus, sendo que estava combinado me acompanharem desde a véspera, mas vieram com argumentos que não queriam ir à igreja e que eu não poderia obrigá-las, "pois se fossem obrigadas, quando fossem maiores iriam odiar a igreja"... e a conversa foi se tornando áspera. 

Eu exigindo que me acompanhassem ao culto, elas desfiando seus argumentos contrários, me chamando de arbitrário e ultrapassado, alegando que o mundo mudou, que jovens não podem ser obrigados a nada, que hoje em dia é diferente do meu tempo...

Eu, nervoso,  exigia obediência.

Alguns dias atrás, meus dois filhos (Gabriel de  quase vinte anos de idade e Felipe de dezoito (quase completos), resolveram alugar uma kitnete  e morar sozinhos (para ter privacidade, alegaram) contra meus argumentos de pai que acha que os filhos não estão preparados para enfrentar sozinhos o mundo.

Depois de muita polêmica entre eles, a mãe e eu, foram. 

Trabalham, um é comerciário e web designer, o outro  vidraceiro, têm seus salários e querem liberdade. 

Eles estavam afastados da igreja há algum tempo, apesar de minha insistência em chamá-los para irem aos cultos.

Hoje, de repente, pensei que também as duas filhas adolescentes (uma de quase dezesseis  anos  e outra de quatorze) iriam se afastar definitivamente da igreja. 

Houve um impasse, eu usando de minha autoridade de pai e elas contra-argumentando suas razões de jovens plugadas na internet e no 
whatsapp, jovens que tentam deletar os pais de suas vidas, por mais que eles queiram fazer parte delas.

Então, em meu quarto, ajoelhei e orei, deixando nas mãos do Senhor meu Deus (Pai,Filho e Espírito Santo) aquela tormenta, aquela tempestade que se desencadeou sobre minha casa e que parecia não ter uma solução possível.

Orei, clamei em silêncio ao meu Jesus Cristo, pedi que ele não se esquecesse de minhas preces onde sempre pedi “que eu e minha casa possamos servir ao Senhor nosso Deus”, pedi que não deixasse minha família ruir em cacos.

Depois de orar, pedi ao Senhor que falasse através de sua Palavra e Ele me mostrou o versículo 12 do capítulo 2 do livro de Rute.

Rute 2:12 - O SENHOR retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do SENHOR Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.

Então me senti aliviado, pois entendi que Deus aprovara minha atitude de buscar sua proteção, ou sob suas asas me abrigar.  

Todo o fardo me foi tirado, senti a leveza n’alma, como se toda culpa, medo, tristeza e raiva tivessem imediatamente sido levados pelo meu Deus, meu Redentor.

Isso tudo aconteceu aproximadamente às dezessete horas.

Quando chegou a hora do culto (19:00 h), eu e minha filhinha caçula de onze anos de idade fomos para a igreja. 

Minha filha mais nova se chama Ana Carolina e gosta verdadeiramente de ir à igreja, quer se batizar o mais breve possível, sendo que estamos planejando para o início de 2016 a realização dessa sua vontade.   

Os outros acima citados são batizados, menos o que faz vinte anos agora em janeiro próximo , que aceitou Jesus mas não quis se batizar.

As duas rebeldes ficaram em casa, de cara amarrada. 

Ignorei, não insisti que me acompanhassem, afinal, Jesus Cristo estava no controle.

Fomos ao culto e citei Rute 2:12 para os irmãos, sem entrar nos detalhes de meus problemas pessoais, mas exaltando o que o Senhor me colocou no coração quando me mostrou o versículo:

Deus galardoa (recompensa, abençoa) quem toma o caminho estreito, é obediente à sua Palavra e busca estar na Sua presença. 

Na volta para casa, no trajeto, encontrei meu filho Felipe, que veio me ver. 

Levei-o para casa comigo. 

Não vou entrar em detalhes, que não são pertinentes ao caso, mas ele me abraçou, me beijou e conversamos bastante, até depois do jantar, quando ele se despediu e foi para o local onde estava morando com seu irmão mais velho, ficando acertado que viria almoçar comigo amanhã, segunda-feira.

Quando cheguei em casa, na companhia de Felipe e de Ana Carolina,  as duas rebeldes estavam completamente mudadas, vieram conversar amistosamente comigo, haviam feito alguma limpeza e organização na casa, para me agradar, e se comprometeram a serem obedientes e frequentar a igreja.

Oh Glória! Aleluias!

Quem tem fé em Jesus Cristo e coloca aos seus pés o seu fardo, é aliviado.

Não foi preciso violência, nem briga, nem imposição. Bastou eu me colocar diante de meu Deus, humilhado, reconhecendo que com minha força não encontrava saída para a situação e pedindo que o Senhor me ajudasse. 

Bastou que eu não deixasse que a tempestade me tirasse do propósito de ir à igreja adorar ao  meu Deus. 

Bastou que eu limpasse meu coração e minha alma, entregando para Deus meus problemas.  

Bastou uma atitude de confiança e fé no meu Deus.

Houve resposta. 

Sempre há e haverá uma resposta da parte de Deus para quem busca se abrigar sob suas asas poderosas, onipotentes, imbatíveis.

Sempre haverá o agir de Deus para os que se colocam como verdadeiros adoradores e não se desviam.

Zás! Deus mudou o quadro. 

Deus estendeu sua mão poderosa e operou milagre.

E dizem que milagres não acontecem!

A paz voltou a reinar em meu lar, os sorrisos voltaram aos nossos rostos, o amor fraternal ocupa minha casa e nossos corações.  

Aleluias!

Jesus Cristo é o Senhor. Só Jesus Cristo tem palavras de Salvação.

Amém.

Missionário Virtual Geraldo de Deus                                2015dezembro, 15




Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?