PAPEL ENROSCANDO EM IMPRESSORAS LASER







Impressora Laser




INFORMAÇÕES TEÓRICAS PARA RESOLVER DEFEITO DE PAPEL   ENROSCANDO NAS IMPRESSORAS LASERJET

Sistema de transporte do papel e formação da imagem: o transporte de papel começa na pilha de folhas soltas armazenadas na  bandeja de entrada.   Quando se inicia a impressão o motor principal é ligado e ativa o relê (solenóide) que controla o rolo de pescagem,  que retira a folha da bandeja e a conduz para ser apanhada pelos rolos de registro, onde o papel ficará parado até que a face superior do cilindro fotossensível (drum) fique alinhado com o topo da página.
Nesta parte os cilindros de registro inserirão o papel na área de formação de imagem, constituída pelo cilindro fotossensível e pelo rolo magnético.
 O papel será movido e, uma vez que a folha saia da bandeja de entrada, o relê desligará e o rolo de alimentação  parará. Os rolos de registro continuarão movimentando o papel até que a imagem seja totalmente transferida para ele.
O papel atingirá então a área do conjunto fusor.

Seleção de bandejas de alimentação: alguns modelos de impressoras EP (LASERJET) dispõem de apenas uma bandeja de alimentação, mas existem modelos com duas, três e até mais bandejas selecionáveis via software.

PROBLEMAS MAIS COMUNS
Imagem sem registro: ocorre devido a um problema de alinhamento com o (drum) isso faz com que a imagem seja impressa para cima ou para baixo do correto. Este fenômeno é causado por: baixa qualidade do papel; desgaste mecânico ou  obstrução  no caminho percorrido pelo papel. Também podem  ocorrer erros de origem eletrônica relacionados aos sensores e às placas de controle lógico.
Primeiramente verifique a qualidade do papel:  Folhas muito grossas ou finas podem não funcionar corretamente.
Verifique se não há obstrução no caminho.
Inspecione o conjunto de retirada de papel da bandeja, procure por sinais de desgaste nos cilindros de borracha (se houver repare ou troque).
Persistindo o sintoma faça um teste “a quente”, ou seja, a impressora imprimir uma folha de teste. Desmonte o mecanismo de captação do papel e faça a impressora iniciar um auto-teste. Provavelmente será necessário acionar algumas chaves manualmente para ocorrer a impressão. Para isso coloque fita adesiva ou pedaço de papel dobrado acionando as chave.
O sistema terá que retirar uma folha da bandeja e movê-la por 6 a 10 cm. E os rolos devem ser ativados na hora que a folha chegar.
Se o relê de acionamento do rolo de retirada do papel  girar, mas o rolo não entrar em  ação, o conjunto de alimentação está defeituoso ou gasto. Neste caso o recomendado é substituir todo o conjunto.
Outro problema comum são defeitos nos rolos de registro. Se estes não reterem o papel e iniciar seu movimento no momento exato, ocorrerão erros de registro ou de “papel retido”.
Observe o movimento do papel durante uma impressão, verificando sempre a ação dos rolos de registro, que devem segurar o papel imediatamente após a parada dos rolos de retirada de papel da bandeja. Se o relê dos rolos de registro for acionado e estes não iniciarem o movimento, o conjunto de registro está defeituoso e precisa de reparos ou substituição.

Imagem com pulos ou remontes na horizontal: falhas no sentido paralelo indica que a página avançou indevidamente em algum ponto da impressão, é provável que antes do cilindro fotossensível.
 Sobreposição da imagem sugere que ao invés de avançar a página parou indevidamente algum ponto antes de atingir o drum.
Em qualquer um dos casos o problema está ocorrendo por falta de coordenação do conjunto tracionador.
 Com tantas engrenagens para mover o papel um dente quebrado ou qualquer coisa obstruindo o caminho pode causar o movimento errado.
Verifique cada engrenagem do sistema de rolos de registro e do fusor, as engrenagens devem estar casando exatamente com a outra, sem desgaste ou dente quebrado. Faça uma limpeza neste sistema.
 Papéis incompatíveis  podem causar também este tipo de problema.
Imagens impressa com defeitos repetidos a espaços regulares: para configurar este tipo de problema basta fazer uma impressão de uma página em um grande retângulo cinza cobrindo toda a pagina. Por que cinza? Porque os defeitos repetidos podem ser totalmente pretos, mostrando sinais de toner colocado em excesso indevidamente, ou totalmente brancos, mostrando falha na deposição do toner sobre o papel. Este defeito é causado por problemas nos rolos que entram em contato direto com o papel ou com a imagem em formação.
 Estes têm uma circunferência fixa e cada ponto do seu diâmetro entra em contato coma imagem por diversas vezes durante a impressão.
Por exemplo, se o cilindro fotossensível tiver um diâmetro de 2 cm, sua circunferência será de3,1416 X 2 = 6,28 cm. Qualquer problema na sua superfície, como um arranhão, será representado no papel como uma falha espaçada exatamente 6,28 cm umas das outras.
 Se houver sujeira sobre o rolo também ocorrerá este tipo de problema.
A maioria dos defeitos repetitivos ocorre no cartucho de toner ou no conjunto fusor.
O cartucho de toner é fácil de ser substituído para um teste, mas o conjunto fusor requer a desmontagem de boa parte da impressora.
Mensagem de erro no escaner:  tenha sempre em mente que o sistema de escaneamento do laser só é utilizado em impressoras
realmente “movidas a laser” Impressoras sensibilizadas com LED não usam sistemas de escaneamento.
O escaner é movimentado por um motor controlado pela placa lógica, se o motor parar ou não conseguir manter a velocidade é  gerado um “erro de escaner” indicado no painel frontal através de mensagem escrita de código luminoso.
Se isto ocorrer, desligue a impressora, abra-a. Inspecione os conectores e as ligações entre o motor poligonal (chamado de scan motor) e os outros componentes .
O escaner é testado rapidamente durante  a inicialização da impressora   se não escutar seu ruído característico indicando atividade, todo o conjunto do scan-motor deverá ser trocado. Na inicialização, se o ruído existir mas ainda ocorre o erro, pode ser que a controladora do conjunto mecânico esteja mandando uma tensão abaixo do necessário, e deve ser consertada ou trocada.
Para certificar-se, faça a impressora funcionar aberta, ativando manualmente as chaves e sensores e meça a tensão mandada para o scan-motor.

Papel enrosca frequentemente: o fenômeno de enroscar o papel é muito comum, mas existem alguns procedimentos que
deverão ser seguidos para verificação:
 A pilha de folhas está colocada corretamente na impressora.;
As folhas estão em tamanho correto para a bandeja em uso;
O papel está com umidade acima do normal;
O papel é o ideal para aquela impressora.
Entretanto se após a correção destes itens básicos o papel continuar enroscando com frequência, pode significar realmente algum problema a ser corrigido na impressora.
Os defeitos eletrônicos nas impressoras normalmente são resolvidos trocando-se toda aplaca ou módulo problemático, pois são
componentes de difícil conserto, a não ser que o técnico tenha bons conhecimentos de eletrônica analógica e digital, além de um laboratório com os instrumentos necessários.

                             
Fonte: Apostila Manut. Impress.

ATUAÇÃO PRÁTICA:


Quando uma impressora amassa ou enrosca papel ao imprimir de vez em quando, sem muita constância, é provável que tenha algum pedacinho de papel ou algum objeto estranho de pequena proporção dentro da impressora, no caminho por onde o papel percorre para ser impresso.
A primeira providência é mandar uma impressão usando o papel mais grosso que a impressora conseguir imprimir (papel cartão é ideal, cortado no tamanho A4). O papel grosso consegue desobstruir e empurrar para fora das guias algum papel que ali esteja alojado (normalmente amassado).

Quando o defeito é constante, o correto é mandar uma impressão e desligar a impressora imediatamente quando o papel ficar preso.  Desmontar a impressora com o papel ainda dentro dela e verificar se existe algum objeto estranho obstruindo o trajeto do papel.
Pela posição em que o papel para, teremos a indicação de qual componente está falhando. Por exemplo, se o papel está enroscando dentro do conjunto fusor, este conjunto deverá ser retirado, desmontado, limpo e consertado. Costuma acontecer dos sensores de temperatura (termitstores) estarem inoperantes, causando superaquecimento da película ou do rolo fusor, o que prende o papel ou mesmo chegando a derreter parte do rolo de pressão, normalmente de borracha.
Pode também ser alguma guia mal encaixada ou quebrada.

Nos casos em que o papel enrosca em posições diferentes, sem manter um padrão, então estará comprovado uma falha lógica. Pode ser o motor tracionador, pode ser o solenóide ou mesmo alguma placa de circuitos impressos da impressora. 
Na maioria destes casos, a substituição do solenóide resolve o problema.

No entanto, cada defeito é um defeito e somente com muita atenção e raciocínio pode-se descobrir a causa e a solução para o problema apresentado.
  
Geraldo Romes  27-08-2014  ( SISTEMA s.o.s cartuchos )

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